LIMA E BENDER: nas buenas, dá para notar que AINDA não entenderam a argumentação em meu post, eu deveria ter citado outro caça, sei lá, o Rafale, o Flanker, o J-10...
Porque misturar Super Tucano com KC-390 dá para fazer mas não do jeito de VOSMEÇÊS, como se ambos tivessem sido norteados pela mesmíssima filosofia: não foram! Ao menos não em um importantíssimo aspecto, o do comprometimento governamental em nível de parcerias. Não apenas empresas com empresas mas também governos com governos. Isso acontece no desenvolvimento do 390 mas não foi o caso do A/AT-29, feito mediante especificações da FAB e sustentado unicamente pelo governo do Brasil. Eles se assemelham SIM é no pragmatismo da EMBRAER, que compra aqui os insumos que lhe servem e lá fora o que não tem aqui no nível que lhe interessa. Por exemplo, temos aqui a Elbit mas a EMBRAER usa seus produtos em tudo o que faz?
Aliás, mesmo sabendo ao que me exponho, a comparação com o Gripen é irresistível: lembram daquela charla das bandeirinhas? Peguem QUALQUER aeronave da EMBRAER e vejam se não tem um montão. Bobear e tem até MAIS!
E um CAÇA? A seguirmos essa linha, seria QUASE o mesmo roteiro do Super Tucano: o GF/FAB especificam o que querem, garantem o tutu para começar e um belo número de encomendas (ou isso ou procurem outra empresa), a EMBRAER desenvolve, só ou em parceria (aí já ficaria mais com cara de 390 mas sei lá, o mercado me parece meio que...saturado, será que o parceiro vai querer comprar também?), compra aqui o que há e lá fora o que não há ou há mas não serve, como turbinas, aviônicos, radares, EW, assentos ejetores, FMS, gerenciadores de missão, softwares, em suma, montes de bandeirinhas...
A alternativa é mais ou menos a citada pelo Sapão e antes por mim, pelo Leandro e por tantos outros: desenvolver tudo aqui, mesmo com alguma perda de desempenho. Mas vai custar os olhos da cara e, repito, não será nem de longe a última bolacha do pacote. Mas APRENDEREMOS e aí sim, poderemos partir com segurança para o próximo.
Agora, me perguntem se ACREDITO que isso vai acontecer...