Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2416 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Out 01, 2011 3:41 pm

marcelo bahia escreveu:Thelmo,

Sim, existiam estudos anteriores ao governo Lula e feitos pelo próprio Guilherme Estrela e sua equipe que indicavam a presença do pré-sal. Mas há sempre uma margem de risco na exploração.

Abraço.
Grande Marcelo,

Os rumores a que me refiro, no caso de Carajás, é de que já se sabia no comecinho da década de 60, e do Pré-sal ,bem antes da Era Lula ou FHC , ou seja antes de nós brasileiros. :wink:
Bem, deixa pra lá e toquemos o barco, pois aqui deve-se falar sobre o magnífico KC-390, que ainda vai nos dar muito orgulho!
8-] 8-] 8-] 8-]

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#2417 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Out 01, 2011 4:28 pm

Valeu! :D

Abraço.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#2418 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Out 07, 2011 8:20 am

Brasil negocia participação em projetos militares com Turquia

Fri, 07 Oct 2011 07:37:02 -0300

Ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanha viagem de Dilma
ISABEL FLECK

A Turquia, aonde a presidente Dilma Rousseff chegou ontem à noite, negocia com o Brasil parceria nos campos naval e aeronáutico. As conversas com o país, membro da Otan (aliança militar ocidental), estão a cargo do ministro da Defesa, Celso Amorim.
Dois projetos em especial devem ser tratados hoje na reunião de Amorim com o colega turco, Ismet Yilmaz, em Ancara: uma participação turca no desenvolvimento do cargueiro militar KC-390, da Embraer, e uma contribuição brasileira no desenvolvimento de caças para a Turquia.
Para Amorim, Brasil e Turquia devem aproveitar o fato de serem "duas potências emergentes, que compartilham visões políticas semelhantes e possuem nível de desenvolvimento tecnológico similar".
"A indústria de defesa turca é muito desenvolvida e possui larga experiência em joint-ventures e em absorção de tecnologias. Essa experiência pode ser muito útil ao Brasil", disse à Folha.
O KC-390 é um avião de transporte militar, que pode substituir, no mercado internacional, o americano Hércules C-130, da década de 50. A FAB (Força Aérea Brasileira), que estabeleceu os requisitos do KC-390, já anunciou querer comprar 28 aviões.
O projeto do cargueiro já tinha virado moeda de troca na licitação para a compra de caças pelo Brasil, que se arrasta há anos. A França foi a primeira a acrescentar a promessa de compra de dez unidades do KC-390 se o Brasil optasse pela compra do caça Rafale. A americana Boeing e a sueca Saab também adicionaram o tema às suas propostas.
O Brasil tem interesse em participar do desenvolvimento turco de caças de quinta geração -mais modernos do que a FAB deve adquirir por meio da concorrência. O que o país tem a oferecer é a experiência da Embraer na área de aerodinâmica.
Amorim, no entanto, descartou a possibilidade de conversar com o homólogo turco sobre "temas de responsabilidade do Itamaraty", como a segurança no Oriente Médio, o processo de paz entre israelenses e palestinos ou mesmo o programa nuclear do Irã. Hoje, Amorim acompanha Dilma em encontro com o presidente turco, Abdullah Gül.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#2419 Mensagem por Boss » Sex Out 07, 2011 11:54 am

Se sair tal parceria, creio que vai ser um programa melhor que o PAK FA, talvez não em termos técnicos, mas em termos industriais e financeiros sim, porque creio que nossa participação será bem maior do que no programa russo. Dependendo de outros envolvidos, a Embraer será a empresa mais avançada presente no projeto.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#2420 Mensagem por NovaTO » Sex Out 07, 2011 1:06 pm

Se sair esses 2 acordos :

Participação Brasileira no F-X turco de 5ª geração (com a consequentes encomendas :))

Participação Turca no KC-390, (participando na produção e fazendo encomendas)

Seriam duas notícias muito mais importantes que a novela FX-2, na minha opinião.

Tomara que se concretize. :)

[]'s

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#2421 Mensagem por joao fernando » Sex Out 07, 2011 1:07 pm

Amigo meu, que trampou na Veja, cita Tupi em 77, 78

Meu tio, que era da Petrobras, me citou que Geisel pediu 200 milhas de soberania, por causa do campo de Tupi. Naquela epoca, a 5 dolares e sem tecnologia, se sabia, existia poço exploratorio, mas estava tudo em segredo

Sim, eu li uma entrevista da Veja, sobre Tupi, em 77 ou 78, que o proprio jornalista me mostrou

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#2422 Mensagem por Alcantara » Sex Out 07, 2011 1:14 pm

Brazil and Italy could enter in the Turkish 5th Generation Fighter Program

The INFORMANTE (brazilian site) received information that the Turkish authorities are seeking partners to develop a 5th generation fighter and Brazil and Italy are the preferred countries, information is DefenseNews site. The Turkish authorities will soon begin talks with the Brazilian company Embraer and Italy's Alenia Aeronautica.

The Turks, hoped to begin negotiations with the two countries later this year and who will conduct the negotiations will be the company Turkish Aerospace Industries (TAI), since the Turkish government placed all confidence in the company. One source stated that in 2012, the Turkish authorities already know who will actually join the project.

The Turkish aerospace firm named above, received from the Turkish government, specifically the national procurement office, or the Defense Industry Undersecretariat (SSM), to the tune of $ 20 million to the 'conceptual design' of the fighter, whose expectation Construction is 9 years (2020).

Turkey increasingly conducts its own programs for creating weapons of top line, and this is most visible in naval and infantry weapons. But the Turkish mentality is also changing in particular, see the program that carries out the country to build unmanned aerial vehicles (UAVs) with high technology. Experts suggest that efforts in the FX program (program name to build the game in the 5th generation) technology aimed at the independence of the country, where the Turks would deviate more and more dependence on American technology. The country recently has been giving statements that will spare no efforts to expand its air power.

Last December, the Minister of National Defence of Turkey, Mr. Vecdi Gönül, had stressed that his country would develop and manufacture its next fighter, with or without the help of foreign partners.

Gönül said that his country could also cooperate with South Korea, but the chance is remote, since South Korea required to own a large part of the project.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#2423 Mensagem por pampa_01 » Sex Out 07, 2011 1:57 pm

Este papo está me parecendo igual o tal 'boi de piranha' ou o cantar do quero-quero. O bixo canta aqui perto, mas o minho está lá longe.

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 543 vezes

#2424 Mensagem por Brasileiro » Sex Out 07, 2011 2:40 pm

Sou favorável ao caça de quinta geração.

Já temos (a Embraer) uma experiência anterior com a Alenia. A TAI também é uma empresa bem qualificada e pode tocar o programa sem problemas.

Mas acho que deveríamos nos envolver mais, colocar as mãos mais a fundo mesmo, desenvolver software de missão, integração de armas, sensores, MARE, controle de vôo, cockpit, etc. Claro que o projeto é prioritariamente deles, mas poderia ter uma 'mãozinha' verde-amarela em cada parte mais refinada do caça.

abraços]

----------------
amor fati
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#2425 Mensagem por henriquejr » Sex Out 07, 2011 3:45 pm

joao fernando escreveu:Amigo meu, que trampou na Veja, cita Tupi em 77, 78

Meu tio, que era da Petrobras, me citou que Geisel pediu 200 milhas de soberania, por causa do campo de Tupi. Naquela epoca, a 5 dolares e sem tecnologia, se sabia, existia poço exploratorio, mas estava tudo em segredo

Sim, eu li uma entrevista da Veja, sobre Tupi, em 77 ou 78, que o proprio jornalista me mostrou
Fiz faculdade com um engenheiro da Petrobrás e, na época em que começaram a divulgar as descobertas do pré-sal isso foi motivo de muitas conversas em sala de aula. Segundo o referido engenheiro, a Petrobrás ja tinha conhecimento dessas reservas a um bom tempo mas que só foram divulgadas agora porque somente agora sua exploração vem se mostrando possível, devido aos avanços tecnológicos e o preço de mercado do barril (acima dos $100). Segundo o mesmo, esse anuncio nem devia ter sito feito naquela época, porque ainda estão sendo feito estudos mais aprofundados da extensão das reservas (que segundo ele vai do litoral de SP até o RN!!!) e do desenvolvimento tecnológico necessário para que a exploração seja viável. Ele disse que o anúncio antecipado foi uma jogada de populismo do Lula, que não queria deixar para seus sucessores a honra de ter sido o governo do pré-sal!

.
brisa

#2426 Mensagem por brisa » Sex Out 07, 2011 4:23 pm

Os argentinos são iguais aos potiguares..... :mrgreen: dizem que o pre sal chega em Chubut [003]

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#2427 Mensagem por henriquejr » Sex Out 07, 2011 5:16 pm

brisa escreveu:Os argentinos são iguais aos potiguares..... :mrgreen: dizem que o pre sal chega em Chubut [003]
Vai mais além...disse RN mas depois lembrei que ele falou até a costa do Ceará ou mais!

.
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#2428 Mensagem por pafuncio » Sex Out 07, 2011 5:29 pm

Na realidade, o pré-sal (não deveria ser "pressal"???) se estende até o litoral de SC. Não se descarta outra província ao sul do litoral RS, indo até o Uruguai.

Se não me engano, esta semana começaram uns testes de pré=sal no litoral do Nordeste.

Salu2.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#2429 Mensagem por Boss » Sex Out 07, 2011 5:55 pm

NovaTO escreveu:Se sair esses 2 acordos :

Participação Brasileira no F-X turco de 5ª geração (com a consequentes encomendas :))

Participação Turca no KC-390, (participando na produção e fazendo encomendas)

Seriam duas notícias muito mais importantes que a novela FX-2, na minha opinião.

Tomara que se concretize. :)

[]'s
Óbvio. Dependendo do resultado do FX-2, ele será apenas uma compra de prateleira, longe de todo o ganho tecnológico-industrial que tal parceria com os turcos (Caça de 5ª geração entre os dois e o KC-390 lá) poderia dar.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Mathias

#2430 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 07, 2011 6:02 pm

Olha, sei não...

Essa parceria parece boa, mas... Começaríamos praticamente do zero, nós e eles, em tecnologia de caças de alto desempenho, o estado da arte.

Acho que demoraríamos muito tempo até chegar sozinhos na 4ºG,e depois mais tempo para a 5ºG.

EU acho que parcerias com países já produtores seriam mais rápidas, fáceis e baratas.

A Turquia e agente faz o que em termos de caças?
Eles montam/montaram F-16, e nós fizemos 30% do AMX.

Sei lá...

Responder