Boas, recentemente comprei um Citroen Xantia Break 1.8i 16V 112cv, a Gasolina, para minha esposa, ano 97, pra que ela possa levar as crianças na escola e trabalhar, tudo num radio de 2 km de casa, e o carro supreende pela enconomia...
Com Gasolina 98 de marca branca, fez 7,3l/100km no último depósito, com circuito 90% urbano...
É baixo, pois aqui onde moro é bem plano, o que ajuda a não estar a subir e descer sempre, e os trajetos são curtos... e para cada 20€ gastos, tem rodado cerca de 180km, o que não é mal, levando em conta que paguei 770€ apenas pelo Xantia, que veio completo, com 4 Discos+ABS e ESB, 4 Airbags, A/C automático, e mais todos extras que estavam disponíveis para o modelo, além da super confortável, e segura, suspensão hidropneumática... aquilo é um sofá sobre rodas, além de fazer curvas quase como se fossem retas...
Até agora, não tive gastos de manutenção, apenas tenho uma revisão marcada para o final do mes, onde espero gastar cerca de 120€ para trocar oleo, filtros, diagnostico eletrónico e ainda mudar as velas...
O carro tem sim que fazer uma pintura no capot e tejadilho, pois tem o verniz um pouco descascado, mas é algo que vai custar-me cerca de 250€, pois o restante está em estado de novo... Sendo assim, terei um Xantia Break 1.8 16v 97, completo, por meros 1000€... Optei por Gasolina, pois o quanto vou circular não compensa o preço que pagaria a mais num gasóleo...
Agora, ao conversar com amigos no Brasil, eles não acreditam que encontramos carros a esses preços por aqui... e aí acabo eu a ser o que não acredita que pagam o absurdo que pagam nos carros no Brasil... Ou seja, os preços são altos, pois aceitam pagar... Se há quem pague, porque não cobrar?