TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62176 Mensagem por Túlio » Dom Nov 20, 2011 4:44 pm

PRick escreveu: QUS é só mais uma ideologice. :mrgreen: :mrgreen: Se vamos comprar de prateleira o Gripen NG já era. Então fica difícil aturar mais esse discurso absurdo de QUS, desde que, seja o meu caça. [000] [000]

[]´s

Há verdade aí. E dá para aperfeiçoar:

Desde tempos há uma certa dificuldade aqui para que se possa expressar o que se pensa, há uma espécie de PATRULHA DO BEM que decide o que se pode ou não dizer, o que se pode ou não considerar como um ARGUMENTO RAZOÁVEL, o que se pode ou não GOSTAR, em última análise. Basta dizer algo de 'mau gosto' e logo vem o rótulo, ora se é americanófilo, ora russófobo, ora entreguista, ora lobista, ora vendedor de peixe podre, ora mentiroso mesmo. Até BÊBADO vale, como ontem, quando mencionei ter acabado de abrir a minha primeira latinha de cerveja. Não nego que dei muita risada mas depois pensei "é, de fato é engraçado mas não deixa de ser também patrulha". Se eu tivesse exaltado o PAK-FA teria sido a mesma reação? Não, né? Quem decide é a PATRULHA DO BEM e esta já decidiu faz tempo que, se vem da Rodina só pode ser o que de melhor há, nas melhores condições possíveis e imagináveis. Literalmente de mãe para filho. E quem pensar diferente que guarde para si ou converse a respeito apenas por MP pois se se atrever a postar em aberto será imediatamente detectado e inculpado de HERESIA, com as consequências que todos conhecemos.

ISSO TEM QUE PARAR! E VAI!!!

Aos que não sabem, esclareço: estamos num FÓRUM DA INTERNET, casualmente voltado a assuntos de Defesa. Isso inclui descrições e comentários sobre TODOS os equipamentos existentes ou não destinados a fins militares. Isso inclui também a LIBERDADE para cada um expressar seu ponto de vista, limitada apenas pela CIVILIDADE natural às pessoas educadas. E não é civilizado nem educado sair patrulhando as idéias dos outros, determinando o que se pode ou não dizer/propor (desde que on-topic e off-flood, claro), rotulando pessoas por suas idéias. Uma coisa é fazer brincadeira, outra BEM diferente é desprezar com deboche.

Os colegas aqui já me viram defender quase TODOS os caças da lista inicial da FAB (não falei TODOS porque nunca me interessei pelo Typhoon mas ainda dá tempo...) além de alguns que sequer dela constaram. É meu DIREITO e o exerço livremente. Desejo o mesmo a TODOS os foristas, se têm uma preferência e argumentos que a sustentem, podem exercer seu direito de livre expressão.

E acrescento: A PATRULHA DO BEM está com os dias contados. Packs não são bem-vindas aqui, gurus e donos da verdade idem.

O aviso está dado. E vale para TODOS! 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62177 Mensagem por PRick » Dom Nov 20, 2011 5:10 pm

O grande problema hoje do FX-2 é a Short-list, melhor a presença do Gripen NG nela, porque arrebenta com qualquer critério homogêneo de avaliação. Sob qualquer ângulo é totalmente incongruente a presença de um caça leve, mono-turbina, sem versão naval, sem estar em produção, sem ter protótipo. E ainda nos deixa em uma enorme sinuca de bico, porque poderia estar no seu lugar um outro vetor, capaz de manter a coerência.

A meu ver a decisão do Gripen NG não poderia ser tomada dentro do FX-2, seria uma atitude separada, envolvendo considerações completamente distintas. E de forma nenhuma pode ser considerada de baixo custo, porque estamos falando de um programa que dependeria diretamente de nós para sua existência. Então uma decisão desse tipo jamais poderia ser considerada QUS.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62178 Mensagem por Túlio » Dom Nov 20, 2011 5:25 pm

Concordo. Apenas estava testando um ARGUMENTO. Já digo faz anos que, SE desse mato sair coelho, será necessariamente Rafale ou Super Hornet, ambos capazes de voar tanto para a FAB quanto para a MB. O Gripen não tem essa capacidade e duvido seriamente do tale de Sea Gripen, tanto quanto do tale de Sea Typhoon, não tem jeito, é preciso fazer OUTRO avião parecido mas não exatamente o mesmo, ao menos estruturalmente falando. E isso custa uma nota preta, o que inviabiliza um projeto assim. Um pouso em NAe é MUITÍSSIMO diferente de um numa pista normal ou mesmo autoestrada, num NAe é praticamente uma queda controlada e retida por gancho e cabo. Imagines a pressão sobre uma estrutura que não foi originalmente projetada para suportá-la, não é apenas uma questão de 'a gente bota um reforcinho aqui, outro ali e fim', ou nasceu para isso ou nada feito. E nem falei na questão da corrosão... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62179 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Nov 20, 2011 6:08 pm

Túlio escreveu:Concordo. Apenas estava testando um ARGUMENTO. Já digo faz anos que, SE desse mato sair coelho, será necessariamente Rafale ou Super Hornet, ambos capazes de voar tanto para a FAB quanto para a MB. O Gripen não tem essa capacidade e duvido seriamente do tale de Sea Gripen, tanto quanto do tale de Sea Typhoon, não tem jeito, é preciso fazer OUTRO avião parecido mas não exatamente o mesmo, ao menos estruturalmente falando. E isso custa uma nota preta, o que inviabiliza um projeto assim. Um pouso em NAe é MUITÍSSIMO diferente de um numa pista normal ou mesmo autoestrada, num NAe é praticamente uma queda controlada e retida por gancho e cabo. Imagines a pressão sobre uma estrutura que não foi originalmente projetada para suportá-la, não é apenas uma questão de 'a gente bota um reforcinho aqui, outro ali e fim', ou nasceu para isso ou nada feito. E nem falei na questão da corrosão... :wink: 8-]
Esse sim é o Tulio que conheço... :mrgreen:

sóbrio....eita, oque uma manguaça não faz!!...ainda bem que passou o efeito.




de volta a Campo Grande - MS.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62180 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 20, 2011 7:14 pm

Há verdade aí. E dá para aperfeiçoar:

Desde tempos há uma certa dificuldade aqui para que se possa expressar o que se pensa, há uma espécie de PATRULHA DO BEM que decide o que se pode ou não dizer, o que se pode ou não considerar como um ARGUMENTO RAZOÁVEL, o que se pode ou não GOSTAR, em última análise. Basta dizer algo de 'mau gosto' e logo vem o rótulo, ora se é americanófilo, ora russófobo, ora entreguista, ora lobista, ora vendedor de peixe podre, ora mentiroso mesmo. Até BÊBADO vale, como ontem, quando mencionei ter acabado de abrir a minha primeira latinha de cerveja. Não nego que dei muita risada mas depois pensei "é, de fato é engraçado mas não deixa de ser também patrulha". Se eu tivesse exaltado o PAK-FA teria sido a mesma reação? Não, né? Quem decide é a PATRULHA DO BEM e esta já decidiu faz tempo que, se vem da Rodina só pode ser o que de melhor há, nas melhores condições possíveis e imagináveis. Literalmente de mãe para filho. E quem pensar diferente que guarde para si ou converse a respeito apenas por MP pois se se atrever a postar em aberto será imediatamente detectado e inculpado de HERESIA, com as consequências que todos conhecemos.

ISSO TEM QUE PARAR! E VAI!!!

Aos que não sabem, esclareço: estamos num FÓRUM DA INTERNET, casualmente voltado a assuntos de Defesa. Isso inclui descrições e comentários sobre TODOS os equipamentos existentes ou não destinados a fins militares. Isso inclui também a LIBERDADE para cada um expressar seu ponto de vista, limitada apenas pela CIVILIDADE natural às pessoas educadas. E não é civilizado nem educado sair patrulhando as idéias dos outros, determinando o que se pode ou não dizer/propor (desde que on-topic e off-flood, claro), rotulando pessoas por suas idéias. Uma coisa é fazer brincadeira, outra BEM diferente é desprezar com deboche.

Os colegas aqui já me viram defender quase TODOS os caças da lista inicial da FAB (não falei TODOS porque nunca me interessei pelo Typhoon mas ainda dá tempo...) além de alguns que sequer dela constaram. É meu DIREITO e o exerço livremente. Desejo o mesmo a TODOS os foristas, se têm uma preferência e argumentos que a sustentem, podem exercer seu direito de livre expressão.

E acrescento: A PATRULHA DO BEM está com os dias contados. Packs não são bem-vindas aqui, gurus e donos da verdade idem.

O aviso está dado. E vale para TODOS!
Isso é endereçado a mim?




PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62181 Mensagem por PRick » Dom Nov 20, 2011 7:53 pm

Mas uma coisa que também não consigo entender, nem todo programa de escolha de caças no mundo teve finalistas, mas todos os que me lembro que resolveram fazer finalistas, ou um Short List, escolheram dois caças, quer dizer dois finalistas, nós inventamos fazer final com 03 times. :lol: :lol: Na Coréia, no Chile, na Índia, todos escolheram 02 concorrentes para a final.

[]´s




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62182 Mensagem por Bender » Dom Nov 20, 2011 9:08 pm

Carlos Mathias escreveu:
Há verdade aí. E dá para aperfeiçoar:

Desde tempos há uma certa dificuldade aqui para que se possa expressar o que se pensa, há uma espécie de PATRULHA DO BEM que decide o que se pode ou não dizer, o que se pode ou não considerar como um ARGUMENTO RAZOÁVEL, o que se pode ou não GOSTAR, em última análise. Basta dizer algo de 'mau gosto' e logo vem o rótulo, ora se é americanófilo, ora russófobo, ora entreguista, ora lobista, ora vendedor de peixe podre, ora mentiroso mesmo. Até BÊBADO vale, como ontem, quando mencionei ter acabado de abrir a minha primeira latinha de cerveja. Não nego que dei muita risada mas depois pensei "é, de fato é engraçado mas não deixa de ser também patrulha". Se eu tivesse exaltado o PAK-FA teria sido a mesma reação? Não, né? Quem decide é a PATRULHA DO BEM e esta já decidiu faz tempo que, se vem da Rodina só pode ser o que de melhor há, nas melhores condições possíveis e imagináveis. Literalmente de mãe para filho. E quem pensar diferente que guarde para si ou converse a respeito apenas por MP pois se se atrever a postar em aberto será imediatamente detectado e inculpado de HERESIA, com as consequências que todos conhecemos.

ISSO TEM QUE PARAR! E VAI!!!

Aos que não sabem, esclareço: estamos num FÓRUM DA INTERNET, casualmente voltado a assuntos de Defesa. Isso inclui descrições e comentários sobre TODOS os equipamentos existentes ou não destinados a fins militares. Isso inclui também a LIBERDADE para cada um expressar seu ponto de vista, limitada apenas pela CIVILIDADE natural às pessoas educadas. E não é civilizado nem educado sair patrulhando as idéias dos outros, determinando o que se pode ou não dizer/propor (desde que on-topic e off-flood, claro), rotulando pessoas por suas idéias. Uma coisa é fazer brincadeira, outra BEM diferente é desprezar com deboche.

Os colegas aqui já me viram defender quase TODOS os caças da lista inicial da FAB (não falei TODOS porque nunca me interessei pelo Typhoon mas ainda dá tempo...) além de alguns que sequer dela constaram. É meu DIREITO e o exerço livremente. Desejo o mesmo a TODOS os foristas, se têm uma preferência e argumentos que a sustentem, podem exercer seu direito de livre expressão.

E acrescento: A PATRULHA DO BEM está com os dias contados. Packs não são bem-vindas aqui, gurus e donos da verdade idem.

O aviso está dado. E vale para TODOS!
Isso é endereçado a mim?
Não,eu que zoei com o Tulio véio ontem,mas sem trauma,ele é véio chato mas bom. 8-]

Vamos tentar reparar o dano do etanol,com a volta da sobriedade:
Que me adescurpem os fanáticos mas estava pensando aqui, ao abrir a primeira latinha e romper uma regra que normalmente levo BEM a sério (se beber, não poste), a dúvida era 'escrevo ou não'? Bueno, vou escrever, não gostarem eu minto que estou na VIGÉSIMA e fica tudo tri...

Bueno,

FATO 1 - QUALQUER caça a ser adotado terá necessariamente a presença da EMBRAER, no começo (36 caças) como aluna/montadora e, aumentando-se (atrevo-me a dizer BASTANTE) o número de encomendas, como FABRICANTE. Concordam?

Sim,mas discordo do formato atual da proposta FX.

FATO 2 - QUALQUER aeronave da EMBRAER tem mais conteúdo ESTRANGEIRO - principalmente Norteamericano - do que NACIONAL. Um argumento forte pró-Super Tucano para os EUA é que SETENTA POR CENTO dele já é MADE IN USA. O KC-390 parece ir pelo mesmo caminho. TODOS os outros aviões da EMBRAER estão na mesma situação. Concordam?

Sim.

FATO 3 - Um CAÇA moderno, além de fuselagem, usa turbinas, radar AESA, equipamento EW ativo e passivo, comunicações seguras, data-link, FMS (do qual o FBW é apenas uma parte), softwares, etc. Não temos o menor indício de interesse governamental em desenvolver/fabricar/estimular o desenvolvimento e fabricação em bases industriais amplas de quase nada disso. Concordam?

Sim,pois o projeto FX atual não passa de uma compra de prateleira disfarçada,portanto incapaz de gerar um projeto e planejamento de desenvolvimento industrial sério e ambicioso.

Acho que sim. Vamos então ao que certamente NÃO CONCORDAM:

Coleira por coleira, embarcar no Programa Gripen NG - mesmo arriscando a termos outro abacaxi-AMX nas mãos - nos traria conhecimentos importantes no DESENVOLVIMENTO de uma aeronave - as outras duas já estão plenamente desenvolvidas, poderíamos até participar de futuros 'blocks' apenas, e olhe lá, já que não teríamos conhecimento de COMO foi desenvolvida a aeronave - e a verdadeira grande incógnita seria a de QUANTAS aeronaves o GF realmente estaria disposto a adquirir (porque a Suécia, ó... ). Turbina, aviônicos, etc ianques? Qual aeronave militar feita na EMBRAER não usa? Por quê só essa não poderia?

Discordo do "coleira por coleira=QUS",quanto aos componentes yankes,aviões de transporte de passageiros e transporte não são capazes de lançar misseis e bombas,nem de encarar aventureiros em busca de conquistas,uma coisa é uma coisa,outra coisa outra coisa.

Da Short-List, para mim o Rafale é mais CAÇA, o Super Hornet é mais BOMBARDEIRO (nem falo em Growler) e o Gripen é mais A CARA DA EMBRAER/GF/FAB: um avião do qual fazemos pouco mais do que A FUSELAGEM E SUPERFÍCIES ALARES! E temos nos contentado precisamente com isso.

Esta short list na minha opinião é uma porcaria,o tempo passou e ele passou junto,é o que penso e para ilustrar melhor o que penso que inclusive é relacionado a todo teu post,me permito citar a mim mesmo em outro post anterior no qual discorri sobre o tema.

É o que penso.
Bender filosofou:

O FX2 é uma prateleira disfarçada nos moldes atuais,dá grande importância a autonomia operacional,e encaixa um disfarce de industrialização,isso se coaduna bem na manutenção de uma força de treinamento que vislumbra uma evolução de patamar no futuro,quando?.Neste figurino não sei,depende dos políticos e da sociedade.

Qual seriam então as abordagens possíveis em um FX nestes moldes atuais de prateleira disfarçada,existe "um mundo ideal"? na minha opinião não,todas as possibilidades tem vantagens e desvantagens,pois prorrogam a força de treinamento em detrimento da força de guerra,por isto chegamos a short list atual:

Aspecto técnico.
-O ideal para esse formato de força,seria o mais barato de comprar e de operar ou QUS.
Aspecto político
-Menor chance de sofrer com embargos politicos.

Portanto é preciso que haja uma convergência destes dois aspectos para que se chegue a um resultado final e satisfatório.

O que precisa ficar claro é que assim como o KC390 foi criado para sustentar a mobilidade das forças em caso de conflito,só existirá uma força de caças para guerra,se houver um projeto industrial acoplado também,pois somente o compromisso governamental de compras seguras,o fará existir e evoluir, e levar a um numero de vetores encomendados capaz tanto de sustentar a industria, quanto de formar uma massa de caças compatíveis com uma força real de guerra.

A prateleira disfarçada nunca alcançará este objetivo,mas serve ao objetivo de adestramento no estado da arte.

Então a possibilidade que eu acho ser a mais correta,seria abrir mão de uma parte da autonomia operacional em um primeiro momento em favor da industrialização concreta no longo prazo.
Esse projeto industrial poderia ser encaminhado de duas maneiras distintas:


-A primeira que é a que considero a mais razoável de se viabilizar, se concentraria na aquisição direta já de um vetor de 5G entre os dois disponíveis em desenvolvimento no mercado,eu pessoalmente e politicamente optaria pelo Pakfa.

E o compromisso de parceria para o desenvolvimento de um vetor pé no chão médio, mono turbina já com algumas características 5G,esta opção poderia ser mais ou menos ambiciosa na quantidade de itens nacionalizados no tempo,dependendo dos acordos feitos.

A outra opção que eu acho a mais complicada para industrialização real que gere encomendas,seria a compra de um vetor 4,5G em um primeiro momento e a entrada simultânea em um próximo de 5G,a prateleira inicial seria menos justificável,como já é hoje descaradamente no "modo disfarçado on",e a dificuldade de se conseguir acordos para nacionalização mais ambiciosa de um caça 5G como sucedâneo seriam enormes senão impossíveis de se concretizar,levando-se em conta também nosso atraso e deficiências tanto no aspecto da engenharia quanto da tecnologia em geral envolvida.

Não tem mais cabimento,não adquirir os chamados caças 5G já,vislumbrando um tempo de evolução na casa dos 40 anos,quando se imagina uma força de guerra real.

A compra do FX2 atual,somente acalmará os ânimos da defazagem e sucata por algum tempo e melhorará a auto estima da força.

O KC390 demonstra ser o melhor exemplo,de projeto viável industrialmente também para os caças,a Embraer que é a uma das empresas mais mimadas pelos nossos políticos,teria o apoio irrestrito dos mesmos para a concretização de mais este projeto com compras encadeadas,não tenho dúvidas.


SDS.
SDS.




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62183 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 20, 2011 9:23 pm

É que eu não concordo com mijada coletiva.

Segue o barco.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62184 Mensagem por Túlio » Dom Nov 20, 2011 9:27 pm

Gerson Victorio escreveu:
Túlio escreveu:Concordo. Apenas estava testando um ARGUMENTO. Já digo faz anos que, SE desse mato sair coelho, será necessariamente Rafale ou Super Hornet, ambos capazes de voar tanto para a FAB quanto para a MB. O Gripen não tem essa capacidade e duvido seriamente do tale de Sea Gripen, tanto quanto do tale de Sea Typhoon, não tem jeito, é preciso fazer OUTRO avião parecido mas não exatamente o mesmo, ao menos estruturalmente falando. E isso custa uma nota preta, o que inviabiliza um projeto assim. Um pouso em NAe é MUITÍSSIMO diferente de um numa pista normal ou mesmo autoestrada, num NAe é praticamente uma queda controlada e retida por gancho e cabo. Imagines a pressão sobre uma estrutura que não foi originalmente projetada para suportá-la, não é apenas uma questão de 'a gente bota um reforcinho aqui, outro ali e fim', ou nasceu para isso ou nada feito. E nem falei na questão da corrosão... :wink: 8-]
Esse sim é o Tulio que conheço... :mrgreen:

sóbrio....eita, oque uma manguaça não faz!!...ainda bem que passou o efeito.

Ó só: bastou eu falar mal do filhote do satanás (dois deles, aliás) e virei gente buena de novo... :roll: :roll: :roll: :roll:

GERSON VÉIO, NUM TORRA, POWS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pessoal, o ponto que passou claramente IGNORADO no post que me transformou praticamente num pária ante a PATRULHA é que descrevi como as coisas efetivamente SÃO no Brasil. O que os americanófobos doentios não se dão conta é que sem os EUA a EMBRAER fecha! Simples assim. É seu maior mercado e sua maior fonte de suprimentos. E trocar isso não é o mesmo que trocar de camisa. Me citem UMA aeronave da EMBRAER sem um importante conteúdo ianque. UMAZINHA! Quem aí criticou o vasto conteúdo ianque no KC-390, que nem voou ainda? Quem bradou contra o Super Tucano 70% MADE IN USA? Não dá, né? É duro desmentir FATOS... 8-] 8-] 8-] 8-]

E foi isso que incomodou, pelo jeito: REALIDADE ao invés de UTOPIA! O mundo como ele realmente é ao invés de como o desejamos...

Mas vou correr o risco - hoje tomando Pepsi - e seguir em frente: a EMBRAER não é a ÚNICA grande Indústria Aeronáutica no Brasil, há ainda a EUROBRÁS...errr...HELIBRÁS! Temo que mesmo ali o satanás esteja presente mas, supondo que não (ignoro), qual o benefício real? Quantas aeronaves NACIONAIS essa empresa já desenvolveu? Não me digam que é ZERO, por favor! Tá, mas das que MONTA, qual o percentual de peças e equipamentos NACIONAIS? Deve ser ENORME, eis que os bondosos Europeus não nos fariam maldades do tipo das do satanás, né?


O que quero dizer com toda essa xaroposa charlaiada é que no mundo político e empresarial ninguém faz nada apenas pelos belos olhos de ninguém, porque gosta, é amigo, AMA! Necas, o lance é faturar, é gerar empregos (ao menos os melhores) em SEU País e não no dos outros, é desbravar mercados esperando receber o máximo em troca de ceder o mínimo.

Para verem como funciona: depois de vender bilhões em armas ao Khadaffi, a Rodina ficou assistindo de braços cruzados à sua queda, com direito a bombardeios da OTAN - cujos integrantes TAMBÉM lhe venderam armas e o receberam em suas capitais, aliás, é de pasmar, se tivesse tido um pingo de inteligência o supramencionado ditador poderia interceptar os Rafales Franceses com os seus próprios, pois lhe foram oferecidos. Poderíamos até ter assistido ao primeiro duelo REAL entre um Rafale (Líbio) e um Typhoon (Inglês) e daria um debate dos buenos - enquanto o satanás, depois de vender bilhões em armas ao Mubarak, pressionou por sua queda e só não bombardeou o Egito porque ninguém mais tinha sacola para o ditador, que não conseguiu achar quem o defendesse com vigor. E tanto a bondosa Rodina quanto a amorosa Europa e o pérfido satanás não fizeram isso por não gostavam mais de ditadores mas apenas para reforçarem suas posições geopolíticas e de mercado. Aliás, agora Rafale e Typhoon são decididamente combat proven...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62185 Mensagem por Bender » Dom Nov 20, 2011 9:29 pm

cb_lima escreveu:Caramba... será realmente que o KC e o ST são a mesma coisa que o NG?

:shock:

Talvez eles sejam para os suecos (na verdade nem para eles pois nem eles encomendaram o NG ainda)...

Talvez se dissermos que o Gripen C/D (A/B) tem alguns principios parecidos com o ST ... ok até faz sentido.

Mas o KC-390 é um projeto que engloba diversos Governos de diversos países... é algo muito mais abrangente do que um projeto de um Governo só com peças vindas de várias procedências (a lá S Tucano).

[]s
CB_Lima
Só vi este teu post agora Lima :roll: :wink:

As pessoas as vezes não percebem o quanto é incoerente a proposta do Gripen,vista do ângulo dos projetos que incluem inumeras "terceirizações" de componentes como as da Embraer.

Pois ao contrário de seus projetos próprios que partem do zero e das especificações da Fab,que é a NOSSA! força aérea,o projeto do Gripen NG,é a atualização terceirizada,do projeto já terceirizado da Saab para as especificações da Força Aérea Suéca! :? :shock:

Que nós pretendemos adquirir de forma terceirizada! :shock: :?

Se é para fazer qualquer coisa nos "moldes Embraer" de montagem de projetos (ST&KC) que incluem diversos fornecedores de diversos países,que pelo menos NÓS! e NOSSA FORÇA AéREA!! tenhamos a primazia de escolhermos os componentes e tamanho do projeto!Pegar a terceirização da terceirização,da modernização da escolha de componentes e projeto da Suécia é o fim da picada,por isso também não aceito o GripenNG.

Prefiro parceira direta com os criadores e não com criatura perna de pau que se assemelha a nós mesmos,na sua falta de dinheiro e vontade política para verticalizar um projeto de segurança nacional.

SDS.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62186 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 20, 2011 9:47 pm

Bender escreveu:
cb_lima escreveu:Caramba... será realmente que o KC e o ST são a mesma coisa que o NG?

:shock:

Talvez eles sejam para os suecos (na verdade nem para eles pois nem eles encomendaram o NG ainda)...

Talvez se dissermos que o Gripen C/D (A/B) tem alguns principios parecidos com o ST ... ok até faz sentido.

Mas o KC-390 é um projeto que engloba diversos Governos de diversos países... é algo muito mais abrangente do que um projeto de um Governo só com peças vindas de várias procedências (a lá S Tucano).

[]s
CB_Lima
Só vi este teu post agora Lima :roll: :wink:

As pessoas as vezes não percebem o quanto é incoerente a proposta do Gripen,vista do ângulo dos projetos que incluem inumeras "terceirizações" de componentes como as da Embraer.

Pois ao contrário de seus projetos próprios que partem do zero e das especificações da Fab,que é a NOSSA! força aérea,o projeto do Gripen NG,é a atualização terceirizada,do projeto já terceirizado da Saab para as especificações da Força Aérea Suéca! :? :shock:

Que nós pretendemos adquirir de forma terceirizada! :shock: :?

Se é para fazer qualquer coisa nos "moldes Embraer" de montagem de projetos (ST&KC) que incluem diversos fornecedores de diversos países,que pelo menos NÓS! e NOSSA FORÇA AéREA!! tenhamos a primazia de escolhermos os componentes e tamanho do projeto!Pegar a terceirização da terceirização,da modernização da escolha de componentes e projeto da Suécia é o fim da picada,por isso também não aceito o GripenNG.

Prefiro parceira direta com os criadores e não com criatura perna de pau que se assemelha a nós mesmos,na sua falta de dinheiro e vontade política para verticalizar um projeto de segurança nacional.

SDS.
Pois é Bender...

E para piorar um pouco no caso do NG ele é órfão porque é mais uma iniciativa privada da SAAB do que qualquer outra coisa, já que por enquanto para a F Aérea Sueca o que importa é melhorar os seus Gripen C/D (e a lista é grande de coisas), e fazer um futuro upgrade da aeronave (que levaria alguns componentes do NG).

Daí a ter uma aeronave zero KM chamada Gripen NG vai uma distância enorme, pois eles tem 100 e poucos Gripens estocados em cavernas tomando poeira e fica díficil justificar uma aeronave nova que é muito parecida com o que eles tem.

Por isso que acho que o mais correto é 'talvez' relacionar o S Tucano com o Gripen C/D e tirar o KC-390 dessa, pois é algo bem diferente até pelo compromisso dos diversos governos de diversos países para com o projeto.

O NG está mais para F-20 que já é outra história.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62187 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 10:09 pm

Túlio escreveu:
Gerson Victorio escreveu: Esse sim é o Tulio que conheço... :mrgreen:

sóbrio....eita, oque uma manguaça não faz!!...ainda bem que passou o efeito.

Ó só: bastou eu falar mal do filhote do satanás (dois deles, aliás) e virei gente buena de novo... :roll: :roll: :roll: :roll:

GERSON VÉIO, NUM TORRA, POWS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pessoal, o ponto que passou claramente IGNORADO no post que me transformou praticamente num pária ante a PATRULHA é que descrevi como as coisas efetivamente SÃO no Brasil. O que os americanófobos doentios não se dão conta é que sem os EUA a EMBRAER fecha! Simples assim. É seu maior mercado e sua maior fonte de suprimentos. E trocar isso não é o mesmo que trocar de camisa. Me citem UMA aeronave da EMBRAER sem um importante conteúdo ianque. UMAZINHA! Quem aí criticou o vasto conteúdo ianque no KC-390, que nem voou ainda? Quem bradou contra o Super Tucano 70% MADE IN USA? Não dá, né? É duro desmentir FATOS... 8-] 8-] 8-] 8-]
Não existe.
E nos USA está não só o maior mercado da EMBRAER como o maior mercado MUNDIAL de aviação.
AIRBUS: "For the production of its jetliners, Airbus buys more parts, components, tooling and other material from the United States than any other country. Workers in more than 40 states help build Airbus aircraft, supporting 180,000 high-quality manufacturing jobs across the U.S."
fonte:http://www.airbus.com/company/americas/us/
Quem quiser ver tem tambem:
http://www.eadsnorthamerica.com/north-a ... sa/en.html

E foi isso que incomodou, pelo jeito: REALIDADE ao invés de UTOPIA! O mundo como ele realmente é ao invés de como o desejamos...

Mas vou correr o risco - hoje tomando Pepsi - e seguir em frente: a EMBRAER não é a ÚNICA grande Indústria Aeronáutica no Brasil, há ainda a EUROBRÁS...errr...HELIBRÁS! Temo que mesmo ali o satanás esteja presente mas, supondo que não (ignoro), qual o benefício real? Quantas aeronaves NACIONAIS essa empresa já desenvolveu? Não me digam que é ZERO, por favor! Tá, mas das que MONTA, qual o percentual de peças e equipamentos NACIONAIS? Deve ser ENORME, eis que os bondosos Europeus não nos fariam maldades do tipo das do satanás, né?
Menos de 10% do esquilo.
Enquanto no maior mercado mundial:
http://www.eurocopterusa.com/index/index.asp


O que quero dizer com toda essa xaroposa charlaiada é que no mundo político e empresarial ninguém faz nada apenas pelos belos olhos de ninguém, porque gosta, é amigo, AMA! Necas, o lance é faturar, é gerar empregos (ao menos os melhores) em SEU País e não no dos outros, é desbravar mercados esperando receber o máximo em troca de ceder o mínimo.

Para verem como funciona: depois de vender bilhões em armas ao Khadaffi, a Rodina ficou assistindo de braços cruzados à sua queda, com direito a bombardeios da OTAN - cujos integrantes TAMBÉM lhe venderam armas e o receberam em suas capitais, aliás, é de pasmar, se tivesse tido um pingo de inteligência o supramencionado ditador poderia interceptar os Rafales Franceses com os seus próprios, pois lhe foram oferecidos. Poderíamos até ter assistido ao primeiro duelo REAL entre um Rafale (Líbio) e um Typhoon (Inglês) e daria um debate dos buenos - enquanto o satanás, depois de vender bilhões em armas ao Mubarak, pressionou por sua queda e só não bombardeou o Egito porque ninguém mais tinha sacola para o ditador, que não conseguiu achar quem o defendesse com vigor. E tanto a bondosa Rodina quanto a amorosa Europa e o pérfido satanás não fizeram isso por não gostavam mais de ditadores mas apenas para reforçarem suas posições geopolíticas e de mercado. Aliás, agora Rafale e Typhoon são decididamente combat proven...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62188 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 10:28 pm

cb_lima escreveu:Ok, Ok, entendo que o KC-390 é o projeto mais importante no momento e não há como discordar e deixar de aplaudir isso... mas acho que isso tudo aconteceu porque a fila andou e o F-X que está a +++10 anos para ser decidido caiu de prioridade.

Ficou nesse chove não molha, o KC-390 por direito tomou o lugar.

Assim como Helicópteros (a aviação de asas rotativa da FAB está sendo praticamente toda trocada com 3 novos vetores) e Aeronaves Patrulha.

Logo logo outra coisa toma à frente, porque o país está pobre e não tem $$$ para comprar caças... :lol:

Na minha opnião isso é mais um capítulo da série, quem tudo quer nada tem... e o que me entristece é que a nossa av. de caça nunca foi grande coisa mesmo históricamente falando (não estou falando do material humano, mas em termos de hardware e armamento estivemos sempre muito aquém, só sendo salvos na última década, mas ainda assim pelos Guerreiros F-5 M, mas nada dura para sempre :( ).

Como admirador eu acho fantástico ver que temos a capacidade de projetar e gerenciar desafios como o KC-390 em conjunto com diversos outros países, mas isso contradiz muito com o fato que não conseguimos escolher um avião de caça.

[]s
CB_Lima

A ideia sempre foi a de que o F-X fosse um projeto nos moldes do 390 CB, e isso desde o C-95 A!!!
Tudo o que se planela é que a frota inteira da FAB seja desenvolvida e ao menos projetada por aqui.
Só que eu acho que não preciso explicar as dificuldades obvias em tocar um projeto desses, diferentemente do 390 que é muito mais viavel.

Como eu disse, muita gente importante já tem noção que o F-X, seja qual for, já vai chegar aqui obsoleto levando-se em conta o tempo de assinatura do contrato e entrada em operação.
Isso não é falha da FAB mas sim a situação de avanço que vivemos hoje em termos de tecnologia.
Para fazer fente a algo assim, somente detendo TODO o ciclo de projetos e sistemas da aeronave, algo que so teremos se PROJETARMOS por aqui.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62189 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 10:39 pm

LeandroGCard escreveu:
Será que este é um interesse real da FAB ou o autor da reportagem é que quis colocar isso no texto porque favoreceria algum dos candidatos? Sinceramente, mal consigo ver a FAB interessada em operações militares dentro no nosso próprio território, que dirá em operações conjuntas com a Otan.


Leandro G. Card
Leandro, to com preguiça porque é domingo, mas coloca ai no google:
Operação: Albacora, Agata, Saci, Anhandui e Timbó.
Minha memoria me trai e de cabeça só lembro essas.

Sobre operação com a OTAN, tem uma menos famosa mas que deve ter algo no Google tambem: Cruzex.

E volto a lembrar: a FAB não tem interesses, mas obrigações.
Operar em conjunto em coalizão nos moldes da OTAN é uma delas, devido as hipoteses de emprego previstas pelo MD.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62190 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 10:49 pm

J.Ricardo escreveu:Não sei de onde tiram que o Brasil quer desenvolver caça de 5ª geração... não conseguimos nem comprar de 4ª, imaginem desenvolver de 5ª!!!
Da END e do PEMAER.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Responder