helio escreveu:SalveTulio
Achei muito interessante esta matéria do Expedito.( Sei que ele lê este forum, e aqui vão minhas congratulações )
Acho discutivel somente um assunto que ele escreveu, e o resto eu concordo integralmente.
Ele escreve ser muito pouco a garantia da KMW cobrir apenas 200km por carro. Devo esclarecer que em todo o mundo os blindados rodam muito pouco. Para se ter uma idéia os Leo 1A5 que foram fabricados de 1966 a 1970 quando adquiridos pelo EB contavam com uma média de apenas 3000km por carro. Se calcuramos 200km por ano, seria apenas 15 anos de uso, o que é normal, pois desde o fim da cortina de ferro estes CC estavam estocados.
Durante as pesquisas que fiz do livro sobre os Pererecas que estamos escrevendo, a grande maioria deles foi descarregada no EB com aproximadamente 10mil km rodados.
Pelas limitações da garantia do numero de tiros que o canhão pode dar, permite nos dar uma ideia do numero de projeteis que o EB adquiriu.
Um abraço
Hélio
Grande Hélio!
Pois te digo, esses 200km me incomodam. Vejas:
Estava na Festa da Cavalaria este ano. Ao menos aqui são DUAS: uma para 'consumo interno' e outra para o povão, sei porque moro ao lado e ouvi durante dias o ronco dos motores, o ruído das lagartas e algumas explosões - que depois vi serem artefatos que detonam no meio do campo, tiro mesmo só vi as MAG com festim, canhão algum disparou. No 'dia do povão', só na ida e vinda do desfile dos carros - que filmei, mal pra burro - mais o contorno do bosque parta aparecerem de surpresa, se posicionarem e darem a carga, foram uns dez km, no mínimo. Fora os dias anteriores, e reitero que tinha carro de lagarta rodando, o ruído é inconfundível. Então, só na Festa da Cavalaria foi um mês ou mais da garantia.
Sete de Setembro. Eles rodam um bocado também, nunca vi pranchão muito próximo do local dos desfiles.
Sobra o quê para treinar no resto do ano? Aliás, até para desfile e festa tem que treinar, né? Não se quer fazer fiasco, tipo bater em outro carro, atropelar cavalo, subir calçada, bater com o canhão num poste, kôzaz assim. Haja simulador...
Mas o que mais me chamou a atenção sobre essa charla de 'Garantia 200' foi querer saber qual a razão. O que exatamente determina o quanto o carro pode rodar com segurança? O conjunto motor/transmissão ou o trem de rolamento? Porque se eles só têm 3000 km motor não pode ser (diesel de baixa rotação dura quase para sempre, ao menos os civis), só se a transmissão é frágil ou a encrenca está nas lagartas/suspensão...
Sabes algo?
Abração!!!