Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7021 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 05, 2011 8:43 pm

Lord Nauta escreveu:Entrevista com o almirante-de-esquadra Arthur Pires Ramos, diretor da Diretoria Geral de Material da Marinha.


1) Atualmente, a Marinha do Brasil dispõe de catorze navios de escolta, as fragatas Classe Niterói e Greenhalgh, as corvetas Classe Inhaúma e a CvBarroso, com algumas dessas unidades contando mais de trinta anos de serviço. Qual e a previsão de desincorporação desses meios e como todos serão substituídos?
O planejamento preconizado no Programa de Reaparelhamento da Marinha prevê as seguintes desincorporações dos meios navais, até 2035:
- As três Fragatas da classe "Greenhalgh": 2020 - 2022;
- As seis Fragata da classe "Niterói": 2021 - 2026;

A MB tem 15 anos para repor todas as suas fragatas.

O Governo tem de acelerar...




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7022 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Nov 05, 2011 10:56 pm

knigh7 escreveu:
marcelo bahia escreveu:Essa matéria abaixo esclarece parte do projeto de lei que estamos falando. :wink:

Sds.
Esse projeto nào foi para frente no plenário.

Na época, outros senadores e deputados ligados a outras bancadas quiseram incluir ou barganhar para outras áreas também. O que não foi para frente.
Hummmmm... não sabia disso. Valeu pela informação!

O colega Pepê tinha dito que as 3 forças estavam bloqueando a votação, mas não disse o motivo.

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7023 Mensagem por Boss » Sáb Nov 05, 2011 11:59 pm

Das propostas do PROSUPER, as que mais me agradam são a italiana, a britânica e a alemã.

Franceses já ganharam o PROSUB, não gosto de concentrar tudo em um.


Mas não entendi isso:
O atual estágio de avaliação das propostas comerciais dos sete estaleiros projetistas está em sua etapa final.
Qual é o atual estágio de avaliação ? Presumo que não estejam no fim da avaliação total, e que ainda vai demorar para o programa sair, vide que receberam a pouco tempo a última proposta.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7024 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 06, 2011 2:53 am

Uma coisa que eu estou curiosíssimo:

A dilma disse que não iria tratar o Fx2 nesse ano (e também não deu data para a conclusão). Aliás, o Min. Amorim já disse que dependendo do cenário externo, PODE voltar a tratar do assunto no ano que vem.

Pois bem, alguma sinalização do GOVERNO (não da MB, que se sabe que está fazendo a parte dela) sobre o PROSUPER? É do tipo do FX2, que ele PODE tratar do assunto a partir do ano que vem?




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7025 Mensagem por marcelo bahia » Dom Nov 06, 2011 4:24 am

A MB está prestigiada, já a FAB... :roll:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Carlos Mathias

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7026 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 06, 2011 11:29 am

A MB está agindo e trabalhando, assim como as outras forças.
Normalmente quando sai alguma coisa já é a conclusão.

Eu acho que a MB e o GF trabalham em silêncio, daí, como não tem a fofocaiada do FX, acha-se que não acontece nada.
Não se saber publicamente não significa que a MB e o GF não estão trabalhando no assunto.

O caso do MAN-1 mesmo; não tinha quase nada na mídia e de repente a arma está aí, bombando, com desfechos comerciais/tecnológicos acontecendo.

Tomara que seja essa mesmo a maneira de agir agora, nada de fofoca na mídia.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7027 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 06, 2011 1:25 pm

Pessoal,

Repararam nesse ponto?
9) Quais são os principais requisitos (Estado-Maior e de sistemas) previstos para os navios de escolta?
O Navio Escolta deverá possuir um comprimento de cerca de 155 metros e deslocamento aproximado de seis mil toneladas.
Além disto, deverá ter capacidade de transportar e operar helicópteros tipo AH-11 (Super Linx). O armamento será composto de mísseis superfície-superfície e superfície-ar, canhão de médio e pequeno calibre, sensores e sistema integrado de combate, além de lançadores de torpedos e de bombas de profundidade.
Os contratos deverão ser suportados por acordos governamentais, de modo a garantir o financiamento e transferência de tecnologia para a construção e capacitação da indústria nacional de defesa de modo a permitir elevar o índice de nacionalização.
Os projetos apresentados devem estar baseados em projetos militares consagrados.

É algo interessante: a MB está abandonando calibres pesados (4.5 pol ou um suposto 127mm) para essas escoltas em favor de canhões de duplo emprego.
Eu considero uma ótima ideia: perde-se um pouco do poder de fogo, mas em compensação, ganha-se na autoproteção.

Aliás, aproveitando:
O modelo estratégico concebido pela MB prevê a construção no País, por meio de associações com estaleiros privados brasileiros.
Olha, pelos serviços porcos que estaleiros privados nacionais estão fazendo, vejo com uma certa contrariedade essa ideia...




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7028 Mensagem por Boss » Dom Nov 06, 2011 1:32 pm

Mas o que propõe ? A única solução de atender a END é essa, colocar para estaleiros nacionais. Eles só vão melhorar o rendimento com investimento.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7029 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 06, 2011 1:57 pm

Poderiam ser feitos no Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, ou de algum outro que sob controle direto da MB, caso não fosse suficiente. Se bem que aí o PROSUPER deixaria de contar com o lobby das empresas privadas financiadoras de campanha...




BravoZulu
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Nov 06, 2011 9:54 am
Agradeceram: 4 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7030 Mensagem por BravoZulu » Dom Nov 06, 2011 10:07 pm

''A marinha alemã ficará reduzida 13000 militares (uma redução de 20%). A força de submarinos ficará em apenas seis unidades do tipo U212. U numero de navios de superfície aumentará, resultado da extraordinária automatização dos navios, permitindo uma grande redução nas respetivas guarnições. A marinha ficará com quatro navios do tipo F123 «Brandenburg», três F124 «»Sachsen e quatro F125 «Baden». A somar a estes onze navios do tipo fragata, haverá mais cinco corvetas K130 e corvetas Stealth K131.

Vários dos navios e lanchas rápidas serão retiradas de serviço, o que também acontecerá com os navios de vigilância electrónica, que se tornaram reduntantes com o aumento de capacidades provido pela utilização de aeronaves de vigilância P3 «Orion», cujo numero não será reduzido.''


Fragatas type 122 ficarão a disposição para venda a outros países. Talvez, uma oportunidade valida para Marinhas que precisam de navios de escolta em curto prazo.

Sds

Bravo Zulu




Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7031 Mensagem por Operti » Dom Nov 06, 2011 11:12 pm

knigh7 escreveu:É algo interessante: a MB está abandonando calibres pesados (4.5 pol ou um suposto 127mm) para essas escoltas em favor de canhões de duplo emprego.
Eu considero uma ótima ideia: perde-se um pouco do poder de fogo, mas em compensação, ganha-se na autoproteção.

Esses dias eu li, não me recordo onde, que a Royal Navy fez extenso uso de seus canhões de 4.5 pol para atacar posições defendidas pelas tropas do Kadafi, inclusive dentro de Trípoli, com elevada taxa de eficiência. Além disso, é muito mais barato do que um ataque aéreo, podendo substituí-lo em diversas situações. Com um canhão de duplo emprego (calibres menores), isso já não seria possível. Se não me engano, parece que a campanha na Líbia trouxe à baila essa questão, para a construção de novos navios.



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7032 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 07, 2011 12:48 am

Aí que tá, Operti:

Tanto a type 45 quanto pelo que se pode observar pelos esboços da Type 26, ela contemplam uma boa defesa AAe. No caso da FREMM, que são as franco favoritas, elas tem uma capacidade AAe menor (o projeto destas tem um limite AAe, podem levar no máximo 32 mísseis AAe). Daí ser pertinente que o canhão de proa seja também de duplo emprego (somando-se ao canhão de popa). É preferível que se proteja uma belonave de 800 mi de dólares a proporcionar ações como essa que vc descreveu.

Abraços




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7033 Mensagem por soultrain » Seg Nov 07, 2011 8:29 am

Type 45 é equivalente à Horizon e não à FREMM!





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7034 Mensagem por papagaio » Seg Nov 07, 2011 2:28 pm

Operti escreveu:
knigh7 escreveu:É algo interessante: a MB está abandonando calibres pesados (4.5 pol ou um suposto 127mm) para essas escoltas em favor de canhões de duplo emprego.
Eu considero uma ótima ideia: perde-se um pouco do poder de fogo, mas em compensação, ganha-se na autoproteção.

Esses dias eu li, não me recordo onde, que a Royal Navy fez extenso uso de seus canhões de 4.5 pol para atacar posições defendidas pelas tropas do Kadafi, inclusive dentro de Trípoli, com elevada taxa de eficiência. Além disso, é muito mais barato do que um ataque aéreo, podendo substituí-lo em diversas situações. Com um canhão de duplo emprego (calibres menores), isso já não seria possível. Se não me engano, parece que a campanha na Líbia trouxe à baila essa questão, para a construção de novos navios.



Abraços
Penso que a questão aqui é apenas do que a MB considera como de calibre pequeno, médio ou grande.
Acho que a MB considera canhão a partir de 37mm (já li isso em algum lugar, mas não lembro onde e não tenho fontes).
Desta forma, para a MB, os A-4 teriam duas metralhadoras de 20mm, enquanto todos consideram como dois canhões de 20mm.
Devemos considerar que o A-4, que possui armamento com calibre maior é uma novidade na MB, obviamente comparando com navios artilhados, usados a décadas.
Creio que calibres navais usuais de hoje, com 114 ou 127mm sejam considerados médios pra MB, grandes seriam canhões, tipo os que existiam nos encouraçados.
Acho que a nova Classe de escoltas, não vai diminuir o calibre de sua peça, tipo para 57mm, continuará na linha de 114 ou 127mm, e isso na MB seja considerado médio.
Abs,
Abs,




Humaita
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 3:46 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#7035 Mensagem por Humaita » Seg Nov 07, 2011 4:18 pm

papagaio escreveu:
Operti escreveu:
Esses dias eu li, não me recordo onde, que a Royal Navy fez extenso uso de seus canhões de 4.5 pol para atacar posições defendidas pelas tropas do Kadafi, inclusive dentro de Trípoli, com elevada taxa de eficiência. Além disso, é muito mais barato do que um ataque aéreo, podendo substituí-lo em diversas situações. Com um canhão de duplo emprego (calibres menores), isso já não seria possível. Se não me engano, parece que a campanha na Líbia trouxe à baila essa questão, para a construção de novos navios.



Abraços
Penso que a questão aqui é apenas do que a MB considera como de calibre pequeno, médio ou grande.
Acho que a MB considera canhão a partir de 37mm (já li isso em algum lugar, mas não lembro onde e não tenho fontes).
Desta forma, para a MB, os A-4 teriam duas metralhadoras de 20mm, enquanto todos consideram como dois canhões de 20mm.
Devemos considerar que o A-4, que possui armamento com calibre maior é uma novidade na MB, obviamente comparando com navios artilhados, usados a décadas.
Creio que calibres navais usuais de hoje, com 114 ou 127mm sejam considerados médios pra MB, grandes seriam canhões, tipo os que existiam nos encouraçados.
Acho que a nova Classe de escoltas, não vai diminuir o calibre de sua peça, tipo para 57mm, continuará na linha de 114 ou 127mm, e isso na MB seja considerado médio.
Abs,
Abs,

Esta correto. Os calibres devem ser os de 127 mm e 40 ou 57mm.


Humaita




Responder