Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8806 Mensagem por dalton romao » Seg Out 17, 2011 5:07 pm

não se tem nenhuma vantagem tática usando o modo automático ainda mais em fuzil 7.62. só mesmo em situações extremas e a curtíssima distância. o Ia2 do jeito que já está, pelo menos o 7.62 que nada mais é do que o bom e velho fal repaginado, é uma arma confiável e com a nova ergonomia e cano mais curto ficou dentro do que se espera de uma arma pro combate moderno.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novo Fuzil para o EB

#8807 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 5:22 pm

O Fz. está muito bonito! Resta saber se é funcional, pois o MD-97 original é uma piaba!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8808 Mensagem por dalton romao » Seg Out 17, 2011 5:28 pm

eu tenho falado do modelo 7.62. esse com certeza é confiável zero4.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novo Fuzil para o EB

#8809 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 7:57 pm

dalton romao escreveu:eu tenho falado do modelo 7.62. esse com certeza é confiável zero4.
Com certeza, Dalton! Eu não estava nem indagando o seu post, estava falando do 5.56 mesmo, espero que o 5.56 não seja uma versão "bonitinha" do MD-97L.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

Re: Novo Fuzil para o EB

#8810 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 17, 2011 10:22 pm

É não Zero, mudaram todo o mecanismo dele.

Saiu aquela adaptação tosca de ferrolho basculante e entrou o ultra-testado (e aprovado) ferrolho rotativo.

Essa é a alma da arma. O resto é perfumaria, como esses trilhos e outras bichisses. :roll: :mrgreen:




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8811 Mensagem por prp » Seg Out 17, 2011 11:11 pm

CM o MD97 também é ferrolho rotativo.
O problema dele é que foi feito de alumínio de panela e bateram um prego no meio do bixo. :mrgreen:




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novo Fuzil para o EB

#8812 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 11:12 pm

CM, mas o MD-97 já era de ferrolho rotativo!!! Na verdade ferrolho basculante era o antigo MD-2... se eu não estou engando é isso!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

Re: Novo Fuzil para o EB

#8813 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 17, 2011 11:23 pm

Ah é, isso mesmo! :mrgreen: :mrgreen:

MD-2 é que era basculante, e o MD-97 alumínio de latinha de cerveja Itaipava com ferrolho de ferro de obra. :mrgreen:

Mil perdões senhores. :)




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novo Fuzil para o EB

#8814 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 11:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Ah é, isso mesmo! :mrgreen: :mrgreen:

MD-2 é que era basculante, e o MD-97 alumínio de latinha de cerveja Itaipava com ferrolho de ferro de obra. :mrgreen:

Mil perdões senhores. :)
Pois é, descrição perfeita do MD-97! aff... tenho um medo horrível de mexer nessa arma.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8815 Mensagem por prp » Seg Out 17, 2011 11:26 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
prp escreveu:Mudando um pouco de assunto.

Notei nos vídeos postados na web dos combates na Libia, conflito que se utilizou muito o saudoso FAL, que os "libertadores" não utilizavam o fuzil do mesmo jeito que se utilizavam as AK.

Um dos "defeitos" do 7'62 é o desperdício de munição na utilização do tiro automático, e um dos pontos colocados aqui no DB é que, pelo fato do nosso EB ser de conscritos, o desperdício de munição seria muito, já que os conscritos, no calor da batalha, utilizariam o FAl no modo automático. Em detrimento de seu único treinamento que foi no modo intermitente. Alguns até sugeriram retirar o modo automático do nosso fuzil, por achar inútil na atual conjectura.

Porém depois do que vi na Líbia essa tese, a meu ver, não se sustenta, pois na maioria dos vídeos raramente se via os rebeldes utilizando o tiro automético ao contrario das AKs, que eram sempre utilizadas nessa função. Assim acredito que nosso exército, que tem um pouquinho mais de treino que os rebeldes libios, não cairiam na cilada e o desperdício seria mínimo e tiraria o maior proveito do FAL.

Abraços
Por favor, o que é que você chama de "... desperdicio de munição ..." para o 7,62X51 mm (FAL) no tiro automático? Por que não para o 7,62X39 mm (AK-47)?

Eu acho que entendi o que você quer dizer, mas como eu acho que um dos grandes problemas deste (e de outros foruns de defesa) são as coisas que ficam entre linhas - que não são bem explicadas - eu gostaria muito que você deixasse claro o seu pensamento.

Bacchi


Cross escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, o que é que você chama de "... desperdicio de munição ..." para o 7,62X51 mm (FAL) no tiro automático?
O recuo da arma é muito grande, dessa forma ela fica incontrolável durante fogo automático e perde completamente qualquer resquício de precisão. Assim há o desperdício.
É exatamente isso.
O interessante é que quando os combatentes líbios utilizavam as AKs eles sempre mantinham em fogo automático.
O ponto é, um combatente mal treinado vai sempre querer colar o dedo, vai sempre querer atirar no modo automático, como é o caso da líbia, porém o tiro automático do FAL é tão cabuloso que até os aspirantes a rambo nãoo conseguem ter um mínimo de controle da arma preferindo o modo simi-automático.
A pergunta é, para um exército mal treinado de conscritos(o nosso) seria realmente mais vantajoso uma arma que "deixasse" o combatente utilizar o modo automático? Assim o desperdício de munição não seria muito maior.




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#8816 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Out 18, 2011 7:16 am

prp escreveu:A pergunta é, para um exército mal treinado de conscritos(o nosso) seria realmente mais vantajoso uma arma que "deixasse" o combatente utilizar o modo automático? Assim o desperdício de munição não seria muito maior.

Pelo que pude perceber no video, o tempo entre disparos na Ak é bem mais longo que nos FAL, talvez essa seja a explicação p/ a AK ser mais controlavel no modo automatico, o FAL é muito rapido e por isso tanto "coice".

Opnião de um leigo que nunca pegou em um Fz.




Imagem
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novo Fuzil para o EB

#8817 Mensagem por ZeRo4 » Ter Out 18, 2011 1:30 pm

xxx




Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Out 18, 2011 4:08 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8818 Mensagem por binfa » Ter Out 18, 2011 2:37 pm

Imagem
IMBEL IA2 5,56mm




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8819 Mensagem por Brasileiro » Ter Out 18, 2011 3:31 pm

Ok, tudo bem, daqui a pouco já virão com as críticas/gozações de que o IA-2 tem essa 'dobradiça' no meio, tal como o FAL e MD-97..

O que precisamos ver de verdade é se o fuzil funcionará adequadamente ou não. Porque a essa altura é isso o que importa.

A arma não é exatamente um 'fuzil do futuro'? Poderiam ter evoluído mais com o projeto? Poderiam ter feito outro projeto? É verdade. Mas, neste momento, já que aparentemente houve decisão definitiva em relação ao novo fuzil, o que importa é que ele (dentro de suas limitações) faça seu papel e cumpra o que promete, não falhe, tenha durabilidade, não dê defeitos, etc...



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8820 Mensagem por marcelo bahia » Ter Out 18, 2011 10:30 pm

Garanto que é melhor que aquela porcaria americana que querem vender como o suprassumo entre os fuzis!! Levaram décadas desenvolvendo um fuzil que ainda hoje é sofrível e pouco confiável. Nós pelo menos ainda estamos começando a desenvolvê-lo e teremos que seguir o caminho natural de um caminho de aperfeiçoamento: o início. Não se começa nada pelo último passo. Se ele for um pouquinho melhor que o FAL original, se for RÚSTICO, como parece que é, já vai estar valendo! Pelo menos esse aí é confiável! Entre um FAL e um M-16 com meu c* no ponto, eu fico sem dúvida alguma com o primeiro!

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Responder