Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3213
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: Projeto VANT

#601 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Set 09, 2011 11:26 am

Thor...

Nem o Falcão, desenvolvido pela Avibrás, é bom para a FAB-MB?

:(




Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceram: 32 vezes

Re: Projeto VANT

#602 Mensagem por Bravo » Sex Set 09, 2011 12:50 pm

jumentodonordeste escreveu:Thor...

Nem o Falcão, desenvolvido pela Avibrás, é bom para a FAB-MB?

:(
O Falcão vai demorar um pouco ainda até estar pronto e operacional.
Enquanto isso deve-se desenvolver doutrina e regras de operação de VANTs.




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Avatar do usuário
magliano
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: Projeto VANT

#603 Mensagem por magliano » Sex Set 09, 2011 1:01 pm

Thor escreveu:
Túlio escreveu:Eu não entendo isso de UAV, de uma hora para outra todo mundo está fazendo aqui no Brasil mas as FFAA só compram (importam) de Israel... :?: :?: :?: :?:
O EB não vai comprar os nacionais??
Para a missão deles (observação aérea, eu acho), os modelos em desenvolvimento no Brasil já estão mais que suficientes.
Os sensores e demais "recheios" israelenses estão anos-luz mais avançados que os brasileiros.
Fazer um aeromodelo grande, que carrega uma máquina digital made in China é mole, junta meia dúzia de engenheiros e investe um trocado que se consegue uma máquina boa para brincar.
Abraços
Amigos,

Os fuzileiros navais utilizam um VANT nacional, mas para ser franco não sei sobre a tecnologia embarcada neste veículo (acredito ser 100% brasileira).

Abraços,

magliano




Avatar do usuário
magliano
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: Projeto VANT

#604 Mensagem por magliano » Sex Set 09, 2011 1:12 pm

magliano escreveu:
Thor escreveu: O EB não vai comprar os nacionais??
Para a missão deles (observação aérea, eu acho), os modelos em desenvolvimento no Brasil já estão mais que suficientes.
Os sensores e demais "recheios" israelenses estão anos-luz mais avançados que os brasileiros.
Fazer um aeromodelo grande, que carrega uma máquina digital made in China é mole, junta meia dúzia de engenheiros e investe um trocado que se consegue uma máquina boa para brincar.
Abraços
Amigos,

Os fuzileiros navais utilizam um VANT nacional, mas para ser franco não sei sobre a tecnologia embarcada neste veículo (acredito ser 100% brasileira).

Abraços,

magliano

Para maiores esclarecimentos segue o site do fabricante SANTOS LAB:

http://www.santoslab.com.br/index.htm

Abraços,

magliano




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Projeto VANT

#605 Mensagem por Alitson » Sáb Set 10, 2011 11:38 am

jumentodonordeste escreveu:Thor...

Nem o Falcão, desenvolvido pela Avibrás, é bom para a FAB-MB?

:(
Desenvolvido? Quando? Para mim está uns 10 anos para se tornar realidade, isso é, se virar realidade... :roll:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Projeto VANT

#606 Mensagem por Franz Luiz » Dom Set 18, 2011 8:33 pm

Notícia no DEFESANET: http://www.defesanet.com.br/fronteiras/ ... ia-Federal

PEF - Apresentado o Sistema Vant do Departamento de Polícia Federal

Foz do Iguaçu (PR) – No dia 16 de setembro, o Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, General-de-Brigada Ajax Porto Pinheiro, acompanhado por representantes da Capitania Fluvial do Rio Paraná, do Departamento de Polícia Federal, do 5º Comando Regional da Polícia Militar do Estado do Paraná e do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado teve a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidos pelo Sistema Vant Heron 1, do Departamento de Polícia Federal (DPF).

Em uma Base do DPF localizado no município de São Miguel do Iguaçu (PR), a comitiva teve a oportunidade de acompanhar a decolagem do veículo aéreo não tripulado (Vant), observar as imagens geradas pela aeronave e o pouso preciso realizado na pista da Base. O Sistema Vant Heron 1 é composto pelo Vant, estação de controle de solo, sensores embarcados na aeronave, satélite e antena satelital (SatCom Link), que possibilita o controle total do Vant em voo e a recepção da imagens geradas epela veículo não tripulado.

O Sistema Vant Heron 1 permite, dentre outras capacidades, fornecer imagem de um local ou área em tempo real, auxiliando o planejamento e a execução de operações pontuais desencadeadas pelo Órgão de Segurança Pública atuantes na região.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Projeto VANT

#607 Mensagem por Marino » Dom Out 02, 2011 8:31 pm

A matéria do link abaixo deveria talvez estar em geopolítica, mas somente alguns abnegados leriam.
Então, posto aqui já que tem a ver com vants.
Olhem, para aguçar a curiosidade, a fotografia na página 8.
Esta, para mim, é a discussão principal.
http://www.au.af.mil/au/cadre/aspj/apji ... orke_p.pdf




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#608 Mensagem por sapao » Dom Out 02, 2011 11:02 pm

moura escreveu:Se isso acontecer vai ser uma questão politica pois dinheiro tem e pessoal treinado também.
Penguin escreveu:Imagem

Segurança

Voo cego - VANT da PF
15 de Agosto, 2011 - 09:48 ( Brasília )

Ricardo Boechat

A Polícia Federal pode vir a perder um bom instrumento de trabalho – aliás, muito badalado na campanha eleitoral de Dilma Rousseff, ano passado. Seus dois aviões-espiões não tripulados poderão ser transferidos para a aeronáutica, assim como todo o programa para a compra de outras 13 aeronaves até 2015, por R$ 540 milhões.

Sem recursos, pessoal treinado e equipamentos, a PF teria desistido dos Vant, como são conhecidos.
Parece que tem um pouco dos dois Moura ( politica x pessoal), mas ainda tem muita agua para passar embaixo dessa ponte...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#609 Mensagem por sapao » Dom Out 02, 2011 11:06 pm

Túlio escreveu:Eu não entendo isso de UAV, de uma hora para outra todo mundo está fazendo aqui no Brasil mas as FFAA só compram (importam) de Israel... :?: :?: :?: :?:
Gauderio, tem muita gente montando aeromodelo, porque para montar e operar um VANT o buraco é bem mais embaixo.
Não é a toa que França, Inglaterra e Russia (so para citar algums paises que levam defesa a serio) compraram/alugam os seus dos USA e de Israel.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#610 Mensagem por sapao » Dom Out 02, 2011 11:24 pm

jumentodonordeste escreveu:Thor...

Nem o Falcão, desenvolvido pela Avibrás, é bom para a FAB-MB?

:(
"Colocar uma camera de video em um aeromodelo não transforma ele em um VANT!"

A frase eu escutei já tem algums tempo, e fiquei bastante intrigado com o interlocutor (que hoje é integrante do 1/12).
Depois e que fui entender a colocação dele, e vou tentar colocar aqui o que compreendi.

A ideia de uma avião sem piloto parece simples, haja vista que em um primeiro momento parece que a ausencia do tripulante facilita a construção e a operação do equipamento.
Acontece que a realidade é diferente!

Uma coisa é um aparelho para me dar uma cobertura de 2, 3 km voando a 300mt de altura. Outra e construir um que vai me dar uma cobertura de 200, 300km voando a 3.000mt de altura.
Só para começar, uma aeronave assim precisa ser homologada nos mesmos moldes de uma aeronave tripulada; pois apesar de não levar gente a bordo vai voar sobre gente!
Isso quer dizer que seus componentes vão ter a mesma confiabilidade, e em alguns casos até maior, do que de um avião comum.
Um exemplo de necessidade maior e o sistema de aproximação, que precisa ser extremamente preciso.
Tem que haver redundancia dos comandos, capacidade de aterragem de emergencia, parametros de erro (velocidade, altitude, navegação) restritos, capacidade de transmissão segura (no sentido de segurança de vôo) dos comandos, de recuperação autonoma em caso de perda de contato.

Em resumo, o projeto de uma aeronave dessas é tão ou mais complexo do que de uma aeronave normal. Quantos paises hoje projetam (ou tem capacidade de projetar) aeronaves?

A verdade e que hoje, VANT, so os Israelenses e os americanos. Posso até ter um aeromodelo com camera e chamar de VANT, o que não deixa de ser verdade. Só não pode se enganar é achar que não existe complexidade nisso.
Quem discorda basta ver as compras dos franceses e russos neste setor.

Por isso, como já citaram, podemos esperar alguns anos para que o projeto da Falcão saia da prancheta. Isso se sair.

Alias, só para citar alguns numeros, fiquei sabendo que hoje só os USA tem mais de 7.000 em operação ( há menos de uma decada quando entraram no Iraque tinham 50). E o numero de pilotos de VANT ultrapassou o numero de pilotos "convencionais" na USAF...




Editado pela última vez por sapao em Ter Out 04, 2011 8:23 am, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Projeto VANT

#611 Mensagem por Justin Case » Dom Out 02, 2011 11:38 pm

Amigos,

Fazer avião nós sabemos, de vários tamanhos. Colocar piloto automático, também.
O que falta para um VANT:
- data link confiável e de longa distância,
- sensores ou armas para torná-lo útil, e
- doutrina.
Abraços e boa semana.

Justin




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#612 Mensagem por sapao » Dom Out 02, 2011 11:43 pm

O problema é CONSTRUIR o piloto automatico, entre outras coisas que vão na aeronave...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Projeto VANT

#613 Mensagem por Justin Case » Seg Out 03, 2011 5:58 am

Verdade, Sapão.

Essa competência ainda não temos.
Simplifiquei demais.
Abraço,

Justin




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Projeto VANT

#614 Mensagem por moura » Seg Out 03, 2011 7:24 am

Sapão,
o projeto Vant do DPF vai além das aeronaves, engloba equipes táticas, helicopteros, sistemas de inteligência e muito mais.
O DPF tem gente e capacidade para desenvolver esse projeto porém acredito que o maior desafio está dentro do orgão, inveja e vaidade é uma me...., mas como você disse tem muita agua para rolar.
Ainda não entendi o porque da Forças Armadas não estarem junto nesse projeto, estão perdendo uma grande oportunidade de integração e desenvolvimento de doutrina.
Alias o DPF também perde pois ainda tem muito que aprender em termos de planejamento e logística com as Forças Armadas.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Projeto VANT

#615 Mensagem por LeandroGCard » Seg Out 03, 2011 9:38 am

sapao escreveu:O problema é CONSTRUIR o piloto automatico, entre outras coisas que vão na aeronave...
Como engenheiro não acho que o problema seja assim tão difícil não.

Se é pela questão de construir aeronaves com qualidade e segurança temos já a Embraer, que está anos à frente de qualquer empresa de Israel neste quesito. O controle automático também não me parece um grande problema, o AMX já fazia vôo automático em alta velocidade com acompanhamento do terreno e lançamento de armas em modo CCLP vinte anos atrás (mesmo com visibilidade zero). Em caso de pane ou perda de contato por qualquer motivo (avaria, interferência, alcance excedido, etc...) é bastante fácil ter um sistema de backup que assuma o comando e traga o VANT de volta para a base guiado por GPS ou até por sistemas inerciais comerciais, em total segurança, e o controle do pouso em si pode ser feito por um sistema de comunicação paralelo de curto alcance. Neste caso a missão poderia até ser abortada, mas isso não implicaria na perda da aeronave. Fica faltando mesmo apenas a parte de sensores e armamentos, que tem muita empresa por aí vendendo no mercado para as mais diversas aplicações, e a Embraer já tem ampla experiência em integrá-los em qualquer tipo de aeronave.

É claro que muitos dos componentes mecânicos e eletrônicos teriam que ser adquiridos de terceiros, em muitos casos de empresas estrangeiras, mas não é assim com ABSOLUTAMENTE TODOS os aviões da Embraer? Então porque para um VANT teríamos que desenvolver todo e qualquer sistema aqui?

A questão do desenvolvimento de um VANT nacional de grande porte (alcance acima dos 100 Km) é bem outra, e está centrada na escala de produção. Uma aeronave assim demandaria investimentos no desenvolvimento pelo menos idênticos aos de um avião como o Super-Tucano ou um jato executivo, e depois quantas unidades seriam adquiridas por nossas FA's e PF, 15, 20, 25? Estes números não chegariam nem perto de pagar todo o investimento no desenvolvimento, produção e depois suporte a este tipo de aeronave. Quando começarmos a falar em várias dezenas ou mesmo centenas de aeronaves (nem vou falar dos milhares usados pelos americanos) aí podemos pensar no assunto, até lá o negócio é mesmo comprar de prateleira e ir experimentando para ter uma idéia das aplicações possíveis e da quantidade que poderia ser realmente empregada. E é exatamente este o caso dos países que hoje adquirem VANT's de Israel e dos EUA, a coisa nada tem a ver com capacidades técnicas. Os russos por exemplo já tinham extraordinários VANT's estratégicos de reconhecimento supersônicos e com enorme alcance lá atrás, na década de setenta! Estes desenvolvimentos só foram abandonados porque os satélites de reconhecimento os tornaram obsoletos na época.


Leandro G. Card




Responder