Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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helio
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3751 Mensagem por helio » Sáb Out 01, 2011 9:19 pm

Guerra escreveu:
helio escreveu: Nos já entramos nessa "onda" como vc escreve: Os M113 e os F5 estão sendo revitalizados.
Bem vindo a realidade latino-americana Guerra, ou vc acha que o Brasil por fazer parte do BRIC tem bala na agulha para fabricar equipamento bélico de primeira linha?
Apesar dos recordes sucessivos de arrecadação ,acabamos de bater o record de déficit público. Para que o governo quer baixar os juros? Para baixar a inflação? Não, é para pagar menos juros nesta dívida monumental.
É hilário ver onanistas sonhando com PAK FA, Leopard 2...... enfim, sonhar não custa nada não é mesmo?

Hélio
É para mim que vc diz isso, Helio?
Eu enviei um esclarecimento em relação a sua resposta preconceituosa.
O meu pensamento sempre foi realista, e de acordo com o que a america latina pode fazer.
Embora a Argentina passe por sérias dificuldades economicas e tenha um governo totalmente alheio aos problemas das FA dos pais, tenta através de upgrades, manter a operacionalidade de seus meios.
O Brasil também, modernizando os seus caças e M113.

Hélio




binfa
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3752 Mensagem por binfa » Ter Out 18, 2011 8:53 am

gogogas escreveu:Tanque Principal de Batalla

Militares colombianos viajan a Alemania para seleccionar el MBT de Caballería 17/10/2011

(Infodefensa.com) E. Saumeth, Bogotá - Entre finales del presente mes y comienzos de noviembre, parte de nuevo hacia Alemania la comisión militar colombiana que adelanta el proceso de selección de un nuevo Tanque Principal de Batalla (MBT) para la Caballería de este país, según fuentes oficiales.

Luego de no llegar a ningún acuerdo con la compañía francesa Sofema Groupe, comercializadora del Nexter-AMX-56 (primer candidato), la comisión colombiana entabló conversaciones durante la última semana del mes de septiembre con la empresa alemana Flensburger Fahrzeugbau o FFG, quienes aparentemente están ofreciendo el Krauss-Maffei Leopard 1A5 a través de su filial Jungenthal JWT.

La intención por parte de las autoridades colombianas es la de poder adquirir un vehículo con un mínimo de capacidades disuasivas y que le permita comenzar a crear bases para el desarrollo de una doctrina blindada, para lo cual el número tentativo de MBT sería de 44 carros.

Se adelantarán entonces conversaciones en cuanto al precio (uno de los puntos más álgidos), mantenimiento, transferencia de tecnología y venta continuada de munición, en especial la del tipo Armoured Piercing Fin-Stabilised Discarding Sabot.
O que o EB esta esperando para completar os RCB com Leo 1A5 ????




att, binfa
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3753 Mensagem por eligioep » Ter Out 18, 2011 10:20 am

Binfa,
questiono esta notícia, pois o Brasil comprou o que havia de melhor nos Leo 1 A5, sobrando só "sobras"...
Talvez sejam Leo 2 A4, estes havia de sobra.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3754 Mensagem por marcelo bahia » Ter Out 18, 2011 10:58 am

Vai ficar feio pro Brasil. Uma coisa é que o Chile tenha um MBT mais capaz do que o nosso, já que não faz fronteira, outra coisa é que a Colômbia os adquira. Lá na Colômbia as pontes podem suportar o peso do Leo 2??

Brasilsilsilsilsil

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3755 Mensagem por Elias RS » Ter Out 18, 2011 12:22 pm

Olá pessoal!
Caros Hélio e Paulo Bastos, a respeito dessas notícias de modernizações que estão saltando por todos os lados, inclusive dos nossos M113, pergunto o seguinte: não seria interssante fazer o mesmo com os nossos Leo 1A1 para o padrão A5 via engenharia reversa ou para algum tipo que a Elbit com certeza deve ter? Isso terminaria com o problema de como equipar e manter operacionais os 3 RCB daqui do RS.
Abss
Elias




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3756 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Out 18, 2011 12:47 pm

Elias RS escreveu:Olá pessoal!
Caros Hélio e Paulo Bastos, a respeito dessas notícias de modernizações que estão saltando por todos os lados, inclusive dos nossos M113, pergunto o seguinte: não seria interssante fazer o mesmo com os nossos Leo 1A1 para o padrão A5 via engenharia reversa ou para algum tipo que a Elbit com certeza deve ter? Isso terminaria com o problema de como equipar e manter operacionais os 3 RCB daqui do RS.
Abss
Elias
Acho que seria mais interessante ainda tentar arrumar um MBT moderno, como o Leo 2A4, Merkava III, ou Leclerc, e colocar os 1A5 na segunda linha.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3757 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Out 18, 2011 1:06 pm

marcelo bahia escreveu:Vai ficar feio pro Brasil. Uma coisa é que o Chile tenha um MBT mais capaz do que o nosso, já que não faz fronteira, outra coisa é que a Colômbia os adquira. Lá na Colômbia as pontes podem suportar o peso do Leo 2??
Marcelo, na boa, estou cansado de escrever sobre isso e prometo que será a ultima vez, já que essa história de Leopard 2 para o EB a muito se transformou em verdadeira religião ou tara para alguns foristas. Algo quase como contar vantagem (o Chile fala para o Brasil: EU TENHO, VOCÊ NÂO TEEM!!!)

Pergunta número 1:
O Brasil tem condições de operar um MBT do porte, peso e complexidade de um Leopard 2, M1A2 Abrams, T-90, Merkava ou um SuperMegaBlasterPhodaqualquer?

Resposta:
SIM.

Temos todas as condições de possuir e operar qualquer um, DESDE QUE tenha plena consciência que esta trocando MOBILIDADE por PROTEÇÃO BLINDADADA e PODER DE FOGO. Exatamente o oposto do que o EB pratica desde que sua Cavalaria se tornou moto-mecanizada.
Alem de aumentar todos os custos envolvidos, tanto da mobilidade propriamente dita, já que os custos de deslocamento subiriam exponencialmente, até os custos de manutenção treinamento e tiro.
Algumas perguntas que temos que fazer é: vale a pena partimos para um veículo desse tipo? O que ganharíamos se optássemos por esse caminho? Temos ameaças que justifiquem esse tipo de investimento ou seria melhor investir em outras áreas, como a substituição dos Cascavel e Urutu?

Pergunta número 2:
É verdade que as pontes no Brasil não agüentam o peso de um MBT moderno.

Resposta:
NÃO.

Existem muitas pontes no Brasil que agüentam os pesos até de um Panzerkampfwagen VIII Maus, porem elas estão concentradas em sua maioria na região Sul/Sudeste, além de estar somente nas rodovias principais, o que obriga um grande planejamento de engenharia para deslocar esses “monstros” para regiões mais afastadas do Brasil. Você já viu o que acontece em épocas de chuvas, quando deslizamentos de terras ou inundações destroem pontes e é necessário construir substitutas? Bem seria exatamente assim com um deslocamento de blindados pesados no Brasil, teríamos que construir diversas pontes antes deles chegarem ao seu destino.
Alem disso, assim como acontece com nossos M60A3 TTS, não poderíamos utilizar nossa malha ferroviária, pois ela também não comporta esses veículos.

Pergunta número 3:
Caso a Colômbia adquirisse MBT equivalentes ou mais modernos que os nossos isso seria implicaria algo em nossa política de segurança ou seria uma “vergonha” para o país?

Resposta:
DUVIDO.

A Colômbia possui uma infra-estrutura rodo-ferroviária inferior a do Brasil. Alem do mais a topografia desse país permitiria uma utilização extremamente limitada desses veículos, já que boa parte da Colômbia é composta por montanhas e florestas. Caso o Brasil resolvesse colocar um RCC em Manaus/AM ou Ouro Preto/MG, que utilidade ele teria?
Além do mais essa história da Colômbia adquirir MBT’s é antiga e nunca se concretizou, simplesmente porque o foco de seu exército sempre foi combater a guerrilha interna, com a prioridade em uma infantaria leve, exatamente para lutar em selva e em montanha, tendo sua cavalaria composta por veículos leves e sobre rodas.
Com a aquisição pela Venezuela de MBT’s russos, que também sobre os mesmos problemas da Colômbia, é possível que eles partam para adquirir um veículo similar, mas acredito que, assim como os da Venezuela, teria uma aplicação prática limitada.
Elias RS escreveu: Caros Hélio e Paulo Bastos, a respeito dessas notícias de modernizações que estão saltando por todos os lados, inclusive dos nossos M113, pergunto o seguinte: não seria interessante fazer o mesmo com os nossos Leo 1A1 para o padrão A5 via engenharia reversa ou para algum tipo que a Elbit com certeza deve ter? Isso terminaria com o problema de como equipar e manter operacionais os 3 RCB daqui do RS.
Elias, isso já foi muito discutido aqui e, mesmo tendo o contato com diversas pessoas envolvidas diretamente com esses veículos, ainda não tenho uma opinião totalmente formada, porem posso te adiantar duas coisas:
1º. O EB já efetuou diversos estudos para modernizar esses veículos, mas em todos eles, pelo menos essa é a informação que tenho, o valor da reforma não justificaria o resultado final.

2º. Os nossos Leopard 1BE são muito antigos, e possuem um índice de desgaste extremante alto em praticamente todos os seus componentes.

Todavia, apesar do dito acima, já ouvi de diversas pessoas que dá para modernizar esses veículos, o que ainda não ouvi é quanto essa brincadeira vai custar.

Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3758 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 18, 2011 1:28 pm

A questão de um MBT moderno para o EB/CFN será dirimido na medida de dois pontos focais:

1. o término do desenvolvimento/entrada em serviço de toda a familia de veiculos projetada para o VBTP Guarani. Esta fase do programa pressume que a IVECO concretizou todos os investimentos de sua planta industrial no país, tornando-se capaz de não só propor, projetar, produzir e fazer evoluir aqueles tipos de bldos, como respaldar oferta para uma futura familia de veiculos SL, como VBTP's e CC's.

2. a outra opção, é esperar para ver até onde vai o envolvimento da "Kraus-Maffei", com o pólo industrial de Santa Maria. Se o mesmo se tornará apenas uma grande oficina mesmo, ou se poderá evoluir para a geração de a capacitação daquele pólo para a propositura e projeto de veiculos SL, tanto VBTP's quanto CC's.

Enquanto isso, estamos fadados a chorar as mágoas de ter infelizmente um exército, quiçá, FFAA's mais voltadas para missões subsidiárias/complementares do que suas missão principal.

Até lá, Leopards 1A5 serão a única referência concreta, e pouco eficiênte, para a formação/desenvovimento de uma doutrina realmente moderna de forças bldas. Teremos que nos contentar nos próximos 15/20 anos ainda em dispor somente de mera teoria e retórica no campo da arma da cavalaria blda.

Bom, pelos menos não vamos ter tanto trabalho de ter que mudar praticamente tudo no campo operacional da nossa cav.blda, já que estamos, desde sempre, acostumados a operar somente na teoria/retórica, não é mesmo?

abs.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3759 Mensagem por helio » Ter Out 18, 2011 1:52 pm

amigos
Me surpreendeu a noticia que o Alexandre postou, até porque a Colombia por muitos anos limitou ser equipado com blindados sobre rodas (EE-9 e EE-11). Se não me engano os ultimos blindadeos de esteiras que utilizaram foram os pererecas.
Concordo com o Paulo, quanto a tentativa de equilibrar suas forças com o vizinho Venezuela, e um CC como o Leopard na colombia teria pouca serventia.
A Colombia tem uma grande vantagem sobre a Venezuela: apesar de ser bem menos equipado que a Venezuela, o grau de treinamento e capacidade de combate do exercito é talvez o melhor da America do sul. Temos batalhão de selva, mas nada comparavel a experiencia dos colombianos.
Coincidentemente tenho trocado informações no privado com o colega forista JL sobre a importancia o tema dimensões e peso dos MBT no Brasil .
Penso eu que o mais importante não é no peso, mas suas dimensões.
Os MBT não podem ser transportados por nossas ferrovias, pois o avanço desordenado de barracos ao longo das bitolas ferroviarias em torno das cidades, inviabiliza o transporte de um MBT que suoera a largura das pranchas ferroviárias. As nossas estradas de rodagem no sul e no centro-oeste do pais são de uma pista dupla. Isto inviabiliza o transporte regular de pranchoes rodoviários ao longo destas estradas, sem causar um congestionamento de monta.
Recordemos que no ano passado, quando um dos Osório foi transportado por via rodóviária de Pirassununga ao rio de Janeiro, o transtorno logistico foi imenso. Alem de jipes, caminhões e motos para escolta, a viagem teve que ter planejamento prévio de locais de parada, pois quando estavam em movimento praticamente paravam o transito. quando chegou na linha vermelha então o caos foi enorme.
O Chile tem Leopard 2, mas todos eles estão em OM anexos ao TO aonde hipoteticamente seriam utilizados em caso de guerra. A extensão de terra aonde seria provavel um confronto é uma estreita porção de deserto com menos de 100km de largura.
Devemos recordar que quando o RCB de Alegrete e São Gabriel receberam seus blindados, eles chegaram por via ferroviária, e hoje, as estradas que ligam esta cidade à Santa Maria é de uma pista só.

Um abraço

Hélio




binfa
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3760 Mensagem por binfa » Ter Out 18, 2011 2:15 pm

Senhores boa tarde!

Tal questionamento feito é que estão oferecendo Leo 1A5 revisados para o Ejercito Colombiano e nós aqui tentando botar pra rodar os Leo 1BE tudo phodido.

Não seria interessante o EB concentrar esforços e comprar mais uns 51 Leo 1A5 (17 p/ cada RCB) e com isso adequar as forças blindadas por pelo menos uns 10/15 anos até ver se a próxima família de blindados seria desenvolvida ou uma nova compra de oportunidade ou uma compra de pratileira!!




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3761 Mensagem por helio » Ter Out 18, 2011 2:36 pm

Alexandre
Achei estranho esta informação ,pois conheço o oficial do EB que foi para a Alemanha para tratar do contrato de compra e manutenção dos Leo 1A5, e ele me disse que todos os disponiveis e passiveis de serem recuperados foram adquiridos, não havendo portanto o que fazer na seleção deles como houve na Bélgica quando compramos os 1Be.
Não tenho informações complementares ao que vc postou, por exemplo, se a KMW tal qual Israel faz, comprou de algum outro pais para fazer a reforma e oferecer à Colombia.

Um abraço

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3762 Mensagem por binfa » Ter Out 18, 2011 3:16 pm

helio escreveu:Alexandre
Achei estranho esta informação ,pois conheço o oficial do EB que foi para a Alemanha para tratar do contrato de compra e manutenção dos Leo 1A5, e ele me disse que todos os disponiveis e passiveis de serem recuperados foram adquiridos, não havendo portanto o que fazer na seleção deles como houve na Bélgica quando compramos os 1Be.
Não tenho informações complementares ao que vc postou, por exemplo, se a KMW tal qual Israel faz, comprou de algum outro pais para fazer a reforma e oferecer à Colombia.

Um abraço

Hélio
Acho que não custava nada o EB ver o preço destes Leo 1A5 revisados, quem sabe não dá negócio e com isso ele equaciona um problema!




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Hader

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3763 Mensagem por Hader » Ter Out 18, 2011 3:31 pm

Isto pode matar a charada:

99 Leopard 1 kampvogne solgt til Tyskland

Forsvarets Materieltjeneste har solgt 99 udfasede kampvogne af typen Leopard 1A5 til det tyske firma Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft mbH.
29-09-2010 - kl. 11:05
Som en del af aftalen køber FMT to bjærgningsvogne af typen WISENT-1. Handelsafdelingen i Forsvarets Materieltjeneste (FMT) har gennemført en handel, hvor 99 kampvogne af typen Leopard 1A5 er blevet solgt.
Køberen begyndte allerede i september måned afhentningen af kampvognene, hvor de 50 står på et depot i Dejbjerg og de resterende står på depot i Kalbyris. Alle 99 kampvogne forventes afhentet inden udgangen af oktober i år.


De bedste blev solgt
- Leopard 1 kampvognene er løbende blevet opgraderet, og det er de bedste af dem, vi har solgt til firmaet Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft mbH (FFG), fortæller den tidligere chef for Handelsafdelingen Henning Uldal, der i dag er fungerende chef for Forsvarets HovedVærksteder (FHV) og fortsætter:
- Processen med at få dem solgt begyndte for lang tid siden, og i Handelsafdelingen har vi fået dem sendt i udbud, hvor vi hørte, hvem der vil give hvad for kampvognene. Det endte så med, at vi valgte at tale med FFG.
WISENT til næste år
Salgsprisen for kampvognene er fortrolig, men med i handlen indgår der, at FMT får leveret to nye WISENT-1 bjærgningsvogne i begyndelsen af 2011:
- FFG er faktisk et gammelt skibsværft, der i dag ombygger gamle kampvogne. Fordi vi også køber noget af dem, så fik vi faktisk en god pris for vores gamle kampvogne, påpeger Henning Uldal, der fik noget af en logistisk opgave med i handlen. Leoparderne skulle selv kunne køre op på blokvognene:
- Vi kunne godt se, at afhentningen ikke egnede sig til en vinteroperation, for selvom kampvognene er funktionsduelige, har mange af dem ikke været startet i otte-ti år, og det var en af de betingelser FFG havde, siger Henning Uldal.


Foto: Peter T. Staggmeier, Flyvevåbnets Fototjeneste




Hader

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3764 Mensagem por Hader » Ter Out 18, 2011 3:33 pm

Ou seja, a FFG tem um punhado de leo 1A5 ex-Dinamarca para vender...




helio
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3765 Mensagem por helio » Ter Out 18, 2011 3:42 pm

Desculpe Hader
Mas não entendo esta linga do texto que vc postou, poderia traduzi-lo para mim?

Abraços
Hélio




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