Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#2536 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Nov 24, 2011 6:10 am

Boss escreveu:
Centurião escreveu:Estou no aguardo de mais notícias sobre a TGM. Como todos sabem, uma notícia dessas seria muito boa.
[2]

Cara. Esta noticia é sensacional. mantenha-nos informados amigo Eur2, a galera agradece. Imaginem as caras de los hermanos que adoram menosprezar a gente? Parabéns pelo furo. Fui




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#2537 Mensagem por Alcantara » Qui Nov 24, 2011 8:57 am

Centurião escreveu:Estou no aguardo de mais notícias sobre a TGM. Como todos sabem, uma notícia dessas seria muito boa.

Imagem
:arrow: http://www.grupotgm.com.br/home/

* Boletim Informativo "A todo vapor" (Grupo TGM), Edição 17, Janeiro de 2007
http://www.tgmturbinas.com.br/knet_tgm_ ... 134_33.pdf

_ TGM Turbinas finaliza revisão nas turbinas do Porta-aviões NAe São Paulo
A TGM Turbinas realizou a revisão em cinco turbinas de propulsão do único porta-aviões do hemisfério sul, o NAe São Paulo, sendo quatro marcha avante e uma marcha a ré, que acionam um grande redutor de velocidade que faz com que o porta-aviões atinja a velocidade de até 30 nós, totalizando 63.000 cv de potência total no conjunto da casa de máquinas a Bombordo.

_ Projeto Bahia Pulp a todo vapor
O projeto de fabricação das turbinas da Bahia Pulp (Camaçari/BA) já está em fase de fabricação. A turbina TME 35000A será entregue no início de junho e a TMCE 25000A no final de julho. O projeto vai gerar 95MW e será um grande salto da TGM no mercado de papel e celulose.

_ TGM Kanis, a mais nova empresa do Grupo TGM
A nova empresa surgiu através da associação igualitária com uma empresa da Alemanha, criando assim, a TGM Kanis Turbinen GmbH, com sede na cidade de Nürnberg, estado da Bavária, e que é responsável por comercializar, instalar e colocar em operação conjuntos completos de geração de energia e outros acionamentos, sendo as turbinas de fornecimento da TGM e os demais equipamentos oriundos do mercado Europeu. Já são mais de 12 turbinas vendidas pela TGM Kanis.


* Boletim Informativo "A todo vapor" (Grupo TGM), Edição 19, Julho de 2007
http://www.tgmservicos.com.br/knet/files/32_10.pdf


* Catálogo de Turbinas (Português)
http://www.grupotgm.com.br/arquivos/Tec ... S_port.pdf
Com tecnologia 100% brasileira, a TGM fornece turbinas e assistência técnica para os setores: Açúcar e Etanol, Alimentos, Celulose e Papel, Cítrico, Incineração, Madeireiro, Naval, Petroquímico, Químico, Siderúrgico, Termoelétrico e Tratamento de Efluentes.



E por aí vai. 8-]
Parece ser um empresa grande, e altamente competente, visto que vem logrando obter boas vendas na Europa, que não costuma comprar porcaria. O "foco" das atividades dela não é voltado para turbinas aeronauticas, mas com a expertise que parece que possui...

Incrível passar todo esse tempo sem conhecê-la. Pra mim, a melhor empresa que tinhamos era a Celma. Se bem que são ramos diferentes do mercado de turbinas, ainda assim é uma lástima o meu desconhecimento.

Obrigado ao colega eur2 por citar essa empresa.



Abraços!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2538 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 24, 2011 9:41 am

A turbina V2500 do KC-390 é a mesma da família Airbus A-320.

Faria todo o sentido produzi-la caso ela também fosse utilizada na nova geração dos E-Jets, já que haveria grande demanda por ela. Mesmo assim, é difícil acreditar numa produção total dela. No máximo alguns componentes e montagem final com partes produzidas fora. Em todo caso já seria um começo.... esperemos.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceram: 32 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2539 Mensagem por Bravo » Qui Nov 24, 2011 10:25 am

Turbina TAPP – Turbina Aeronáutica de Pequena Potência.

A TAPP é resultado de um projeto de pesquisa pioneiro na TGM. Trata-se de um turborreator de 5000 N de tração para aplicação em aeronaves não tripuladas de alto desempenho. Com peso de 650 N e diâmetro máximo de 350 mm, é constituído por um compressor de 5 estágios axiais, uma câmara de combustão anular de fluxo direto e uma turbina axial de estágio único, e seu controle será efetuado por FADEC.

O Projeto TAPP está sendo desenvolvido pela TGM Turbinas e pelo CTA – Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Esse trabalho conjunto confirma a importância do intercâmbio entre instituições de pesquisas e empresas brasileiras preocupadas com inovação tecnológica.

http://www.grupotgm.com.br/home/conteudo.php?id=97




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Avatar do usuário
guilhermecn
Sênior
Sênior
Mensagens: 853
Registrado em: Seg Ago 03, 2009 6:03 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2540 Mensagem por guilhermecn » Qui Nov 24, 2011 10:35 am

Ótima notícia [009] ! Também não tinha conhecimento sobre a TGM




"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill


Imagem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Sobre o KC-390

#2541 Mensagem por DELTA22 » Qui Nov 24, 2011 10:36 am

A TGM, pode-se dizer, é uma história de sucesso! Em pouco mais de 20 anos no mercado, começou fazendo manutenção de turbinas a vapor e hoje é esse gigante... Deveria ser mostrada como exemplo da capacidade nacional nas escolas...

Sobre a TAPP, já disse, esse é a turbina para projetos estratégicos brasileiros com maior potencial de crescimento. Arrisco a dizer, para o AV-MT inclusive. 8-]

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2542 Mensagem por felipexion » Qui Nov 24, 2011 11:24 am

Túlio escreveu:Felipe véio, deu um trabalho dos diabos para achar mas aí está, acima o B e abaixo o A, com os plugs demarcados:


http://img38.imageshack.us/img38/9002/warbird.jpg
Pô rapaz, porque você não simplificou? Era só falar que você queria um aumento na fuselagem antes de depois da inserção da asa.

Mais tarde eu posto aqui, vou ter aula agora.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2543 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 24, 2011 11:39 am

cb_lima escreveu:
Pablo Maica escreveu: Eu concordo contigo Lima. Para AEW eu prefiro uma plataforma ERJ-190/195.
Ja para PM/ASW acho que deve ser o KC-390 a plataforma.

Um abraço e t+ :D
Pois é... PM/ASW/SAR gosto da idéia do KC-390 embora tenha dúvidas quanto ao 'bomb bay' e os consoles.

Eu sempre acho que aeronaves comerciais são melhores porque internamente elas já possuem a altura e dá para projetar um interior bem comodo para as tripulações (requisito para PM/ASW/AEW).

Com relação a aeronaves 'de carga' elas são feitas 'ocas' para que você colocar o maior número possível de containers e outros equipamentos dentro delas... sendo assim a altura interna da aeronave é mais alta e mais vazia o que de certo modo caso uma aeronave dessas seja utilizada para PM ou AEW espaço vazio é disperdício.

Sei lá... vou pensar mais sobre o assunto para tentar explicar melhor o que eu estou querendo dizer.

[]s
CB_Lima
É verdade lima, mas esta altura e espaço de sobra podem ser utilizados para subir o assoalho da aeronave, chutando é claro. e dessa forma obter espaço para o bomb bay e outros equipamentos e sensores a serem instalados na barriga.

O que eu acho que pesa mesmo a favor do 390 para PM/ASM e SAR é que seu projeto ja contempla um perfil de vôo de baixa altura como no caso do revo com helicopteros e lançamento de cargas, creio que deve incluir também perfil de vôo low/low/low.


Isso é claro na visão de um leigo. :)



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Sobre o KC-390

#2544 Mensagem por DELTA22 » Qui Nov 24, 2011 12:15 pm

Acho que é possível instalar um 'bomb bay' no E-190.

Acredito que com os P-3 aqui, a Embraer terá parâmetro para avaliar esta possibilidade.

Voar a baixa altura não me parece problema, vide o P-8. Imagino que seja questão de configuração do FBW e demais softwares da aeronave e um certo reforço estrutural.

[]'s!




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2545 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 24, 2011 12:40 pm

Só que o programa P-8 custou cerca de 4.3 bilhões de dólares so no desenvolvimento. Uma boa parte desse dinheiro gasto na adaptação da celula do 737 para a missão, e a marinha americana ja tinha experiência com o C-40.

E como o KC-390 ja possui o DNA militar, creio que a adaptação dele para PM/ASW seria mais barata e em conta.


Mas como eu ja disseno meu caso isso é achômetro de leigo. :lol:



Um abraço e t+ :D




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2546 Mensagem por alcmartin » Qui Nov 24, 2011 1:33 pm

DELTA22 escreveu:Acho que é possível instalar um 'bomb bay' no E-190.

Acredito que com os P-3 aqui, a Embraer terá parâmetro para avaliar esta possibilidade.

Voar a baixa altura não me parece problema, vide o P-8. Imagino que seja questão de configuração do FBW e demais softwares da aeronave e um certo reforço estrutural.

[]'s!
Ola' Delta!

Sobre o bomb bay, seja no 390 ou no 190, o estudo tem que trabalhar em cima da rigidez da estrutura da fuselagem, que fica prejudicada com o corte. Ai' e' com a EMBRAER.
Agora sobre voar baixo, nenhum deles estara' a vontade baixo. Muito menos o P8. Nao e' questao de configuracao de software. Isso ajuda no conforto e seguranca da pilotagem, mas nao corrige aerodinamica. Jato, se tem asa enflechada, voa veloz e melhor alto, menos arrasto e consumo. Jato(nem vou falar de turbohelices), se tem asa reta, tem um desempenho, em relacao a asa enflechada, melhor nas baixas velocidades. Outro ex. e' o A10, mas em outra missao. E parte da missao dos "P"s continua no visual. Ambos, com seus motores a reacao, bebem horrores a baixa altura. Nao foi a toa que os britanicos pegaram o Comet, que tem aquela asa reta, pouco enflechada. :)
E mesmo o P3, turbohelice, ainda podia se dar ao luxo de cortar dois motores, para economia do combustivel. Desconheco jato que faria isso. :shock:

O emprego do P8, o 737 com farda, so' foi possivel com o advento dos modernos sensores e armamentos, que possibilitam o emprego a baixa altura por "curto" espaco de tempo, e ainda assim, apoiado por VANTS e REVOs a vontade. E, mesmo com tudo isso, no emprego operacional, tripulacoes reclamam.

Minha colocacao nao e' "contra" a sua afirmativa(so' o gancho), e' porque tive combates homericos aqui com o Prick sobre isso :mrgreen: e nao se trata de ser "contra" os jatos, contra a EMBRAER. O caminho e' o jato, nao tem jeito. Mas isso e' hoje, com os modernos sensores. Antes nao dava, nem para nos, americanos, russos, franceses, alemaes. Os ingleses foram os pioneiros, mas nao sem obstaculos.
Afinal, jato, 737, tem ja' faz tempo e so' agora vao usar. Negar isso e' negar historia. :wink:

abraco!!! :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#2547 Mensagem por Túlio » Qui Nov 24, 2011 2:06 pm

Sei lá, o CASA é originalmente um Transporte militar e tem se mostrado ótima plataforma para MP/ASW. Mas ainda desconfio tanto do 195 quando do 390 para esse tipo de função. MP/ASuW ainda vai, mas ASW com jatos? Qual a velocidade de cruzeiro máxima para isso (arrastar hidrofone, MAD, TAS/VDS) e lançar torpedo? E qual a velocidade mínima segura dessas plataformas CARREGADAS com armas, sensores, consoles e operadores? Sei não...

Já para AWACS prefiro o 390 (se não aparecer um 490), até pela capacidade de operar em muito mais pistas - rústicas, inclusive - do que o 195. Bueno para dispersão, se necessário. Ademais, adaptar capacidade REVO não é só botar sonda, tem que trocar os tanques todos para poderem ser reabastecidos sob pressão & quetales. O que já vem pronto no 390 teria de ser desenvolvido do zero para o 195 e não seria de graça, ainda mais para umas poucas unidades. Finalmente, bomb bay é mais fácil falar do que fazer, tem de mexer na estrutura do avião (bobear e até no CG), fazer montes de ensaios e lá vai mais uma nota preta. Tudo para umas poucas unidades.

SOBRE CUSTO DE HORA DE VOO - Seria interessante comparar o do 145 com o do -99... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2548 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 24, 2011 2:15 pm

Túlio escreveu:Sei lá, o CASA é originalmente um Transporte militar e tem se mostrado ótima plataforma para MP/ASW. Mas ainda desconfio tanto do 195 quando do 390 para esse tipo de função. MP/ASuW ainda vai, mas ASW com jatos? Qual a velocidade de cruzeiro máxima para isso (arrastar hidrofone, MAD, TAS/VDS) e lançar torpedo? E qual a velocidade mínima segura dessas plataformas CARREGADAS com armas, sensores, consoles e operadores? Sei não...
A Embraer garante que o KC-390 poderá fazer revo com helicopteros tranquilamente. Então creio que voar lento, baixo e com uma carga de certa forma consideravel não é um problema tão grande.




Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#2549 Mensagem por Túlio » Qui Nov 24, 2011 2:33 pm

Gaiteiro véio, esperemos para VER o primeiro REVO de heli. As imagens do 390 que vi até hoje sempre mostram asas enflechadas (ver comentário do CMT Alcmartin acima), sei lá, talvez um curioso LERX, flaps bem grandões, pode até ser mas tenho minhas dúvidas...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2550 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 24, 2011 2:36 pm

Túlio escreveu:Gaiteiro véio, esperemos para VER o primeiro REVO de heli. As imagens do 390 que vi até hoje sempre mostram asas enflechadas (ver comentário do CMT Alcmartin acima), sei lá, talvez um curioso LERX, flaps bem grandões, pode até ser mas tenho minhas dúvidas...
Pois é tio Túlio! Vamos ver se ele realmente possui essa capacidade e como se sai e quam sabe ai ja não aparece alguma pista sobre um futuro P-390 ou não.




Um abraço e t+ :D




Responder