TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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AlbertoRJ
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60496 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Set 18, 2011 12:50 pm

alcmartin escreveu:Dilma nos States, para encontro na ONU. Na agenda, encontro com Obama. Depois, encontro com Sarkosy. Tomara que cobrem decisão... [037]
Segundo matéria do jornal O Globo, a compra dos caças estaria na pauta da reunião com o Sarkozy.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/0 ... 385500.asp




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DELTA22
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60497 Mensagem por DELTA22 » Dom Set 18, 2011 1:31 pm

AlbertoRJ escreveu:
alcmartin escreveu:Dilma nos States, para encontro na ONU. Na agenda, encontro com Obama. Depois, encontro com Sarkosy. Tomara que cobrem decisão... [037]
Segundo matéria do jornal O Globo, a compra dos caças estaria na pauta da reunião com o Sarkozy.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/0 ... 385500.asp
Certamente do 'Obamis' também...

[]'s.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60498 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Set 18, 2011 7:03 pm

Ô sonho: devido a demora na decisão, Dilma anuncia FX-2, já com 60 caças: 36 SH's e 24 Rafales!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60499 Mensagem por faterra » Dom Set 18, 2011 7:51 pm

A MB é quem vai sair no lucro: dois caças navais! [000]




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Um abraço!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60500 Mensagem por varj » Ter Set 20, 2011 7:29 pm

Fiquei algum tempo sem postar mas esta novela parece que ainda continua na mesma.Chega...a Embraer e a Aeronáutica já aprenderam muito sobre caças de tanto fazerem refits em diversos modelos, diga-se ótimo trabalho, mas temos a obrigação de possuir ferramental necessário para mantermos nossa soberania.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60501 Mensagem por charotti » Ter Set 20, 2011 8:01 pm

Joguem esses refits no lixo pois oque vai definir o FX2 e a empresa que transferir mais tecnologia.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60502 Mensagem por varj » Qua Set 21, 2011 9:04 am

Os refits são passos importantes para aprendizado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60503 Mensagem por Andre Correa » Qua Set 21, 2011 10:51 pm

F-X2: crise econômica continua servindo como desculpa
21 de setembro de 2011, em Aviação de Caça, Concorrências Internacionais, por Guilherme Poggio

Dilma discutiu o assunto com o colega Sarkozy em NY

O governo brasileiro vai adiar os planos de compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) pelo menos até 2012, já que busca cortar gastos para combater a crise econômica global, disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, nesta quarta-feira. A aquisição dos caças para a FAB foi discutida em Nova York em reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que faz campanha para que o Brasil escolha os aviões Rafale, da francesa Dassault Aviation.

Os outros concorrentes são a americana Boeing (dos F18 Super Hornet) e a Saab (dos Gripen NG), da Suécia. Segundo Patriota, Dilma disse a Sarkozy que os planos de modernização da frota de caças brasileiros vai depender da situação econômica. “Dependendo de como evoluir a situação econômica mundial, se a crise se revelar menos grave do que alguns imaginam, esse tema poderá ser retomado, por exemplo, no ano que vem”, disse Patriota citando Dilma.

Logo no primeiro mês de governo, Dilma decidiu suspender o processo de escolha de caças e abrir uma nova disputa, com a possibilidade de participação de novos concorrentes. A decisão de rever as propostas foi motivada pela forte pressão internacional, já que diversos fabricantes manifestaram interesse em vender aviões para a FAB, um negócio de bilhões de dólares. Até deixar a presidência, Lula dava sinais de que preferia os caças franceses, principalmente em função de a Dassault ter incluído no pacote de venda dos aviões Rafale a transferência de toda a tecnologia de produção dos aviões.

FONTE: Reuters

NOTA DO EDITOR: prezado ministro, e como fica a crise dos caças na FAB? Em breve o Mirage 2000 vai parar de voar.

Fonte




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60504 Mensagem por Boss » Qua Set 21, 2011 11:05 pm

"Por exemplo".

Se não sair ano que vem, podem acabar com a FAB, que vire TAB ou uma mera auxiliar das PMs no combate ao tráfico.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60505 Mensagem por NovaTO » Qui Set 22, 2011 8:06 am

"Negociação sobre caças franceses pode ser retomada em 2012, diz Patriota


A negociação sobre a venda de caças franceses para as Forças Armadas do Brasil pode ser retomada em 2012, caso a crise econômica global não se revele tão grave, disse nesta quarta-feira, em Nova York, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota,

Segundo Patriota, que falou a jornalistas após uma série de reuniões bilaterais da presidente Dilma Rousseff com líderes de cinco países, ocorridas à margem da 66ª Assembleia Geral da ONU, o tema foi tratado na conversa dela com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

“A presidente lembrou que, por força das contrações orçamentárias no Brasil, esse debate foi postergado, e ela até o vinculou à crise econômica”, afirmou o chanceler.

“(Dilma afirmou) que, dependendo de como evolua a crise, e se ela se revelar menos grave do que imaginam, esse tema poderá ser retomado no ano que vem”, disse.

Patriota afirmou ainda que, nos próximos meses, os dois países devem se reunir para avaliar como levar adiante a “cooperação estratégica” que mantêm na área de Defesa, que já resultou na compra de submarinos e helicópteros franceses pelo Brasil, em 2008.

Em 2010, surgiram rumores de que Brasil e França haviam fechado um acordo para a venda de 36 caças franceses Rafale à Força Aérea Brasileira, ao custo de cerca de US$ 6 bilhões (R$ 11 bilhões).

No entanto, a negociação jamais foi concretizada e gerou polêmica, já que um relatório técnico da FAB teria revelado que o Rafale era inferior aos seus dois concorrentes na disputa – o caça sueco Gripen e o americano F-18, da Boeing.

À época, o então chanceler (hoje ministro de Defesa) Celso Amorim afirmou que a decisão brasileira sobre a compra não deveria levar em conta apenas critérios técnicos, mas também políticos.

Neste ano, no entanto, o corte de R$ 4 bilhões (26,5% do total) no orçamento do ministério da Defesa congelou os planos de aquisição de aeronaves.

Crise econômica

Além de Sarkozy, Dilma encontrou-se nesta quarta-feira, após discursar na abertura da Assembleia Geral, com o premiê da Grã-Bretanha, David Cameron, e com os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, do Chile, Sebastián Piñera, e do Peru, Ollanta Humala.

Segundo Patriota, em todas as conversas, Dilma expressou sua preocupação com a crise econômica global, assim como fizera pela manhã em seu discurso.

Nas conversas com os líderes sul-americanos, ela pregou, de acordo com o chanceler, uma articulação para que os avanços econômicos conquistados nos últimos anos na região “não sejam perdidos”, e afirmou que os ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais sul-americanos deveriam se reunir com maior frequência.

Os líderes da Grã-Bretanha e França, por sua vez, demonstraram apoio à demanda brasileira por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, também expressa no discurso da presidente.

Ambos os países já detêm cadeiras permanentes no órgão, ao lado dos Estados Unidos, Rússia e China.

Nesta quinta-feira, Dilma encerra sua visita em Nova York ao participar de um encontro na ONU sobre segurança nuclear.

A reunião tratará das perspectivas da energia nuclear após o acidente no Japão, em março, quando um terremoto, seguido de um tsunami, causou vazamentos radioativos na cidade de Fukushima.

Fonte: BBC Brasil" publicado no Plano Brasil e Cavok


MD e Presidência para que se temos o MRE para anunciar e decidir a escolha?

Ou seja, ficar enrolando até 2012 "pra que" se já está decidido? Negociem e assumam o ônus da escolha. [005]

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60506 Mensagem por Tchelo » Qui Set 22, 2011 8:46 am

EDITORIAL - F-X2 - A FAB Rumo ao Nada


EDITORIAL DefesaNet


A Presidente(a) Dilma Rousseff em contato com o Presidente Francês Nicolas Sarkozy, afirmou que o Programa F-X2 “pode” ser retomado em 2012, se...... . As reticências agora são relacionadas ao fato de a crise não atingir o Brasil, na forma que o governo brasileiro espera.

Esta posição certamente também foi exposta ao Primeiro-Ministro Cameron (UK), interessado em vender equipamentos navais, e muitos outros que a procurem nesta gira por Nova York, com o intuito de oferecer equipamentos de defesa.

Em 02 Janeiro 2003, o então presidente Luiz Ignácio, cancelou o Programa F-X em favor do Fome Zero.

O Programa foi retomado e para ser definitivamente cancelado em Fevereiro de 2005.

Em 2008, ao custo do esforço pessoal do então e atual Comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, o Programa, agora batizado de F-X2, foi relançado, para sofrer um “imbróglio” culinário diplomático em Setembro de 2009.

Precipitação francesa e indecisão brasileira levaram o Programa F-X2 a um terreno pantanoso, o qual está por dois anos.

A única nota que o governo brasileiro enviou aos finalistas da competição: o caça francês Dassault Rafale, o americano Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o sueco SAAB Gripen NG, foi o de estenderem a suas ofertas, apresentadas em Outubro de 2009, até o fim de 2011.

O plano original previa as primeiras entregas serem iniciadas em 2014. No ano passado, em cerimônia na FIESP (outubro 2010) o Brigadeiro Saito, mesmo sendo contestado veementemente pelos jornalistas presentes, afirmou que o plano de receber os primeiros caças era 2016.

Há uma data fatídica nesta equação. A data é hoje!

Em 2005, por convite especial do Brigadeiro Bueno, o editor de DefesaNet participou do briefing sobre os Mirage 2000C/D, aos pilotos do GDA. Na oportunidade o editor cumprimentou os pilotos e a Unidade por manterem o brio e élan, por mais de uma década, com caças cujos radares eram míopes e as turbinas sofriam de asma crônica. E cujos armamentos só causavam medo aos próprios pilotos e às equipes de terra.

Pois bem, rapidamente voltamos ao mesmo estágio. Em 2014, atinge a vida útil dos Mirage 2000C/B. O GDA passará a ser progressivamente míope e manco.

É esta a realidade? Não ela é muito mais aterrorizadora, e só uma mídia amiga e cheia de mimos da Força tem omitido.

Os caças F-5EM-FM estão voando acima das horas estimadas acelerando o seu sucateamento de uma estrutura já envelhecida e cujos motores são uma roleta russa aos mecânicos pela surpresa se darão partida ou não.

O desânimo é crescente nas unidades de caça, e os pedidos de baixas avoluma-se. Melhor uma vida tranqüila como comandante de Boeing ou Airbus, do que sentado eternamente no Cassino de Oficiais, afogando a mágoa e o sentimento de impotência, em copos de 51.

No primeiro semestre o Comandante-Geral do COMGAR, Brigadeiro Burnier, estabeleceu uma estranha ordem. As unidade só poderiam voar 1.000 horas em todo o ano de 2011. Então teríamos cerca de 90 horas/mês por Esquadrão. Divida 90 por 15 a 20 pilotos por esquadrão, entre veteranos e novatos, mais a indisponibilidade técnica dos aviões teríamos um número insuficiente para manter um piloto de caça com o mínimo de proficiência operacional.

Homens como Brig Aprígio, Brig Burnier, Brig Saito e Brig Machado que levaram a FAB, com muito trabalho e perseverança, do “Desastre” da primeira CRUZEX (2002), a uma Força Crível em 2008, na Red Flag, e nas edições 2008 e 2010 da CRUZEX assistem impotentes os seus feitos esvaírem-se entre os dedos. Seus pilotos e equipes de apoio, cruzarem sem volta os portões dos esquadrões.

A FAB está no RUMO ao NADA.

É o que teremos. Felicitaremos os pilotos e equipes de terra por manterem o glamour de uma Força Aérea Brasileira ôca.

Triste realidade. [002]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60507 Mensagem por Bourne » Qui Set 22, 2011 9:43 am

Depois que falo para os "leigos" que acompanho o FX há mais de uma década, eles riem de mim. Ainda mais, quando digo que nada foi decidido e será ano que vem. Mesmo que na imprensa pareça que foi. Viro motivo de piada. Por isso busco evitar o assunto.

Imagem

Pelo menos, poderiam ter analisado e adquirido os caças tampões que podem ser o verdadeiro FX.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60508 Mensagem por helio » Qui Set 22, 2011 9:58 am

pampa_01 escreveu:Srs, acabei de ouvir nos corredores de Brasilia.
O FX-2 está decidido.

Vamos comprar TODOS os F5 "groundeados" de Taiwan e moderniza-los para "fudereitors" F5-M.

Agora vai.
Sinto muito pampa, mas esta informação é falsa.
Não temos sequer grana para comprar os F5 de Taiwan!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços
Hélio




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60509 Mensagem por DELTA22 » Qui Set 22, 2011 10:20 am

Pensando hoje, olhando para trás, para alguns fatos revelados e reveladores, chego a duvidar que realmente se queria chegar a bom termo com o F-X2 na gestão de Nelson Jobim no MD... :?

[]'s a todos.
Amorim: a pedra no meio do caminho

Os documentos vazados pelo Wikileaks revelam como o serviço diplomático americano elaborou uma estratégia para (não) lidar com o ex-chanceler e hoje ministro da Defesa Celso Amorim, que chamavam de “esquerdista” . Ao mesmo tempo, a diplomacia dos EUA tinha Nelson Jobim como fonte e recebia apoio de integrantes do governo e das forças militares.

Por Marina Amaral e Natalia Viana

Aos olhos do serviço diplomático americano, em especial durante a era George W. Bush (2001-2009), a posição mais independente do Ministério das Relações Exteriores (MRE) capitaneado por Celso Amorim parecia uma constante provocação.

Nos telegramas vazados pelo parceiro da Pública, o WikiLeaks, o MRE é visto “com inclinações antiamericanas” que impedem a melhoria das relações com o governo brasileiro e que tem, além de um “acadêmico esquerdista” (Marco Aurélio Garcia) que aconselha o presidente Lula, um ministro “nacionalista” (Celso Amorim) e um secretário-geral “antiamericano virulento” (Samuel Pinheiro Guimarães).

“Manter a relação político-militar com o Brasil requer atenção permanente e, talvez, mais esforço do que qualquer outra relação bilateral no hemisfério”, desabafava em novembro de 2004, o embaixador do partido republicano John Danilovich, um dos dois diplomatas que receberam a embaixada em Brasília como “recompensa” por levantar centenas de milhares de dólares para a campanha presidencial de Bush.

Foi ele que, numa reunião em março de 2005, tentou catequizar Celso Amorim sobre a ameaça “cada vez maior” que a Venezuela representava a toda a América do Sul. A resposta foi “clara” e “seca” na descrição do americano. “Nós não vemos Chávez como uma ameaça”, respondeu Amorim. “Não queremos fazer nada que prejudique nossa relação com ele”, afirmou. O embaixador finaliza o documento em tom desapontado: o Itamaraty não “comprou” a ideia americana.

(...)

A compra dos caças

Tudo indica que no episódio das tratativas frustradas de compra dos caças F-X, Jobim e os líderes militares agiram também bem longe dos olhos do Itamaraty.

Os informes diplomáticos sobre a negociação se iniciam em 2004 e estão entre os mais reveladores e numerosos – cerca de 50 telegramas. A comparação entre o que dizem os representantes brasileiros em público e o que cochicham em particular é gritante.

A exceção, nesse caso, foi Amorim, que se posicionou abertamente pela compra dos caças Rafale, da França, tanto pela garantia de transferência de tecnologia feita pelo presidente Nicolas Sarkozy como pelo interesse estratégico na aliança com àquele país o que, para Sobel, se configura como disposição para “desafiar os americanos”.

Jobim, por sua vez, se comportava de maneira dúbia e confundia a diplomacia estrangeira. Em um telegrama intitulado “Brasil e França: amor verdadeiro ou casamento de conveniência”, o embaixador relata a visita da comitiva presidencial à França e à Rússia cujos objetivos “cada vez com mais detalhes” haviam sido confidenciados por Jobim antes da viagem.

“O encontro entre os presidentes Lula e Sarkozy e a visita do ministro Jobim à França desencadearam uma onda de francofilia na política externa brasileira, particularmente em relação a uma parceria estratégica”, escreve Sobel em maio de 2008. “Talvez seja mais um ‘marriage blanc’ do que ‘amour veritable’”. Numa tradução livre, um “casamento de fachada e não amor verdadeiro”.

Sobel continua: “Nos encontros privados, Jobim minimizou a relação com a França e manifestou um claro desejo de ter acesso à tecnologia americana. O obstáculo é a resistência do MRE. Ele diz que o governo brasileiro acha a aliança com a França mais conveniente politicamente e considera que o país tem mais a ganhar com a tecnologia americana”.

Em um telegrama de janeiro de 2009, pouco depois da eleição de Obama, Sobel conta ter sido convidado a ir à casa do então ministro da Defesa para um encontro privado. Jobim teria dito que as relações de defesa entre Brasil e França prosperaram por causa da relação pessoal entre os presidentes Sarkozy e Lula, mas que o presidente brasileiro estaria interessado em conversar sobre assuntos estratégicos com o novo governo americano.

Disse ainda que “Jobim acrescentou que Lula ‘usa’ o ministro Amorim, mas não tem uma relação forte com ele, e que o presidente não gosta de Samuel Pinheiro Guimarães”.

Sobel também se reuniu diversas vezes com os comandantes das Forças Armadas para pedir “conselhos” e ouvir sua opinião sobre as chances dos caças da Boeing vencerem a concorrência de quase 10 bilhões de reais. “Os apoiadores mais fortes do Super Hornet (o F-18 americano) são as lideranças militares, em particular o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que considera a oferta da Boeing o melhor negócio e vê as Forças Armadas americanas como a melhor escolha para uma parceria com o seu país”, escreve em telegrama de janeiro de 2009.

Durante um jantar oferecido ao comandante americano Doug Fraser, em julho do mesmo ano, o brigadeiro Saito teria puxado Sobel e seu conselheiro político de lado para discutir a aquisição dos caças. “Ele disse que não havia dúvida do ponto de vista técnico sobre a superioridade do F-18: ‘Há décadas voamos em equipamentos americanos e sabemos o quanto eles são bons e fáceis de manter’”.

Saito então pediu que o governo americano enviasse uma carta ao governo brasileiro se comprometendo a transferir tecnologia além de reiterar a importância da aproximação de Lula e Obama para o negócio.

Em outro telegrama, o embaixador conta ter obtido “uma cópia não oficial” de uma Requisição de Informações da Aeronáutica (passada eletronicamente para Washington) que “permite planejar os próximos passos para os EUA vencerem a negociação”.

Além de classificar o F-18 como uma aeronave testada em combate “com incomparável segurança e durabilidade”, e de garantir que o preço não seria o principal critério da escolha da Aeronáutica, a informação mais importante obtida pelo documento é de que a Embraer, “principal beneficiária de qualquer transferência de tecnologia”, consideraria “desejável a oportunidade de estabelecer uma parceria com a Boeing”, principalmente se a companhia americana “tivesse a intenção de oferecer uma cooperação adicional na área da aviação comercial”.

Se os telegramas tivessem vazado anteriormente, seria embaraçoso para a Aeronáutica sustentar o relatório apresentado em janeiro de 2010 pela Força Área Brasileira (FAB) ao ministro Jobim que colocava o caça sueco em primeiro lugar na preferência, exatamente por causa do preço e custo de manutenção.

Naquele momento, o documento foi interpretado pela imprensa brasileira como uma “derrota” do governo, nitidamente favorável ao caça francês, classificado em terceiro lugar, atrás dos americanos.

O relatório teria sido modificado dias depois por “pressão do Planalto”, de acordo com a imprensa, para melhorar a posição do caça francês, afirmando que, apesar dos suecos serem mais baratos, o Rafale e o F-18 têm tecnologia superior.

(...)

http://apublica.org/2011/08/amorim-a-pe ... o-caminho/
Obs.: Como "imprensa" (eu) leio: Eliane Cantanhede. Amiga figadal de Nelson Jobim. :?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60510 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Set 22, 2011 11:09 am

KKKK! O japinha sempre foi doido por um aviãozinho americano. :mrgreen:




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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