Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6313 vezes
Agradeceram: 6662 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3841 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 8:04 pm

Claro: nos cederiam os direitos de produção das munições (descontinuadas, por óbvio) dos anos 70 por uma merreca. Não seria isso tudo em desempenho mas ao menos seriam seguras...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3842 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 27, 2011 9:50 pm

Túlio escreveu:Claro: nos cederiam os direitos de produção das munições (descontinuadas, por óbvio) dos anos 70 por uma merreca. Não seria isso tudo em desempenho mas ao menos seriam seguras...
Pois é...

E quem sabe não poderíamos atualizar esse modelo de fabricação de munições.

(Obrigado pela resposta Helio, eu estava vendo o tópico no meio de uma reunião :mrgreen: e só vi a sua resposta agora)

Eu fico um pouco nervoso com essa história de não fabricarmos a munição dos nossos MBTs... (mais coleira do que isso é quase impossível).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3843 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 9:53 pm

cb_lima escreveu:
Eu fico um pouco nervoso com essa história de não fabricarmos a munição dos nossos MBTs... (mais coleira do que isso é quase impossível).

[]s
CB_Lima

Fiques então MAIS nervoso: não fabricamos sequer um PARAFUSO dos 'nossos MBTs'... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#3844 Mensagem por helio » Qui Out 27, 2011 10:23 pm

Vou repetir o que ouvi de um empresário brasileiro da área bélica.
Ele foi até a Alemanha tentar negociar a fabricação sob licença da munição para os Leopard e a resposta deles é que não tem interesse, pois o tipo de polvora que era utilizado nem se consegue fácil no mercado hoje.
Com onovamente entendo muito pouco do assunto :oops: :oops: vou deixar por conta do pessoal deste forum que entende de fabricação de projéteis para desenvolver sobre este assunto.

um abraço

Hélio

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3845 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 10:32 pm

Mas então é verdade: os canhões são ANTIGOS! VÉIOS! A julgar pelo que te disse o empresário, pólvoras atuais, mais fortes (significando queima mais rápida e em maior temperatura/pressão), não poderiam entrar na carga de um projétil moderno para os Leo e qual o único porquê que eu posso imaginar? O tubo, culatra e sistema de amortecimento não suportariam por muito tempo, exatamente como no exemplo que citei entre revólveres pré e pós 1982...

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3846 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 27, 2011 10:34 pm

Túlio escreveu:Mas então é verdade: os canhões são ANTIGOS! VÉIOS! A julgar pelo que te disse o empresário, pólvoras atuais, mais fortes (significando queima mais rápida e em maior temperatura/pressão), não poderiam entrar na carga de um projétil moderno para os Leo e qual o único porquê que eu posso imaginar? O tubo, culatra e sistema de amortecimento não suportariam por muito tempo, exatamente como no exemplo que citei entre revólveres pré e pós 1982...
:shock:

Então quer dizer que os nossos LEO já estão mais ou menos com a vida útil em termos de uso de munição contada? Já que a munição é velha e não é economicamente viável produzir nova munição, pois as pólvoras atuais iam arrasar com o canhão?

Tipo assim (como diz a loira :lol: )... não deveríamos então ter comprado o LEO 2??

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3847 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 10:36 pm

Não: as pontes e viadutos desabariam, os trilhos entortariam, a véia charla de sempre... 8-]

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3848 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 27, 2011 10:47 pm

Túlio escreveu:Não: as pontes e viadutos desabariam, os trilhos entortariam, a véia charla de sempre... 8-]
... ^%#^%^#@$#%$@... :?

As pontes do Brasil vão cair se compramos algo como o LEO 2??? :lol: É sério isso mesmo??!! :lol:

(mas não é o EB quem hoje em dia está construindo e reformando as estradas??? Por que eles já não fazem o treco correto???)

Dá-lhe Brasil...

[]s
CB_Lima

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#3849 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Out 27, 2011 10:48 pm

Túlio escreveu:Não: as pontes e viadutos desabariam, os trilhos entortariam, a véia charla de sempre... 8-]
Velhão ironias a parte a história não é bem assim. Vou copiar um trecho que escrevi a algumas semanas:
Pergunta número 2:
É verdade que as pontes no Brasil não agüentam o peso de um MBT moderno.

Resposta:
NÃO.
Existem muitas pontes no Brasil que agüentam os pesos até de um Panzerkampfwagen VIII Maus, porem elas estão concentradas em sua maioria na região Sul/Sudeste, além de estar somente nas rodovias principais, o que obriga um grande planejamento de engenharia para deslocar esses “monstros” para regiões mais afastadas do Brasil. Você já viu o que acontece em épocas de chuvas, quando deslizamentos de terras ou inundações destroem pontes e é necessário construir substitutas? Bem seria exatamente assim com um deslocamento de blindados pesados no Brasil, teríamos que construir diversas pontes antes deles chegarem ao seu destino.
Alem disso, assim como acontece com nossos M60A3 TTS, não poderíamos utilizar nossa malha ferroviária, pois ela também não comporta esses veículos.
Cara você não sabe como eu sonho em ver um blindado de 1ª linha no Brasil, até porque assim que eles entrassem em operação eu iria dar uma voltinha neles por conta da revista, agora nossa realidade é essa: se quisermos ter um "monstro" desse OU mudamos nos infraestrutura, OU teremos ciência que não poderemos leva-los para passear nas fronteiras do Centro-Oeste, Norte ou Nordeste.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3850 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 27, 2011 10:52 pm

Obrigado pela resposta Paulo! [100] [009]

Mas então temos o problema da munição correto? Já que temos um carro de combate que anda nas nossas pontes, mas a munição para ele não é mais produzida e é anti-economica.

Ou seja, qual dos dois males seria o menor?

Eu tenho uma opnião :)

PS: Obrigado pelas respostas e essa é um assunto muito legal, mas eu sou calouro e estou aqui para aprender :), então não reparem nas minhas 'batatadas' :lol:

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3851 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 10:57 pm

Lembro desse teu post, fui até pesquisar o que era o Maus (camundongo, ô nome irônico para um monstro daqueles). Mas então ficamos como? Com um carro comprovadamente obsoleto e suspeitíssimo de estar no bagaço? Esse texto do ECSB me deixou de cabelo em pé, na prática temos uma força de desfile e olhe lá. Pensemos: de que adianta ser capaz de atravessar tudo que é ponte do Brasil (em prancha, porque não podemos rodar mais de 200 km/ANO), chegar ao Nordeste e disparar com munição que nem é mais fabricada (e só uma meia dúzia de tiros/ANO por carro)?

Com o perdão do trocadilho, cupincha, mas...tá Maus... 8-]

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#3852 Mensagem por Boss » Qui Out 27, 2011 10:59 pm

Então o 1A5 serve de enfeite. Enfeite dos feios, aliás.

Quando o EB prevê novos CCs ? 2040 ?

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Junker
Sênior
Sênior

#3853 Mensagem por Junker » Qui Out 27, 2011 11:03 pm

O DCT tinha como projeto "Desenvolvimento e produção da munição 105mm CC".

http://img846.imageshack.us/img846/2488/dct1.jpg

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#3854 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Out 27, 2011 11:07 pm

Exato, essa é uma questão muito complexa, mas se queremos uma solução, a melhor, em minha opinião, foi o mesmo que fizemos com o Guarani. Desenvolvimento próprio, de acordo com as nossas especificações, necessidade e bolso.
No caso de um CC nacional, o ideal é que sua tonelagem e as dimensões não ultrapasse muito a do Leo 1A5.

Mas até o ponto de desenvolvermos algo assim, muita água va passar debaixo dessas “pontes”.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3855 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 11:11 pm

Ah, lembrei de outra: os Leo1Be eram na verdade Leo1A1A1; não prestaram. Os Leo1A5 são...1A1A1 de torre nova com sistemas de tiro e comunicações mais modernos, o resto é igual (daí poderem usar os Be como fonte de peças). Fica cada vezx mais difícil entender esse negócio... :?

EDIT - esqueci, houve um reforço nas suspensões também. O resto é igual.

Responder