eligioep escreveu:Helio,
gostaria de questionar a sua citação sobre a conservação dos 1BE.
Quando da aquisição do A5, os A1 ainda estavam em razoável estado de disponibilidade.
Acontece que depois se degradaram rapidamente(demorou até a assinatura da compra), pois a cadeia logistica de suprimentos foi interrompida. Quando os A5 finalmente chegaram, os 1BE já estavam(estão) em estado lastimável. Na reunião que teve aqui em SMaria, em Julho p.p. ficou decidido que cumpririam o contrato do SLI, onde era previsto 1A5 em 4 RCCs, 2 BECmbBld, 2 Blogs e no CIBld. Caso houvesse uma re-distribuição para os RCB, haveria uma mudança no SLI e aí seria outro preço, outra negociação, etc....
Agora, vão ser disponibilizados, em razoáveis condições, 36 Leo 1 A1 BE para equipar um esquadrão de cada RCB do RS. O outro permanecerá com.......................M41 !!!!!!
Eligio
Realmente foi com certa surpresa que recebi esta informação acerca da conservação dos Leo 1Be.
Nas duas vezes que estive no 1ºRCC( a ultima há 2 anos) não percebi tanto desgaste neles, tanto é que o 1ºEsqd estava full operacional. Quando estive na AMAN ví também os 4 Leo 1Be lá estacionados e estavam em muito bom estado. Estes do AMAN eram do 2º Esqd do 1ºRCC.
No 1ºRCC conversei com o comandante e o oficial que comandava o 1ºEsqd. Ele me mostrou mais de um pelotão deles, acionando o estabilizador de tiro de um deles no campo de exercicio anexo a OM. Dentro do Pq também ví 4 Leo 1Be em manutenção , com desgastes de uso, mas nada que identifique tamanha indisponibilidade.
O unico Leo 1Be realmente indisponivel que eu ví foi aquele que afundou num banhado em Analândia(perto de Pirassununga) recebendo o "carinhoso" apelido de Titanic.
Não consigo entender esta repentina indisponibilidade de tantos Leo 1Be.
Quanto aos M41C, o que pior estado encontrei eram os do RCB de São Luiz Gonzaga. Os de Alegrete estavam em bom estado geral, e os melhores eram os de Campo Grande. Não tive ainda a oportunidade de conhecer o RCB de São Gabriel.
Acho que juntar 36 M41C vai dar muito trabalho, e vão servir apenas para adestramento, pois a maioria vai ter problemas com o canhão.
Abraços
Hélio