Governo Dilma Rousseff

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2116 Mensagem por faterra » Qui Set 15, 2011 4:32 pm

O sistema utilizado atualmente não presta. Ou melhor, presta para o partido indicar e conseguir eleger os elementos chaves de seus interesses. O sistema de listas é pior - aí que o bode vai se sentir livre para limpar a horta.
Muita gente não gosta, mas, em vista do que temos hoje e do que se apresenta para o futuro não vejo coisa melhor que o voto distrital, seja do jeito que for.
A "tradição" no Brasil só tem levado o povo no bico e embolsado os "lucros"
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
xatoux
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Jan 06, 2006 2:55 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 4 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2117 Mensagem por xatoux » Qui Set 15, 2011 4:51 pm

Bom, se for o sistema distrital, vou ter que pedir transferencia do meu domicilio eleitoral, senão nunca mais vou influenciar a composicao do congresso. O ex-prefeito de Santos Beto Mansur será eleito ad-eternum o deputado daqui, e meus votos sempre serão perdidos (o ganhador leva tudo) :cry:
.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2118 Mensagem por Guerra » Qui Set 15, 2011 6:38 pm

DELTA22 escreveu:Eu também! Eu também!!! Sua santidade, o Papa!!! :mrgreen: :mrgreen: [003]

[]'s.
Realmente deve ser dificil encontrar alguém etico. Afinal de contas essa tal de etica sempre foi um obstaculo para a nossa revolução
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2119 Mensagem por Guerra » Qui Set 15, 2011 6:39 pm

AlbertoRJ escreveu:Escolheram para ministro um sujeito chamado Gastão.
Coloca no singular. O Sarney escolheu.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2120 Mensagem por Guerra » Qui Set 15, 2011 6:47 pm

faterra escreveu:Alguém pode explicar que "poder de sedução" é este que o PMDB utiliza em todas as eleições?
Credo! Em todas ele sai como a maior bancada do Congresso, das Assembléias, das Câmaras, ou o que quer que seja! Não interessa se o elemento a ser votado é fichado na polícia, tem indícios de ilícitos, se come a mulher do vizinho, etc... se ele é da legenda, torna-se um fortíssimo candidato! Nenhum outro partido consegue esta façanha!
É simples, o PMDB é o unico partido brasileiro com representação forte em todos os cantos e em todas as linhas ideologicas. Herança do bipartidarismo.
O PMDB é simplesmente o partido que criou as bases politicas de praticamente todos os partidos do pais. Inclusive o PT.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2121 Mensagem por Clermont » Qui Set 15, 2011 7:33 pm

Mudança de critério.

Merval Pereira, O Globo - 15.09.11.

Imagem

O mais importante na demissão de mais um ministro do governo Dilma, o quinto em menos de oito meses — um recorde negativo inacreditável — é a mudança, mesmo que tímida, nos critérios de preenchimento do cargo, que pode sinalizar um avanço na maneira de organizar o presidencialismo de coalizão.

Ao exigir do PMDB o mínimo, ou seja, que o substituto do deputado Pedro Novais fosse um político "ficha-limpa", que possa enfrentar uma entrevista coletiva sem ter que dar satisfações de eventuais malfeitos, a presidente colocou uma premissa que já limita a escolha, e deixou o partido em uma situação embaraçosa.

O deputado federal Pedro Novais é um jabuti em cima da árvore, na velha história política. "Se não foi enchente, foi mão de gente". Isto é, se está lá, é porque alguém o colocou, pois jabuti não sobe em árvores.

Um político sem expressão, Novais foi parar no ministério unicamente pelos defeitos do sistema de repartição política dos cargos públicos, e não por eventuais capacitações para exercer a função.

Ficou provado nesses meses de pouca eficiência e muita denúncia de corrupção que Pedro Novais não passa de um jabuti político, embora nesse momento ninguém apareça para assumir tê-lo colocado em galho tão alto da árvore.

Um dos maiores erros cometidos pela presidente Dilma na organização de seu Ministério, já escrevi aqui, foi ter aceitado que os partidos políticos assumissem integralmente a responsabilidade pela indicação, não apenas do ministro como de todos os demais cargos.

Com essa decisão, ela oficializou os ministérios como feudos partidários, e fez com que os escolhidos tivessem mais compromissos com o líder partidário que os apadrinhou e com a bancada que referendou as escolhas. Os compromissos com os projetos governamentais ficaram em segundo plano.

A presidente tentou dar uma recuada na "faxina ética" que vinha fazendo no governo, passou a não assumir a intenção de fazer uma limpeza, mas vai ter que recuperar rapidamente essa agenda política e assumi-la, porque do contrário a imagem que ficará é a de um governo completamente descontrolado.

Ou ela assume que está fazendo uma mudança de critérios na governabilidade da coalizão, ou vai passar por uma presidente que não tem controle sobre o seu governo, que não sabe quem coloca nos cargos, nos ministérios.

A presidente Dilma, sem dúvida, recebeu uma "herança maldita" do presidente Lula, numa dessas ironias políticas, e teve que aceitar imposições das quais vai se livrando aos poucos, de acordo com o pipocar dos escândalos.

Até mesmo o único dos cinco ministros que saiu sem estar ligado a problemas de corrupção, Nelson Jobim, da Defesa, não era a escolha de Dilma e ficou por injunção do ex-presidente Lula.

A incompatibilidade de gênios, que já existia anteriormente no Ministério de Lula, comprovou-se nos seis primeiros meses do governo, ocasionando sua saída.

Se a presidente Dilma assumir a constatação de que os critérios para montar o governo de coalizão estão superados, corrompidos por maus hábitos enraizados na nossa cultura política, e que ela vai tentar alterar esse comportamento, terá uma agenda política importante pela frente e, sem dúvida, terá o apoio da sociedade, que anseia por uma mudança.

Na verdade ela teve que dar uma recuada porque foi pressionada pelos aliados e pelo próprio ex-presidente Lula, que nunca teve esse comportamento diante dos malfeitos de seus aliados políticos.

(Malfeitos, aliás, é a palavra mais amena que a presidente Dilma encontrou para se referir a corrupção sem ferir os ouvidos sensíveis de seus aliados).

A tendência de Lula sempre foi proteger os seus assessores, mesmo quando apanhados em flagrante delito. A presidente Dilma está se mostrando diferente, e a "faxina ética" chegou a ser cogitada como um mote de campanha de marketing governamental pela boa repercussão na sociedade.

Mas a base aliada ficou incomodada com a pressão do Palácio do Planalto, e o próprio PT alegou que essa campanha passaria a ideia de que o ex-presidente Lula foi leniente com a corrupção (o que é verdade), prejudicando sua imagem popular e o próprio partido.

O deputado Pedro Novais é uma vítima tardia dessa mudança de atitude, e permaneceu no cargo até ontem porque a presidente estava tentando levar questões como a dele em banho-maria até fazer uma reforma ministerial mais ampla, que não atingisse ninguém individualmente.

Ele não resistiu porque foram muitas denúncias simultâneas, todas revelando um arraigado patrimonialismo que é muito comum no Congresso.

Pagar empregadas domésticas com dinheiro público, usar funcionários do gabinete parlamentar para servir de motorista particular, todas essas são práticas corriqueiras num ambiente em que está disseminada a convicção de que o dinheiro público pode ser usado ao bel-prazer do funcionário, sem distinção de postos, hábitos arraigados numa confusão entre o público e o privado que historicamente domina nossa cultura.

Pedro Novais, aliás, não deveria nem ter assumido o Ministério do Turismo diante daquela primeira denúncia de que pagara uma festa em um motel com dinheiro público.

Com a demissão, a presidente retoma o processo de limpeza e terá mais uma vez o apoio da sociedade. Mas ela precisa assumir como uma missão de seu governo a renovação dos critérios para a organização dos governos dentro do nosso sistema de presidencialismo de coalizão.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2122 Mensagem por Clermont » Qui Set 15, 2011 7:38 pm

Turismo para quê?

Queda do 5º ministro em menos de 9 meses questiona a qualidade das escolhas presidenciais e a necessidade de 38 ministérios em Brasília.

Folha de S. Paulo - 15.09.11.

Com a queda do ministro Pedro Novais, do Turismo, são cinco os auxiliares do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff a perder o cargo em menos de nove meses. É uma marca incômoda.

Por um lado, pode sugerir uma atitude menos conivente e permissiva diante dos escândalos por parte da presidente, sobretudo na comparação com a gestão anterior. Mas indica, também, que as escolhas de Dilma ficaram distantes das expectativas que ela própria fixou em público antes de assumir: "Vou exigir competência técnica, desempenho, um histórico de pessoas que não tenham problemas de nenhuma ordem".

Pedro Novais é o caso típico de ministro que não atende a nenhuma dessas qualidades que a presidente elencou. Além dele, outros três ministros não resistiram ao escrutínio público: Antonio Palocci (PT) na Casa Civil, Alfredo Nascimento (PR) nos Transportes e Wagner Rossi (PMDB) na Agricultura. Nelson Jobim (PMDB), da Defesa, saiu porque criticou e constrangeu o governo em público.

Para o cidadão, não faz muita diferença se Dilma escolheu, ela própria, seus ministros ou se eles lhe foram impingidos pelas circunstâncias da sua eleição, apadrinhada por Luiz Inácio Lula da Silva e patrocinada por um ônibus lotado de fisiologismo.

Pedro Novais, lembre-se, não deveria ter assumido o cargo. Dias antes da posse, descobriu-se que ele havia pago com verba de seu gabinete uma noitada num motel de São Luís, no Maranhão.

Reportagens desta Folha mostraram nos últimos dias que o uso indevido do dinheiro público estava longe de ser circunstancial na sua carreira. Durante sete anos, a empregada de seu apartamento em Brasília recebeu salário da Câmara, como secretária parlamentar. Além disso, outro funcionário da Câmara, contratado pelo gabinete de Francisco Escórcio (PMDB-MA), amigo de Novais, trabalhava na realidade como motorista particular da mulher do ex-ministro. São exemplos de almanaque da cultura patrimonialista.

Além dessas miudezas, que precisam ser punidas com rigor, deve-se considerar que este é um governo com número excessivo de ministérios - 38 no total.

O Turismo, por exemplo, não tem função estratégica nem é considerado pelo governo nos preparativos para a Copa e a Olimpíada. Do Orçamento da pasta neste ano, de R$ 3,7 bilhões, sobraram menos de R$ 600 milhões -o restante foi bloqueado pelo Executivo.

É um ministério que parece existir apenas para acolher aliados sem nenhum compromisso público, abrigar emendas parlamentares, patrocinar convênios fajutos e dar vazão ao varejo da fisiologia. O país sairia ganhando se essa estrutura fosse extinta.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2123 Mensagem por faterra » Qui Set 15, 2011 7:47 pm

Às vezes os partidos irão aceitar!!! Vão é consolidar a prática de chantagens tão comumente praticadas para a aprovação de matérias de interesse do governo. A cada votação é uma carreta de "exigências". Este sistema de "governo de coalisão" ou "governo de alianças" mostrou-se um nicho fértil para a dissemineção das chantagens políticas. E isto é independente de qual partido esteja no governo. Uma realidade provada por todos os partidos que ocuparam o governo. E cada dia que passa pior fica.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Mathias

Re: Governo Dilma Rousseff

#2124 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 15, 2011 8:05 pm

X 2 !
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Governo Dilma Rousseff

#2125 Mensagem por DELTA22 » Qui Set 15, 2011 8:13 pm

Bradam os anti-corrupção "indignados" aos 7 ventos... Não vejo os mesmo defenderem um reforma política plena e séria.

A questão não é combater a corrupção, câncer nacional que chegou aqui nas caravelas, a questão é: o meu está lá "mamando" também? Não? Entonces, soy contra! :roll:

[]'s a todos.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: Governo Dilma Rousseff

#2126 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 15, 2011 8:17 pm

X2, de novo.

Eu sempre digo que reclamam, reclamam, mas de concreto mesmo em termos de mudança....Nada!

Vou perguntar outra vez:

- Qual partido tem um projeto de lei criminalizando e punindo severamente a corrupção ?
- Que partido propõem a diminuição drástica dos cargos comissionados?

"Falcatrua é todo aquele bom negócio que agente ficou de fora!".
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Governo Dilma Rousseff

#2127 Mensagem por DELTA22 » Qui Set 15, 2011 8:31 pm

Exato!

E como vão defender reforma política, fim de foro privilegiado para deputados, senadores, etc., se todos ou esmagadora maioria tem o "rabo preso"?

Cabe ao eleitor também ver em quem vota. Mas ai entra um problema mais complexo, pois acredito que isso seja proveniente da histórica desigualdade social brasileira com tudo o que isso traz de perverso à nossa sociedade, como a ainda baixa escolaridade da população, por exemplo.

Outra questão aos "indignados" pela corrupção endêmica nacional: Os corruptores. Estes não existem? Há que combatê-los também! Não existe corrupção sem corruptores. Mas, no reino da hipocrisia onde quem "trolla" mais o outro ganha, já seria pedir demais... :?

[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2128 Mensagem por faterra » Qui Set 15, 2011 8:51 pm

Em minha opinião, combater a corrupção é uma tarefa árdua e inglória para quem se sujeitar a fazê-lo! O que tem de ser combatido é(são) o(s) sistema(s) que deu(ram) origem à esta prática hedionda. A corrupção, quando detectada, tem que ser denunciada, investigada e severamente punida pelos órgãos compententes. E a pena deveria ser diferenciada entre um e outro, com maior severidade para o corruptor - este sim, o verdadeiro beneficiário desta praga. Este negócio de político ficar batendo tambor na porta do Congresso para angariar assinaturas para abertura de CPI`s já ficou manjado: inicia e rapidinho termina com a inocência de todos cantada em verso e prosa, principalmente quando as denúncias começam a ficar mais abrangentes e as chantagens começam a ser disparadas a torto e direito.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Agnaldo Marques
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 3:24 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2129 Mensagem por Agnaldo Marques » Qui Set 15, 2011 8:56 pm

Delta , você tocou no mais importante ponto de todos , os corruptores , sempre aparecem os nomes dos corruptos , mas os nomes dos corruptores dificilmente . Porque será ?
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8884
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

Re: Governo Dilma Rousseff

#2130 Mensagem por prp » Qui Set 15, 2011 9:46 pm

Agnaldo Marques escreveu:Delta , você tocou no mais importante ponto de todos , os corruptores , sempre aparecem os nomes dos corruptos , mas os nomes dos corruptores dificilmente . Porque será ?
Sobrou até para empregada do cara. :lol:
Trancado