FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: FAB NEWS

#2281 Mensagem por marcelo bahia » Qui Set 29, 2011 11:35 pm

FCarvalho,

Suas acusações contra a FAB são levianas, cara! Como você pode acusá-la de corrupção na logística e de ser uma "transportadora" sem nenhuma prova, ou mesmo um indício concreto que respalde sua tese, só porque você ACHA que o apoio deveria ser feito por via aérea e que a corrupção no setor público é generalizada?? Não tem cabimento. Veja o vídeo que eu coloquei acima e você vai ver o que é dado concreto. O Pentágono pagando $ 100,00 para uma terceirizada por cada muda de roupa dos soldados lavada.

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5716 vezes
Agradeceram: 3259 vezes

#2282 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 30, 2011 8:59 pm

marcelo bahia escreveu:FCarvalho,

Suas acusações contra a FAB são levianas, cara! Como você pode acusá-la de corrupção na logística e de ser uma "transportadora" sem nenhuma prova, ou mesmo um indício concreto que respalde sua tese, só porque você ACHA que o apoio deveria ser feito por via aérea e que a corrupção no setor público é generalizada?? Não tem cabimento. Veja o vídeo que eu coloquei acima e você vai ver o que é dado concreto. O Pentágono pagando $ 100,00 para uma terceirizada por cada muda de roupa dos soldados lavada.

Sds.
Marcelo, esclarecendo.

Em primeiro lugar, não fiz nenhuma acusação à FAB. Apenas argumentei como sendo impróprio o argumento utilizado de "redução de custos" para explicar o uso de transporte terrestre por uma força aérea. Para o cidadão leigo comum, isto no mínimo pode soar estranho, já que se trata da força áérea do seu país, e que nesta mesma lógica leiga, deveria utilizar aeronaves para fazer o transporte de em suas operações.

Caso talvez o militar em questão tivesse usado uma argumentação mais aprofundada, e de forma simples explorasse, por exemplo, a questão das distâncias envolvidas, o treinamento das equipes de terra da FAB, e/ou os motivos operacionais que levaram a FAB a utilizar estes meios, como justificativa, acredito que seriam melhor aceitos e mais coerentes diante da população leiga, do que simplemente dizer que "é pra poupar dinheiro".

Em segundo lugar, não afirmei em tempo algum a FAB ser uma transportadora. Usei apenas esse aforisma para ilusttrar a falsa idéia que se poderia passar ao público leigo, e que se não explicada devidamente, ao ver a força aérea usando carretas e material terrestre em uma "operação aérea", de que a FAB estaria fazendo papel do EB. É bom que se esclareça, que em geral para as pessoas leigas no assunto, força aérea faz/deve fazer as coisas voando, e não dirigindo caminhão.

Por último, jamais afirmei que a FAB estaria sendo corrupta quanto a sua logistica. Sinceramente não disse absolutamente nada sobre tal coisa. O que disse e esclareço novamente, é que o fato do argumento utilizado pelo militar cito da reportagem, não caberia como justificativa plausível frente a operação desenvolvida e os meios empregados pela FAB. Apenas isso. E diante dos custos do Estado brasileiro e do "Custo Brasil", tal justificativa se torna menos ainda plausível.

Melhor dizendo, com o que se recolhe em impostos no Brasil, a força aéra dizer que optou por usar meios terrestres ao invés de aéreos, para "diminuir seus custos da operação" soa muito ruim ao ouvido do cidadão comum, posto que recursos financeiros ao Estado fruto dos impostos - vide os recordes de arrecadação anuais sucessivos - no Brasil nunca foram motivo ou desculpa convincente para justificar as mazelas no serviço público. Repare que não estou dizendo que a FAB esteja errada em poupar seus parcos recursos, refiro-me única e exclusivamente ao fato de que, pela explicação como foi dada, o leitor mais desavidado pode ser levado a acreditar que não sobra dinheiro na FAB para suas operações, simplesmente por falta de competência da mesma, ou porque o GF simplesmente não tem recursos para manter sua força áerea, o que aí sim seria uma tremenda de uma falácia.

Espero ter me feito esclarecer.

abs.

Carpe Diem
marcelo bahia
Sênior
Sênior

#2283 Mensagem por marcelo bahia » Sex Set 30, 2011 9:40 pm

Ok. Houve um mal entendido!

Mas creio que o colega Sapão deixou bastante claro que não foi apenas por uma questão de custos o uso de transporte terrestre, mas também de que a distância percorrida não justificaria o uso de meios aéreos para o transporte. É mais comum do que se pensa a utilização de caminhões para transporte de material em Forças Aéreas. Abaixo algumas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#2284 Mensagem por henriquejr » Sáb Out 01, 2011 7:25 am

Um passarinho me contou que o Japa ta na República Checa para ver alguns Gripens que estavam sendo usados pelo país na forma de leasing, cujo prazo acabou de acabar...o passarinho me disse que o Japa ta afim de trazer os tais aviões na bagagem, também na forma de leasing, para substituir temporariamente os F-2000 até a chegada dos FX!
Alguém tem mais alguma informação a respeito? A República Checa realmente opera Gripen "alugados"? Se a resposta for positivo pode até ser verdade esta informação!

.
marcelo bahia
Sênior
Sênior

#2285 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Out 01, 2011 9:31 am

Henrique,

Veja o tópico sobre o FX-2. :wink:

Sds.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#2286 Mensagem por sapao » Sáb Out 01, 2011 11:18 am

FCarvalho escreveu:
marcelo bahia escreveu:FCarvalho,

Sds.
Marcelo, esclarecendo.

Em primeiro lugar, não fiz nenhuma acusação à FAB. Apenas argumentei como sendo impróprio o argumento utilizado de "redução de custos" para explicar o uso de transporte terrestre por uma força aérea. Para o cidadão leigo comum, isto no mínimo pode soar estranho, já que se trata da força áérea do seu país, e que nesta mesma lógica leiga, deveria utilizar aeronaves para fazer o transporte de em suas operações.

Caso talvez o militar em questão tivesse usado uma argumentação mais aprofundada, e de forma simples explorasse, por exemplo, a questão das distâncias envolvidas, o treinamento das equipes de terra da FAB, e/ou os motivos operacionais que levaram a FAB a utilizar estes meios, como justificativa, acredito que seriam melhor aceitos e mais coerentes diante da população leiga, do que simplemente dizer que "é pra poupar dinheiro".

Em segundo lugar, não afirmei em tempo algum a FAB ser uma transportadora. Usei apenas esse aforisma para ilusttrar a falsa idéia que se poderia passar ao público leigo, e que se não explicada devidamente, ao ver a força aérea usando carretas e material terrestre em uma "operação aérea", de que a FAB estaria fazendo papel do EB. É bom que se esclareça, que em geral para as pessoas leigas no assunto, força aérea faz/deve fazer as coisas voando, e não dirigindo caminhão.

Por último, jamais afirmei que a FAB estaria sendo corrupta quanto a sua logistica. Sinceramente não disse absolutamente nada sobre tal coisa. O que disse e esclareço novamente, é que o fato do argumento utilizado pelo militar cito da reportagem, não caberia como justificativa plausível frente a operação desenvolvida e os meios empregados pela FAB. Apenas isso. E diante dos custos do Estado brasileiro e do "Custo Brasil", tal justificativa se torna menos ainda plausível.

Melhor dizendo, com o que se recolhe em impostos no Brasil, a força aéra dizer que optou por usar meios terrestres ao invés de aéreos, para "diminuir seus custos da operação" soa muito ruim ao ouvido do cidadão comum, posto que recursos financeiros ao Estado fruto dos impostos - vide os recordes de arrecadação anuais sucessivos - no Brasil nunca foram motivo ou desculpa convincente para justificar as mazelas no serviço público. Repare que não estou dizendo que a FAB esteja errada em poupar seus parcos recursos, refiro-me única e exclusivamente ao fato de que, pela explicação como foi dada, o leitor mais desavidado pode ser levado a acreditar que não sobra dinheiro na FAB para suas operações, simplesmente por falta de competência da mesma, ou porque o GF simplesmente não tem recursos para manter sua força áerea, o que aí sim seria uma tremenda de uma falácia.

abs.
Minhas desculpas, a falha minha pois entendi tudo errado.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2287 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 03, 2011 7:37 pm

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:

abs.
Minhas desculpas, a falha minha pois entendi tudo errado.
Carece não, meu amigo. tenho um problema sério de pensar e teclar ao mesmo tempo. as vezes, na maioria, na verdade, não dá certo fazer as duas coisas juntas... :mrgreen:

abs. [009]

Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#2288 Mensagem por sapao » Ter Out 04, 2011 8:20 am

Nada como o tempo.
Para todo mundo que questionou a chegada de armamento ou não, disponibilidade, compatibilidade e afins:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... ah-2+sabre

Como disse, toda introdução é complicada: sempre uma briga com o fabricante seja ele de que nacionalidade for.
Mas dai a dizer que o esquadrão está de má vontade de voar a máquina vai uma grande diferença!

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
brisa

#2289 Mensagem por brisa » Ter Out 04, 2011 8:32 am

E Jesuizzz ta vendo :mrgreen:

...eles não seriam devolvidos?

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#2290 Mensagem por talharim » Ter Out 04, 2011 8:50 am

PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE RECIFE

LEILÃO No- 3/ PAMARF/ 2011
A Comissão de Licitações do Parque de Material Aeronáutico
de Recife torna público que dia 27/10/2011, às 10 h, nesta
Organização Militar, sito à Rua Rio Moxotó, 35, Ibura, Recife - PE,
realizar-se-á leilão público para venda de duas aeronaves apreendidas,
objeto do Processo Criminal no- 2700-59.2011.4.01.3400, quais sejam:
aeronave prefixo PT-OSD-CESSNA AIRCRAFT, ano 1976, modelo
CIT-500, e helicóptero prefixo PT-YDC-BELL HELICOPTER, modelo
206B3, Jet Ranger III, ano 1996.
Os lotes poderão ser visitados
nos dias úteis, das 08 h às 11 h e das 13 h às 15 h 30 min, até o dia
26/10/2011, no local acima mencionado. Maiores informações poderão
ser obtidas no endereço supracitado e através dos fones (081)
3461-8533/8534 e fax (081) 3471-1464.
Cel Av RICARDO A. F. NEUBERT
Diretor

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#2291 Mensagem por talharim » Qua Out 05, 2011 8:21 am

COMANDO-GERAL DE APOIO

CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE CONTRATO No- 1/ CABW/ 2011
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Comissão Aeronáutica
Brasileira em Washington. CONTRATADA: Norvik Cargo
International.
CONTRATO no- 001/CABW/2011. ORIGEM: Pregão no-
110274/CABW/11. OBJETO: Transporte de material Aeronáutico
entre a CABW e o Aeroporto do Galeão (GIG).
PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.151.0621.2048.0001/339039. NOTA DE
EMPENHO/DATA: 2011NE000605 de 03/24/2011. VALOR TOTAL
DO CONTRATO: US$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil dólares).

DATA DE ASSINATURA: 24/03/2011. VIGÊNCIA: 12 meses,
até 23/03/2012.

EXTRATO DE CONTRATO No- 20/CABW/2010
Brasileira em Washington. CONTRATADA: Raytheon Company.

No- DO CONTRATO: 020/CABW/2010. ORIGEM: Pregão n º
104511/CABW/2010. OBJETO: Atualização de Três Sistemas GSP
(Ground SAR Processor).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.781.0631.3119.0001/449052. NOTA DE EMPENHO/DATA:
2010NE008258 de 14/12/2010. VALOR TOTAL DO CONTRATO:
US$ 4,062,288.00 (Quatro milhões, Sessenta e dois mil, duzentos e
oitenta e oito dólares).
DATA DE ASSINATURA: 15/12/2010. VIGÊNCIA:
24 meses, até 14/12/2012.

EXTRATO DE CONTRATO No- 19/CABW/2010
Brasileira em Washington. CONTRATADA: EBCO SYSTEMS.
CONTRATO no- 019/CABW/2010. ORIGEM: Pregão no-
103422/CABW/2010. OBJETO: Aquisição de 14 carros contra incêndio.PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.78.10631.311190001/449052. NOTA DE EMPENHO/DATA:
2010NE007990 de 09/12/2010. VALOR TOTAL DO CONTRATO:
US$ 7,700,000.00 (sete milhões e setecentos mil dólares).
DATA DE
ASSINATURA: 23/12/2010. VIGÊNCIA: 18 meses, até 22/06/2012.

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO
E BÉLICO

EXTRATO DE CONTRATO
Espécie: Emenda ao Memorando de Entendimento entre o Comandante
da Força Aérea Brasileira e o Ministro da Defesa da República
Francesa.
CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica.
CONTRATADA: Ministério da Defesa da República Francesa
FINALIDADE: Fixar os princípios e as condições da cessão onerosa,
pela Parte Francesa à Parte Brasileira, de materiais na Área da Aeronáutica
Militar, designado Lote 2 Complementar.
AMPARO LEGAL: § 1º do art. 65 da Lei no- 8.666, de 1993.
VALOR: C= 4.000.000,00 (quatro milhões de euros).PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 0621.2048.339030.
DATA DE ASSINATURA: 29 de setembro de 2011.
VIGÊNCIA: Até 26 de dezembro de 2013.

Srs a vida util dos M-2000C acaba de ser prolongada !!! Atitude sensata da FAB parabens .

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2292 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 05, 2011 9:57 am

Tem tudo a ver e será melhor que outro tampão de curto prazo.

[]'s

Alberto -
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2293 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 05, 2011 11:11 am

talharim escreveu:COMANDO-GERAL DE APOIO

Srs a vida util dos M-2000C acaba de ser prolongada !!! Atitude sensata da FAB parabens .
Liga para isso não talharim. Este é só o primeiro de muitos prolongamentos...

Afinal, Mirage no Brasil sempre teve bem mais do que sete vidas... :wink:

Abs.

Carpe Diem
hotm
Avançado
Avançado
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#2294 Mensagem por hotm » Qua Out 05, 2011 2:42 pm

O Brasil em vez de prolongar a vida dos Mirage, ou de tentar adquirir Rafale, Gripen ou F-18...
Porque não participa (produz localmente) ou compra F/a-50 a Corea do Sul?????
Não era uma solução razoável, mais parecida com o F-5 que tão bem serve o Brasil??

:D
http://www6.atwiki.jp/namacha/?plugin=ref&serial=213

Fonte(http://www6.atwiki.jp/namacha/pages/157.html)

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2523 vezes
Agradeceram: 1016 vezes

#2295 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 05, 2011 3:01 pm

Você tá de brincadeira né hotm????

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!