TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62356 Mensagem por Penguin » Dom Nov 27, 2011 6:20 pm

Engraçado....enquanto a economia da Europa literalmente derrete, a economia de alguns países desse continente (em sentido amplo) teimam e ir em direção contrária...

Previsão de crescimento do PIB em 2011 (nov/2011):

Polônia: +4%
Rússia: +4%
Suécia: +4,2%
Turquia: +7,5%




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62357 Mensagem por pafuncio » Dom Nov 27, 2011 6:25 pm

Túlio escreveu:Xandão véio, em linhas gerais, põe um primeiro relatório (elogioso ao Gripen) sob suspeita, inclusive considerando o pequeno caça INFERIOR ao F/A-18 já em uso pela Suíça (não diz inferior EM QUÊ); o RAFALE parece ser o preferido dos Suíços...

Claro, daí a afirmar que "o que é bom para a Suíça é bom para o Brasil" vai uma senhora quilometragem... :wink: 8-]


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Eu estive pensando por estes dias. O FX parou. E lembrei daquela ocasião em que a compra da SAAB pela EMBRAER foi aventada e depois aparentemente descartada. A economia da Europa está desabando. Será possível que o GF esteja aguardando ALGO...?
Gracias, velho lobo das estepes meridionais.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62358 Mensagem por PRick » Dom Nov 27, 2011 6:31 pm

Penguin escreveu:Engraçado....enquanto a economia da Europa literalmente derrete, a economia de alguns países desse continente (em sentido amplo) teimam e ir em direção contrária...

Previsão de crescimento do PIB em 2011 (nov/2011):

Polônia: +4%
Rússia: +4%
Suécia: +4,2%
Turquia: +7,5%
Vou dar algumas dicas, nenhum desses países tem no EURO sua moeda, apenas dois deles são somente europeus, na verdade, Rússia e Turquia apesar de terem territórios da Europa, possuem a maior parte de seu território fora do continente. A Rússia é um grande exportador de comodities e por último, essa previsão é anterior, creio que nenhum desses países deverá alcançar essas previsões, dada a desaceleração da Eurozone.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62359 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 6:38 pm

Concordo com o PRICK. E a POSSIBILIDADE (puramente teórica) de a EMBRAER comprar a SAAB não significa necessariamente que tenhamos de ir de Gripen, aí seria a FILIAL mandando na MATRIZ e não é bem assim que funciona... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62360 Mensagem por PRick » Dom Nov 27, 2011 6:44 pm

Túlio escreveu:Xandão véio, em linhas gerais, põe um primeiro relatório (elogioso ao Gripen) sob suspeita, inclusive considerando o pequeno caça INFERIOR ao F/A-18 já em uso pela Suíça (não diz inferior EM QUÊ); o RAFALE parece ser o preferido dos Suíços...

Claro, daí a afirmar que "o que é bom para a Suíça é bom para o Brasil" vai uma senhora quilometragem... :wink: 8-]


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Eu estive pensando por estes dias. O FX parou. E lembrei daquela ocasião em que a compra da SAAB pela EMBRAER foi aventada e depois aparentemente descartada. A economia da Europa está desabando. Será possível que o GF esteja aguardando ALGO...?
Olha eu usei 03 tradutores automáticos, e o artigo acaba com o Gripen.

Segundo o artigo, os dois relatórios sigilosos entregues ao governo suíço dizem a mesma coisa em linhas gerais sobre os 03 caças avaliados, Rafale, Typhoon e Gripen.

No primeiro relatório, apesar das declarações do Comandante da Força Aérea, diz que apesar de ter cumprido os requisitos mínimos esperados, o Gripen é inferior em vários pontos ao F-18 Legacy. Quer dizer o artigo fala que mesmo no primeiro relatório que o Gripen não é capaz de cumprir as exigências da Força Aérea Helvética.

Depois diz que o único dos 03 caças que cumpriu tudo o que era esperado pela Força Aérea foi o Rafale. No segundo relatório diz que o Gripen é insatisfatório na maioria das missões, e mesmo no caso das versões modernizadas, quer dizer NG e cia. Fala coisa pior, que não está claro os menores custos do Gripen, creio que dever ser o NG.

Segundo a parte final, fala que uma possível escolha política do Gripen, não poderia ser pautada pelos relatórios apresentados, pelo contrário, segundo o artigo, não dá para escolher uma aeronave tão inferior de desempenho geral como o Gripen.

Quer dizer, a Força Aérea Helvética jogou o Gripen no lixo, disse que o Rafale é bem melhor que ele, e superior ao Typhoon.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62361 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 6:56 pm

PRICK, quem aqui ainda tem dúvida de que, em termos de 4G, o RAFALE é mais CAÇA? 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62362 Mensagem por Andre Correa » Dom Nov 27, 2011 7:02 pm

Rafale= CAÇA+++ | BOMBARDEIRO ++
Super Hornet= CAÇA++ | BOMBARDEIRO +++
Gripen NG= ?


----------- X ----------- X ----------- X ----------- X ----------- X ----------- X -----------

Su-35= CAÇA ++++ | BOMBARDEIRO +++

[009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62363 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 7:08 pm

...com um RCS +++++++++++++++++... 8-]

Aquele 'pescoço de cisne' mata ele, ao mesmo tempo em que é uma maravilha para melhorar a sustentação, cria um 'paredão' detectável de ar comprimido em voo supersonico, ou por que achas que o PAK ficou retinho? Pode botar RAM até enjoar, o 'paredão' continua ali... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62364 Mensagem por Katkkar » Dom Nov 27, 2011 7:19 pm

pafuncio escreveu:se alguem pudesse traduzir ...
Segue uma tradução minha. Coitado do Gripen, fiquei com do ! :mrgreen:
Caça Gripen com notas insatisfatorias
Dois relatorios segredos recomendam que o Gripen sueco não seja comprado.

No tocante à compra de caça pelo governo, a opinião publica e os politicos não foram até agora
confrontados à realidade. Isso é o que mostram dois relatorios de avaliação escritos pelo
Luftwaffenkommandant Markus Gygax. O primeiro relatorio foi preparado em 2008, imediatamente apos
a conclusão dos amplos testes em vôo e no solo dos três candidatos Rafale, Eurofighter e Gripen.

O segundo relatorio data do ano 2009 e fecha a segunda fase de avaliação que tem autoridade até
hoje. O alvo dessa segunda fase era avaliar as adaptações e melhorias das três aeronaves previstas
entre a fase pratica de ensaios em vôo de 2008 e a entrega prevista em 2015.

Oficalmente foi até hoje sempre anunciado que os três caças atendiam aos requisitos minimos. Numa
entrevista no sabado passado na NZZ o Korpskommandant Markus Gygax explicou : "Temos feito um benchmark
onde o F/A-18 servia como referência de comparação. Eu disse ao Bundesrat que todos os tipos sastifazem
nossos perfil de requisitos." E o comandante acrescentou : "Estou feliz que todos os participantes atingiram
o benchmark. Isso significa que posso viver com qualquer decisão."

Os relatorios contradizem Gygax
Os dois relatorios classificados confidenciais contradizem claramente essa descrição. De acordo com o relatorio
de avaliação de 2009, o mais barato dos ofertantes, o Gripen sueco da SAAB, falhou. No relatorio esta escrito :
"O Rafale é a unica aeronave que atendeu a todos os requisitos da força aérea em todos os tipos de missões".

O Gripen não teria conseguido encostar nos dois outros na segunda fase de avaliação. "Porém não foi o suficiente para
o Gripen atingir o limiar em geral e independentemente do tipo de missão." No primeiro relatorio, escrito apos uma
grande quatidade de testes como combates aéreos simulados, policia do ar e reconhecimento, consta : "O Gripen pôde ser
empregado em todos os tipos de missões, mas mostrou muitas deficiências, o que põe em duvida a capacidade de cumprir
eficientemente a missão. Por causa do seu projeto, as principais deficiências foram a duração de missão, o desempenho
de vôo, como a carga de armamentos maxima."

Objectivos minimos não atingidos
Os peritos da Armasuisse e da força aérea avaliaram o Gripen como "insatisfatorio" em ar-ar (em defesa aérea e combate
contra outros caças), como em "ar-solo". "Ar-solo" significa ataque aéreo a alvos terrestres.

Portanto, a versão modernisada do Gripen, a MS 21, não seria em condição de competir com o Rafale e o Eurofighter. O Gripen
não teria conseguido atingir as marcas minimas em cada tipo de requisito. Pior no primeiro relatorio : "O desempenho do Gripen
foi considerado insuficiente em tarefas ar-ar com ar-solo." como aparece na introdução em inglês.

Bem que possa parecer surpreendente, o Gripen também conseguiu a avaliação "insatisfatorio" em tarefa de policia aérea; isso porque
não conseguiu marcas suficientes em 4 de 13 pontos testados (entre eles duração, transmissão de dados, desempenho). Nesses perfis
de requisitos, o francês Rafale e o germano-anglo-espanhol Eurofighter têm mostrado desempenho claramente superior.

Pior que o F/A-18
Não somente em vigilância aérea mostraram o Rafale da Dassault e o Eurofighter da EADS melhor desempenho que o F/A-18, que servia
como referência. A intenção conhecida da força aérea e do ministro da defesa Maurer e de ter no futuro uma frota unica. Isso significa
que o caça adquirido substituira primeiro os antigos Tiger, e depois também os F/A-18. A este respeito a coisa parece ruim para o Gripen.
No relatorio esta escrito na pagina 16 no ponto 5.3 : "Rafale e Eurofighter mostraram em geral melhor desempenho que o F/A-18, o Gripen pior
(the Gripen performed worse)".

O Bundesrat é suposto anunciar a decisão numa reunião na proxima semana, ou na semana depois. Como ele a apresentara esta aberto. Uma
decisão em favor do "perdedor da avaliação" Gripen causaria na opinião publica, nos circulos profissionais e no parlamento muitas perguntas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62365 Mensagem por soultrain » Dom Nov 27, 2011 7:23 pm

Se o Gripen não serve em autonomia e carga de armas à Suíça....





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62366 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 27, 2011 7:25 pm

soultrain escreveu:Se o Gripen não serve em autonomia e carga de armas à Suíça....
Talvez não sirva nem para o Uruguai... :twisted: :mrgreen:

[]'s.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62367 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 7:27 pm

Pensei o mesmo. Um País bem pequenininho, imaginem NÓS... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62368 Mensagem por GDA_Fear » Dom Nov 27, 2011 8:10 pm

Túlio escreveu:Concordo com o PRICK. E a POSSIBILIDADE (puramente teórica) de a EMBRAER comprar a SAAB não significa necessariamente que tenhamos de ir de Gripen, aí seria a FILIAL mandando na MATRIZ e não é bem assim que funciona... :wink: 8-]
Não necessariamente, mas que da uma alinhada por envolver diretamente a Embraer isso dá.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62369 Mensagem por GDA_Fear » Dom Nov 27, 2011 8:14 pm

Será que não está ai a grande bocada de pegar uma tecnologia e aplicar em um outro projeto nacional, no caso o caça apartir do know-how, [083] dei uma viajada fu.. mas nem tanto 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62370 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 27, 2011 8:15 pm

Mas a Saab está tão mal das pernas ($) assim, já ????? :shock:

A Embraer acho que não entra nessa!

[]'s a todos.




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