Brasil e Itália estão entre parceiros preferidos pela Turquia para fabricar novo caça turco
Fonte: DefenseNews " Tradução e Adaptação do Texto: Cavok
Os caças F-4E Terminator 2020 da Força Aérea da Turquia estão entre os que serão substituídos pelo novo caça proposto no programa FX.
Oficiais da Turquia estão a procura de parceiros estrangeiros para ajudar a fabricar o primeiro caça do país e provavelmente começarão a negociar com a fabricante italiana Alenia Aeronautica e com a brasileira Embraer, disse um alto militar do setor de aquisições familiarizado com o novo programa FX da Turquia.
"Nós esperamos que a TAI abra as negociações com ambos fabricantes no final desse ano," disse o oficial. "E em 2012 nós saberemos com quem nós vamos trabalhar."
Uma proposta conceitual do novo caça FX foi apresentado pela TAI.
O governo turco solicitou para empresa nacional aeroespacial, a Turkish Aerospace Industries (TAI), para esboçar como essa parceria funcionará. A TAI também receberá US$20 milhões da agência nacional de aquisições, o Subsecretariado das Indústrias de Defesa (SSM), para produzir o "design conceitual" do novo caça que será fabricado após 2020.
Nos últimos anos, a Turquia tem direcionado muito de suas produções modernas para programas para o Exército e Marinha do país. O esforço FX visa aumentar o poder aéreo independente de tecnologia norte americana, disseram analistas e oficiais turcos.
No último mês de dezembro, o Ministro de Defesa Vecdi Gonul disse que a Turquia poderia desenvolver e fabricar seu caça de próxima geração, ou por conta própria ou em parceria com outro país.
O novo caça turco poderá ser fabricado em parceria com a Alenia da Itália ou com a Embraer do Brasil.
Gonul disse que a Turquia poderia cooperar com a Coreia do Sul, mas que essa não era uma forte possibilidade.
Membros da defesa da Turquia disseram que a "opção sul coreana" falhou porque Seul insistiu em ter a maioridade do projeto.
Se implementado, o programa significa dar para a Turquia um poder aéreo paralelo a sua presente e futura frota de aeronaves fabricadas nos EUA.
A Força Aérea da Turquia atualmente opera com caças F-16 e F-4. A Turquia também está participando com os EUA no consórcio Joint Strike Fighter (JSF) que está fabricando o caça de quinta-geração F-35 Lightning II, do qual Ankara planeja adquirir cerca de 116 unidades do F-35A, avaliados em mais de US$ 15 bilhões. Além disso a Turquia receberá mais 30 caças F-16 Block 50 da Lockheed Martin, a fabricante líder do caça F-35, numa medida de tapar o espaço que se cria até a chegada dos caças F-35 por volta de 2015.
Os oficiais da Turquia disseram que o novo caça turco "será de uma geração futura, que poderá substituir os caças F-4E e poderá operar juntamente com os F-16 e F-35."
Eles confirmaram que a nova aeronaves basicamente será para combates ar-ar, a exemplo dos caças F-4E, enquanto que os caças F-16 e F-35 serão utilizados basicamente para operações ar-solo.
A atual frota de 90 caças F-4E Phantom II está sendo modernizada numa parceria com Israel, praticamente deixando de fora o controle norte americano, fazendo com que os caças da décade de 60 possam operar até depois de 2020.
O programa FX significa que a Turquia não deve adquirir novos caças europeus. Em dezembro, Gonul descartou qualquer potencial aquisição do caça europeu Typhoon fabricado pelo consórcio Eurofighter.
Mas os membros de aquisição de defesa da Turquia ainda estão conversando com a Alenia Aeronautica, uma das parceiras na fabricação do Eurofighter, relacionadas ao novo caça truco, juntamente com a Embraer.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Notícia de 31 Jan de 2011...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Eu tenho sérias dúvidas em ver um caça "turco" com eles comprando F-35 aos montes e com a crise economica além é claro da coleira que por lá é gigante.
Acho que isso é mais 'epeculice' do que qualquer outra coisa.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
De repente a coleira está apertando demais...cb_lima escreveu:Eu tenho sérias dúvidas em ver um caça "turco" com eles comprando F-35 aos montes e com a crise economica além é claro da coleira que por lá é gigante.
Acho que isso é mais 'epeculice' do que qualquer outra coisa.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Dúvidas todos temos, tanto da realidade do projeto quanto da nossa participação, sempre capada pelos interesses de gente medíocre.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E mudar totalmente para a Grécia?? Nunca...Penguin escreveu:De repente a coleira está apertando demais...cb_lima escreveu:Eu tenho sérias dúvidas em ver um caça "turco" com eles comprando F-35 aos montes e com a crise economica além é claro da coleira que por lá é gigante.
Acho que isso é mais 'epeculice' do que qualquer outra coisa.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pode até não dar em nada por não conseguirem um acordo ou coisa do gênero mas não creio que seja especulação.
E torço para que aconteça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Eu também. Inclusive acho que seria muito interessante se os sul-coreanos e os indonésios pudessem se unir a Turquia e Brasil.AlbertoRJ escreveu:Pode até não dar em nada por não conseguirem um acordo ou coisa do gênero mas não creio que seja especulação.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Esse caça turco parece ser uma tentativa (ou apenas um balão de ensaio?) para aumentar o grau de liberdade em relação aos seus tradicionais fornecedores.cb_lima escreveu:E mudar totalmente para a Grécia?? Nunca...Penguin escreveu: De repente a coleira está apertando demais...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Quando isso ficar pronto, os americanos, russos e chineses já vão estar em velocidade de DOBRA.
Este mundo não é pra aqueles que perdem o compasso da história e, infelizmente, nosso país sabe fazer isso muito bem.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Me parece que os sulcoreanos já têm seu próprio projeto de caça de 5º geração (KF-X), que pode contar ainda com a participação financeira dos indonésios, além de já terem alguma expertisse na fabricação de caças devido à experiência acumulada com sua própria "versão" do F-16 com a devida permisão dos EUA. Não vejo como um país que sequer fabrica aviões comerciais com alguma qualidade, como é o caso da Turquia, poderia partir para o desenvolvimento de um caça stealth. Seria queimar muitas etapas. Mas enfim... vamos ver no que dá.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Talvez por isso eles precisem da Embraer e da Alenia.marcelo bahia escreveu:Me parece que os sulcoreanos já têm seu próprio projeto de caça de 5º geração (KF-X), que pode contar ainda com a participação financeira dos indonésios, além de já terem alguma expertisse na fabricação de caças devido à experiência acumulada com sua própria "versão" do F-16 com a devida permisão dos EUA. Não vejo como um país que sequer fabrica aviões comerciais com alguma qualidade, como é o caso da Turquia, poderia partir para o desenvolvimento de um caça stealth. Seria queimar muitas etapas. Mas enfim... vamos ver no que dá.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sem dúvida!AlbertoRJ escreveu:Talvez por isso eles precisem da Embraer e da Alenia.marcelo bahia escreveu:Me parece que os sulcoreanos já têm seu próprio projeto de caça de 5º geração (KF-X), que pode contar ainda com a participação financeira dos indonésios, além de já terem alguma expertisse na fabricação de caças devido à experiência acumulada com sua própria "versão" do F-16 com a devida permisão dos EUA. Não vejo como um país que sequer fabrica aviões comerciais com alguma qualidade, como é o caso da Turquia, poderia partir para o desenvolvimento de um caça stealth. Seria queimar muitas etapas. Mas enfim... vamos ver no que dá.
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Mas depois de termos perdido o PAK-FA não vejo grandes perspectivas para o Brasil. A fila andou e nós ficamos parados. Quando desenvolvermos um caça de quinta, os EUA e a Rússia já terão levado a guerra ao espaço!
Sds.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E mudar totalmente para a Grécia?? Nunca...Penguin escreveu:
De repente a coleira está apertando demais...
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Esse caça turco parece ser uma tentativa (ou apenas um balão de ensaio?) para aumentar o grau de liberdade em relação aos seus tradicionais fornecedores.
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Na verdade a idéia turca, começa a ser gestada com a oportunidade deixada com a queda do muro de berlin dentro das bases traçadas em meados de 1980 para um projeto de modernização militar turca com uma forte indústria nacional. O projeto sempre teve a meta de inserção da Turquia dentro de seu espaço geopolítico e as forças armadas fortes são peça importante.
O programa de modernização militar, que consistia em obter equipamentos de alta tecnologia e melhorar os sistemas desatualizados em um primeiro momento. Em 1996, foi programado gastar 25 a 30 bilhões de dólares para os primeiros 10 anos. Ao findo esse prazo em 2006 começou uma nova etapa que espera-se mais de 150 bilhões.
Cada etapa de modernização das forças armadas foi pensada para reverter a sua estatura declínio na vida política turca e da sociedade recuperar prestígio e acumular recursos. Além disso, o programa de modernização é a certeza de desenvolver uma base industrial-militar na Turquia, apoiando o desenvolvimento global da indústria turca.
O programa de modernização difere da maioria dos projetos de modernização militar em outros países como Venezuela etc. O programa da Turquia foi fortemente impactado pela Guerra do Golfo em 1991.
A derrota do exército de Sadam Husseim os fez pensar o que seria uma política de defesa nacional efetiva, dentro de um orçamento que estando nos limites fiscais não tem oposição. O governo apoia diferente de certos países ocidentais.
Com isso alguns aspectos que no Brasil tem discussão interminável como se vale a pena ou não por ToTs, lá não, praticamente todas as compras requerem planos de compensação relacionados ao investimento estrangeiro na Turquia ou um acordo de co-produção com os fabricantes locais de armas. Inicialmente, os produtos de alta tecnologia seriam co-produzidos com fornecedores tradicionais, levando a uma troca de tecnologia que está prevista a criação de uma base para a futura independência da produção.
A tarefa é promover a indústria de defesa e eventualmente, tornar-se independente de fornecedores estrangeiros o máximo possível. a Turquia com todos defeitos é um país que o discurso é colocado em ações.
O resultado é visível em 1999 exportou-se apenas 70 milhões, já em 2010 foram 853 milhões fonte http://www.ssm.gov.tr/anasayfa/kurumsal ... m_2011.pdf
Se alguém quiser ver detalhes tem no http://www.trdefence.com tem vários "produtos" dos turcos. O avião seria apenas um projeto dentro de um grande plano.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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