O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4126 Mensagem por gribel » Ter Nov 15, 2011 7:25 pm

gaitero escreveu:
Humaita escreveu:Em minha opinião o EB tem duas necessidades prementes a defesa AAAe de áreas estratégicas e das colunas blindadas. As decisões deveriam ser mais rápidas. No caso da defesa AAAe de áreas estratégicas sou da opinião que deveria ser um dos sistemas russos disponíveis, como por exemplo o TOR M2E. Outro aspecto quanto a obtenção destes sistemas esta relacionado as quantidades a serem obtidas, que considero insuficientes. Hoje em minha opinião o EB teria pelo menos as seguintes áreas a serem defendidas, por exemplo, de mísseis de cruzeiro lançados de SSBN ou SNA.
Estas áreas seriama principio:
Complexo nuclear do RJ (Base Naval Itaquai, Usinas de Angra I/II/III, Nuclep ....etc);
Cidade do Rio de Janeiro;
Parque industrial e a cidade de São Paulo;
Parque industrial de São José dos Campos;
Distrito Federal;
Parque industrial e cidade do Recife;
Parque industrial de Aratu e a cidade de Salvador;
Parque industrial e região metropolitana de Porto Alegre.
Quanto a proteção das colunas blindadas a decisão do EB deveria ser a arrojada no sentido de adotar o sistema OZELOT que substituiu o sistema GEPARD.

Sds


Humaita
Humaita, Recife e Salvador, cidade do Rio?!?!

Se vc quer defender estas regiões, vai ter que ter 1 sistema em cada capital do Brasil.

E Itaipú não deve ser protegida?
Se o bicho pegasse eu montava no porco de JF. Ao menos uns pares de caca iriam cair aqui....fato. Ou seja...Não há como cobrir tudo....ou a canela, ou a cabeça. Phodas.
ps: Além do parque industrial e posição estratégica, o Sub Guerra disse que os sordado daqui não valem a marmita que não comem.




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4127 Mensagem por Boss » Ter Nov 15, 2011 8:53 pm

Pepê Rezende escreveu:
Boss escreveu:Não tenho vergonha do meu país. Nunca terei, aliás. Tenho vergonha de quem o comanda.
Quem acabou com a indústria nacional de defesa foi o senhor Collor, aliás, de direita... A esquerda está recomeçando do chão.
thelmo rodrigues escreveu:Creio que o motor que impulsionou/impulsiona certos países do mundo a darem atenção devida às sua respectivas Forças Armadas e indústrias de Defesa seria o fato de já terem experimentado na pele, em seus territórios, os horrores da guerra e por situarem-se em regiões politicamente instáveis, ou com vizinhos militarmente poderosos, o que os obrigaria a dar máxima atenção para sua defesa.
A maioria dos países citados ou passou por situação de embargo (África do Sul) ou pertenceu a blocos políticos econômicos/ideológicos, como a Polônia, durante a Guerra Fria. Uma situação totalmente diversa da nossa.

Pepê
Falei no geral, não jogando a culpa toda nos ombros do governo atual (PT). O governo atual está fazendo até um trabalho razoável pela defesa.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
PRick

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4128 Mensagem por PRick » Ter Nov 15, 2011 9:04 pm

Gente existem muitos sistemas de AAé no mundo, o problema é que nem todos estão sendo oferecidos, e eles de um modo geral custam caro. Sem percebermos tais fatos, de nada adianta o debate aqui. Ele fica estéril do ponto de vista de nossa realidade. Não estamos aqui debatendo AAé de um modo geral. Mas aquilo que faz sentido dentro de nosso quadro.

A realidade atual é que nossa AAé não existe na prática no EB, além de mísseis Manpads e uns poucos 40mm L70 e alguns FILA.

Tem gente lá falando do estado de alguns de nossos blindados, com exceção dos Leo 1A5, e o grande diferencial deles é o contrato de manutenção com o fabricante.

Aí fica complicado falar em plataformas novas sobre lagarta para AAé.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4129 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 15, 2011 9:16 pm

PRick escreveu:Gente existem muitos sistemas de AAé no mundo, o problema é que nem todos estão sendo oferecidos, e eles de um modo geral custam caro. Sem percebermos tais fatos, de nada adianta o debate aqui. Ele fica estéril do ponto de vista de nossa realidade. Não estamos aqui debatendo AAé de um modo geral. Mas aquilo que faz sentido dentro de nosso quadro.

A realidade atual é que nossa AAé não existe na prática no EB, além de mísseis Manpads e uns poucos 40mm L70 e alguns FILA.

Tem gente lá falando do estado de alguns de nossos blindados, com exceção dos Leo 1A5, e o grande diferencial deles é o contrato de manutenção com o fabricante.

Aí fica complicado falar em plataformas novas sobre lagarta para AAé.
Prick

Gepard é uma solução de merda!!! Está claro? É a mesma coisa que ir em casa de macumba para convocar o espírito do general Osório para modernizar a Cavalaria...

Se vier é pelo baixo custo, mas ninguém levou a sério a proposta da KMW. A aposta vai para os mísseis de média altura, que provavelmente serão móveis e sobre rodas.

Sugiro esquecermos esse papo sobre relíquias da Guerra Fria para pensar nas ofertas que realmente interessam ao país.

Pepê

PS: O número de Manpads é bem maior que se imagina.




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Ter Nov 15, 2011 9:41 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4130 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 15, 2011 9:23 pm

Pepê Rezende: "É a mesma coisa que ir em casa de macumba para convocar o espírito do general Osório para modernizar a Cavalaria..."

[018]




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
PRick

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4131 Mensagem por PRick » Ter Nov 15, 2011 9:41 pm

Pepê Rezende escreveu:
PRick escreveu:Gente existem muitos sistemas de AAé no mundo, o problema é que nem todos estão sendo oferecidos, e eles de um modo geral custam caro. Sem percebermos tais fatos, de nada adianta o debate aqui. Ele fica estéril do ponto de vista de nossa realidade. Não estamos aqui debatendo AAé de um modo geral. Mas aquilo que faz sentido dentro de nosso quadro.

A realidade atual é que nossa AAé não existe na prática no EB, além de mísseis Manpads e uns poucos 40mm L70 e alguns FILA.

Tem gente lá falando do estado de alguns de nossos blindados, com exceção dos Leo 1A5, e o grande diferencial deles é o contrato de manutenção com o fabricante.

Aí fica complicado falar em plataformas novas sobre lagarta para AAé.
Prick

Gepard é uma solução de merda!!! Está claro? É a mesma coisa que ir em casa de macumba para convocar o espírito do general Osório para modernizar a Cavalaria...

Se vier é pelo baixo custo, mas ninguém levou a sério a proposta da KMW. A aposta vai para os mísseis de média altura, que provavelmente serão móveis.

Sugiro esquecermos esse papo sobre relíquias da Guerra Fria para pensar nas ofertas que realmente interessam ao país.

Pepê
Quase todo armamento atual é relíquia da Guerra Fria, sobras, desenvolvimento e até fabricação, inclusive os que usamos. Vou repetir, não se trata aqui de ideal, nem estou falando de mísseis, isso é PARTE da AAé, mas não é o única material requerido, são coisas distintas, mesmo porque estou falando da plataforma e não do armamento em si.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4132 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 15, 2011 10:54 pm

PRick escreveu: Quase todo armamento atual é relíquia da Guerra Fria, sobras, desenvolvimento e até fabricação, inclusive os que usamos. Vou repetir, não se trata aqui de ideal, nem estou falando de mísseis, isso é PARTE da AAé, mas não é o única material requerido, são coisas distintas, mesmo porque estou falando da plataforma e não do armamento em si.
Sim, e o que ganharíamos com um material que pode ser substituído, hoje, por manpads? O RFI é claro nisso e os canhões a serem adquiridos serão os das torres dos Guaranis. Vc disse que o tem, leia-o com atenção. Gepard so virão se forem considerados uma pechincha. A propósito, a reforma dos FILAS depende do pacote escolhido.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4133 Mensagem por Brasileiro » Ter Nov 15, 2011 11:34 pm

Pepê, que tipo de canhão eles pretendem instalar no Guarani?






abraços]




----------------
amor fati
Humaita
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 3:46 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4134 Mensagem por Humaita » Qua Nov 16, 2011 8:56 am

Boss escreveu:Não tenho vergonha do meu país. Nunca terei, aliás. Tenho vergonha de quem o comanda.



X1000 :oops:


Humaitá




PRick

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4135 Mensagem por PRick » Qua Nov 16, 2011 10:24 am

Pepê Rezende escreveu:
PRick escreveu: Quase todo armamento atual é relíquia da Guerra Fria, sobras, desenvolvimento e até fabricação, inclusive os que usamos. Vou repetir, não se trata aqui de ideal, nem estou falando de mísseis, isso é PARTE da AAé, mas não é o única material requerido, são coisas distintas, mesmo porque estou falando da plataforma e não do armamento em si.
Sim, e o que ganharíamos com um material que pode ser substituído, hoje, por manpads? O RFI é claro nisso e os canhões a serem adquiridos serão os das torres dos Guaranis. Vc disse que o tem, leia-o com atenção. Gepard so virão se forem considerados uma pechincha. A propósito, a reforma dos FILAS depende do pacote escolhido.

Abraços

Pepê
Só tem sentido reformar o FILA se for com a mesma tecnologia, caso contrário, é melhor comprar outra central, mas de qualquer modo terá que ser compatível com os 35 mm e os 40 mm, caso contrário, é melhor jogar tudo fora. Se vamos aproveitar o que temos, não é possível escolher qualquer fornecedor, afinal, tem que haver compatibilidade da tecnologia e conhecimento dos materiais usados.




PRick

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4136 Mensagem por PRick » Qua Nov 16, 2011 10:26 am

Pepê Rezende escreveu:
PRick escreveu: Quase todo armamento atual é relíquia da Guerra Fria, sobras, desenvolvimento e até fabricação, inclusive os que usamos. Vou repetir, não se trata aqui de ideal, nem estou falando de mísseis, isso é PARTE da AAé, mas não é o única material requerido, são coisas distintas, mesmo porque estou falando da plataforma e não do armamento em si.
Sim, e o que ganharíamos com um material que pode ser substituído, hoje, por manpads? O RFI é claro nisso e os canhões a serem adquiridos serão os das torres dos Guaranis. Vc disse que o tem, leia-o com atenção. Gepard so virão se forem considerados uma pechincha. A propósito, a reforma dos FILAS depende do pacote escolhido.

Abraços

Pepê
O EB não acha isso, ele quer Manpads e canhões. Então um não é substituto do outro, que por sinal, não é mesmo, nem nunca será. Nosso problema não é Manpads, esse nós já temos.




PRick

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4137 Mensagem por PRick » Qua Nov 16, 2011 10:30 am

Brasileiro escreveu:Pepê, que tipo de canhão eles pretendem instalar no Guarani?

abraços]
A torre atual de 30 mm do Guarani pode receber Manpads, e ela tem capacidade para uso AAé, ainda que limitado. O problema não é colocar um canhão, mas fazer um equipamento que tenha validade AAé num Guarani. Se for para instalar apenas Manpads, não tem problema, se for para colocar canhão mais Manpads, só dá para fazer com montagem simples, monotubo. O Guarani será apenas um equipamento auxiliar em AAé.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4138 Mensagem por ciclope » Qua Nov 16, 2011 10:49 am

Por mim o Brasil só precisa de misseis ante-aereos de curto alcance(IGLAS-S) de médio alcance( TOR-m2). mais nada.
Já seria um avanço e mcomparação ao que temos hoje.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4139 Mensagem por Andre Correa » Qua Nov 16, 2011 11:00 am

o IGLA-S é óbvio, mas o que não compreendo é como tem país a comprar S-300 a torto e direito, e o Brasil não? Será que não é fácil enxergar que é o melhor disponível? Ou vamos primeiro escolher um mais simples pq somos mais "pobres" ou não temos "necessidade"????




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18194
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2280 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4140 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 16, 2011 11:01 am

gribel escreveu: Se o bicho pegasse eu montava no porco de JF. Ao menos uns pares de caca iriam cair aqui....fato. Ou seja...Não há como cobrir tudo....ou a canela, ou a cabeça. Phodas.
ps: Além do parque industrial e posição estratégica, o Sub Guerra disse que os sordado daqui não valem a marmita que não comem.
Essa foi boa. Teve uma outra, esses dias atrás do F Carvalho: "o seguro morreu de velho e a artilharia do EB também" :lol: :lol:




Responder