TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bluehood
Júnior
Júnior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60931 Mensagem por Bluehood » Sáb Out 08, 2011 12:35 am

AlbertoRJ escreveu:
marcelo bahia escreveu:Me parece que os sulcoreanos já têm seu próprio projeto de caça de 5º geração (KF-X), que pode contar ainda com a participação financeira dos indonésios, além de já terem alguma expertisse na fabricação de caças devido à experiência acumulada com sua própria "versão" do F-16 com a devida permisão dos EUA. Não vejo como um país que sequer fabrica aviões comerciais com alguma qualidade, como é o caso da Turquia, poderia partir para o desenvolvimento de um caça stealth. :? Seria queimar muitas etapas. Mas enfim... vamos ver no que dá.
Talvez por isso eles precisem da Embraer e da Alenia. :wink:

[]'s
Sobre a Alenia não sei, mas sobre a Embraer é difícil acreditar que consiga levar um projeto desses se livrando de possíveis coleiras. Radares, turbinas, sistemas de controle de vôos até onde sei são tecnologias fora do nosso domínio completo. Esses componentes seriam comprados de terceiros? Ou desenvolvidos do zero?

Contratariam a Embraer sem a participação FAB na compra e desenvolvimento do projeto? Ou melhor a FAB iria participar de um projeto de risco como esse? Bom essa eu não dúvido, afinal jogamos fora o PAK-FA com, a Rússia, um fornecedor comprovadamente com domínio de todas as tecnologias (das mais triviais as mais criticas) em prol de um projeto sueco com dezenas de fornecedores e nenhum comprador...

Ao meu ver os únicos países que podem oferecer (ao seu preço é claro) um desenvolvimento de um caça 5ª geração livre de coleiras é a Rússia e/ou China (ao seu preço é claro).

Devo estar falando algumas bobagens, me corrijam por favor. Mas refaço uma outra pergunta que fiz em outro tópico, mas poucos responderam: Quais componentes de uma caça de 4ª geração o Brasil ainda não domina? Radares, turbinas e o que mais?

marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#60932 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Out 08, 2011 12:59 am

Bluehood,

Acho que Alberto se referia mais à experiência da Embraer e da Alenia na gerência de projetos, engenharia e no desenho de aeronaves. São empresas que há anos possuem seus próprios projetos. Aviônicos, turbinas, radares, etc, são "apenas" os recheios.

Sds.

Editado pela última vez por marcelo bahia em Sáb Out 08, 2011 1:10 am, em um total de 1 vez.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60933 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 08, 2011 1:09 am

Desenvolver um caça moderno vai demandar muito dinheiro (bilhões) e anos de esforço para dar certo. Obviamente que não seria um programa da Embraer mas da FAB e do Estado, com a participação da Embraer e de outras empresas, algumas que talvez fossem ainda criadas para isso.
Não temos condições tecnológicas mínimas para desenvolver ou produzir uma turbina moderna, um radar AESA ou mesmo o FCS, que seriam os maiores desafios, além do design, por exemplo, mas isso não deve ser um motivo para não começar, senão essa capacidade nunca existirá.
O FX-2 tem dois objetivos principais: substituir os caças da atuais (M2000, F-5, A-1) e prover parte da tecnologia necessária para a fabricação de um caça nacional mais moderno. Então acho que deve-se fechar logo o contrato (FX-2) e, em seguida, dar início a um programa mais ambicioso para dar resultado daqui a uns 20 anos, que seria um prazo ainda razoável para um caça com a tecnologia da chamada 5ª geração, com condições de ser atualizado nesse período.
Muito provavelmente não daria para fazer tudo mas talvez isso não seja fundamental.
E não adianta chorar pelo leite derramado pois não sabemos dos motivos de não estarmos no PAK-FA.
Bola pra frente.

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60934 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 08, 2011 1:41 am

Eu ainda acho que isso é mais um daqueles chutes do que realidade.

Por muito menos os EUA bloquearam Israel a desenvolver o Lavi... imagina a Turquia e a Itália fazendo pedaços de F-35 e sairem todos cheios de graça e desenvolverem uma aeronave "stealth" deles... :D

Ainda mais com a Grécia apertada ali entre os dois...

Sugiro uma lida na parte Geopolítica porque só sob esse aspecto essa proposta não tem futuro... somando o economico (Itália e Turquia não estão exatamente 'com grana') e a própria recusa americana de deixar a proliferação de filhotes do F-35 aparecerem por um precinho camarada.

Enfim...

[029]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bluehood
Júnior
Júnior

#60935 Mensagem por Bluehood » Sáb Out 08, 2011 3:04 am

Ainda acho tentar entrar num projeto de quinta geração sem nem ao menos termos capacidade de fabricar (mesmo que sob licença) um caça moderno, nos parâmetros dos que operamos, inviável (seja por falta de capacidade tecnológica, ou mesmo comprometimento politico de longo prazo).

Deveríamos ser mais pragmáticos e seguir exemplos como: jf-17, F-CK-1 ou mesmo KF-16 Coreanos. Buscando inicialmente acabar com os tampax, e tendo um vetor base com liberdade total de evolução na plataforma.

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#60936 Mensagem por binfa » Sáb Out 08, 2011 8:35 am

Prezados(as) bom dia!

Não sei porque reinventar a roda, a Russia já nos convidou para sermos sócios no PAK, meio caminho já foi andado, porque não aceitar, agora querer desenvolver tudo do zero e ainda com um país que não tem tradição no setor aeroespacial, tá de brincadeira, é perder tempo e $$ para uma força cuja ponta de lança poderá deixar de existir daqui alguns anos (não acredito pois tem uma porr@d@ de F-16 no deserto) se nada não for feito para ontem....

Esse é meu ponto de vista!

Editado pela última vez por binfa em Sáb Out 08, 2011 2:03 pm, em um total de 1 vez.
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#60937 Mensagem por marcelo l. » Sáb Out 08, 2011 9:48 am

O maior problema dos turcos do caça nem são eles em si, mas os parceiros que não tem os conhecimentos que eles precisam, além de ter dúvidas se Itália e Brasil os governos tem o mesmo comprometimento que eles.

Concretamente eles partem de caça de treinamento que deverá sair em 2020 , é muito pouco, e a perda da aliança com Israel vai se fazer sentir nos projetos de ponta tecnológicos.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#60938 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Out 08, 2011 12:00 pm

cb_lima escreveu:Eu ainda acho que isso é mais um daqueles chutes do que realidade.

Por muito menos os EUA bloquearam Israel a desenvolver o Lavi... imagina a Turquia e a Itália fazendo pedaços de F-35 e sairem todos cheios de graça e desenvolverem uma aeronave "stealth" deles... :D

Sugiro uma lida na parte Geopolítica porque só sob esse aspecto essa proposta não tem futuro... somando o economico (Itália e Turquia não estão exatamente 'com grana') e a própria recusa americana de deixar a proliferação de filhotes do F-35 aparecerem por um precinho camarada.

Enfim...

[029]

[]s
CB_Lima
Esse lima!!!...mata qualquer chance de discussão... :mrgreen:

de volta a Campo Grande - MS.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#60939 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Out 08, 2011 1:28 pm

cb_lima escreveu:Eu ainda acho que isso é mais um daqueles chutes do que realidade.

Enfim...

[029]

Prezado CB LIMA

Realista sua analise. Esqueçam caça de 5ª geração, por exemplo, com Turquia ou Itália... e a chamada ''conversa fiada''. A oportunidade seria com os Russos ou no futuro se os franceses forem desenvolver o seu caça de quinta geração.

Sds

Lord Nauta
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60940 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 08, 2011 2:46 pm

Lord Nauta escreveu:

Enfim...

[029] CB_Lima
Prezado CB LIMA

Realista sua analise. Esqueçam caça de 5ª geração, por exemplo, com Turquia ou Itália... e a chamada ''conversa fiada''. A oportunidade seria com os Russos ou no futuro se os franceses forem desenvolver o seu caça de quinta geração.

Sds
Lord Nauta
Exato Lord... [100] [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
soultrain
Sênior
Sênior

#60941 Mensagem por soultrain » Sáb Out 08, 2011 5:40 pm

Bem sensata a opinião CB, somando o risco da Turquia passar a fazer parte do "eixo do mal".

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
rcolistete
Sênior
Sênior

#60942 Mensagem por rcolistete » Sáb Out 08, 2011 6:52 pm

pampa_01 escreveu:Operar e manter caças de grande desempenho não é o mesmo que manutenir uma brasilia.
4 milhas é troco.
Exatamente. Que eu me lembre, cada caça (Gripen C/D, F-16, Eurofighter, etc) custa de US$/EUR 1,5-5 mi por ano, contando "tudo" (combustível, sobressalentes, etc).

Não faz sentido reclamar de EUR 4 mi para compor a manutenção de 12 caças (Mirage 2000C/B na FAB). Só o GTE gasta bem mais que isso com a manutenção e sobressalentes.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#60943 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Out 08, 2011 9:32 pm

Não vejo desta forma.

Hoje em dia quase tudo se resolve com dinheiro.

Para um projeto de novo caça o fundamental é o programa.

A turquia possui uma das forças aéreas mais poderosas do mundo.

Uma união entre Brasil e Turquia (se existir a vontade política) poderia resultar em uma demanda maior que a do Rafale.
Com a Itália fornecendo tecnologias, creio que seria factível....
Sem falar que podemos recorrer aos suecos e franceses também...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#60944 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Out 08, 2011 10:18 pm

Luís Henrique escreveu:Não vejo desta forma.

Hoje em dia quase tudo se resolve com dinheiro.

Para um projeto de novo caça o fundamental é o programa.

A turquia possui uma das forças aéreas mais poderosas do mundo.

Uma união entre Brasil e Turquia (se existir a vontade política) poderia resultar em uma demanda maior que a do Rafale.
Com a Itália fornecendo tecnologias, creio que seria factível....
Sem falar que podemos recorrer aos suecos e franceses também...

Prezado Amigo,

A questão não e simplesmente de dinheiro. A questão e principalmente geopolitica. Quem tem mais investimentos no Brasil, por exemplo, são os turcos ou os israelenses? Quantas empresas da Turquia existem no Brasil? Porque os europeus toleram a Turquia como aliada? Qual a real situação econômica da Turquia hoje e a projeção para o futuro? Qual a situação politica do país e as pespectivas para o futuro? Qual e de fato a capacidade em C&T da Turquia? Existem garantias de fato em colocar U$ bilhões nas mãos de parceiros deste país? O que aconteceria no caso de um conflito regional envolvendo Turquia, Siria, Russia , rebeldes curdos, iraquianos, Afeganistão....etc. E muito simples pegarmos R$ bilhões do contribuinte brasileiro e jogar na mão de parceiros de um país que tem muito pouco em termos de relação histórica, comercial, industrial , politica e diplomatica com o Brasil. Quanto a Força Aérea poderosa com equipamento comprado em prateleira e subsidiado pelos EUA e OTAN e fácil ter. O dinheiro não resolve tudo, com certeza.

Grato pela atenção.

Sds

Lord Nauta

Carlos Mathias

#60945 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 08, 2011 10:28 pm

Quanto a Força Aérea poderosa com equipamento comprado em prateleira e subsidiado pelos EUA e OTAN e fácil ter.
CATAPLASFHSCHT !!!!!!

Responder