TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62146 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 19, 2011 6:01 pm

DELTA22 escreveu:[018] [018]
x2

[018] [018] !!!!

Só bebado mesmo para ter esse papo!!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62147 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 6:02 pm

PUTZ, recém estou na QUARTA latinha... :shock: :shock: :shock: :shock:

Começa a me dar vontade de DIRIGIR ali pela DÉCIMA SEGUNDA... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62148 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 6:10 pm

Mas para não quebrar o clima:

É o seghinte benfre, num entendferefvdeste nada, e so parar e peidar, o gripmen ceruia neomsop MACIONAL que outro helicoptero da eMBRAERTZ????

SO a caracaça é feitaaqui, o rexto ven de fora la da terra do sartanas, ê3 tâp dificil de emlentender? que josra, ou o agente apende a pESQUISAE r dESENCOLVTR ou fica prasempper na xiosta, sarkô?

E não me prutlhea, o RALAFE e um calça lergaç, fas e acontege mas ten senper o pUNHAL FRAnçes por TRAZ...

E HIC prati tb, pOWL!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62149 Mensagem por suntsé » Sáb Nov 19, 2011 6:15 pm

Este tópico esta coerente, igualzinho ao processo FX, uma palhaçada só.

A algumas páginas atras, foristas discutindo defesa séria-mente quase saindo na porrada por causa da defesa....não parecia o Brasil.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62150 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 6:20 pm

1 - SERIAMENTE é uma palavra só (um advérbio, na verdade) e não leva acento gráfico, eis que não seria paroxítona, proparoxítona nem oxítona. :wink: 8-]

2 - Há o que discutir SERIAMENTE sem mais qualquer notícia além do TEMOR de que o FX-2 tome o mesmo caminho fúnebre do seu antecessor?

3 - HIC!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62151 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 19, 2011 7:29 pm

Sei não Túlio...
Eu entendo que faz parte do teu ofício dar uma jogada prá cima no tópico de vez em quando :mrgreen: , mas...

Pagar prá desenvolver nada?
Se não vamos desenvolver, prá que desenvolver então?

Já foi dito aqui pelo nosso "setor de da engenharia" que o que há para desenvolver no NG a EMBRULHAER já sabe fazer de trás prá frente.

Lata, porta de trem de pouso, integração de armas, tanque de querosene modificado...

Acho que é por isso que a requisição original do FX dizia que se comprasse um 4º G com máximo de ToT, e depois uma parceria para desenvolver, aí sim, um 5ºG.

Se a SAAB tem realmente um 5ºG no desenho, é uma possibilidade.

Por outro lado, eu acho que a relutância do GF em comprar QUS se deve justamente pena nossa eterna dependência em partes críticas do avião.

Ora, não fosse por isso, QUS já estaria aqui e os fabianos gozando em cima do F-18 nas bases, fora caixas e caixas de raibân chegando nos C-130 :lol: .

O Gripen-NG seria um ótimo caça, como é o Gripen-C, entretanto a SAAB tem como nos prover o que se quer?
E outra coisa, a EMBRULHAER é uma coisa, o PAÍS é outra completamente diferente. O que é bom para um, não é necessariamente bom para o outro.
Lembro inclusive que rolou um cochicho de que se a EMBRULHAER fizesse becinho, até outra empresa de aviação seria estimulada a entrar na jogada, falou-se na AVIBRÁS até.
Algo como não se pode frear o desenvolvimento do país devido às necessidades mercadológicas e imediatas de uma empresa privada.

Se o Gripen-NG vier, ótimo, é um ótimo caça na sua categoria, os suecos são muito competentes, mas não creio que seria por que vão no dar/vender/emprestar/etc novas tecnologias realmente críticas.

O que há de crítico no avião deles - e é exatamente o que precisamos- foi comprado nas prateleiras do mundo.

Minha opinião. :wink:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62152 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 7:32 pm

CM, o que são o KC-390 e o ST, do qual tanto nos orgulhamos, em termos de independência? :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62153 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 19, 2011 7:40 pm

Mas é justamente este quadro que se quer mudar, eu acho.

Em algum momento e aproveitando alguma oportunidade, teremos que dar a partida no processo de aquisição de independência e parece que esse momento no setor aeroespacial seria o FX.

Como disse, se fosse apenas "preteleirar" como sempre, a coisa já tinha sido resolvida.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62154 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 7:44 pm

Respeito tua opinião mas me parece que ela esbarra precisamente no KC-390 (que é para 2015), presumidamente NACIONAL - não cópia de outra terra - e... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62155 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 19, 2011 7:53 pm

:shock: Peraí,

Estamos comparando o KC-390 com o Gripen NG?? :lol:

Menos Srs... muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito menos.

Mas quantos KC e quantos NG foram encomendados mesmo?

Quantas F Aéreas pediram por uma aeronave como o NG e quantas pediram pelo KC mesmo?

Qual o nicho de mercado que precisa de mais uma aeronave? Aquele com os Hércules e AN-12/22 da vida saindo de serviço, ou mais um caça monomotor que inclusive disputa com a sua versão anterior?

Acho que eu vou começar a beber também porque sóbrio esse papo tá muito doido... :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62156 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 19, 2011 7:56 pm

O Túlio quer justificar uma prateleirada do seu caça predileto desde sempre. :roll: :mrgreen: :lol:

Querem que o Gripen vença aqui fácil, fácil?
Troquem motor, aviônicos e tudo o que for "de lá". :wink: 8-]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62157 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 8:02 pm

Sei, se for do satanás num dá. Mas peraí, e o KC-390, repito!? E todo o resto, ST, E/R-99, por exemplo? Ou pensamos em uma FAB só de caças?

Alguém LEU aquele meu post?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62158 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 19, 2011 8:08 pm

Parece que foi você que não leu o meu, ou não quer ler. :roll:

Uma hora a coisa vai ter de ser feita. E não é por estar "errada" que deve continuar errada.
Mantidas as atuais condições, não vai ser QUS.

E outra, desses que você citou, quais trouxeram reais ganhos tecnológicos sensíveis e tecnologias no estado da arte?
Eu chuto pouco ou nenhum ganho real.

Mas se agora o GF decidiu que só ganha se fizer ToT-ToT, observemos os atuais pragramas e são beeeeem diferentes destes citados, provenientes de outra época, a época do TNP e afins.

Se tudo que tinha antes foi prateleirada, isso não quer dizer que sigamos no mesmo caminho. A menos que não se queira mudar nada, aí é sentar na sombra do coqueiro.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62159 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 8:10 pm

Procures um de sombra bem larga, não é para o nosso tempo...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62160 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 19, 2011 8:15 pm

Sim, mas se nem pensarmos, nunca será, nem agora nem nunca.

Parece a história do jõao de Barro e o urubú. :wink:




Responder