Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9016 Mensagem por Guerra » Sex Nov 25, 2011 10:28 am

Túlio escreveu:Tirei isso de um post de um colega do EB, onde dizia que 'repartia' seu FAL com outro militar por falta de armamento. 8-]

EDIT - Deve estar neste tópico mesmo.
É bom lembrar que existe uma diferença entre não ter e ter sem funcionar. Como o Cel disse é conjuntural. Já vi disponibilidade grande, como tb já vi situações de não ter armamento nem para equipar a guarnição de serviço. E é justamente esse o problema. O ponto que chegamos é critico devido a idade do armamento. Com a idade do armamento ninguém mais pode dizer com certeza quantas armas um pelotão (eu disse pelotão) vai ter para cumprir uma missão amanha.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61280
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#9017 Mensagem por Túlio » Sex Nov 25, 2011 10:54 am

Era mais ou menos por aí que li, devo ter entendido meio que mal, como disse. E pior, não consigo lembrar qual foi o colega - temos EBs 'assumidos' aqui e outros não, fica difícil...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39153
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9018 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Nov 25, 2011 11:00 am

Mas não era o Guerra que tinha dito que "dividia" a sua FAL com um outro militar? Provavelmente estaria a referir-se à situação acima referida.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61280
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#9019 Mensagem por Túlio » Sex Nov 25, 2011 11:14 am

Não achei o post, não tenho como afirmar QUEM. De qualquer modo, o Guerra acaba de dar sua versão, para mim isso encerra a questão, Hammerhead (o que não significa que outros não possam discuti-la, claro). Para mim apenas a realidade não parece nada rósea... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9020 Mensagem por Franz Luiz » Sex Nov 25, 2011 1:31 pm

Nos anos 80 já tinha vários fuzis desgastados e com muita "folga" entre as partes. Nos quartéis que passei nunca vi número reduzido. Apenas desgastados.
Talvez por isso a reforma que se faz no momento.
Mas mesmo assim acho jogar dinheiro fora. Troca-se logo pelo novo (seja 7,62 ou 5,56).
A IMBEL produz apenas 20.000 ano? Faz-se contrato com a TAURUS e paga-se pela produção em duas linhas.
Mais segurança em caso de uma delas ser atacada. Teríamos duas linhas ao mesmo tempo.
Garanto que a TAURUS, tendo interesse, teria muito a acrescentar politicamente fortalecendo a defesa da adoção do novo fuzil junto ao GF.




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9021 Mensagem por nveras » Sex Nov 25, 2011 2:44 pm

Guerra escreveu:
Túlio escreveu:Tirei isso de um post de um colega do EB, onde dizia que 'repartia' seu FAL com outro militar por falta de armamento. 8-]

EDIT - Deve estar neste tópico mesmo.
É bom lembrar que existe uma diferença entre não ter e ter sem funcionar. Como o Cel disse é conjuntural. Já vi disponibilidade grande, como tb já vi situações de não ter armamento nem para equipar a guarnição de serviço. E é justamente esse o problema. O ponto que chegamos é critico devido a idade do armamento. Com a idade do armamento ninguém mais pode dizer com certeza quantas armas um pelotão (eu disse pelotão) vai ter para cumprir uma missão amanha.
Não vamos confundir as cositas. Não tem Fal pra todo mundo num quartel, pelo simples fato de que, vários militares, não são dotados de fuzil e sim de pistola.. Vamos ver se me lembro: atirador de Mag, atirador de canhão 57mm, rádio operador...atirador de lança rojão...etc.. Por isto algums soldados, quando tiram guarda (serviço), utilizam fuzis de terceiros.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9022 Mensagem por Carcará » Sex Nov 25, 2011 2:46 pm

Gostei muito deste "GIF".

Mas como o tópico das Fotos está bloqueado (acho que esqueceram de desbloquear), estou postando aqui.

Imagem




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9023 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 25, 2011 4:12 pm



Atirando com FAL no automático. Precisão absoluta.

Atirar é tão bom que precisou aparecer uma outra 'mão' para convencê-lo a parar. :lol:
"Só temos mais essas munições, hey, pare por favor!"

Se você não gostou, azar o seu!



abraços]




----------------
amor fati
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9024 Mensagem por jauro » Sex Nov 25, 2011 5:24 pm

Prezado Jauro

Se esta ida dos FAL para os TG's se confirmar será uma temeridade.
A gente já fazia caca com o mosquefal, imagine apos esta mudança...


Quando servi na 12ªBdaInfMtz (1º Ten do 39ºBIMtz), certa vez me designaram para inspecionar 07 TG de SP (Pederneiras, Jaú, São Manoel, Lençóis, Botucatu, Dois Córregos e Barra Bonita). Fiquei surpreso com o rendimento e a desenvoltura dos Atiradores. Evidentemente que eles não sabiam tudo o que um soldado de OM de Tropa sabe, mas em Ordem Unida, Educação Física, Tiro, Orientação e Manejo do Armamento os cara eram craques e sabiam aquilo de cor e salteado. Quando algum impasse se verificava! A resposta estava com o Instrutor, normalmente a falha era dele.
Alto o nível intelectual dos atiradores em sua grande maioria. Muitos universitários e muitos com 2º Grau completo.
Posteriormente tive a oportunidade de comprovar tudo isso em outros estados: MG, PR, MA e no PA.
Com certeza com FAL não será diferente.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9025 Mensagem por Matheus » Sex Nov 25, 2011 5:31 pm

Brasileiro escreveu:

Atirando com FAL no automático. Precisão absoluta.

Atirar é tão bom que precisou aparecer uma outra 'mão' para convencê-lo a parar. :lol:
"Só temos mais essas munições, hey, pare por favor!"

Se você não gostou, azar o seu!



abraços]
O cara apoiou a coronha no bícipes??? se for, deve ter ficado dolorido um mês!




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9026 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Nov 26, 2011 4:17 am

Olá jauro.

Servi em TG do interior de SP. Realmente a qualidade dos atiradores e também dos Sgt Instrutores era excelente.
O manual de Instrução era também muito bom. Levando-se em conta o pequeno período de instrução
(duas horas diárias) o rendimento em ordem unida e tiro era excelente.
Tudo que aprendi sobre armamento e tiro aprendi no TG. As noções de funcionamento (municiamento, carregamento,
extração, todo o funcionamento do sistema) aprendi com o mosquefal. Na Escola de Sgt tive apenas que me familiarizar
com o FAL pois a base já estava bem montada.
Não vejo problema algum com possibilidades de utilizar-se FAL na instrução de TGs.
Mas não podemos nos esquecer que os TGs não oferecem segurança adequada.
Na época em que servi e que você deve ter andado aqui pelo interior de SP ainda não tinha
crime organizado em nosso Estado. Hoje o PCC está em todas as cidades de porte médio do estado de SP.
A criminalidade aumentou muito.
Seria temeroso ter uma reserva de armamento com 100 ou mais FALs guardados em cada cidade
com TG, tendo que se repensar o formato dos prédios, seu funcionamento e sua segurança.

Um abraço
Franz




Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceram: 32 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9027 Mensagem por Bravo » Sáb Nov 26, 2011 9:44 am

Fuzil IA2 a partir dos 4 min.:





"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9028 Mensagem por jauro » Sáb Nov 26, 2011 6:07 pm

Franz Luiz escreveu:Olá jauro.

Servi em TG do interior de SP. Realmente a qualidade dos atiradores e também dos Sgt Instrutores era excelente.
O manual de Instrução era também muito bom. Levando-se em conta o pequeno período de instrução
(duas horas diárias) o rendimento em ordem unida e tiro era excelente.
Tudo que aprendi sobre armamento e tiro aprendi no TG. As noções de funcionamento (municiamento, carregamento,
extração, todo o funcionamento do sistema) aprendi com o mosquefal. Na Escola de Sgt tive apenas que me familiarizar
com o FAL pois a base já estava bem montada.
Não vejo problema algum com possibilidades de utilizar-se FAL na instrução de TGs.
Mas não podemos nos esquecer que os TGs não oferecem segurança adequada.
Na época em que servi e que você deve ter andado aqui pelo interior de SP ainda não tinha
crime organizado em nosso Estado. Hoje o PCC está em todas as cidades de porte médio do estado de SP.
A criminalidade aumentou muito.
Seria temeroso ter uma reserva de armamento com 100 ou mais FALs guardados em cada cidade
com TG, tendo que se repensar o formato dos prédios, seu funcionamento e sua segurança.

Um abraço
Franz
Correto amigo, nesse enfoque, tem-se que pensar muito. Os tempos são outros.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Novo Fuzil para o EB

#9029 Mensagem por ciclope » Sáb Nov 26, 2011 7:09 pm

Legal esse video bravo.




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9030 Mensagem por Hermes » Sáb Nov 26, 2011 10:31 pm

Também servi em TG e por incrível que pareça, dei mais tiros no TG do que no curso de formação da PCERJ, ou seja, nada de dizer que os atiradores são tão mal formados assim para a função a que se destinam. O curso de CDC na época também foi muito bom, apesar da falta de equipamento especializado.




...
Responder