tflash ->
O problema não é o fim da guerra fria.
Existe um grupo reduzido de pessoas, que continua a olhar para a Russia, independentemente dela ser comunista ou capitalista, porque ela foi um simbolo da oposição aos Estados Unidos.
Para um comunista daqueles que nunca viveu num país comunista (e é desses que falamos), os Estados Unidos são um país odiado (e você só precisa de fazer uns quantos clicks para ver isso escrito aqui).
Os Estados Unidos são odiados, porque ganharam, derrotando as ditaduras comunistas e eles não suportam isso.
Só isso explica os orgasmos virtuais multiplos das tias estalinistas, quando qualquer notícia é desfavorável à América (e isso explica o tópico sobre ascenção e queda dos EUA).
Ao contrario assistimos aos gritos virtuais de terror e raiva quando alguém critica a Russia, que queira-se ou não, eles vêm como um reerguer da URSS, mesmo que não seja comunista. E isso explica o tópico «regresso da Grande Russia»
Também se nota nas análises completamente disparatadas que vemos sobre os equipamentos militares soviéticos e russos, que são sempre os melhores, mais sofisticados e eficientes.
Quem não conhecer nada de armas, por exemplo, já concluiu há muito tempo, que os MiG e os Sukhoi são as máquinas de guerra mais hiper-ultra-super-xwingcapable-sofisticadas que alguma vez existiram.
O problema, é que aparentemente, o manual em russo diz que é preciso que o piloto seja um agricultor analfabeto da kolkhasia.
É que sempre que os aviões russos caem, e são claramente derrotados e varridos dos céus, a culpa é sempre, sempre, sempre, sempre da deficiente formação do pobre do agricultor que leva sempre com a culpa.-
A tentativa de demonstrar que a «tecnologia» dos russos era superior à ocidental, era um dos meios utilizados durante a guerra fria para tentar demonstrar a superioridade do sistema comunista.
A outra era drogar os atletas para aumentar as prestações (provocando doenças irreversíveis) para obter medalhas nos jogos olimpicos.[1]
A questão que sempre coloco, é que não é possivel comparar os sistemas democráticos com as ditaduras.
Afirmo que é ilegítimo, que alguém aqui ou em qualquer lugar defenda os crimes de uma ditadura, apenas porque uma democracia também os pode cometer.
Numa democracia os crimes são uma excepção para ser tratada pelos tribunais. Numa ditadura o crime é a norma.
E continuamos a ver defensores das ditaduras. Não abertamente talvez, mas cujas preferências são claras, criticando quem as enfrenta.
A guerra fria pode ter acabado. A raiva dos derrotados, essa continua viva e este fórum é apenas uma demonstração disso.
(e não é uma crítica ao fórum, longe disso, porque é até interessante como curiosidade de museu)
[1] - Durante anos acreditámos que todas aquelas medalhas da URSS e da RDA eram resultado de um sistema de educação apurado e sofisticado. O ocidente, decadente, derrotado, corrupto, não podia concorrer com a sadia juventude comunista que respirava ar do campo, fazia exercicio e olhava para os amanhãs que cantam. Ao mesmo tempo a América e o decadente ocidente, derrotado no Vietname, expulso de África sufocado pelo aumento do preço do petroleo estava a caminho da extinção