Sei não Túlio...
Eu entendo que faz parte do teu ofício dar uma jogada prá cima no tópico de vez em quando
, mas...
Pagar prá desenvolver nada?
Se não vamos desenvolver, prá que desenvolver então?
Já foi dito aqui pelo nosso "setor de da engenharia" que o que há para desenvolver no NG a EMBRULHAER já sabe fazer de trás prá frente.
Lata, porta de trem de pouso, integração de armas, tanque de querosene modificado...
Acho que é por isso que a requisição original do FX dizia que se comprasse um 4º G com máximo de ToT, e depois uma parceria para desenvolver, aí sim, um 5ºG.
Se a SAAB tem realmente um 5ºG no desenho, é uma possibilidade.
Por outro lado, eu acho que a relutância do GF em comprar QUS se deve justamente pena nossa eterna dependência em partes críticas do avião.
Ora, não fosse por isso, QUS já estaria aqui e os fabianos gozando em cima do F-18 nas bases, fora caixas e caixas de raibân chegando nos C-130
.
O Gripen-NG seria um ótimo caça, como é o Gripen-C, entretanto a SAAB tem como nos prover o que se quer?
E outra coisa, a EMBRULHAER é uma coisa, o PAÍS é outra completamente diferente. O que é bom para um, não é necessariamente bom para o outro.
Lembro inclusive que rolou um cochicho de que se a EMBRULHAER fizesse becinho, até outra empresa de aviação seria estimulada a entrar na jogada, falou-se na AVIBRÁS até.
Algo como não se pode frear o desenvolvimento do país devido às necessidades mercadológicas e imediatas de uma empresa privada.
Se o Gripen-NG vier, ótimo, é um ótimo caça na sua categoria, os suecos são muito competentes, mas não creio que seria por que vão no dar/vender/emprestar/etc novas tecnologias realmente críticas.
O que há de crítico no avião deles - e é exatamente o que precisamos- foi comprado nas prateleiras do mundo.
Minha opinião.