LeandroGCard escreveu:
Ô Bacchi,
Daria para contar a história deste Cascavel anti-heli? Se já contou em outro lugar, daria para colocar o link?
Aí vai:
O Cascavel anti helicóptero.
Tudo começou quando Dorian Gray chegou de uma viagem ao Iraque e declarou que os mesmos queriam uma versão do Cascavel com um canhão de 25 mm para fazer defesa anti helicóptero.
Respondi que o canhão de 25 mm não serviria para esta função, já que os iranianos tinham o Bell mobiliado com o TOW e o mesmo podia ser lançado a 3.750 m de distancia, levando cerca 20 segundos para percorrer esta distancia.
Ou seja, o helicoptero está escondido, determina o alvo, aparece, adquire o alvo, dispara, e se mantém pairando, enquanto guia o míssil até o alvo.
O carro anti helicóptero, percebendo o disparo, deve fazer a aquisição do helicóptero, abrir fogo e destruir o helicóptero (ou pelo menos fazer com que o atirador seja perturbado o suficiente para abandonar o controle do míssil) antes do míssil atingir o alvo.
Argumentei que o 25 mm quase não chegava nesta distancia e o “First Hit Probability” era próximo de zero.
Falei também que os alemães tinham estudado este assunto e a Thyssen Henschel tinha feito uma proposta com um 57 mm montado no chassi do Marder (O exército alemão não se interessou por esta oferta).
A OTO-Melara projetou e construíu o OTOMat com o canhão naval de 76 mm, também para esta finalidade.
Falei que como mínimo poderíamos oferecer o Oerlikon KAD de 35 mm. O seu “First Hit Probability” a 3.750 m era baixo, mas pelo menos era factível. Em suma, algo melhor que o 25 mm!
Dorian Gray me respondeu que eu devia parar de bater punhetas (palavras textuais) e que e iriamos com o 25 mm, mais precipuamente o Oerlikon KBA.
Eu e o Engenheiro Ricardo Nicolau Schiesser fomos a Oerlikon, pegamos os desenhos de instalação da arma, e Schiesser projetou a integração da mesma na torre ENGESA de 90 mm, devidamente modificada.
Pronto a torre, veio uma delegação do exército iraquiano para aprovar o projeto.
De uma maneira altamente cientifica, a ENGESA preparou uns balões de cerca de 1 metro de diâmetro erguidos a uns 2.000 metros, que foram destruídos a tiros.
A delegação iraquiana declarou que o sistema não satisfazia suas exigências e encerrou o assunto.
Nunca na minha vida tive tanta razão!!!
Bacchi