Sem dúvida...papagaio escreveu:Tuskegee Airmen.
Os pilotos de caças negros na 2GM.
Tiveram excelente desempenho na proteção dos B-17.
Uma vez tive a oportunidade de assistir a uma palestra nos EUA e no final da mesma, apareceram uns 20 caras (todos muito idosos, vários em cadeiras de rodas), entre pilotos e mecânicos que foram dos Tuskegee Airmen e foram homenageados. Foram aplaudidos de pé por todos os presentes por mais de cinco minutos. Ao final, havia uma enorme fila entre pessoas pedindo autógrafos e tirando fotos com os velhinhos.
Sei do antiamericanismo forte por aqui, mas sobre diversos aspectos, patriotismo por exemplo, temos muito que evoluir.
Abs,
Falando sobre a cultura dos heróis... é algo muito presente e aqui eu vou as reuniões do "Chapter Washington" do Tuskegee Airmen e é muito legal mesmo ouvir as histórias e ver o orgulho que todos sentem deles.
Vendo o que fazem com os nossos carros de combate antigos e a falta de crédito que os nossos poucos heróis tiveram somado ao 'trauma' que muita gente da imprensa tem da 'época da Ditadura' não ajuda nada cultivar ou preservar o mínimo de histórias dos nossos heróis.
Anos atrás estive na Normandia durante as comemorações do Dia D e encontrei vários brasileiros que estavam super emocionados porque a bandeira do Brasil era uma das astiadas lá no Memorial em Omaha Beach... realmente deu um orgulho danado e tinha um montão de gente entrevistando e conversando com os brasileiros, mas infelizmente 'zero' da nossa imprensa.
[]s
CB_Lima