Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8791 Mensagem por prp » Dom Out 16, 2011 11:16 pm

Mudando um pouco de assunto.

Notei nos vídeos postados na web dos combates na Libia, conflito que se utilizou muito o saudoso FAL, que os "libertadores" não utilizavam o fuzil do mesmo jeito que se utilizavam as AK.

Um dos "defeitos" do 7'62 é o desperdício de munição na utilização do tiro automático, e um dos pontos colocados aqui no DB é que, pelo fato do nosso EB ser de conscritos, o desperdício de munição seria muito, já que os conscritos, no calor da batalha, utilizariam o FAl no modo automático. Em detrimento de seu único treinamento que foi no modo intermitente. Alguns até sugeriram retirar o modo automático do nosso fuzil, por achar inútil na atual conjectura.

Porém depois do que vi na Líbia essa tese, a meu ver, não se sustenta, pois na maioria dos vídeos raramente se via os rebeldes utilizando o tiro automético ao contrario das AKs, que eram sempre utilizadas nessa função. Assim acredito que nosso exército, que tem um pouquinho mais de treino que os rebeldes libios, não cairiam na cilada e o desperdício seria mínimo e tiraria o maior proveito do FAL.

Abraços




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8792 Mensagem por Bolovo » Seg Out 17, 2011 7:55 am

brasil70 escreveu:O IA-2 usado no Tropa de Elite 2 é o 5,56 ou 7,62?
5,56...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#8793 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Out 17, 2011 7:55 am

brasil70 escreveu:O IA-2 usado no Tropa de Elite 2 é o 5,56 ou 7,62?
Tenho quase certeza que foi o 5,56.

Não sei onde eu li sobre isso...mais que eu li, eu li...




Imagem
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#8794 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Out 17, 2011 7:57 am

prp escreveu:Mudando um pouco de assunto.

Notei nos vídeos postados na web dos combates na Libia, conflito que se utilizou muito o saudoso FAL, que os "libertadores" não utilizavam o fuzil do mesmo jeito que se utilizavam as AK.

Um dos "defeitos" do 7'62 é o desperdício de munição na utilização do tiro automático, e um dos pontos colocados aqui no DB é que, pelo fato do nosso EB ser de conscritos, o desperdício de munição seria muito, já que os conscritos, no calor da batalha, utilizariam o FAl no modo automático. Em detrimento de seu único treinamento que foi no modo intermitente. Alguns até sugeriram retirar o modo automático do nosso fuzil, por achar inútil na atual conjectura.

Porém depois do que vi na Líbia essa tese, a meu ver, não se sustenta, pois na maioria dos vídeos raramente se via os rebeldes utilizando o tiro automético ao contrario das AKs, que eram sempre utilizadas nessa função. Assim acredito que nosso exército, que tem um pouquinho mais de treino que os rebeldes libios, não cairiam na cilada e o desperdício seria mínimo e tiraria o maior proveito do FAL.

Abraços
Pô Sacanagem em prp?!

Da uma moralzinha pros nossos soldados...

Os caras são bons...os politicos que não são...




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8795 Mensagem por Bolovo » Seg Out 17, 2011 8:19 am

Lord Nauta escreveu:
dalton romao escreveu:knigh7, a alavanca só lado esquerdo e tem que deslocar a mão sim.

Em minha opinião o EB deveria ter buscado o projeto de fuzil de de assalto moderno, como por exemplo o Tavor ou o HK G36, estabelecido uma parceria com o fabricante para uma encomenda de 500.000 unidades. Estas unidades seriam produzidas na IMBEL e estava tudo resolvido, uma vez que o EB precisa de um fuzil para ontem. Enquanto isto projeto do fuzil da IMBEL continuaria a ser desenvolvido.

Sds

Lord Nauta
Mas vc deve estar querendo entrar em guerra com o fórum. Espere as sapatadas. E pague royalties a mim, que fala a mesma coisa há uns 5 anos pelo menos.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8796 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Out 17, 2011 9:37 am

prp escreveu:Mudando um pouco de assunto.

Notei nos vídeos postados na web dos combates na Libia, conflito que se utilizou muito o saudoso FAL, que os "libertadores" não utilizavam o fuzil do mesmo jeito que se utilizavam as AK.

Um dos "defeitos" do 7'62 é o desperdício de munição na utilização do tiro automático, e um dos pontos colocados aqui no DB é que, pelo fato do nosso EB ser de conscritos, o desperdício de munição seria muito, já que os conscritos, no calor da batalha, utilizariam o FAl no modo automático. Em detrimento de seu único treinamento que foi no modo intermitente. Alguns até sugeriram retirar o modo automático do nosso fuzil, por achar inútil na atual conjectura.

Porém depois do que vi na Líbia essa tese, a meu ver, não se sustenta, pois na maioria dos vídeos raramente se via os rebeldes utilizando o tiro automético ao contrario das AKs, que eram sempre utilizadas nessa função. Assim acredito que nosso exército, que tem um pouquinho mais de treino que os rebeldes libios, não cairiam na cilada e o desperdício seria mínimo e tiraria o maior proveito do FAL.

Abraços
Por favor, o que é que você chama de "... desperdicio de munição ..." para o 7,62X51 mm (FAL) no tiro automático? Por que não para o 7,62X39 mm (AK-47)?

Eu acho que entendi o que você quer dizer, mas como eu acho que um dos grandes problemas deste (e de outros foruns de defesa) são as coisas que ficam entre linhas - que não são bem explicadas - eu gostaria muito que você deixasse claro o seu pensamento.

Bacchi




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8797 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Out 17, 2011 11:31 am

Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, o que é que você chama de "... desperdicio de munição ..." para o 7,62X51 mm (FAL) no tiro automático?
O recuo da arma é muito grande, dessa forma ela fica incontrolável durante fogo automático e perde completamente qualquer resquício de precisão. Assim há o desperdício.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8798 Mensagem por Clermont » Seg Out 17, 2011 11:31 am

Um dia, um dos editores da "Magnum" (não lembro mais quem, mas acho que foi aquele que tomou umas "azeitonas" da própria esposa) fez o seguinte teste, usando uma arma 5,56 mm (acho que um M-16).

(citação de cabeça, portanto, sem números).

Ele colocou a determinada distância (para tiro de combate aproximado) uma série de alvos humanóides. Então, disparou um carregador em fogo automático, em determinado tempo (alguns segundos). Depois, disparou outro carregador em tiro semiautomático (mais alguns segundos).

A conclusão foi que, na primeira série, ele consegui um número irrisório de acertos, enquanto na segunda, ele conseguiu a maioria dos tiros impactando os alvos. E nesta segunda série de tiros semiautomáticos, ele levou apenas uns poucos segundos a mais.

Moral da história: na opinião dele, não havia vantagem alguma em usar fogo automático contra alvos aproximados (a típica função do fogo automático de submetralhadora ou fuzil de assalto). O fogo semiautomático tinha muito mais eficiência. E isto foi com munição 5,56 mm, imaginem quais seriam os resultados com um FAL-FN!

Desde que li sobre esse teste, eu - um simples civil leitor de assuntos militares - passei a ter profunda desconfiança da validade do fogo automático em situações de combate.




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#8799 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Out 17, 2011 12:58 pm

Qualquer um que joga Call of Duty, CS ou qualquer outro jogo do genero sabe que o modo automatico é uma merda. :roll:

Aprendi uma coisa jogando esses jogos...rajadas curtas de 3 tiros são as mais eficientes.

:twisted: :twisted:




Imagem
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8800 Mensagem por nveras » Seg Out 17, 2011 2:32 pm

Não temam. Nossos soldados aprendem desde cedo que não se usa a arma em modo automático. Automático é para o FAP e mtr Mag. Até nas mtr Beretta da PE se evita o modo automático.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#8801 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Out 17, 2011 2:37 pm







Imagem
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8802 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 17, 2011 2:43 pm

Pelo que deu pra ver nos vídeos acima:


FAL em automático... simplesmente 'não dá'.



abraços]




----------------
amor fati
Carlos Mathias

Re: Novo Fuzil para o EB

#8803 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 17, 2011 3:11 pm

Dá sim, mas te que saber fazer a coisa certa.

Prá quê os FAL do EB tem guarda mão/telha, por exemplo?




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8804 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Out 17, 2011 3:42 pm

Cross escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, o que é que você chama de "... desperdicio de munição ..." para o 7,62X51 mm (FAL) no tiro automático?
O recuo da arma é muito grande, dessa forma ela fica incontrolável durante fogo automático e perde completamente qualquer resquício de precisão. Assim há o desperdício.
Era exatamente o que eu tinha em mente.

Aliás, foi este um dos motivos que levaram a introdução do cartucho 7,62X39 mm (ao qual se adicionou depois o 5,45X39 mm) pelos soviéticos/russos e o 5,56X45 mm pelos estadunidenses e OTAN.

O livro "The gun" por C.J. Childers, que estou lendo no momento, analisa estes fatos.

Bacchi




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8805 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 17, 2011 4:11 pm

Carlos Mathias escreveu:Dá sim, mas te que saber fazer a coisa certa.

Prá quê os FAL do EB tem guarda mão/telha, por exemplo?
Digamos assim: O fuzil de assalto tem que ser 'democrático'. Não pode exigir coisas que somente um cara com anos de tiro e força física acima da média poderia fazer. E me parece que atirar automático de FAL exige essas coisas...

Se o básico da operação poder ser aprendida com uns 100 tiros por um 'rapazote' de 18 anos ou mesmo por uma mulher, então acho que a arma é adequada para o futuro do EB.


abraços]




----------------
amor fati
Responder