Cross escreveu:sapao escreveu:
Como você disse, ele é específico e exclusivo para Israel. Não dá para comparar a quantidade de alvos sensiveis lá com o Brasil e criar algo sequer parecido; e eles não cogitam (ainda) um ataque com misseis anti-radiação. Isso colocaria quase todo o sistema em perigo, aumentando em muito a complexidade.
Os EUA também planejam operar o Iron Dome, em conjunto com uns lançadores móveis com um sistema misto de AIM-9X e AIM-120C7 modificados pra uso Terra-Ar. Parece que eles finalmente estão acordando pro fato de que somente uma FAer forte não totaliza uma defesa aéra eficiente.
O Iron Dome é um sistema especifco para proteger uma aerea delimitada (e pequena ), principalmente contra ataque de foguetes (de curto alcance) e artilharia.
http://www.rafael.co.il/marketing/SIP_S ... /6/946.pdf
Essas são as necessidades de Israel!
Poderia ser feito algo semelhante, acho que sim. Os USA provavelmente pensam em utiliza-lo em suas diversas bases pelo mundo, mas para nós qual seria a utilizade?
Se alguem chegasse perto o suficiente de um ponto sensivel do Brasil a ponto de acerta-lo com um foguete de curto alcance ou artilharia, é porque todo o resto já teria sido destruido.
E os USA tem uma Defesa Aerea boa, que não é baseada só em aeronaves de caça.
Utiliza basicamente os sistemas Patriot, THAAD e Avenger.
O grande problema no 11/09 foi a integração dos sistemas civil e militar.