Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bravo
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Re: Projeto VANT

#661 Mensagem por Bravo » Dom Nov 06, 2011 11:48 pm

thelmo rodrigues escreveu:VANT HARPIA/EMBRAER


O site DEW Line divulgou hoje a imagem do novo UAV (veículo aéreo não-tripulado) Harpia, que está sendo desenvolvido pela Embraer numa parceria com subsidiária da empresa israelense Elbit, a AEL de Porto Alegre, após um contrato assinado em setembro desse ano, no qual foi criado a empresa Harpia S.A., com sede em Brasília. O modelo, com características similares ao UAV Heron, projetado pela concorrente da Elbit, a IAI (Israel Aircraft Industries).

A Força Aérea Brasileira já está operando uma aeronave não-tripulada, o UAV Hermes 450 da Elbit, e a parceria com a Embraer visa justamente ampliar essa capacidade operacional tanto em autonomia de voo como alcance do radar e sensores embarcados no UAV destinado para as necessidades da Força Aérea Brasileira.

A imagem foi divulgada pela Embraer na apresentação dos resultados do trimestre, e segundo Stephen Trimble, do site DEW Line, o UAV, caso seja fabricado, tem boas chances de conseguir vendas externas para competir com os UAVs Heron da IAI e o Predator A da General Atomics.

http://cavok.com.br/blog/?p=41461#more-41461
Relembrando:
07/09/2011 Em: Press Releases
EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA FORMALIZA A CRIAÇÃO DE NOVA EMPRESA, HARPIA SISTEMAS S.A., PARA DESENVOLVER VEICULOS AÉREOS NÃO-TRIPULADOS (VANT) NACIONAIS

Conteúdo
São José dos Campos, 8 de setembro de 2011 – A Embraer Defesa e Segurança e a AEL Sistemas, uma subsidiária da empresa israelense Elbit Systems Ltd., formalizaram uma parceria para a criação de uma nova empresa, Harpia Sistemas S.A., que tem como foco a exploração do mercado de veículos aéreos não-tripulados, denominados de VANT. A Embraer Defesa e Segurança é detentora de 51% do capital social da Harpia, e a AEL 49%.

Com sede em Brasília, Distrito Federal, as atividades da Harpia envolverão marketing, desenvolvimento, integração de sistemas, fabricação, comercialização e suporte pós-venda de VANT, bem como simuladores e atividades de modernização de sistemas aviônicos. A empresa oferecerá soluções mais abrangentes em sistemas complexos, aumentando a oferta de produtos genuinamente brasileiros no mercado de defesa e segurança.

“Entre as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) estão a busca de parcerias para o desenvolvimento e capacitação tecnológica e a fabricação de produtos de defesa nacionais”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “A criação da Harpia está em perfeito alinhamento com a END e será um importante instrumento para atender às necessidades das forças armadas e de segurança, devendo-se também ressaltar o potencial de aplicação dual do VANT e da tecnologia gerada em sua obtenção.”

O executivo da Embraer Rodrigo Fanton, anteriormente dedicado à área de suprimentos, foi designado CEO da nova empresa. Como parte desta parceria, e com o objetivo de participar no processo de transferência de tecnologia para o Brasil, a Embraer Defesa e Segurança fará a aquisição de 25% do capital social da AEL.

“Estamos muito contentes com a decisão da Embraer Defesa e Segurança em investir na AEL e com o estabelecimento desta sociedade, que é prova do alto nível de satisfação e confiança mútua que nossas duas empresas desenvolveram ao longo de muitos anos de cooperação”, disse Shlomo Erez, Presidente da AEL Sistemas.

A AEL foi uma das primeiras fornecedoras de sistemas para o turboélice de treinamento básico Tucano e o caça subsônico AMX, aeronaves fabricadas pela Embraer nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, a empresa fornece o sistema aviônico do turboélice de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano, bem como dos caças F-5M, modernizados pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Sobre a AEL Sistemas

A AEL Sistemas (http://www.ael.com.br) é uma empresa brasileira com sede em Porto Alegre. Há mais de duas décadas, dedica-se ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de produtos eletrônicos, militares e civis, para aplicações em veículos aéreos, marítimos e terrestres, tripulados ou não, e em 2001 tornou-se uma subsidiária da Elbit Systems Ltd., a maior empresa privada fabricante de produtos de defesa de Israel.

http://www.embraer.com/pt-BR/ImprensaEv ... AS-SA.aspx




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Re: Projeto VANT

#662 Mensagem por Franz Luiz » Seg Nov 07, 2011 9:49 am

E como ficaria o projeto Falcão da Avibrás com este da Harpia em andamento? Ou seriam de classes diferentes?
Ou o Falcão é mais uma inciativa própria da Avibrás mas sem garantias da FAB/MD?




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Re: Projeto VANT

#663 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Nov 07, 2011 10:29 am

Franz Luiz escreveu:E como ficaria o projeto Falcão da Avibrás com este da Harpia em andamento? Ou seriam de classes diferentes?
Ou o Falcão é mais uma inciativa própria da Avibrás mas sem garantias da FAB/MD?

Acho que são de classes diferentes, esse da embraer está uma categoria acima.




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Re: Projeto VANT

#664 Mensagem por Bravo » Seg Nov 07, 2011 11:12 am

Franz Luiz escreveu:E como ficaria o projeto Falcão da Avibrás com este da Harpia em andamento? Ou seriam de classes diferentes?
Ou o Falcão é mais uma inciativa própria da Avibrás mas sem garantias da FAB/MD?
Segundo a matéria:
O modelo, com características similares ao UAV Heron...
Ou seja, é algo terá uma autonomia em torno de 40/50 horas e um teto operacional de 40/50 mils pés.
O Falcão da Avibras terá uma autonomia de aproximadamente 15 horas e um teto operacional de 15 mil pés.




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Re: Projeto VANT

#665 Mensagem por Franz Luiz » Seg Nov 07, 2011 11:40 am

Obrigado.




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Re: Projeto VANT

#666 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Nov 07, 2011 5:11 pm

Site otempoemnoticia.blogspot.com/ via NOTIMP


Dilma faz batismo aéreo do Vant na quinta

Promessa de campanha da presidenta Dilma Roussef, o Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) fará seu primeiro vôo oficial na próxima quinta-feira.

A presidenta, o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, vão a São Miguel do Iguaçu (45 km de Foz do Iguaçu) para o batismo aéreo do chamado “avião espião”.

Os Vants vão monitorar as fronteiras brasileiras na tentativa de coibir o tráfico de drogas e o contrabando de automóveis.




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Re: Projeto VANT

#667 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Nov 11, 2011 12:13 pm

Santos Lab projeta veículo não tripulado para petroleiras

11 Nov 2011

Por Chico Santos | Do Rio

A Santos Lab, pequena empresa carioca especializada na construção de veículos aéreos não tripulados (VANTs), acaba de concluir o desenvolvimento de um novo protótipo, o "Carcará 3", veículo preparado para eventual pouso no mar, cujo principal mercado deverá ser a indústria de petróleo no mar, segundo o planejamento dos dirigentes da empresa, os empresários cariocas Gilberto Buffara Jr., administrador de empresas e Gabriel Klabin, desenhista industrial.
Segundo Buffara, o novo VANT vai precisar de mais cinco meses de testes para que suas reações sejam previsíveis antes que possa ser comercializado. O veículo tem três horas e meia de autonomia de voo, pesa oito quilos e tem raio de ação de 45 quilômetros a partir do ponto de decolagem.
O empresário disse que o "Carcará 3" será oferecido, prioritariamente, à indústria de petróleo para uso em monitoramento de campos de exploração e produção, detecção e monitoramento de manchas de óleo no mar e, graças a um sensor infra-vermelho, monitorar as chaminés das plataformas de produção à noite. Isso, sem prejuízo de ser utilizado em tarefas terrestres, como monitoramento de dutos, hoje feito remotamente por meio de balões não tripulados, e de linhas de transmissão elétricas.
O "Carcará 3" é a terceira geração do projeto "Carcará" da empresa carioca que já inclui os modelos 1 e 2, ambos vendidos à Marinha do Brasil para uso em várias atividades, como monitoramento de áreas, operações de salvamento e como orientadores de navegação em rios sinuosos. Segundo Buffara, a Marinha comprou 36 unidades do "Carcará 1" e três do "Carcará 2". O empresário disse que ainda não está definido o preço do novo VANT. O "Carcará 2" foi vendido à Marinha por R$ 630 o kit com três aviões e uma estação de controle. Toda a família tem propulsão a bateria.
Há alguns anos os veículos vêm sendo testados por órgãos de segurança de vários Estados para uso no combate à criminalidade em locais de difícil acesso, como as favelas do Rio de Janeiro. Segundo Buffara, apesar do sucesso dos testes já feitos, a maior dificuldade para a compra dos VANTs por esses órgãos de segurança é a falta de uma legislação específica que regulamente o voo desses veículos.
No primeiro semestre, a Santos Lab assinou com a Embraer um acordo de parceria que, segundo Buffara, tem o objetivo de desenvolver um conjunto de VANTs com peso máximo de 25 quilos. O acordo, segundo o empresário, foi assinado com a Embraer Defesa e Segurança, braço da fabricante de aviões que atua na área de radares, integração de sistemas, VANTs e outros equipamentos. Para veículos aéreos não tripulados de peso superior a 25 quilos a parceria da Embraer foi feita com a empresa israelense Elbit, segundo Buffara, a maior empresa privada da área de segurança daquele país e uma das mais ativas no mercado de VANTs.
A Santos Lab possui uma pequena fábrica no bairro carioca do Rio Cumprido (zona norte), contando com oito empregados, entre eles dois engenheiros alemães que, segundo Buffara, antes trabalhavam para a Nasa, a agência aeroespacial americana.


VALOR




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Re: Projeto VANT

#668 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Nov 11, 2011 12:15 pm

Três Vants vão monitorar tríplice fronteira

11 Nov 2011

Apresentado oficialmente ontem, o avião poderá ser usado também em outras áreas, como o quadrilátero da maconha
Fabiula Wurmeister

FOZ DO IGUAÇU (PR). Três veículos aéreos não tripulados (Vants) serão empregados pelo governo federal para o monitoramento ininterrupto da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O anúncio foi feito ontem em São Miguel do Iguaçu, a 30 quilômetros de Foz do Iguaçu (PR), pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no início oficial das operações do primeiro avião espião, cuja missão será monitorar a região 24 horas por dia.
- É impossível se pensar em políticas de segurança pública sem integração. Esse imenso desafio que temos, de proteger as fronteiras, também dificilmente será vencido sem tecnologia, algo que o crime percebeu há muito tempo - declarou o ministro, acrescentando: - O Vant vem agora para ficar.
As aeronaves israelenses, promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff para combater o tráfico na fronteira, vêm sendo testadas na fronteira desde 2009 e custam o equivalente a US$40 milhões cada uma. Elas são controladas, à distância, pelo piloto de uma base em solo.
De acordo com o delegado Alessandro Moretti, do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica (Cintepol), os custos incluem o avião, a base operacional, peças de reposição, a capacitação dos agentes e os direitos de transferência da tecnologia.
- Apesar de, aparentemente, ser alto, é preciso ter em conta o custo-benefício desse tipo de ferramenta. Se comparado ao custo de voo de uma aeronave convencional, o do Vant chega a ser dez vezes menor, com eficiência e segurança nas ações muito maiores - disse Moretti.
Inicialmente, o projeto previa a instalação de bases fixas na região de Foz do Iguaçu, considerada um dos pontos mais vulneráveis dos mais de 16 mil quilômetros de fronteira que o país divide com dez países. Outras bases poderiam abranger Amazônia, Brasília, o chamado quadrilátero da maconha, em Pernambuco, além de São Paulo e Rio.
- Começaremos o trabalho nesta região. Assim que reforçarmos o efetivo da Polícia Federal, outros pontos críticos serão atendidos. Mas ainda não há prazo para isso - disse Cardozo.
Pioneiro no uso deste tipo de aeronave não tripulada em ações de segurança pública, o Brasil prevê a compra de 14 aviões espiões. Em outros países, os VANTs são empregados em operações exclusivamente militares. Com autonomia de 37 horas de voo ininterruptas, abrangendo um raio de até 1,5 mil quilômetros e podendo chegar a dez mil metros de altura, auxiliará a Polícia Federal e demais órgãos de fiscalização no combate de crimes transnacionais, como tráfico de drogas e de armas, contrabando e crimes ambientais.
As imagens registradas pelo Vant e informações geradas pelos centros de inteligência brasileiros poderão ser compartilhadas com órgãos de segurança dos países vizinhos para as ações integradas no combate à criminalidade.
- Isso já vêm sendo negociado em acordos bilaterais, por exemplo, com o Paraguai, Argentina e Bolívia - adiantou Moretti.
O aparelhamento das forças de segurança para a produção de provas qualificadas contra o crime também faz parte do plano de ação do Cintepol.

O GLOBO




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Re: Projeto VANT

#669 Mensagem por charotti » Qua Nov 16, 2011 11:26 pm

Este novo UAV da EMBRAER seria a turbina :?: :?:




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Re: Projeto VANT

#670 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 16, 2011 11:37 pm

charotti escreveu:Este novo UAV da EMBRAER seria a turbina :?: :?:
Parece que não, embora a FAB tenha desejado um VANT estratégico armado movido por turboélice nacional, de desempenho similar aos motores do Tucano e Bandeirante.



abraços]




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Re: Projeto VANT

#671 Mensagem por Thor » Qui Nov 17, 2011 6:45 am

Para a FAB apenas os Hermes 450 que já estão em operação. Dizem que as próximas aeronaves a serem recebidas em 2012 já serão os Hermes 900.
Abraços




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Re: Projeto VANT

#672 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 17, 2011 8:31 pm

Thor escreveu:Para a FAB apenas os Hermes 450 que já estão em operação. Dizem que as próximas aeronaves a serem recebidas em 2012 já serão os Hermes 900.
Abraços
Legal Thor [100]

Quantos 450 nós compramos? E você tem alguma idéia de quantos '900' receberemos?

[]s
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Re: Projeto VANT

#673 Mensagem por Thor » Sex Nov 18, 2011 4:16 pm

cb_lima escreveu:
Thor escreveu:Para a FAB apenas os Hermes 450 que já estão em operação. Dizem que as próximas aeronaves a serem recebidas em 2012 já serão os Hermes 900.
Abraços
Legal Thor [100]

Quantos 450 nós compramos? E você tem alguma idéia de quantos '900' receberemos?

[]s
CB_Lima
Aqueles dois iniciais para desenvolvimento de doutrina já são da FAB. O contrato inicial de compra de outros dois 450, mais novos, talvez seja alterado para 2 x 900.
Abraços




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Re: Projeto VANT

#674 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 18, 2011 4:18 pm

Thor escreveu: Aqueles dois iniciais para desenvolvimento de doutrina já são da FAB. O contrato inicial de compra de outros dois 450, mais novos, talvez seja alterado para 2 x 900.
Abraços
Valeu Thor !!! [100] [009]

Muito obrigado e aguardamos mais novidades :)

[]s
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Re: Projeto VANT

#675 Mensagem por marcelo l. » Qua Nov 23, 2011 4:27 pm

Teve alguma movimentação no Brasil mesmo contra a compra dos Heron??


Ativistas e políticos brasileiros estão furiosos que o governo brasileiro gastou US $ 350 milhões em aquisição de 14 aviões Heron ($ 25 milhões cada) de IAI, o governo israelense empresas de propriedade de armas. Os zangões serão distribuídos entre várias agências policiais brasileiros. Polícia do Rio de estado são também disse estar considerando a compra de Skylark drones.

Enquanto os ativistas são principalmente raiva que o governo brasileiro está lidando com uma empresa israelense enquanto Israel está a violar os direitos dos palestinos, os ativistas poderiam muito bem chamar a atenção para o custo dos drones, que parece muito alto. US $ 25 milhões cada drones o Heron estão custando tanto ou mais do que o drone Watchkeeper britânico, que é acusado de ter um monte de complementos e melhorias ao longo dos básicos Hermes 450 drone, uma contrapartida para o Heron.

A compra drones é apenas parte de um flerte do governo brasileiro com empresas zangão israelense. O Brasil também recebeu a Elbit Systems, uma das maiores empresas de Israel de armas, através de sua subsidiária AEL Sistemas, que se expandiu rapidamente na aviação brasileira.

http://wanderingraven.wordpress.com/




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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