Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8701 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 7:46 pm

DELTA22 escreveu:Às vezes acho que a FAB é um poço sem fundo de vaidades... :?

[]'s a todos.
Agora é culpa da FAB?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8702 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 7:52 pm

FCarvalho escreveu:a FAB levará ainda, não poucos anos para conformar-se a operar equipamentos russos diversos, que foram/são feitos à luz de outras concepções de usos e operação com os quais ela não está acostumada, quando não, tem péssimas referencias.

pode demorar, mas eles vão acostumar-se ao fato de ter de corta o cordão umbilical que a unia fortemente à
cultura material, logistica e intrucional americana. até que se forme uma doutrina nacional.

e quando isso acontecer, pouco importará se o heli, caça ou pneu usados serão made in conchichina ou na borracharia do seu zé.

abs.
A FAB JÁ opera material russo, basta olhar um pouco atrás aqui no forum e ver a campanha de emprego do POTI em Cachimbo. Operar mais a fundo que isso, só em combate real.

E a FAB tambem já tem sua doutrina de logistica nacional ( http://www.ila.aer.mil.br/ ).
Se existe uma influencia americana? É obvio, como em muita coisa na nossa sociedade. Mas tambem existe uma influencia francesa, entre outras.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8703 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 7:53 pm

Enlil escreveu:
ernando escreveu: Cara, é lógico que o MI-35 é infinitamente superior ao Esquilo, os pilotos de asas rotativas estão vibrando por voarem o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, jamais iriam querer voltar ao anterior, não seja superficial. O esquadrão Poti vive uma revolução e está aprendendo muito com a implantação do novo vetor. Todavia, havia coisa melhor para se comprar, todo mundo sabe que o heli de ataque escolhido pela FAB era o Mangusta.
Não, não estou sendo "superficial", isso se chama força de expressão. Não lhe conheço, por isso não quero ser mal educado; no entanto uma coisa não deixa de me causar uma profunda estranheza dentro da "FAB": suspeito que essa "vozes de dentro da Força" só surgem quando se trata de equipamento russo ou françês, mesmo que este substitua com qualidade e poder de dissuasão infinatamente superior o que se operava antes.

Por outro lado, quando se trata de uma determinada fonte poder vir avião torto, com cablagem ferrada ou que esteve estocado décadas no deserto que eles ficam mais felizes que pinto no lixo!

Agora, repetindo tua citação:
ernando escreveu:Passei uns dias em Porto Velho semana passada. Pelo que vi e ouvi, digo com todas as letras, aos russófilos de plantão: nunca mais a FAB compra algo da Rússia, a não ser que seja imposto guela abaixo pelo governo. Quem serve no Poti, ou conhece pessoalmente alguém do esquadrão, sabe do que estou falando. Ah! Não vale dizer que viu militar elogiando o vetor em entrevista...
Segundo sua fonte quem serve no Poti está insatisfeito com a aeronave imposta goela abaixo pelo Governo.

Só que agora vens me dizer que com um dos motivos seria a preferência da FAB pelo Mangusta! Então o problema é o vetor ou são as "preferências".

Buenas, sendo assim, caímos no mesmo dilema do FX-2: Quem seria essa "FAB"? Quem "serve" no esquadrão Poti? E se "não vale dizer que viu militar elogiando o vetor em entrevista..." Está valendo um anônimo "pelo que vi e ouvi"?

Me desculpe, mas para mim a primeira sentença é tão problemática quanto a segunda. Sobretudo pela enxurrada de contra-informação que aparece na internet.



[].
Todo mundo diz tudo por ai, mas a culpa sempre é da FAB...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8704 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 7:59 pm

Enlil escreveu:
Alcantara escreveu:E por falar em UH-60 e instalação de canhão, olha só que interessante...

AN/AWS-2 RAMICS
Still in development as of 2003, the Rapid Airborne Mine Clearance System (RAMICS) can be considered an armament subsystem (and one of the largest guns ever fitted to a helicopter), though its intended targets are strictly naval mines. Consisting of a single modified Mk 44 Mod 0 30mm cannon firing the Mk 248 Mod 1 Armor-Piercing Fin-Stabilized Discarding-Sabot Tracer (APFSDS-T) round, the RAMICS was intended to be mounted in the cabin of the MH-60S helicopter, and using its associated sensor package, target and neutralize naval mines at relatively shallow depths. The system is designed to provide a quick and effective mine clearance capability to complement existing methods and others under development for the Navy's Airborne Mine Countermeasures (AMCM) Program.

:arrow: http://en.wikipedia.org/wiki/U.S._helic ... subsystems

Imagem
Eles adotaram essa configuração? Aparentemente, chute de leigo, uma canhão tão pesado nessa disposição poderia causar problemas de estabilidade, logo, de precisão. Sem falar nos esforços estruturais.



[].
A precisão não é problema, desde que se tenha o sistema de tiro adequado.
O modelo MH-60 DAP utiliza um canhão de 30mm semelhante sem problemas.
Já o problema estrutural existe sim, dito pelos proprios pilotos do 160 SOAR.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8705 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 8:31 pm

FCarvalho escreveu:
cb_lima escreveu: Ao que parece muita gente por lá não gosta nem um pouco da idéia de ter os Mi-35...

Eu acho que existe ainda muito preconceito nas nossas FAs.

:(

[]s
CB_Lima
CB, eu particularmente creio que, infelizmente para a própria FAB, e para nós, sociedade que a sustentamos e queremos o melhor para ela - mesmo que esse melhor não venha com a etiqueta "made in USA" - e ideologices e crendices fora a parte, ainda existe, e muito, preconceito não só naquela força, como de resto no EB e na MB.

vamos demorar ainda um bom tempo para ultrapassarmos certos paradigmas enraizados desde as academias na mentalidade de nossos oficiais generais.

mas como diria o ditado: "o melhor remédio é o tempo."

abs

São missões distintas, acreditem.
A Força Aerea mais bem servida de helicopteros de ataque no mundo é a de Israel, e mesmo assim eles querem armar seus H-60.
Por que?
Aqui vai uma dica: pagina 126! http://www.rand.org/pubs/monographs/2011/RAND_MG835.pdf

Achar que um AH-60 vai competir com um MI-35 é o mesmo que achar que o A-1/F-5 vai competir com um A-29.
Vamos lembrar da teoria dos conjuntos?
Então, existe claramente uma area que é comum a ambos os projetos, mas nem de longe isso que dizer que um pode substituir o outro.

E alias, quem foi que disse que os H-60 serão armados para fazer escolta de outras aeronaves em C-SAR?


ps: quando a FAB compra as aeronaves "peladas" é burra, quando quer colocar um "terno" nas MESMAS aeronaves esta inventando moda, sendo preconceituosa, apertando a "coleira"... :wink:




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8706 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 8:34 pm

EDSON escreveu:Acho que este negócio de armar os BH não vai passar de de dois ou três por Gav/8º.
Vai sim.
Pelo menos essa é a ideia: coloca-lo no mesmo patamar do HUEY utilizado no Pantera, e provavelmente somente naquele esquadrão.

Só para constar, TODOS os H-60 já vieram armados.
O que se quer é colocar outros armamentos e equipamentos.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8707 Mensagem por sapao » Dom Nov 20, 2011 8:43 pm

cb_lima escreveu:
Pablo Maica escreveu: Vamos lembrar de uma coisa, o Pantera é o laboratório da FAB quando se refere a asas rotativas, foi o berço do NVG, tem o curso de operações aéreas especiais, desenvolvimento de doutrinas entre outras funções...

Acho que o armamento desses BH passa muito mais por um questão, digamos, didática do que meramente operacional.

Um abraço e t+ :D
Pablo, tomara que você esteja correto :)

Por outro lado o laboratório de "ataque" da FAB é (era) o Poti...

Mas enfim... tomara que você esteja correto e assim será ótimo ver os BH Armados e Não Armados operando ao lado dos EC-725 e Mi-35.

:)

[]s
CB_Lima
Pablo, não é didática não, é operacional mesmo.

CB, o Pantera foi o berço do emprego armado na aviação de asas rotativas na FAB.
Alias, contrariando ordens superiores. Uma historia para outra hora.

O pessoal do POTI teve o grande merito de ver essa oportunidade e envidou esforços para aproveitar o vetor limitado que tinha e se especializou tambem.
Teve ajuda do Pantera em algumas fases (como no emprego Ar-Ar), mas fez muito por esforço proprio e por isso foi escolhido para receber o MI-35 (que inicialmente seriam divididos entre o 5/8 e o 2/8, mas essa historia tambem e para outra hora).
Hoje cada um é um laboratorio de emprego em separado, atrelado ao vetor que possui.
E mesmo assim ainda compartilham muitas ideias, dentro do que é possivel.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8708 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 20, 2011 8:48 pm

Sapão, dava pra ti criar um tópico sobre essas histórias, devem ser muito interessantes. Algo tipo "Asas rotativas na FAB" voltado só para essa parte histórica. :)


E claro, quam mais souber de historias da aviação de asas rotativas também poderia contribuir.



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8709 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 20, 2011 9:15 pm

sapao escreveu:Pablo, não é didática não, é operacional mesmo.

CB, o Pantera foi o berço do emprego armado na aviação de asas rotativas na FAB.
Alias, contrariando ordens superiores. Uma historia para outra hora.

O pessoal do POTI teve o grande merito de ver essa oportunidade e envidou esforços para aproveitar o vetor limitado que tinha e se especializou tambem.
Teve ajuda do Pantera em algumas fases (como no emprego Ar-Ar), mas fez muito por esforço proprio e por isso foi escolhido para receber o MI-35 (que inicialmente seriam divididos entre o 5/8 e o 2/8, mas essa historia tambem e para outra hora).
Hoje cada um é um laboratorio de emprego em separado, atrelado ao vetor que possui.
E mesmo assim ainda compartilham muitas ideias, dentro do que é possivel.
Valeu pelas Info... Pablo e sapao!!

E vamos aguardar e ver esses helis todos operando juntos :)

[100] [009]
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8710 Mensagem por Alcantara » Seg Nov 21, 2011 2:39 pm

sapao escreveu:ps: quando a FAB compra as aeronaves "peladas" é burra, quando quer colocar um "terno" nas MESMAS aeronaves esta inventando moda, sendo preconceituosa, apertando a "coleira"... :wink:
Hahaha... boa!!!! :lol:

O negócio é falar mal da Geni. Digo, da FAB! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8711 Mensagem por Alitson » Seg Nov 21, 2011 9:58 pm

sapao escreveu:
EDSON escreveu:Acho que este negócio de armar os BH não vai passar de de dois ou três por Gav/8º.
Vai sim.
Pelo menos essa é a ideia: coloca-lo no mesmo patamar do HUEY utilizado no Pantera, e provavelmente somente naquele esquadrão.

Só para constar, TODOS os H-60 já vieram armados.
O que se quer é colocar outros armamentos e equipamentos.
Na verdade para Manaus e Santa Maria, até 2014, FLIR III, RWR, Chaff/Flares, "asas", pods de foguetes e canhões para tiro frontal. Seriam os mesmos e estariam disponíveis para os Black Hawk e Puma 66.

Até aonde sei seria isso.

[]s




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8712 Mensagem por sapao » Ter Nov 22, 2011 10:51 pm

Pode ser, mas não sei se viriam com armamento completo para Manaus pois isso implicaria em uma mudança Doutrinária da unidade.
Pode ser feito é claro, mas vai ser bem mais complexo do que implantar em Santa Maria.

ps: desculpa a ignorancia, mas quem é o Puma 66?

ps2: confirmado a chegada de mais 02 H-60 em Dezembro, já saiu no DOU.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8713 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Nov 22, 2011 11:38 pm

Enquanto isso ninguém fala nada dos Mi-35. "Jisuis", antes de ser banido, continuava insistindo no cancelamento do negocio. Trágico.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8714 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 23, 2011 12:00 am

Luiz Bastos escreveu:Enquanto isso ninguém fala nada dos Mi-35. "Jisuis", antes de ser banido, continuava insistindo no cancelamento do negocio. Trágico.

Por que esse tópico é específico sobre o Mi-35?




Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8715 Mensagem por prp » Qua Nov 23, 2011 12:26 am

:?: :?: O que tem a ver MI35 com tópico específico? Não se pode falar do hind aqui?




Responder