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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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binfa
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#6526 Mensagem por binfa » Ter Out 18, 2011 9:20 am

Marino escreveu:Os OPV estão caminhando.
Quanto ao fim, será em 2012, o fim do mundo. :lol: :lol: :lol: :lol:
Prezados(as) bom dia!

Uma pergunta, li que as OPV seriam vendidas para Trinidad Tobago por £150 milhões, o fato destes navios estarem "encalhados" a MB esta conseguindo pechinchar este valor???

Desde já agradeço a atenção dispensada.




att, binfa
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Re: NOTICIAS

#6527 Mensagem por Penguin » Ter Out 18, 2011 11:15 am

O Prosuper canadense...$35bi :shock:

$35B in Shipbuilding Contracts to Be Awarded Soon


(Source: Toronto Sun; posted Oct. 16, 2011)


OTTAWA --- It is Ottawa's best-kept secret but the biggest defence procurement contract since World War II is expected to be unveiled as soon as this week, according to a government source.

In the coming days, about $35 billion worth of shipbuilding contracts will be announced.

There are two deals to be handed out and three shipyards battling for the contracts.
The contenders include Nova Scotia's Halifax Shipyard, British Columbia's Seaspan Marine Corp. and the Davie shipyard of Levis, Que.

The largest contract is worth $25-billion and will be spent on combat vessels for the navy.

The other contract is worth $8 billion and will go towards building non-combat ships, including a new Arctic icebreaker.

The shipyard which loses out on the big contracts can make a bid for smaller contract of about $2 billion.

Public Works Minister Rona Ambrose has said the decision is completely out of the government's control and cabinet not is involved in the process.

The procurement is under the watchful eye of high-level oversight committees and a fairness monitor.

Government sources are so concerned about leaks and any appearance of bias in the process that they won't confirm it and refer all calls to the shipbuilding secretariat.

-ends-




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#6528 Mensagem por marcelo bahia » Ter Out 18, 2011 11:38 am

O Canadá tem uma boa razão; as reservas de petróleo e outros minerais no Ártico. Canadá, Noruega, Dinamarca, EUA e Rússia estão disputando o controle do Ártico e do Pólo Norte. O Canadá disputa com os EUA a passagem noroeste do Ártico e com a Dinamarca há uma disputa por uma certa ilha perto da Groenlândia.

Os EUA não reconhecem a soberania canadense sobre suas 200 milhas náuticas prevista na convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, o que causa preocupação entre os governantes canadenses. Os canadenses perceberam que não podem viver eternamente sob o "escudo" americano, porque este pode cair sobre sua cabeça.

Para completar o quadro, o explorador russo Artur Chilingarov disse numa entrevista que o Pólo Norte é uma extensão da cordilheira Lomonosov, portanto, uma extensão da plataforma continental russa de 200 milhas.

Ou seja, o Canadá está expremido entre os dois gigantes militares, não pode dar mole, senão, vai perder parte do seu território legal.

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Re: NOTICIAS

#6529 Mensagem por Penguin » Ter Out 18, 2011 1:18 pm

marcelo bahia escreveu:O Canadá tem uma boa razão; as reservas de petróleo e outros minerais no Ártico. Canadá, Noruega, Dinamarca, EUA e Rússia estão disputando o controle do Ártico e do Pólo Norte. O Canadá disputa com os EUA a passagem noroeste do Ártico e com a Dinamarca há uma disputa por uma certa ilha perto da Groenlândia.

Os EUA não reconhecem a soberania canadense sobre suas 200 milhas náuticas prevista na convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, o que causa preocupação entre os governantes canadenses. Os canadenses perceberam que não podem viver eternamente sob o "escudo" americano, porque este pode cair sobre sua cabeça.

Para completar o quadro, o explorador russo Artur Chilingarov disse numa entrevista que o Pólo Norte é uma extensão da cordilheira Lomonosov, portanto, uma extensão da plataforma continental russa de 200 milhas.

Ou seja, o Canadá está expremido entre os dois gigantes militares, não pode dar mole, senão, vai perder parte do seu território legal.

Imagem

Sds.
Creio que há uma confusão Marcelo. O direito ao uso econômico das 200 milhas (ZEE) não é contestado pelos EUA e nem por nenhum outro Signatário da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar (UNCLOS). A não-ratificação por parte dos EUA do que foi proposto na III UNCLOS diz respeito a como será gerido a exploração mineral no leito e subsolo marinho fora das zonas sob jurisdição nacional.

A UNCLOS tem se desenvolvido em etapas e em cada uma novos temas são incorporados a Convenção e ratificados ou não pelos seus signatários:
I CONFERENCIA: 1957-58
II CONFERENCIA: 1960
III CONFERENCIA: 1967-94

Nessas Conferências os EUA aceitaram todas as regras e regulamentos propostos, com exceção da Parte XI que diz respeito a mineração no que a Convenção denomina de "zona", região que compreende o fundo marinho e oceânico e seu subsolo fora dos limites de jurisdição nacional; e principalmente da criação da Autoridade Internacional do Fundo Marinho (International Seabed Authority) com o objetivo de organizar e controlar todas as atividades de exploração mineral nessa zona, inclusive taxação.
In 1983, Ronald Reagan directed U.S. agencies to comply with all of the provisions in UNCLOS except for Part XI, which concerns deep seabed mining. With U.S. leadership, Part XI was reworked and the Convention was officially modified by 1994, addressing all U.S. concerns. Since 1983, the U.S. has been in voluntary compliance with the entire Convention and thus ratification would not result in any changes to current U.S. domestic or foreign policy.

UNCLOS And The U.S. Senate
In 2004 all 18 members of the Senate Foreign Relations Committee voted unanimously in favor of
UNCLOS. Although not a single Senator abstained or voted against the treaty, then Majority Leader Frist never brought it to the floor for a vote.
http://archive1.globalsolutions.org/pro ... tsheet.pdf

Na Parte I, artigo 1 da Convenção a "zona" é definida.
Na parte XI, artigos 133 a 191 pode-se acessar o conteúdo que não votado e ratificado até agora pelo Congresso dos EUA.

Convención de las Naciones Unidas sobre el Derecho del Mar
http://www.un.org/Depts/los/convention_ ... mar_es.pdf

Tanto é assim que o Governo do EUA definem seu direitos marinhos com base nas regras da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, conforme texto acima:

Imagem
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Maritime zones for the United States are determined from the official U.S. baseline, recognized as the low-water line along the coast as marked on the official U.S. nautical charts in accordance with the articles of the Law of the Sea. The Office of Coast Survey depicts on its nautical charts the territorial sea (12 nautical miles), contiguous zone (24nm), and exclusive economic zone (200nm, plus maritime boundaries with adjacent/opposite countries).

(...)
The U.S. maritime zones are projected from a “normal baseline” derived from NOAA nautical charts. A “normal baseline” (as defined in the 1958 Geneva Convention on the Territorial Sea and the Contiguous Zone and Article 5 of the United Nations Convention on the Law of the Sea) is the low-water line along the coast as marked on officially recognized, large-scale charts. Since "low-water line" does not reference a specific tidal datum, the U.S. applies the term to reference the lowest charted datum, which is mean lower low water (MLLW).

The U.S. Baseline Committee reviews and approves the limit of all maritime zones on NOAA charts. It gains interagency consensus on the proper location of the baseline, using the provisions of the 1958 Convention on the Territorial Sea and the Contiguous Zone, to ensure that the seaward extent of U.S. maritime zones do not exceed the breadth permitted by international law. Current members of the Committee include the Departments of State (Chair), Commerce (NOAA), Justice, Interior (BOEMRE), and Homeland Security (Coast Guard), among others.

(...)
The exclusive economic zone (EEZ) of the U.S. extends 200 nm from the territorial sea baseline and is adjacent to the 12 nm territorial sea of the U.S. It includes the Commonwealth of Puerto Rico; Guam; American Samoa; U.S. Virgin Islands; Commonwealth of the Northern Mariana Islands; and any other territory or possession over which the United States exercises sovereignty. Within the EEZ, the U.S. has:

(a) sovereign rights for the purpose of exploring, exploiting, conserving and managing natural resources, whether living and nonliving, of the seabed and subsoil and the superjacent waters and with regard to other activities for the economic exploitation and exploration of the zone, such as the production of energy from the water, currents and winds;
(b) jurisdiction as provided in international law with regard to the establishment and use of artificial islands, installations, and structures, marine scientific research, and the protection and preservation of the marine environment; and
(c) other rights and duties provided for under international law.

Fonte: United States Office of Coast Survey (http://www.nauticalcharts.noaa.gov/csdl/mbound.htm)

[]s




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#6530 Mensagem por marcelo bahia » Ter Out 18, 2011 11:32 pm

Tem razão, Santiago! :wink:

Muito bem fundamentada sua resposta!

Sds.




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Re: NOTICIAS

#6531 Mensagem por lubra » Qua Out 19, 2011 11:51 am

https://www.defesa.gov.br/index.php/age ... -2011.html
Agenda do ministro da Defesa, Celso Amorim, quarta-feira, 19 de outubro de 2011
O ministro encontra-se nesta quarta-feira na França, onde se encontrará com o presidente Nicolas Sarkozy. No final da tarde, inicia retorno ao Brasil.
Segue a agenda:
10h00 - Entrevista ao jornal La Croix e agência de notícias Media Part
12h00 - Encontro com Presidente Nicolas Sarkozy
15h00 - Decola para Cherbourg
16h00 - Visita as instalações do estaleiro DCNS
18h30 – Decola para o Brasil
01h10 - Previsão de chegada (20/10)




Saudações,
Luciano.

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#6532 Mensagem por lynx » Qua Out 19, 2011 12:04 pm

A diferença entre os EUA e o Canadá diz respeito ao direito de passagem inocente (previsto na CNUDM) pelos estreitos da chamada "Passagem do Noroeste". Para o Canadá, trata-se de uma região de águas interiores, portanto território nacional canadense. Já para os EUA, enquadra-se como "estreito internacional" (ligação entre mares distintos), portanto uma área pela qual qualquer embarcação, civil ou militar, pode passar em trânsito chamado "inocente" e sem necessitar de autorização právia do estado lindeiro, no caso o Canadá.
Recentemente um navio da USCG atravessou a Passagem do Noroeste, gerando protestos canadenses.

Ps: desculpem pelos termos pouco técnicos, mas escrevi de cabeça. Pode ter algum erro de enquadramento, mas, no geral é essa a diferença.




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#6533 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Out 19, 2011 1:01 pm

Pesquisadores da UFJF criam submarino autônomo

Por Tribuna de Minas
Projeto é financiado por empresa do Porto


Pesquisadores da UFJF trabalham em um estudo de ponta para desenvolvimento de um submarino capaz de operar de forma autônoma. A princípio, a máquina será usada para explorar áreas submersas de barragens, examinando suas condições estruturais e a vida aquática. A pesquisa é desenvolvida em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, em Portugal, país sede da financiadora do projeto, e com a empresa de energia elétrica EDP, que atua na Região Norte do Brasil. O submarino, que tem pouco mais de um metro de comprimento, deve consumir cerca de R$ 1,5 milhão em investimentos.

Neste ano, o equipamento já foi submetido a um primeiro teste, na barragem do Lageado, em Tocantins, administrada pela EDP Energia. Por enquanto, os testes concentram-se em avaliações do controle de flutuação da máquina. "Quando estiver concluído, o submarino será capaz de executar missões sem nenhum comando remoto, apenas com a programação georreferenciada. Ele está sendo desenvolvido para realizar batimetria, uma foto em três dimensões do fundo da barragem, mas também poderá ser equipado com sensores de qualidade da água, além de fazer análise da vida aquática, substituindo o trabalho de mergulhadores", explica o professor da Faculdade de Engenharia da UFJF e coordenador do projeto, Leonardo Honório.

Com estes dados, o próprio submarino será capaz de identificar problemas como fendas, rachaduras e turbidez da água, classificá-los como significativos ou não e oferecer uma solução, reduzindo custos e riscos de operação. Para isso, os 15 integrantes da equipe ainda terão a missão de desenvolver toda a parte de programação dos computadores. A análise da morfologia do fundo é de especial importância para o consórcio financiador do projeto, pois é na quantidade de água disponível que se encontra a energia potencial a ser gerada. Maior sedimentação significa menos energia elétrica produzida.

Testes locais

Além do primeiro teste na barragem de Lageado, o submarino é avaliado no lago da UFJF e na piscina da Faculdade de Educação Física da instituição. Nesses locais, os pesquisadores analisam a estabilidade do equipamento e, ao mesmo tempo, encontram novas utilidades. "O submarino poderá ser programado para acompanhar a movimentação do atleta dentro da piscina, fornecendo uma mapa 3D dinâmico do nadador", diz o pesquisador.

Ainda na fase de pesquisa, a prefeitura do Guarujá (SP) já demonstrou interesse de que sejam realizados testes com o equipamento para controle de dados do emissário submarino.O professor destaca que a parceria entre as instituições é um dos maiores ganhos para o desenvolvimento da pesquisa brasileira. Até a conclusão do projeto, em aproximadamente um ano e meio, o investimento em intercâmbio de pesquisadores, mestrandos e doutorandos pode fazer a pesquisa alcançar a cifra de R$ 4 milhões. "A inteligência artificial era mais a nossa parte, eles têm mais conhecimento na área de robótica. Sem as duas equipes, a gente não conseguiria viabilizar", conclui.


http://www.tribunademinas.com.br/cidade ... o-1.968808




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#6534 Mensagem por DELTA22 » Qua Out 19, 2011 1:13 pm

O Leo é cobra!! [100] :wink:

Ele também é responsável pelo projeto de um carro autônomo...

Imagem

Foto do submarino autônomo:

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#6535 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Out 19, 2011 1:17 pm

DELTA22 escreveu:O Leo é cobra!! [100] :wink:

Ele também é responsável pelo projeto de um carro autônomo...

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Foto do submarino autônomo:

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Aí , meu camarada!!!!! [009] [009] [009]




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#6536 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 19, 2011 2:01 pm

Maré baixa

19 de outubro de 2011, em Marinha do Brasil, Noticiário Nacional, por Joker

Imagem

Empresa de dragagem do Rio arrematou em leilão a fragata Dodsworth, que a Marinha comprou da Inglaterra em 1996 e baixou ao estaleiro em 2004, por falta de verba para manutenção. Estava toda ok.

FONTE: http://www.claudiohumberto.com.br / FOTO: Poder Naval

Nota do Editor: Segue extrato do DOU referente ao leilão do casco da Dodsworth

LEILÃO N EGPN-044/2011

Por ordem do Diretor-Presidente da EMGEPRON faço público que será publicado o Resultado da Licitação EGPN N 044/2011, modalidade Leilão, conforme segue: 1.Objeto – Alienação por venda, de 01 (um) casco da Ex-Draga Ipanema, pertencente à Base Hidrográfica da Marinha em Niterói – BHMN e 01 (um) casco Ex- Fragata Dodsworth, pertencente ao Comando do 2º Esquadrão de Escolta – COMESQDE-2; 2.Vencedor do lote 01: Empresa COROA GRANDE DRAGAGEM LTDA., CNPJ n 42.426.007/0001-10, no valor total de R$ 1.380.000,00 (um milhão, trezentos e oitenta mil reais).
fonte:http://www.naval.com.br/blog/2011/10/19/mare-baixa/




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#6537 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 19, 2011 3:42 pm

J.Ricardo escreveu:
Maré baixa

19 de outubro de 2011, em Marinha do Brasil, Noticiário Nacional, por Joker

Imagem

Empresa de dragagem do Rio arrematou em leilão a fragata Dodsworth, que a Marinha comprou da Inglaterra em 1996 e baixou ao estaleiro em 2004, por falta de verba para manutenção. Estava toda ok.

FONTE: http://www.claudiohumberto.com.br / FOTO: Poder Naval

Nota do Editor: Segue extrato do DOU referente ao leilão do casco da Dodsworth

LEILÃO N EGPN-044/2011

Por ordem do Diretor-Presidente da EMGEPRON faço público que será publicado o Resultado da Licitação EGPN N 044/2011, modalidade Leilão, conforme segue: 1.Objeto – Alienação por venda, de 01 (um) casco da Ex-Draga Ipanema, pertencente à Base Hidrográfica da Marinha em Niterói – BHMN e 01 (um) casco Ex- Fragata Dodsworth, pertencente ao Comando do 2º Esquadrão de Escolta – COMESQDE-2; 2.Vencedor do lote 01: Empresa COROA GRANDE DRAGAGEM LTDA., CNPJ n 42.426.007/0001-10, no valor total de R$ 1.380.000,00 (um milhão, trezentos e oitenta mil reais).
fonte:http://www.naval.com.br/blog/2011/10/19/mare-baixa/


Lamento até hoje a baixa prematura deste navio. Em minha opinião deveria ser utilizado como alvo em vez de ser retalhado. Como alvo seu destino seria mais nobre ao propiciar o aprendizado no uso real de armas por parte de militares lotados na Esquadra.

Sds

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#6538 Mensagem por lubra » Qui Out 20, 2011 2:07 pm

Um Helicóptero da Marinha está circulando sobre a Baía de Vitória neste momento. Me pareceu um Cougar.

De acordo com o site da Codesa, são aguardados para chegar ao porto de Vitória-ES no dia 21 a Niterói, a Barroso, a Greenalgh, a Bosísio, e o Gastão Mota.

BZ Tropicalex.




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Re: NOTICIAS

#6539 Mensagem por lubra » Qui Out 20, 2011 2:08 pm

O Tikuna também.




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#6540 Mensagem por J.Ricardo » Qui Out 20, 2011 3:46 pm

Lord Nauta escreveu:Lamento até hoje a baixa prematura deste navio. Em minha opinião deveria ser utilizado como alvo em vez de ser retalhado. Como alvo seu destino seria mais nobre ao propiciar o aprendizado no uso real de armas por parte de militares lotados na Esquadra.

Sds

Lordd Nauta
Um destino que também seria muito nobre para este navio, seria transforma-lo em um recife artificial, afundado em um local propício para o turismo submarino, creio que estados como Rio Grande do Norte, Santa Catarina entre outros perderam uma grande oportunidade para incrementar seus atratívos turísticos!




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