[2]sapao escreveu:Nos, como entusiastas, podemos nos dar ao luxo de achar que um caça é a coisa mais importante do mundo.jumentodonordeste escreveu:Realmente, o talharim nunca fez tanto sentido.
Mas alguem aqui se lembra como começou a EMBRAER?
E vendendo que tipo de produto ela se manteve?
Dois pontos:
1-Para o que precisamos hoje, nossa aviação de caça está restrita, mas ainda com alguma capacidade.
Temos nucleos de conhecimento que são limitados pelos equipamentos, mas não pela Doutrina. Portanto temos o mais importante que é o material humano.
2-Qualquer que seja o F-X, do momento do contrato até a entrada em operação ele já vai estar defasado.
E não adianta falar em TOT, porque nunca vai pagar o dinheiro que foi gasto, e acho que isso é senso comum por aqui.
Vamos adquirir algo que foi projetado por outrem para outras necessidades e adapta-lo aqui da melhor maneira possivel.
Partindo disso, alguem tem duvida que um projeto como o 390 tem muito mais valor estrategico do que o F-X?
Vai capacitar a EMBRAER a produzir uma aeronave cargueira de grande porte, com perspectiva de substituir o C-130 (cerca de 700 unidades, fora as especificas) e alguns modelos da antiga URSS.
Se tudo ocorrer como previsto, deverá ser para o mercado da Defesa da EMBRAER o que o 145 foi para o mercado civil.
E só não ve quem não quer que ele, caso haja essa vontade, vai abrir as portas para um projeto que vai complementar/substituir o F-X daqui a 20/25 anos.
Que assim como o 390 será projetado aqui, com as nossas preferencias e visando nossas necessidades.
Teremos assim quase toda nossa frota projetada por aqui, o que é muito proximo do ideal e com certeza o mais factivel atualmente.
Mas isso é o que eu acho.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Boss
- Sênior
- Mensagens: 4136
- Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2182
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Vamos rezar,orar ,ou outra coisa para que o FX saia em 2012 ...o novela qua não acaba
Gogogas !
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
X3Boss escreveu:[2]sapao escreveu: Nos, como entusiastas, podemos nos dar ao luxo de achar que um caça é a coisa mais importante do mundo.
Mas alguem aqui se lembra como começou a EMBRAER?
E vendendo que tipo de produto ela se manteve?
Dois pontos:
1-Para o que precisamos hoje, nossa aviação de caça está restrita, mas ainda com alguma capacidade.
Temos nucleos de conhecimento que são limitados pelos equipamentos, mas não pela Doutrina. Portanto temos o mais importante que é o material humano.
2-Qualquer que seja o F-X, do momento do contrato até a entrada em operação ele já vai estar defasado.
E não adianta falar em TOT, porque nunca vai pagar o dinheiro que foi gasto, e acho que isso é senso comum por aqui.
Vamos adquirir algo que foi projetado por outrem para outras necessidades e adapta-lo aqui da melhor maneira possivel.
Partindo disso, alguem tem duvida que um projeto como o 390 tem muito mais valor estrategico do que o F-X?
Vai capacitar a EMBRAER a produzir uma aeronave cargueira de grande porte, com perspectiva de substituir o C-130 (cerca de 700 unidades, fora as especificas) e alguns modelos da antiga URSS.
Se tudo ocorrer como previsto, deverá ser para o mercado da Defesa da EMBRAER o que o 145 foi para o mercado civil.
E só não ve quem não quer que ele, caso haja essa vontade, vai abrir as portas para um projeto que vai complementar/substituir o F-X daqui a 20/25 anos.
Que assim como o 390 será projetado aqui, com as nossas preferencias e visando nossas necessidades.
Teremos assim quase toda nossa frota projetada por aqui, o que é muito proximo do ideal e com certeza o mais factivel atualmente.
Mas isso é o que eu acho.
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Cara eu fiz um seminário sobre a Embraer, seu processo de internacionalização e afins... da uma olhada nessa entrevista...
Se a Embraer quiser ela faz chover, basta ter um pouco de apoio, mas é apoio sério e não um faz de conta.
Se a Embraer quiser ela faz chover, basta ter um pouco de apoio, mas é apoio sério e não um faz de conta.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6826
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Orar? Já passou da hora de orar. Agora é hora dos sacrifícios humanos, como as grandes civilizações pré-colombianas da América de Sul, Central e México faziam. Jogo de futebol e o time derrotado é decapitado.gogogas escreveu:Vamos rezar,orar ,ou outra coisa para que o FX saia em 2012 ...o novela qua não acaba
O fato de que os dois mais importantes programas da FAB dizem respeito à aviação de transporte, só serve pra mostrar que a Força se conformou com sua mediocridade e desistiu de sua função primária. Hora de acabar com o a FAB e voltar a aviação de combate pra gerência do Exército.AlbertoRJ escreveu:Uma lápide:
Aqui jaz o terceiro programa em importância para a TAB, digo, FAB:
FX-2, descanse em paz!
Vamos seguir discutindo as prioridades: o KC-390 e a modernização do C-95.
[]'s
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
esse Fx-2 esta morto? ou como em Portugal se diz em "águas de bacalhau"?
Porque o Brasil não compra compra um caça de 2ªlinha em vez de comprar de 1ª e produz
na brilhante Embraer?
Quantos mais anos vão durar os Mirage, F-5 e AMX?
O Brasil para potencia regional esta muito mal armado.
Abraço
Porque o Brasil não compra compra um caça de 2ªlinha em vez de comprar de 1ª e produz
na brilhante Embraer?
Quantos mais anos vão durar os Mirage, F-5 e AMX?
O Brasil para potencia regional esta muito mal armado.
Abraço
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6826
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Concordo plenamente. A rússia já nos ofereceu uns MIG-29 de segunda-linha e modernizados pro padrão de aviônicos e armamentos do MIG-35, mas olhamos pro outro lado e fingimos que não era conosco.hotm escreveu:esse Fx-2 esta morto? ou como em Portugal se diz em "águas de bacalhau"?
Porque o Brasil não compra compra um caça de 2ªlinha em vez de comprar de 1ª e produz
na brilhante Embraer?
Quantos mais anos vão durar os Mirage, F-5 e AMX?
O Brasil para potencia regional esta muito mal armado.
Abraço
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
-
- Sênior
- Mensagens: 2235
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
- Localização: são luis - ma
- Agradeceram: 3 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Turquia começa a desenvolver novo caça
A Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.
O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.
Nos eventos corridos do Dubai Airshow, Stephen Trimble do site The DEW Line conseguiu marcar uma entrevista cerca de 5 minutos de duração sobre o estudo TFX com Ali Guldogan Yilmaz, que é vice-presidente de estratégia e programas de cooperação na TAI.
O estudo precisa responder um monte de perguntas. Estas incluem: Será que o caça terá um motor ou dois? Caudas inclinada ou uma vertical? A TAI ainda não sabe, mas o estudo vai determinar, disse Guldogan. O estudo também está enfrentando problemas industriais. A Turquia vai liderar o desenvolvimento por si só, ou participar de um programa de desenvolvimento com a Coreia do Sul, o Brasil ou outro país? No início de 2013, a TAI vai apresentar um relatório com as recomendações ao Ministério da Defesa, que tomará as decisões finais, disse Guldogan.
Não houve tempo, infelizmente, para fazer perguntas mais amplas a Guldogan. Entre elas: Por que a Turquia acha que precisa construir seu próprio caça?
A existência do TFX significa que a Turquia se juntou a uma interessante tendência global. É importante entre várias nações, com crescente influência econômica e política, não ser forçadas a depender de aviões de combate dos EUA, Rússia e Europa Ocidental. A China, Índia e Japão já desenvolveram suas próprias aeronaves militares e comerciais. Agora, a Coreia do Sul, Brasil e Turquia parecem querer entrar para o clube.
Já mostramos aqui algumas notícias sobre o KF-X da Coréia do Sul. O Brasil, por sua vez, anunciou em 2009 os planos para desenvolver uma “caça de quinta geração”, em 2025, usando tecnologias transferidas do contrato de caça F-X2 que agora está atrasado.
Curiosamente, a Turquia tem sido associada como uma possível parceira de desenvolvimento da Coréia do Sul e Brasil. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul anunciou que a Turquia provavelmente vai aderir ao programa KF-X no próximo ano. O Eurofighter, enquanto isso, previu, numa análise de mercado de caças divulgado no Salão Aéreo de Seul que a Turquia poderá ser o parceiro com o Brasil em seu lugar.
Seja o que for que a Turquia decida fazer, o programa TFX representa uma notável tendência para os gigantes da indústria mundial de aviões de combate – e talvez preocupante. Alguns desses gigantes pode ser perdoados, então, por pensarem que alguns de seus clientes mais confiáveis estão tomando algumas más decisões.
“Acho que há um monte de lugares que são excessivamente ambiciosos”, disse Jeff Kohler, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing e ex-chefe da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) dos EUA. “Eu não quero dizer num sentido negativo que eles não podem fazê-lo. Quantas entradas de caça no mercado são possíveis? Este mercado está ficando menor e não maior.”
A Coreia do Sul tem orçamento de US$ 5 bilhões para desenvolver um caça de próxima geração em cerca de 10 anos – uma projeção de custos que alguns membros da indústria ocidental dizem ser terrivelmente irreal. “Este não é um jogo para os fracos de coração”, disse Kohler. “A indústria dos EUA precisou de 10 anos e bilhões de dólares simplesmente para desenvolver um radar com antena de varredura eletrônica ativa (AESA)”, acrescentou.
Paul Oliver, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Oriente Médio e África na Boeing, disse que acredita que tais programas são realmente tentativas das indústrias nacionais para se colocar na cadeia de valor do mercado aeroespacial global. Os países não tem uma boa chance de fazer um caça competitivo, disse ele.
Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
A Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.
O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.
Nos eventos corridos do Dubai Airshow, Stephen Trimble do site The DEW Line conseguiu marcar uma entrevista cerca de 5 minutos de duração sobre o estudo TFX com Ali Guldogan Yilmaz, que é vice-presidente de estratégia e programas de cooperação na TAI.
O estudo precisa responder um monte de perguntas. Estas incluem: Será que o caça terá um motor ou dois? Caudas inclinada ou uma vertical? A TAI ainda não sabe, mas o estudo vai determinar, disse Guldogan. O estudo também está enfrentando problemas industriais. A Turquia vai liderar o desenvolvimento por si só, ou participar de um programa de desenvolvimento com a Coreia do Sul, o Brasil ou outro país? No início de 2013, a TAI vai apresentar um relatório com as recomendações ao Ministério da Defesa, que tomará as decisões finais, disse Guldogan.
Não houve tempo, infelizmente, para fazer perguntas mais amplas a Guldogan. Entre elas: Por que a Turquia acha que precisa construir seu próprio caça?
A existência do TFX significa que a Turquia se juntou a uma interessante tendência global. É importante entre várias nações, com crescente influência econômica e política, não ser forçadas a depender de aviões de combate dos EUA, Rússia e Europa Ocidental. A China, Índia e Japão já desenvolveram suas próprias aeronaves militares e comerciais. Agora, a Coreia do Sul, Brasil e Turquia parecem querer entrar para o clube.
Já mostramos aqui algumas notícias sobre o KF-X da Coréia do Sul. O Brasil, por sua vez, anunciou em 2009 os planos para desenvolver uma “caça de quinta geração”, em 2025, usando tecnologias transferidas do contrato de caça F-X2 que agora está atrasado.
Curiosamente, a Turquia tem sido associada como uma possível parceira de desenvolvimento da Coréia do Sul e Brasil. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul anunciou que a Turquia provavelmente vai aderir ao programa KF-X no próximo ano. O Eurofighter, enquanto isso, previu, numa análise de mercado de caças divulgado no Salão Aéreo de Seul que a Turquia poderá ser o parceiro com o Brasil em seu lugar.
Seja o que for que a Turquia decida fazer, o programa TFX representa uma notável tendência para os gigantes da indústria mundial de aviões de combate – e talvez preocupante. Alguns desses gigantes pode ser perdoados, então, por pensarem que alguns de seus clientes mais confiáveis estão tomando algumas más decisões.
“Acho que há um monte de lugares que são excessivamente ambiciosos”, disse Jeff Kohler, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing e ex-chefe da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) dos EUA. “Eu não quero dizer num sentido negativo que eles não podem fazê-lo. Quantas entradas de caça no mercado são possíveis? Este mercado está ficando menor e não maior.”
A Coreia do Sul tem orçamento de US$ 5 bilhões para desenvolver um caça de próxima geração em cerca de 10 anos – uma projeção de custos que alguns membros da indústria ocidental dizem ser terrivelmente irreal. “Este não é um jogo para os fracos de coração”, disse Kohler. “A indústria dos EUA precisou de 10 anos e bilhões de dólares simplesmente para desenvolver um radar com antena de varredura eletrônica ativa (AESA)”, acrescentou.
Paul Oliver, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Oriente Médio e África na Boeing, disse que acredita que tais programas são realmente tentativas das indústrias nacionais para se colocar na cadeia de valor do mercado aeroespacial global. Os países não tem uma boa chance de fazer um caça competitivo, disse ele.
Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Boss
- Sênior
- Mensagens: 4136
- Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Com a vontade que temos, viveremos de programas patéticos como o FX-2.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Esta é uma oportunidade única.thelmo rodrigues escreveu:Turquia começa a desenvolver novo caça
A Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.
O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.
Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
O Brasil deveria assinar já, um memorando de entendimento para a Embraer participar nesse Estudo de Viabilidade.
Mesmo que não dê em nada, o aprendizado seria grande. Acredito que tanto a TAI, como a Embraer, precisam de uma empresa que dê apoio no aspecto de expertise em projeto de caças. SAAB, Dassault e BAE/EADS poderiam ser esses consultores, ajudando a resolver os gargalos que surgirão durante o desenvolvimento do projeto.
Para os sistemas como motor, radar, sistemas de defesa eletrônicos, deveria se adotar o que existe no mercado, sem ficar “reeinvantando a roda”. Ou seja, diminuir o custo total do projeto/desenvolvimento.
Ex: Motor: EJ-220 ou GE414. Radar: AN-APG80 ou E-Captor. Sistemas de defesa: Spectra ou o Pretorian.
[]‘s
- Boss
- Sênior
- Mensagens: 4136
- Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Vai assinar nada, já desisti da parte de caças. É só decepção, vergonha, raiva...
Editado pela última vez por Boss em Qui Nov 17, 2011 10:17 pm, em um total de 1 vez.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- Franz Luiz
- Sênior
- Mensagens: 811
- Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
- Localização: Serra da Mantiqueira-MG
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 5 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Concordo que é uma oportunidade excelente, mas as implicações são complexas para os associados.
Caso este avião seja desenvolvido juntamente com a Coreia provavelmente usará maior parte de componentes americanos (provavelmente). Penso isso lembrando do T-50 e de toda a aviação Coreana e Turca.
Talvez a Turquia queira uma versão com outros componentes. Ou não.
Com mais de um participante começam a entrar diversos interesses geoestratégicos que nem sempre serão
equacionados.
Caso este avião seja desenvolvido juntamente com a Coreia provavelmente usará maior parte de componentes americanos (provavelmente). Penso isso lembrando do T-50 e de toda a aviação Coreana e Turca.
Talvez a Turquia queira uma versão com outros componentes. Ou não.
Com mais de um participante começam a entrar diversos interesses geoestratégicos que nem sempre serão
equacionados.
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Não levo muita fé neste programa. Me parece que daí sairia no máximo um "GRIPEN NG" da vida.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Isso está com cara da pressão turca por uma maior fatia do F-35.
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima