Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#46 Mensagem por Bruno Falcão » Qui Nov 17, 2011 7:23 pm

Enlil escreveu:Pois então, isso me faz pensar: se por acaso isso for levado adiante, o último Estado gigante, Amazonas, não correria o risco de passar pelo mesmo processo?




[]'s.

Mas existe um projeto para a divisão do Amazonas, a ultima noticia que li foi que o assunto seria discutido nos próximos anos. A maior parte da economia do estado se concentra na capital Manaus, seguidos por Coari que é o maior produtor de petróleo em terra do Brasil, e Itacoatiara. Alias não é segredo nenhum que este estado é rico em petróleo e minerais preciosos, o governo só faz vista grossa por motivos ambientais. Alias vi uma reportagem local de uma empresa chamada HRT que esta iniciando o processo de exploração de gás e petróleo na bacia do Solimões parece que tem até russos no meio, segundo a reportagem sera um campo maior que a de Coari.
Diversos governos tentaram levar o desenvolvimento para o interior, mas esbarram na questão da infra-estrutura (estradas principalmente). Para se ter uma ideia Manaus o 5º PIB do Brasil até hoje não possui uma estrada que o liga para o restante do Brasil e quando tentam recapear a BR-319 (Manaus-Porto Velho) sempre aparece umas ¨Marina Silva¨ da vida para conseguirem embargar a obra com a desculpa de que vai degradar isso e aquilo :evil:
Então acredito que uma divisão do Amazonas não será bem vista pelos os ambientalista e ecoxiitas de plantão já que vai significar um maior desenvolvimento do novo estado.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8752
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#47 Mensagem por prp » Sex Nov 18, 2011 12:07 am

Quando vim embora do amazonas fiquei hospedado em um hotel em Manaus e lá tinha um funcionário da petrobras. Ele disse que em um poço que encontraram lá tinha mais vasao que todos os poços do nordeste juntos, que ja estavam iniciando a perfuraçao. O problema seria o escoamento, e iniciaram obras de um oleoduto até coari.




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#48 Mensagem por Boss » Sex Nov 18, 2011 12:24 am

Carajás e Tapajós têm mais que separarem mesmo do Pará. Estado gigante, com várias áreas sendo controladas por capangas de grandes fazendeiros, com o dinheiro obviamente concentrado na capital, sobrando pouco ao resto.

Tem gente no sul do Pará que quer que Mato Grosso vença uma ação no STF contra o Pará que vai expandir a fronteira de Mato Grosso para o norte, assim anexando a região em que essas pessoas vivem, por esperança que o governo mato-grossense seja mais útil que o paraense.

No Amazonas o problema é outro, o Estado é mais desigual que o Pará, pois se concentra muito mais, tanto economicamente quando populacionalmente em Manaus que o Pará em Belém. Ali teriam que desmembrar várias áreas e criar um território federal, com um programa de colonização para um dia, quem sabe, poder elevar aquela região à Estado. Ficar fazendo parte do Amazonas não dá.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#49 Mensagem por Enlil » Sex Nov 18, 2011 1:29 am

prp escreveu:Quando vim embora do amazonas fiquei hospedado em um hotel em Manaus e lá tinha um funcionário da petrobras. Ele disse que em um poço que encontraram lá tinha mais vasao que todos os poços do nordeste juntos, que ja estavam iniciando a perfuraçao. O problema seria o escoamento, e iniciaram obras de um oleoduto até coari.
O gasoduto Urucu-Coari-Manaus foi inaugurado em novembro de 2009.



[].




Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#50 Mensagem por gingerfish » Sex Nov 18, 2011 9:26 am

Pra quê dividir o estado? Porra, é lógico que isso é troglodismo político! É lógico que querem criar mais duas Assembleias estaduais, mais dois cargos de governadores... Meu maior medo é que o povo, na sua 'inocência', pra não dize ignorância, faça isso. Nossa, mas como o eleitor brasileiro é bobo...

Política, no Brasli-sil-sil é um espetáculo!!!

Cara, tudo isso que a gente vê, francamente, desculpem-me, mas não é bom e nem ruim, mas é o que a gente merece...

Eu sei que há uma manobra para que as coisas sejam assim, que haja corrupção e tudo mais. Mas há um ditado oriental que diz assim: "A primeira vez que você me sacanear, a culpa é sua, mas a segunda vez que você me sacanear, a culpa é minha". É tiro e queda, e o brasileiro não constata essa lógica!!!
Desde a redemocratização a gente vê essas murrinhas do PMDB, do PSDB e do PT M A C I Ç A M E N T E no poder!!! Aí, a gente olha pra um cara desses que fala na televisão: "Já é o meu sexto mandado, você me conhece"... e BLÁ BLÁ BLÁ, e vai a anta do eleitor brasileiro e acha aquilo o máximo... "Poxa, se o cara já está lá há esse tempo todo, ele é bom!!!! Eu vou votar nele de novo!!!!!" (...) E vai esperra que as coisas mudem???

Depois eu falo pra todo mundo que a gente deve procurar alternativas a isso, como votar no PCB, PC do B, PSOL, e esses pequenos partidos de esquerda, e todo mundo me fala: "O que, cara, você é doido??? Você tem que vota rnum cara que tem 'vida pública', que está sempre aí"... Beleza... esses caras estão aí, e arregaçam o país!!!!

A Dilma já mandou o ministro do Turismo ir viajar (e não voltar) uma cacetada de vezes!!!!

Nossa, como esse negócio de política prospera para esses caras... como eles riem da nossa cara!!! Política é um espetáculo, cara...




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#51 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 18, 2011 11:56 am

Particularmente, sou contra a separação. Mas como não sou eu que decido, nada mais a declarar.

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Hader

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#52 Mensagem por Hader » Sex Nov 18, 2011 2:09 pm

Novos estados...velhos coronéis. Já nascerão com donos chancelados. Uma bela oportunidade de dar aos pistoleiros dos grotões um status mais adequado ao mundo globalizado e digital... Vivemos no país do acessório, onde o rabo abana o cachorro e a clientela paga pelo serviço que ela própria realiza. Vai entender.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#53 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 18, 2011 5:55 pm

Hader escreveu:Novos estados...velhos coronéis. Já nascerão com donos chancelados. Uma bela oportunidade de dar aos pistoleiros dos grotões um status mais adequado ao mundo globalizado e digital... Vivemos no país do acessório, onde o rabo abana o cachorro e a clientela paga pelo serviço que ela própria realiza. Vai entender.
Pois é meu amigo... é triste, mas é verdade :( :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8752
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#54 Mensagem por prp » Sex Nov 18, 2011 6:31 pm

Enlil escreveu:
prp escreveu:Quando vim embora do amazonas fiquei hospedado em um hotel em Manaus e lá tinha um funcionário da petrobras. Ele disse que em um poço que encontraram lá tinha mais vasao que todos os poços do nordeste juntos, que ja estavam iniciando a perfuraçao. O problema seria o escoamento, e iniciaram obras de um oleoduto até coari.
O gasoduto Urucu-Coari-Manaus foi inaugurado em novembro de 2009.



[].
Não é esse ai não, é outro. Há um gargalo no escoamento da produção.




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#55 Mensagem por Bruno Falcão » Sex Nov 18, 2011 7:28 pm

prp escreveu:
Enlil escreveu: O gasoduto Urucu-Coari-Manaus foi inaugurado em novembro de 2009.



[].
Não é esse ai não, é outro. Há um gargalo no escoamento da produção.
Deve ser a que vai ligar a bacia do solimões à Coari e de lá para Manaus, segue um trecho de um blog:

Petrobras obtém licença de gasoduto do Juruá a Urucu, no Amazonas

Descoberta de 1978 terá viabilidade econômica.

A Petrobras acaba de obter licença do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) de um gasoduto de 140 quilômetros para explorar as reservas de Aracanga, no Juruá, até o Polo Arara, em Urucu, o que na prática torna comercial a grande jazida de gás descoberta em 1978. O anúncio foi nesta segunda-feira (17) feito pelo gerente geral da Unidade de Negócios no Amazonas, Luiz Ferradans, durante as comemorações dos 25 anos de descoberta do campo de Urucu.

A empresa utilizou novas tecnologias para testar com sucesso a capacidade de quatro poços que ficaram inativos desde a descoberta e comprovou vazão de 600 metros cúbicos (m³) a 800 m³/dia de gás natural. O gasoduto Juruá-Araracanga-Urucu é parte dos investimentos de US$ 3,4 bilhões que a companhia planeja aplicar no Estado, direcionados para a Bacia do Solimões, em Urucu, e para a Bacia do Amazonas, em Silves.
http://petroleoegasnoamazonas.blogspot. ... to-do.html




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#56 Mensagem por suntsé » Sex Nov 18, 2011 9:28 pm

Eu sou a favor de da divisão do pará por uma questão simples: O estado do Pará é muito extenso, muitas regiões do interior do estado são territórios sem lei, dominadas por coronéis......onde acontece todo tipo de ilegalidade. O Governo do Pará não é capaz de administrar um território tão imenso...mesmo que o governo do pará fosse o governo mais sério do Brasil, não daria conta do recado sozinho....

Por isso faz necessário dividir o estado do Pará em mais estado, eu sou a favor da divisão do amazonas também. Eu meu ver a divisão desses 2 estados ajudaria a desenvolver a região economicamente, socialmente e populacionalmente ( ocupação do território é essencial para defesa da nossa soberania). Os estados do Amazonas e Para são pouco povoados, o amazonas tem várias regiões vazias inclusive na fronteira....eu acho esses imensos vazios demográficos uma ameaça a segurança do país.

Enfim, acho OTIMO A DIVISÂO.....mas infelizmente acho que o povão vai rejeitar o projeto..por regionalismos estúpidos ou por causa do papo de corrupção e bla bla bla.

Enfim,,devemos deixar de consolidar nossa presença na Amazônia, devemos deixar de buscar desenvolver estas regiões....devemos ficar numa posição cômoda e não arriscar soluções para desenvolver a Amazônia...porque somos pessoas de mentalidade atrasada e que temos absoluta fé na nossa incompetência.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#57 Mensagem por faterra » Sex Nov 18, 2011 11:35 pm

O único desenvolvimento e enriquecimento que acontecerá por lá são os bolsos dos governantes, políticos, das madeireiras, dos garimpos, dos grandes grilheiros, dos "verdadeiros donos" destas vastidões. A população? Esta coitada, se sobreviver, vai se fuder mais ainda. Sem falar nos zóios e zoreias dos abutres ambientalistas internacionais, que botarão a boca no trombone numa campanha sem trégua para "internacionalizar" a metade do país. É desta vez que as FA's, impotentes, acabarão por arrancar os cabelos da cabeça e passarão a arrancar os cabelinhos do @$. Com as zunhas.
Enquanto isso, em terras brasilienses, a tranqüilidade e os devaneios dos "lulinhas paz e amor", como se estivessem imersos em nuvens inebriantes. O Brasil é lindo! Cheio de amor prá dar!
Sai de retro satanás! Excomungado dos infernos!
Minha humilde e temerosa opinião!




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
gaul
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Set 13, 2009 12:30 am

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#58 Mensagem por gaul » Sex Nov 18, 2011 11:39 pm

Com o Mato Grosso deu certo, por que com o Pará não daria? :?:




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#59 Mensagem por faterra » Sex Nov 18, 2011 11:53 pm

Deu mesmo! Quem é o maior plantador individual de soja do mundo? Quem é o maior incentivador camuflado da derrubada do que resta de floresta amazônica, juntamente com as madeireiras, os carvoeiros e os donos das grandes fazendas de nelores e outros mimos?
A quem pertence o feudo de Tocantins?
Enfim...




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Tapajós e Carajás: Mais 2 Estados na Federação?

#60 Mensagem por faterra » Sex Nov 18, 2011 11:58 pm

Gaul! Antes que eu me esqueça: seja bemvindo. Você está entrando em um território fértil de gente boa e cheia de sabedoria e conhecimentos. E de gente simples e turrona como eu. 8-] [009]




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Responder