TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Boss
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62101 Mensagem por Boss » Ter Nov 15, 2011 1:23 pm

sapao escreveu:
jumentodonordeste escreveu:Realmente, o talharim nunca fez tanto sentido. :lol:
Nos, como entusiastas, podemos nos dar ao luxo de achar que um caça é a coisa mais importante do mundo.
Mas alguem aqui se lembra como começou a EMBRAER?
E vendendo que tipo de produto ela se manteve?

Dois pontos:
1-Para o que precisamos hoje, nossa aviação de caça está restrita, mas ainda com alguma capacidade.
Temos nucleos de conhecimento que são limitados pelos equipamentos, mas não pela Doutrina. Portanto temos o mais importante que é o material humano.

2-Qualquer que seja o F-X, do momento do contrato até a entrada em operação ele já vai estar defasado.
E não adianta falar em TOT, porque nunca vai pagar o dinheiro que foi gasto, e acho que isso é senso comum por aqui.
Vamos adquirir algo que foi projetado por outrem para outras necessidades e adapta-lo aqui da melhor maneira possivel.

Partindo disso, alguem tem duvida que um projeto como o 390 tem muito mais valor estrategico do que o F-X?
Vai capacitar a EMBRAER a produzir uma aeronave cargueira de grande porte, com perspectiva de substituir o C-130 (cerca de 700 unidades, fora as especificas) e alguns modelos da antiga URSS.
Se tudo ocorrer como previsto, deverá ser para o mercado da Defesa da EMBRAER o que o 145 foi para o mercado civil.

E só não ve quem não quer que ele, caso haja essa vontade, vai abrir as portas para um projeto que vai complementar/substituir o F-X daqui a 20/25 anos.
Que assim como o 390 será projetado aqui, com as nossas preferencias e visando nossas necessidades.
Teremos assim quase toda nossa frota projetada por aqui, o que é muito proximo do ideal e com certeza o mais factivel atualmente.


Mas isso é o que eu acho.
[2]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62102 Mensagem por gogogas » Ter Nov 15, 2011 9:41 pm

Vamos rezar,orar ,ou outra coisa para que o FX saia em 2012 ...o novela qua não acaba :?




Gogogas !
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62103 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Nov 16, 2011 11:25 am

Boss escreveu:
sapao escreveu: Nos, como entusiastas, podemos nos dar ao luxo de achar que um caça é a coisa mais importante do mundo.
Mas alguem aqui se lembra como começou a EMBRAER?
E vendendo que tipo de produto ela se manteve?

Dois pontos:
1-Para o que precisamos hoje, nossa aviação de caça está restrita, mas ainda com alguma capacidade.
Temos nucleos de conhecimento que são limitados pelos equipamentos, mas não pela Doutrina. Portanto temos o mais importante que é o material humano.

2-Qualquer que seja o F-X, do momento do contrato até a entrada em operação ele já vai estar defasado.
E não adianta falar em TOT, porque nunca vai pagar o dinheiro que foi gasto, e acho que isso é senso comum por aqui.
Vamos adquirir algo que foi projetado por outrem para outras necessidades e adapta-lo aqui da melhor maneira possivel.

Partindo disso, alguem tem duvida que um projeto como o 390 tem muito mais valor estrategico do que o F-X?
Vai capacitar a EMBRAER a produzir uma aeronave cargueira de grande porte, com perspectiva de substituir o C-130 (cerca de 700 unidades, fora as especificas) e alguns modelos da antiga URSS.
Se tudo ocorrer como previsto, deverá ser para o mercado da Defesa da EMBRAER o que o 145 foi para o mercado civil.

E só não ve quem não quer que ele, caso haja essa vontade, vai abrir as portas para um projeto que vai complementar/substituir o F-X daqui a 20/25 anos.
Que assim como o 390 será projetado aqui, com as nossas preferencias e visando nossas necessidades.
Teremos assim quase toda nossa frota projetada por aqui, o que é muito proximo do ideal e com certeza o mais factivel atualmente.


Mas isso é o que eu acho.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62104 Mensagem por Loki » Qua Nov 16, 2011 5:23 pm

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62105 Mensagem por GDA_Fear » Qua Nov 16, 2011 9:39 pm

Cara eu fiz um seminário sobre a Embraer, seu processo de internacionalização e afins... da uma olhada nessa entrevista...


Se a Embraer quiser ela faz chover, basta ter um pouco de apoio, mas é apoio sério e não um faz de conta.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62106 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 17, 2011 11:20 am

gogogas escreveu:Vamos rezar,orar ,ou outra coisa para que o FX saia em 2012 ...o novela qua não acaba :?
Orar? Já passou da hora de orar. Agora é hora dos sacrifícios humanos, como as grandes civilizações pré-colombianas da América de Sul, Central e México faziam. [003] Jogo de futebol e o time derrotado é decapitado.
AlbertoRJ escreveu:Uma lápide:

Aqui jaz o terceiro programa em importância para a TAB, digo, FAB:

FX-2, descanse em paz!

Vamos seguir discutindo as prioridades: o KC-390 e a modernização do C-95.

[032] [081]

[]'s
O fato de que os dois mais importantes programas da FAB dizem respeito à aviação de transporte, só serve pra mostrar que a Força se conformou com sua mediocridade e desistiu de sua função primária. Hora de acabar com o a FAB e voltar a aviação de combate pra gerência do Exército.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62107 Mensagem por hotm » Qui Nov 17, 2011 12:21 pm

esse Fx-2 esta morto? ou como em Portugal se diz em "águas de bacalhau"?
Porque o Brasil não compra compra um caça de 2ªlinha em vez de comprar de 1ª e produz
na brilhante Embraer?
Quantos mais anos vão durar os Mirage, F-5 e AMX?

O Brasil para potencia regional esta muito mal armado.

Abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62108 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 17, 2011 2:03 pm

hotm escreveu:esse Fx-2 esta morto? ou como em Portugal se diz em "águas de bacalhau"?
Porque o Brasil não compra compra um caça de 2ªlinha em vez de comprar de 1ª e produz
na brilhante Embraer?
Quantos mais anos vão durar os Mirage, F-5 e AMX?

O Brasil para potencia regional esta muito mal armado.


Abraço
Concordo plenamente. A rússia já nos ofereceu uns MIG-29 de segunda-linha e modernizados pro padrão de aviônicos e armamentos do MIG-35, mas olhamos pro outro lado e fingimos que não era conosco.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62109 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Nov 17, 2011 6:57 pm

Turquia começa a desenvolver novo caça



A Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.

O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.

Nos eventos corridos do Dubai Airshow, Stephen Trimble do site The DEW Line conseguiu marcar uma entrevista cerca de 5 minutos de duração sobre o estudo TFX com Ali Guldogan Yilmaz, que é vice-presidente de estratégia e programas de cooperação na TAI.

O estudo precisa responder um monte de perguntas. Estas incluem: Será que o caça terá um motor ou dois? Caudas inclinada ou uma vertical? A TAI ainda não sabe, mas o estudo vai determinar, disse Guldogan. O estudo também está enfrentando problemas industriais. A Turquia vai liderar o desenvolvimento por si só, ou participar de um programa de desenvolvimento com a Coreia do Sul, o Brasil ou outro país? No início de 2013, a TAI vai apresentar um relatório com as recomendações ao Ministério da Defesa, que tomará as decisões finais, disse Guldogan.

Não houve tempo, infelizmente, para fazer perguntas mais amplas a Guldogan. Entre elas: Por que a Turquia acha que precisa construir seu próprio caça?

A existência do TFX significa que a Turquia se juntou a uma interessante tendência global. É importante entre várias nações, com crescente influência econômica e política, não ser forçadas a depender de aviões de combate dos EUA, Rússia e Europa Ocidental. A China, Índia e Japão já desenvolveram suas próprias aeronaves militares e comerciais. Agora, a Coreia do Sul, Brasil e Turquia parecem querer entrar para o clube.

Já mostramos aqui algumas notícias sobre o KF-X da Coréia do Sul. O Brasil, por sua vez, anunciou em 2009 os planos para desenvolver uma “caça de quinta geração”, em 2025, usando tecnologias transferidas do contrato de caça F-X2 que agora está atrasado.

Curiosamente, a Turquia tem sido associada como uma possível parceira de desenvolvimento da Coréia do Sul e Brasil. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul anunciou que a Turquia provavelmente vai aderir ao programa KF-X no próximo ano. O Eurofighter, enquanto isso, previu, numa análise de mercado de caças divulgado no Salão Aéreo de Seul que a Turquia poderá ser o parceiro com o Brasil em seu lugar.

Seja o que for que a Turquia decida fazer, o programa TFX representa uma notável tendência para os gigantes da indústria mundial de aviões de combate – e talvez preocupante. Alguns desses gigantes pode ser perdoados, então, por pensarem que alguns de seus clientes mais confiáveis estão tomando algumas más decisões.

“Acho que há um monte de lugares que são excessivamente ambiciosos”, disse Jeff Kohler, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing e ex-chefe da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) dos EUA. “Eu não quero dizer num sentido negativo que eles não podem fazê-lo. Quantas entradas de caça no mercado são possíveis? Este mercado está ficando menor e não maior.”

A Coreia do Sul tem orçamento de US$ 5 bilhões para desenvolver um caça de próxima geração em cerca de 10 anos – uma projeção de custos que alguns membros da indústria ocidental dizem ser terrivelmente irreal. “Este não é um jogo para os fracos de coração”, disse Kohler. “A indústria dos EUA precisou de 10 anos e bilhões de dólares simplesmente para desenvolver um radar com antena de varredura eletrônica ativa (AESA)”, acrescentou.

Paul Oliver, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Oriente Médio e África na Boeing, disse que acredita que tais programas são realmente tentativas das indústrias nacionais para se colocar na cadeia de valor do mercado aeroespacial global. Os países não tem uma boa chance de fazer um caça competitivo, disse ele.

Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62110 Mensagem por Boss » Qui Nov 17, 2011 7:14 pm

Com a vontade que temos, viveremos de programas patéticos como o FX-2.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62111 Mensagem por NovaTO » Qui Nov 17, 2011 7:21 pm

thelmo rodrigues escreveu:Turquia começa a desenvolver novo caça



A Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.

O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.


Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
Esta é uma oportunidade única.

O Brasil deveria assinar já, um memorando de entendimento para a Embraer participar nesse Estudo de Viabilidade.

Mesmo que não dê em nada, o aprendizado seria grande. Acredito que tanto a TAI, como a Embraer, precisam de uma empresa que dê apoio no aspecto de expertise em projeto de caças. SAAB, Dassault e BAE/EADS poderiam ser esses consultores, ajudando a resolver os gargalos que surgirão durante o desenvolvimento do projeto.

Para os sistemas como motor, radar, sistemas de defesa eletrônicos, deveria se adotar o que existe no mercado, sem ficar “reeinvantando a roda”. Ou seja, diminuir o custo total do projeto/desenvolvimento.

Ex: Motor: EJ-220 ou GE414. Radar: AN-APG80 ou E-Captor. Sistemas de defesa: Spectra ou o Pretorian.


[]‘s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62112 Mensagem por Boss » Qui Nov 17, 2011 7:27 pm

Vai assinar nada, já desisti da parte de caças. É só decepção, vergonha, raiva...




Editado pela última vez por Boss em Qui Nov 17, 2011 10:17 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62113 Mensagem por Franz Luiz » Qui Nov 17, 2011 10:07 pm

Concordo que é uma oportunidade excelente, mas as implicações são complexas para os associados.
Caso este avião seja desenvolvido juntamente com a Coreia provavelmente usará maior parte de componentes americanos (provavelmente). Penso isso lembrando do T-50 e de toda a aviação Coreana e Turca.
Talvez a Turquia queira uma versão com outros componentes. Ou não.
Com mais de um participante começam a entrar diversos interesses geoestratégicos que nem sempre serão
equacionados.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62114 Mensagem por Matheus » Sex Nov 18, 2011 1:00 am

Não levo muita fé neste programa. Me parece que daí sairia no máximo um "GRIPEN NG" da vida.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62115 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 18, 2011 5:21 am

Isso está com cara da pressão turca por uma maior fatia do F-35.

:)

[]s
CB_Lima




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