O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2080
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3481 Mensagem por gogogas » Qui Out 27, 2011 9:13 pm

http://www.precise3dmodeling.com/models/images/tor-m2e/tor-m2e_front.jpg
Até que eu gosto do bichinho ;;;Por que a Rússia não trouxe para fazer um teste ...acho que o EB ia gostar :D




Gogogas !
Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3482 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 27, 2011 9:15 pm

Deixa eu ficar calado, sabe?




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3483 Mensagem por Piffer » Qui Out 27, 2011 10:06 pm

Eu não vi, não estava lá e não sei o que aconteceu.

O Paulo Bastos disse que o drone foi homologado pelo fabricante.

Mas, se eu olhar para essas fotos desses aeromodelos de rabo quente, não vejo uma turbina girando a mais de 60.000 rpm, produzindo centenas ou milhares de shp e emitindo uma quantidade absurda de radiação de 3 a 5 micrômetros. Se eu fosse um Igla-S não iria atrás de um negócio desses.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3484 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Out 27, 2011 10:16 pm

Piffer escreveu:Eu não vi, não estava lá e não sei o que aconteceu.

O Paulo Bastos disse que o drone foi homologado pelo fabricante.

Mas, se eu olhar para essas fotos desses aeromodelos de rabo quente, não vejo uma turbina girando a mais de 60.000 rpm, produzindo centenas ou milhares de shp e emitindo uma quantidade absurda de radiação de 3 a 5 micrômetros. Se eu fosse um Igla-S não iria atrás de um negócio desses.

Abraços,
Ola Major.

Então você esta afirmando que o IGLA-S não serve para abater uma aeronave de performance inferior, como um Bandeirantes ou um Tucano, é isso?

Sei que realmente as fotos impressionam, mas o EB queria um alvo aéreo barato e o fabricante concordou. Se o alvo é o motivo do indice de 50% de acerto então temos que avisar o DCT para que não gaste mais misseis nele.

Piffer, você ja viu alguma foto do modelo usado pela marinha?


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60619
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3485 Mensagem por Túlio » Qui Out 27, 2011 10:19 pm

Há outra hipótese: talvez ele não persiga FLARES - me parece ter sido algo semelhante a isso a 'isca usada - e isso é BOM!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3486 Mensagem por DELTA22 » Qui Out 27, 2011 10:23 pm

Um turbo-hélice gera muito mais assinatura IR do que uma vela acessa no rabo de um aeromodelo...

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Hader

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3487 Mensagem por Hader » Qui Out 27, 2011 10:24 pm

Bom, uma quantidade muito grande destes mísseis viraram fumaça no deserto líbio... Neste exato momento centenas de SOfs estão feito perdigueiros cruzando o país e vizinhos em busca deles. Grandes quantias de $$$ estão sendo colocadas no mercado negro para reaver este material. Mas é certo que parte dele vá parar nas mãos de quem não deve. Desta forma, é apenas uma questão de tempo para descobrir o quanto este sistema é eficiente. Ao menos contra aviões comerciais...

[]'s




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3488 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Out 27, 2011 10:35 pm

Túlio escreveu:Há outra hipótese: talvez ele não persiga FLARES - me parece ter sido algo semelhante a isso a 'isca usada - e isso é BOM!!!
Sim, concordo é uma hipótese plausível, mas porque então alguns acertam e outros não?

Se o sistema identifica uma "fonte de calor de 1000°C e 15.000 candelas de luminosidade", que é a especificação das fontes rebocadas pelos Aeromodelos fabricados nas oficinas do 3º G A AAe e enviados para todas as OM's da 1ª Bda AAAe, como um Flare, porque TODOS os tiros não erram o alvo, afinal o IGLA-S tem essa característica, correto?

Realmente essa é uma questão delicada, mas o que eu fico mais impressionado é como os militares do EB são os primeiros a ser acusados. Afinal, se eles são tão mal treinados que não conseguem operar corretamente um sistema que foi utilizado por milícias líbias com sucesso, como nós iremos operar um TOR?

E outra, já que o exercicio foi acompanhado por pessoas tão bem qualificadas da Roboronoexport, porque eles não avisaram que o alvo não prestava? porque homologaram o aviãozinho? Porque o russo "papa" em igla esperou dispararem todos os misseis para se manifestar? Porque? Porque?

O fato é que esta ocorrendo um problema com os IGLA-S no EB e isso tem que ser descoberto o motivo dele ocorrer a pena do sistema não ser confiável.


Abraços,
Paulo




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qui Out 27, 2011 10:36 pm, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3489 Mensagem por Penguin » Qui Out 27, 2011 10:35 pm

Flakpanzer Gepard
http://en.wikipedia.org/wiki/Flakpanzer_Gepard

Users

Germany: 377 originally built for the Bundeswehr, 94 remain in service until 2010 and will then be stored until SysFla is fully introduced.

Netherlands: 95 delivered, withdrawn from service.

Belgium: 55 delivered, withdrawn from service.

Romania: 43 delivered, all ex-Bundeswehr stocks.[2]

Chile: Former user. 4 vehicles delivered in 2008, and returned in January 2011. Equipment originally operated by the Bundeswehr. Order of 30 vehicles cancelled due to high overhaul/upgrade costs




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3490 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 27, 2011 10:48 pm

Túlio escreveu:Há outra hipótese: talvez ele não persiga FLARES - me parece ter sido algo semelhante a isso a 'isca usada - e isso é BOM!!!
Ou seja...

O acerto é na verdade... erro!!! :lol:

Os testes do dia anterior então foram os ruins (porque acertaram mais flares) e os do dia da apresentação foram os bons (porque erraram mais flares)...

:mrgreen:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3491 Mensagem por Piffer » Qui Out 27, 2011 11:01 pm

Como eu disse, eu não vi como o negócio foi realizado. Tendo em vista que era uma demonstração importante, e não um adestramento, com certeza algo deu errado.

Existe aquela ideia leiga que o míssil vai buscar a maior fonte de calor, quando na verdade ele busca uma faixa de frequência específica.

Motores a turbina funcionam sempre numa mesma faixa de temperatura, entre 550 e 800 graus (com variações para mais e para menos em situações específicas). Essa faixa de temperatura emite radiação infravermelha com o comprimento de onda na faixa que eu falei (3 a 5 micrometros). Essa é a faixa que é buscada pelos mísseis guiados por IR. Como o Tucano e o Bandeirante tem motor a turbina, irão emitir nessa faixa e serão alvos válidos.

Um flare inicia sua queima acima de 2000ºC, portanto fora da faixa. Durante um curto período, ele estará na faixa e depois já está abaixo disso. Por isso que existem padrões de lançamentos de flares específicos para cada ameaça (nunca é um único flare e nunca é um lançamento contínuo).

Um drone que reboca um flare será durante algum tempo um alvo válido mas, com certeza, não simula o motor de uma aeronave.

Não acredito que tenha havido uma operação errada do míssil por parte dos atiradores. Pode ter havido sim uma descoordenação quanto ao momento certo de atirar no flare.

Abraços,




Carpe noctem!
P. K. Liulba

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3492 Mensagem por P. K. Liulba » Qui Out 27, 2011 11:33 pm

Um amigo nosso, que tem acesso as tabelas de exercícios com os Iglas, afirmou que a ordem de acerto destes é de 80%.
:wink:




P. K. Liulba

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3493 Mensagem por P. K. Liulba » Qui Out 27, 2011 11:50 pm

O problema do Mistral, é que ele pesa pouco mais de 24Kg. Por isso ele aparece sempre em um pedestal. É bem verdade que se pode montar e desmontar estes pedestais em minutos, bem como se pode usá-los em veículos, mas... Para uma coluna de infantaria avançando no meio da selva, carregar um sistema de 25kg e os pedestais não deve ser algo muito prático.
Portabilidade é a parte principal, no conceito de um MANPAD.

Outro problema relatado do MANPAD gaulês, isto pelos finlandeses, é que a cabeça de busca IR deste é bem sensível, e não muito imune as iscas (flares).
A informação é pública.

Fato é que os MANPADS estão crescendo no peso. Ganharam cerca de 5 kg. Passaram da faixa de 14~15Kg, para 17~19Kg. O Mistral, no entanto, nasceu pesado: 24Kg.




P. K. Liulba

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3494 Mensagem por P. K. Liulba » Qui Out 27, 2011 11:58 pm

Hader escreveu:Bom, uma quantidade muito grande destes mísseis viraram fumaça no deserto líbio... Neste exato momento centenas de SOfs estão feito perdigueiros cruzando o país e vizinhos em busca deles. Grandes quantias de $$$ estão sendo colocadas no mercado negro para reaver este material. Mas é certo que parte dele vá parar nas mãos de quem não deve. Desta forma, é apenas uma questão de tempo para descobrir o quanto este sistema é eficiente. Ao menos contra aviões comerciais...

[]'s
Quando a desgraça acontecer, poderemos debitá-la, também, na conta da OTAN?




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3495 Mensagem por JL » Sex Out 28, 2011 12:01 am

O post do major Piffer, apresenta uma explicação plausível, que pelo que entendi é uma questão de "timer" o míssil tem que ser disparado e realizar a sua trajetória na janela de tempo em que o flare emite a radiação na faixa específica que atrai o sensor do Igla.

Isso levanta algumas questões:

1-) Não se divulga que o sensor do Igla é aprova de flares, então como ele é atraído por um flare na cauda de um aeromodelo, não deveria. Ele somente deveria seguir uma turbina. Pois se o flare utilizado emite IR no comprimento de onda específico que o míssil segue, então ele é uma contramedida, um flare deste tipo rebocado pelo caça será um engodo eficiente.

2-) Os israelenses já abateram alvos, do tipo UAV com motor a pistão de baixa potência usando o Python e os alvos não tinham flares para atrair o míssil. Ou seja se o alvo for um Predador ou um Hermes então o Igla não serve.

3-) O problema é o alvo. Poder ser que o alvo, por razões de custo, tenha sido projetado no limite. Mas então porque os russos aprovaram o modelo brasileiro para o teste.

4-) No lote de mísseis do EB tem mísseis bons e mísseis defeituosos. Não existe algum tipo de bancada ou equipamento de teste para determinar se todos os componentes estão bons, sem ter que disparar o míssil.

Uma questão como era o alvo usado pelos suecos no RBS 70. alguém sabe.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Responder