Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3781 Mensagem por helio » Qui Out 20, 2011 1:07 pm

Ricardo Rosa escreveu:
helio escreveu:Convem esclarecer uma coisa:
Quando o EB adquiriu os Leo 1A5, o projeto inicial era somente equipar os RCC e substituir todos os Leo 1Be. Devido a conservação de alguns 1Be foram dados uma sobrevida.
Com a chegada do Leo 1A5 pensou-se até em equipar alguns deles nos RCB, mas ficou inviável pelo custo contratual.
Eu pessoalmente duvido que o EB irá adquirir os Leo 1A5 da Dinamarca. Não sei em que estado estão, e não está sendo oferecido pelo governo alemão, e nem está se falando de um retrofit feito pela KMW.
Duvido também que o GF se digne a gastar mais uma grana para adquirir estes CC.

Abraços
Hélio
Bom dia a todos,

Hélio, apesar de ser uma alternativa (Leopards dinamarqueses), concordo com o seu ponto de vista. Entretanto, a questão é: como ficam os RCB?

Abraços.
Ricardo
O que pode acontecer é termos OM não totalmente equipados como previsto. Temos hoje vários RcMec, EsqCMec e RCB com esta situação.

Abraços
Hélio




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3782 Mensagem por eligioep » Qui Out 20, 2011 2:22 pm

Helio,
gostaria de questionar a sua citação sobre a conservação dos 1BE.
Quando da aquisição do A5, os A1 ainda estavam em razoável estado de disponibilidade.
Acontece que depois se degradaram rapidamente(demorou até a assinatura da compra), pois a cadeia logistica de suprimentos foi interrompida. Quando os A5 finalmente chegaram, os 1BE já estavam(estão) em estado lastimável. Na reunião que teve aqui em SMaria, em Julho p.p. ficou decidido que cumpririam o contrato do SLI, onde era previsto 1A5 em 4 RCCs, 2 BECmbBld, 2 Blogs e no CIBld. Caso houvesse uma re-distribuição para os RCB, haveria uma mudança no SLI e aí seria outro preço, outra negociação, etc....
Agora, vão ser disponibilizados, em razoáveis condições, 36 Leo 1 A1 BE para equipar um esquadrão de cada RCB do RS. O outro permanecerá com.......................M41 !!!!!! :oops: :cry:




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3783 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Out 20, 2011 3:07 pm

eligioep escreveu:Agora, vão ser disponibilizados, em razoáveis condições, 36 Leo 1 A1 BE para equipar um esquadrão de cada RCB do RS. O outro permanecerá com.......................M41 !!!!!! :oops: :cry:
Eligio, então isso esta confirmado???

Os M41-C Caxias ainda permanecerão em uso no EB?

Quantos M41-C ficarão na ativa? Tambem serão 36? EXISTEM 36 em condições de uso (anda, atira e fala) mesmo doando 27 para o EU?

Existe cadeia logistica para esses carros ou cada OM "se vira como pode"?


Desculpe a metralha de perguntas, mas é que essa notícia me surpreendeu!


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3784 Mensagem por binfa » Qui Out 20, 2011 3:24 pm

Puerra é de cair o c´da bunda, Leo 1A5, Leo 1BE, M-60 e agora M-41C, era só o que faltava.

E aquele lance de doar 24 M-41C pro EU pelo visto vai fazer falta pra manter os nossos M-41C na ativa.

Eu não entendo mais nada e a gente sonhando com MI28/35, TOR M-2 e o escambau pro EB, só não enxerga quem não quer....

Puerra assim não dá pra ser entusiasta em militaria nesse país!




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3785 Mensagem por eligioep » Qui Out 20, 2011 3:24 pm

Paulo,
não tenho mais detalhes sobre estes M41, pois na 6 Brigada não existem mais. Mas está confirmado a permanencia, e creio que eles devem estar em melhores condições que os 1A1 BE.
Além disso, existia um estoque razoável de suprimentos para eles.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3786 Mensagem por helio » Qui Out 20, 2011 3:47 pm

eligioep escreveu:Helio,
gostaria de questionar a sua citação sobre a conservação dos 1BE.
Quando da aquisição do A5, os A1 ainda estavam em razoável estado de disponibilidade.
Acontece que depois se degradaram rapidamente(demorou até a assinatura da compra), pois a cadeia logistica de suprimentos foi interrompida. Quando os A5 finalmente chegaram, os 1BE já estavam(estão) em estado lastimável. Na reunião que teve aqui em SMaria, em Julho p.p. ficou decidido que cumpririam o contrato do SLI, onde era previsto 1A5 em 4 RCCs, 2 BECmbBld, 2 Blogs e no CIBld. Caso houvesse uma re-distribuição para os RCB, haveria uma mudança no SLI e aí seria outro preço, outra negociação, etc....
Agora, vão ser disponibilizados, em razoáveis condições, 36 Leo 1 A1 BE para equipar um esquadrão de cada RCB do RS. O outro permanecerá com.......................M41 !!!!!! :oops: :cry:

Eligio
Realmente foi com certa surpresa que recebi esta informação acerca da conservação dos Leo 1Be.
Nas duas vezes que estive no 1ºRCC( a ultima há 2 anos) não percebi tanto desgaste neles, tanto é que o 1ºEsqd estava full operacional. Quando estive na AMAN ví também os 4 Leo 1Be lá estacionados e estavam em muito bom estado. Estes do AMAN eram do 2º Esqd do 1ºRCC.
No 1ºRCC conversei com o comandante e o oficial que comandava o 1ºEsqd. Ele me mostrou mais de um pelotão deles, acionando o estabilizador de tiro de um deles no campo de exercicio anexo a OM. Dentro do Pq também ví 4 Leo 1Be em manutenção , com desgastes de uso, mas nada que identifique tamanha indisponibilidade.
O unico Leo 1Be realmente indisponivel que eu ví foi aquele que afundou num banhado em Analândia(perto de Pirassununga) recebendo o "carinhoso" apelido de Titanic.
Não consigo entender esta repentina indisponibilidade de tantos Leo 1Be.
Quanto aos M41C, o que pior estado encontrei eram os do RCB de São Luiz Gonzaga. Os de Alegrete estavam em bom estado geral, e os melhores eram os de Campo Grande. Não tive ainda a oportunidade de conhecer o RCB de São Gabriel.
Acho que juntar 36 M41C vai dar muito trabalho, e vão servir apenas para adestramento, pois a maioria vai ter problemas com o canhão.

Abraços

Hélio




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3787 Mensagem por binfa » Qui Out 20, 2011 3:55 pm

Poxa dos 112 M-41C não dá para aproveitar 36!

E o lance de doar 24 M-41C pro EU?




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3788 Mensagem por FABIO » Qui Out 20, 2011 3:56 pm

os M-41 são CC robustos apesar da idade de uso,anão vejo problemas em manter alguns
em atividade, haviam 112 M41 no EB , 24 doados para o Uruguai de loco Abreu, 36 mantidos do EB e 51 servindo de fonte de sobressalentes :wink:




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3789 Mensagem por eligioep » Qui Out 20, 2011 4:05 pm

Helio,
falando em números, um esquadrão completo dá poucos CC, e além disso, a mídia tem de ser alimentada com fatos, nem sempre condizentes com a realidade.
Foram repassados diretamente para os RCBs 24 CC mais 2 CC para o 5 BECmbBld(sem torre), dos 3 RCC que o possuíam, em condições de uso, só não sei se AFA (Anda/Fala/Atira). Os demais 12 serão revisados e entregues em condições de rodar, mas creio que sem atirar.




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3790 Mensagem por binfa » Qui Out 20, 2011 4:29 pm

helio escreveu:
eligioep escreveu:Helio,
gostaria de questionar a sua citação sobre a conservação dos 1BE.
Quando da aquisição do A5, os A1 ainda estavam em razoável estado de disponibilidade.
Acontece que depois se degradaram rapidamente(demorou até a assinatura da compra), pois a cadeia logistica de suprimentos foi interrompida. Quando os A5 finalmente chegaram, os 1BE já estavam(estão) em estado lastimável. Na reunião que teve aqui em SMaria, em Julho p.p. ficou decidido que cumpririam o contrato do SLI, onde era previsto 1A5 em 4 RCCs, 2 BECmbBld, 2 Blogs e no CIBld. Caso houvesse uma re-distribuição para os RCB, haveria uma mudança no SLI e aí seria outro preço, outra negociação, etc....
Agora, vão ser disponibilizados, em razoáveis condições, 36 Leo 1 A1 BE para equipar um esquadrão de cada RCB do RS. O outro permanecerá com.......................M41 !!!!!! :oops: :cry:

Eligio
Realmente foi com certa surpresa que recebi esta informação acerca da conservação dos Leo 1Be.
Nas duas vezes que estive no 1ºRCC( a ultima há 2 anos) não percebi tanto desgaste neles, tanto é que o 1ºEsqd estava full operacional. Quando estive na AMAN ví também os 4 Leo 1Be lá estacionados e estavam em muito bom estado. Estes do AMAN eram do 2º Esqd do 1ºRCC.
No 1ºRCC conversei com o comandante e o oficial que comandava o 1ºEsqd. Ele me mostrou mais de um pelotão deles, acionando o estabilizador de tiro de um deles no campo de exercicio anexo a OM. Dentro do Pq também ví 4 Leo 1Be em manutenção , com desgastes de uso, mas nada que identifique tamanha indisponibilidade.
O unico Leo 1Be realmente indisponivel que eu ví foi aquele que afundou num banhado em Analândia(perto de Pirassununga) recebendo o "carinhoso" apelido de Titanic.
Não consigo entender esta repentina indisponibilidade de tantos Leo 1Be.
Quanto aos M41C, o que pior estado encontrei eram os do RCB de São Luiz Gonzaga. Os de Alegrete estavam em bom estado geral, e os melhores eram os de Campo Grande. Não tive ainda a oportunidade de conhecer o RCB de São Gabriel.
Acho que juntar 36 M41C vai dar muito trabalho, e vão servir apenas para adestramento, pois a maioria vai ter problemas com o canhão.

Abraços

Hélio
Imagem

Tempos atrás vi essa foto no blog http://bootlead.blogspot.com/2008/01/ca ... mos-l.html porem não tinha e ainda não tenho certeza esse Leo é o Titanic do EB.




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3791 Mensagem por helio » Qui Out 20, 2011 4:45 pm

eligioep escreveu:Helio,
falando em números, um esquadrão completo dá poucos CC, e além disso, a mídia tem de ser alimentada com fatos, nem sempre condizentes com a realidade.
Foram repassados diretamente para os RCBs 24 CC mais 2 CC para o 5 BECmbBld(sem torre), dos 3 RCC que o possuíam, em condições de uso, só não sei se AFA (Anda/Fala/Atira). Os demais 12 serão revisados e entregues em condições de rodar, mas creio que sem atirar.
Eligio
Um esquadrão é composto por 3 pelotões com 4 carros cada , além de um carro para o comte e outro para o sub - total 14 carros
Se havia pelo menos 1 Esqd completo em 2009 seriam pelo menos 14 do 1ºRCC. Será que nos outros RCC a maioria estava em tão mal estado?
Quanto aos M41 com certeza haverão poucos AFA.

Abraço
Hélio




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3792 Mensagem por helio » Qui Out 20, 2011 4:53 pm

binfa escreveu:
helio escreveu:
Eligio
Realmente foi com certa surpresa que recebi esta informação acerca da conservação dos Leo 1Be.
Nas duas vezes que estive no 1ºRCC( a ultima há 2 anos) não percebi tanto desgaste neles, tanto é que o 1ºEsqd estava full operacional. Quando estive na AMAN ví também os 4 Leo 1Be lá estacionados e estavam em muito bom estado. Estes do AMAN eram do 2º Esqd do 1ºRCC.
No 1ºRCC conversei com o comandante e o oficial que comandava o 1ºEsqd. Ele me mostrou mais de um pelotão deles, acionando o estabilizador de tiro de um deles no campo de exercicio anexo a OM. Dentro do Pq também ví 4 Leo 1Be em manutenção , com desgastes de uso, mas nada que identifique tamanha indisponibilidade.
O unico Leo 1Be realmente indisponivel que eu ví foi aquele que afundou num banhado em Analândia(perto de Pirassununga) recebendo o "carinhoso" apelido de Titanic.
Não consigo entender esta repentina indisponibilidade de tantos Leo 1Be.
Quanto aos M41C, o que pior estado encontrei eram os do RCB de São Luiz Gonzaga. Os de Alegrete estavam em bom estado geral, e os melhores eram os de Campo Grande. Não tive ainda a oportunidade de conhecer o RCB de São Gabriel.
Acho que juntar 36 M41C vai dar muito trabalho, e vão servir apenas para adestramento, pois a maioria vai ter problemas com o canhão.

Abraços

Hélio
Imagem

Tempos atrás vi essa foto no blog http://bootlead.blogspot.com/2008/01/ca ... mos-l.html porem não tinha e ainda não tenho certeza esse Leo é o Titanic do EB.
Alexandre

Parece que é este mesmo.
O CC estava rodando numa área supostamente capaz de trafegar blindados( tinha sido feito um levantamento por batedores). A parte dianteira afundou repentinamente num buraco, entrando grande quantidade de água pela escotilha do motorista. O motorista foi resgatado pelos tripulantes da torre, puxando-o para trás, caso contrário se afogaria. Se a escotilha do motorista estivesse fechada o danos seria bem menores (tal qual o Sub Tonelero, que tinha a escotilha de popa aberta, e sem condições de ser fechada pois tinha um cano de ar comprimido impedindo o fechamento)
O Leo teve PT, pois toda parte eletronica ficou comprometida com a entrada d'agua .

Um abraço
Hélio




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3793 Mensagem por sapao » Qui Out 20, 2011 7:08 pm

binfa escreveu:Puerra é de cair o c´da bunda, Leo 1A5, Leo 1BE, M-60 e agora M-41C, era só o que faltava.

E aquele lance de doar 24 M-41C pro EU pelo visto vai fazer falta pra manter os nossos M-41C na ativa.

Eu não entendo mais nada e a gente sonhando com MI28/35, TOR M-2 e o escambau pro EB, só não enxerga quem não quer....

Puerra assim não dá pra ser entusiasta em militaria nesse país!
Pelo contrário Binfa: o máximo que podemos ser por aqui é ENTUSISTA...

Se levar a serio o cara fica careca e com gastrite!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61290
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6577 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3794 Mensagem por Túlio » Qui Out 20, 2011 7:12 pm

Ainda está bueno: imaginem se eles resolvem trazer os SHERMANS de volta... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3795 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 20, 2011 7:16 pm

sapao escreveu:
binfa escreveu:Puerra é de cair o c´da bunda, Leo 1A5, Leo 1BE, M-60 e agora M-41C, era só o que faltava.

E aquele lance de doar 24 M-41C pro EU pelo visto vai fazer falta pra manter os nossos M-41C na ativa.

Eu não entendo mais nada e a gente sonhando com MI28/35, TOR M-2 e o escambau pro EB, só não enxerga quem não quer....

Puerra assim não dá pra ser entusiasta em militaria nesse país!
Pelo contrário Binfa: o máximo que podemos ser por aqui é ENTUSISTA...
Se levar a serio o cara fica careca e com gastrite!
Verdade... e mesmo sendo entusiasta tem que ir com cuidado... :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder