TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Incrível é que as melhores são sempre universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp), faltava uma federal "potente"...
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
No das melhores piores do mundoBoss escreveu:Tem universidade brasileira entre as 200 melhores sim, depende é do ranking que se vê.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Não, no das melhores mesmo. Mas no das piores deve ter também.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Oloco, Guerra. Longe disso.Guerra escreveu:No das melhores piores do mundoBoss escreveu:Tem universidade brasileira entre as 200 melhores sim, depende é do ranking que se vê.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pois é, depende do Ranking mesmo... a USP aqui aparece em 43° lugar.
http://www.webometrics.info/top12000.asp
Pessoal, por enquanto o assunto está levemente alinhado com o Thread principal do tópico. Mas vamos tentar não nos alongar no OT, ok?
http://www.webometrics.info/top12000.asp
Pessoal, por enquanto o assunto está levemente alinhado com o Thread principal do tópico. Mas vamos tentar não nos alongar no OT, ok?
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Túnel do tempo F-X
Melhores momentos
Entrevista com Tenente-Brigadeiro-do-Ar José Carlos Pereira, Comandante do Comando-Geral do Ar (COMGAR), da Força Aérea Brasileira, logo após o cancelamento do F-X, em 2003
Primeira lição: Como escolher um novo caça
Fonte: http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 9&start=15
Já que a entrevista não consta mais nem no próprio Defesanet.
abraços]
Melhores momentos
Entrevista com Tenente-Brigadeiro-do-Ar José Carlos Pereira, Comandante do Comando-Geral do Ar (COMGAR), da Força Aérea Brasileira, logo após o cancelamento do F-X, em 2003
Primeira lição: Como escolher um novo caça
Revirando a sucataDefesanet: Quais aviões estão sendo analisados em substituição ao cancelamento do Programa F-X BR?
Brig. J. Carlos: A força Aérea Francesa tem aviões usados Mirage 2000, os Emirados Árabes e outros países, os F-16 estão sobrando na Europa, tem também nos Estados Unidos, existe Sukhoi 27 também sobrando da Rússia, existe o Kfir, da Reserva de Guerra de Israel, o Cheetah, da África do Sul, e o nosso F-5, que muitos países estão oferecendo . E daí que vai sair e acho que vai sair rápido.
Sei, acreditoDefesanet: Com o encerramento do Programa F-X BR, quais as alternativas?
Brig. J. Carlos: É possível dar um retardo na desativação dos Mirage III, é possível fazer outras combinações, mas é necessária uma tomada de decisão rápida (compra de um avião usado) .
Eu acredito, que num mês ou dois no máximo, essa decisão tenha que estar tomada. Olha, eu acho que vamos tomar uma decisão tranqüila, muito mais econômica do que se poderia imaginar e uma solução transitória.
Transitória de quanto tempo: é difícil responder - dois, três, quatro anos, no máximo - Não mais do que 4 anos.
Um radar no nariz e um BVR embaixo da asa. Dá pra fazer isso até num EMB-110 Bandeirante. Por que a FAB não pensou nisso? Assim não precisaria comprar caça.Defesanet: Independente de que avião seja escolhido agora, o Senhor crê que será obtida uma boa solução?
Brig. J. Carlos: Nós vamos conseguir uma boa solução, solução aceitável para as condições econômicas do país, aceitável em termos de segurança aérea, segurança de vôo, não vamos colocar um material que possa afetar a segurança, um avião seguro, isso é fundamental, que dê a Força Aérea um "up grade" em algum ponto; é aquilo que digo sempre: é importante ter no nariz do avião um excelente radar e sob as asas mísseis BVR, o resto é luxo.
Bonito!Defesanet: Qual foi o exercício Brigadeiro?
Brig. J Carlos: Um exercício que a FAB fez, no país inteiro, em 5 ou 6 locais (stand de tiro), simulamos a Força Aérea atacando 5 posições simultaneamente, muito distantes umas das outras, por exemplo: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Nordeste e Roraima, na mesma hora. Foi muito bonito! Um único comando central, em Brasília, comandou os ataques empregando a inclusão dos Mirage III. Foi um sucesso absoluto.
Defesanet: O ganho tecnológico seria nesse processo de integração míssil BVR e o radar?
Brig. J. Carlos: Sim o ganho seria no processo de integrar: a arma, radar e o datalink, que vai comandar o míssil BVR via radar. Nós não temos isso no momento. Seria o grande ganho tecnológico.
Isso vale qualquer coisa. Se nós pudermos obter essa qualificação de ter um controle de um mísil BVR, via datalink, com o radar de seu avião, isso é que interessa. O resto é perfumaria.
Bom, pelo menos evoluímos né? Bem diferente dos argentinos, que estão exatamente no mesmo ponto de 2002 pra cá.Defesanet: Na CRUZEX 2002 os franceses obtiveram uma grande superioridade com os MICA.
Brig. J Carlos: Temos de sair dessa fossa, e adquirir um novo patamar tecnológico.
Fonte: http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 9&start=15
Já que a entrevista não consta mais nem no próprio Defesanet.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Vejo 2012 chegando. E cadê o FX que estava aqui? Já escolheram qual modelo usado vai defender os céus do Brasil?
Ranking de universidade é complicado. Por que muitas podem ser especializadas em um área e estar entre os tops enquanto em outras ter departamentos raquíticos. Por exemplo, estava conversando com um cara top que era da FGV-SP e foi convidado para estruturar o curso e pós-graduação na UFABC. Até agora os cara não tem nem site do curso, mas contratando quatro, cinco professores doutores por ano e no prazo de uns cinco esperam ter os programas de pós profissional e acadêmico. Tem tudo para ser um dos melhores do Brasil. Por outro lado, áreas de exatas estão bem mais avançadas
Ranking de universidade é complicado. Por que muitas podem ser especializadas em um área e estar entre os tops enquanto em outras ter departamentos raquíticos. Por exemplo, estava conversando com um cara top que era da FGV-SP e foi convidado para estruturar o curso e pós-graduação na UFABC. Até agora os cara não tem nem site do curso, mas contratando quatro, cinco professores doutores por ano e no prazo de uns cinco esperam ter os programas de pós profissional e acadêmico. Tem tudo para ser um dos melhores do Brasil. Por outro lado, áreas de exatas estão bem mais avançadas
Editado pela última vez por Bourne em Ter Set 13, 2011 1:00 pm, em um total de 2 vezes.
- Glauber Prestes
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bolovo, Bourne, Guerra, Boss, Petry, LeandroGCard, rcolieste, e todos que estavam discutindo a qualidade e estrutura das Universidades brasileiras, vamos expandir o assunto num novo tópico lá nas gerais?
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... =4&t=17456
[]´s!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Já fui lá.
Ah, e faltam 3 meses e pouco para o fim do ano, vamos contar os dias para chegar 2012 e alguém falar oficialmente do FX-2.
Provavelmente colocando como limite da data de anúncio o primeiro semestre de 2012, para depois colocar para após as eleições municipais, e aí vamos com a novela de sempre.
Ah, e faltam 3 meses e pouco para o fim do ano, vamos contar os dias para chegar 2012 e alguém falar oficialmente do FX-2.
Provavelmente colocando como limite da data de anúncio o primeiro semestre de 2012, para depois colocar para após as eleições municipais, e aí vamos com a novela de sempre.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
acho que todos estão esperando por isso,por pelo menos 10 anos,
ja achegamos ate aqui
então não custa nada esperar so mais 10 anos... qquem sabee.
ja achegamos ate aqui
então não custa nada esperar so mais 10 anos... qquem sabee.
- Justin Case
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Amigos,
Parece que o F-X da Suíça vai andar...
Vejam o artigo publicado ontem, com tradução Justin Case:
http://psk.blog.24heures.ch/archive/201 ... avori.html
Justin
Parece que o F-X da Suíça vai andar...
Vejam o artigo publicado ontem, com tradução Justin Case:
http://psk.blog.24heures.ch/archive/201 ... avori.html
Abraços,Suíça: Rafale, o grande favorito!
Avia News
Notícias de aviação, pesquisas, comparações
2011/09/14
O Conselho Nacional aprovou hoje o crédito necessário para comprar 22 novos caças, o que relança o programa de compra! Proponho aqui um pequeno resumo dos três concorrentes e das suas ofertas! As informações têm mais de um ano, e é claro que cada um dos fabricantes poderá atualizá-las, particularmente em termos da tecnologia oferecidos, e nós teremos a oportunidade de reavaliar. No entanto, a avaliação de 2008 permanece válida e podemos nos basear nela.
Para lembrar:
O processo de licitação em duas fases começou em janeiro de 2008 com o primeiro pedido de oferta enviado pela Armasuisse às quatro fabricantes de aeronaves: Boeing, Dassault, EADS e Saab. Em abril de 2008, a Boeing decidiu não apresentar propostas (incapaz de responder na transferência de tecnologia). Os ensaios dos três candidatos restantes, em vôo e no solo, começaram em julho de 2008.
Os testes incluíram em torno de trinta voos por candidato. Para este fim, cada fabricante disponibilizou à Armasuisse bipostos na configuração desejada. Estes aviões foram pilotados por pilotos de ensaio da Armasuisse e da Força Aérea, na presença de um piloto de ensaios do fabricante. Os aviões decolaram, em geral, da base aérea Emmen. Os aviões também pousaram nas bases de Meiringen, Sion e Payerne. Os cenários de teste foram idênticos para os três candidatos, com o objetivo de testar as aeronaves nos modos ar-ar, ar-terra e reconhecimento. A integração com a infraestrutura e na área da manutenção também foi testada.
Sobre o processo de contrapartidas (“offset”):
Durante a fase de avaliação das propostas dos concorrentes para a venda dos aviões de combate, cada fornecedor deve fazer ofertas concretas de offset. Essas carteiras de offset são então transmitidas para empresas suíças e ajustadas pela Armasuisse com relação aos requisitos de segurança e à política de aquisição.
Na fase de decisão, contratos e comerciais e contratos de offset são ajustados para permitir a análise do valor das diferentes ofertas. Isso afeta a avaliação global da aquisição. O fluxo de compensações diretas e indiretas é fixado durante esta fase.
Um programa de offsets de mais de US$ 2 bilhões gera trabalho para 2.500 pessoas por muitos anos. Quanto ao Rafale, os offsets somaram quase 6 bilhões; o Gripen E/F, 5,5 bilhões; e o Eurofighter, cerca de 8 bilhões. Em todos os três casos, será um retorno bem superior à fatura do contrato comercial do novo caça.
Resultados da avaliação:
De acordo com os relatórios oficiais apresentados pela Armasuisse, os resultados dos testes são os seguintes:
1. Rafale
2. Eurofighter
3. Gripen C/D (Gripen NG foi proposto posteriormente, mas não pôde participar da avaliação).
O Rafale como favorito:
A parceria industrial:
As empresas do consórcio Rafale International - composto por Dassault Aviation, Snecma (Grupo Safran) e Thales, MBDA e seus subcontratados são capazes de oferecer à Suíça uma cooperação industrial e científica para o benefício de todos os seus cantões. Esta oferta afeta toda a gama de fornecedores, ou seja: o setor militar, com o Rafale, mas também o setor civil, que inclui: programas de jatos executivos Falcon, motores civis do tipo CFM56, além de aviônicos para aviões e helicópteros. Alguns elementos do Rafale já são fabricados na Suíça (transparências do canopi, tanque de combustível externo e, mais recentemente, elementos do radar Thales RBE2).
A oferta prevê a terceirização de muitos componentes estruturais, montagem final e manutenção na Suíça para todo o programa Rafale, assim como pesquisa e desenvolvimento. A fabricação de armamento (mísseis MICA) também está proposta, assim como o desenvolvimento do visor de capacete (HMD) Gerfaut; e também são ofertados outros sistemas, como o sistema de autoproteção SPECTRA e a segunda geração do sistema optrônico frontal (OSF).
De acordo com a Dassault, o Rafale é o avião que melhor convém para o nosso país, porque a estreita colaboração com os militares e com a indústria são favorecidas. Além disso, a última versão (F3 +) testada na Suíça respondeu a 95% das especificações e oferece as seguintes possibilidades:
• Capacidade de vôo em "supercruzeiro".
• Curta distância de decolagem.
• Raio de ação e capacidade para voar missões de vigilância de longa duração.
• Rápida preparação após voo pelos mecânicos.
• Fácil integração à infraestrutura já disponível.
O sistema multisensor ofertado:
A versão proposta do Rafale ao nosso país é o mais recente disponível, o padrão 04T com a fiação para o míssil METEOR, o pod Damocles XF e a nova arquitetura IDM. A aeronave terá:
• Radar Thales RBE-2AA AESA.
• Sistema de autoproteção SPECTRA.
• OSF (óptica do setor frontal) de nova geração.
• Conexão de dados (Link16) de última geração (MIDS).
• Sistema de fusão de dados para operação como sistema NCW (Net Centric Warfare).
Em matéria de propulsão, se possível, não está excluído que uma versão mais potente do SNECMA M-88 esteja disponível (a ser confirmado em relação ao contrato com os Emirados Árabes Unidos).
A oferta do Eurofighter:
Cooperação industrial
Cooperação industrial sustenta-se no grupo formado pelas empresas parceiras no grupo Eurofighter, tais como Alenia Aeronautica (Itália), BAE Systems (Inglaterra) e EADS (Alemanha e Espanha), responsáveis pelo desenvolvimento e produção do Eurofighter. A empresa responsável pelo desenvolvimento do motor da Eurofighter é a Eurojet GmbH, cujos acionistas são a Rolls-Royce (Inglaterra), MTU Aero Engines (Alemanha) Avio SpA (Itália) e ITP Industria de Turbo Propulsores SA (Espanha). Além disso, o consórcio Eurofighter é completado por mais de 400 fornecedores internacionais e suas empresas-mãe ou filiais.
De acordo com a EADS, o Eurofighter é uma aeronave adequada para missões nas montanhas e, especialmente, no espaço aéreo peculiar da Suíça, em resposta aos seguintes requisitos:
• Grandes ângulos de aproximação para pouso e decolagem das bases em altitude.
• Distância de decolagem extremamente curta, sem pós-combustão, incluindo plena carga.
• Menor emissão de ruído e gases de escapamento.
• Capacidade instalada de "supercruise" (capacidade de atingir velocidade supersônica sem ligar pós-combustão), incluindo a plena carga.
• Longo tempo de vôo em missões de policiamento e vigilância aérea do espaço aéreo, o que reduz a frota necessária.
• Chegada extremamente rápida à área da missão.
Equipamentos:
O sistema integrado de gestão da missão e do armamento do Eurofighter tem capacidade de fusão dos dados de todos os sensores, mesmo com a chegada do radar AESA "Captor-E." A interface homem-máquina está otimizada para "Carefree Handling", para diminuir o esforço na execução de certas tarefas. Além disso, displays multifuncionais, diferentes modos de piloto automático e um sistema de comando por voz permitem ao piloto se concentrar totalmente na sua missão.
Sistema multisensor proposto:
• Radar AESA CAPTOR- E.
• Sistema PIRATE (equipamento embarcado de rastreamento infravermelho passivo).
• MIDS/Link 16 (Multifunction Information Distribution System).
• DASS Chaff/Flares (Defensive Aids Sub-System).
• Pod de contramedidas rebocado.
A oferta do Gripen:
Características técnicas:
Otimizado para a Suécia para permitir a sua operação pelos militares não especializados, o avião corresponde perfeitamente à situação Helvética. O Gripen é de concepção multifunção e permite execução de todas as tarefas previstas no caderno de encargos: policiamento aéreo, operações ar-ar, ar-solo e reconhecimento. A aeronave oferece um desenvolvimento contínuo, está qualificado para todos os tipos de mísseis ocidentais e permite, assim, instalar as mesmas armas que o F/A-18 e, atualmente, serve como uma plataforma para testes do míssil METEOR de próxima geração. O avião será desenvolvido e mantido no nível mais avançado, até 2040, em colaboração com a Suécia, e será proposta a adição de novas funções operacionais e de manutenção.
O sistema de armas do Gripen inclui armas de precisão "inteligentes", tais como bombas guiadas a laser (LGB), e equipamentos de sistema de detecção frontal de infravermelho/laser, assim como os designadores/iluminadores associados (FLIR / LDP). Estes sensores de alvo avançados complementam os modos radar ar-ar e ar-terra e de enlace de dados táticos, dando ao Gripen uma capacidade de atque precisa e flexível.
O Gripen foi projetado e é constantemente atualizado, a fim de operar no ambiente de combate do século 21, a guerra centrada em redes (Net-Centric Warfare – NCW). O avião terá um novo sistema tático, como o radar de varredura eletrônica (AESA) "RAVEN ES-05", um novo sistema de comunicação por satélite e um sistema eletroóptico para a detecção da aproximação de mísseis.
Comentários:
Até o presente, o Rafale parte como grande favorito não só graças aos seus excelentes resultados dos testes, mas também pelo que oferece na área industrial. O avião corresponde aos limites orçamentários e oferece excelentes perspectivas de modernização. O Eurofighter, por sua vez, melhora tecnicamente, mas sofre em termos de custo! Na verdade, é o mais caro para comprar e, obviamente, supera (de acordo com o preço de lista) o orçamento da Suíça, e sua manutenção é também a mais cara! O Gripen parecia bem colocado, mas a versão C/D testada é ultrapassada e os "NG" sofrem pelo atraso no seu desenvolvimento e pode, portanto, chegar tarde demais, e parece também que faltam garantias na oferta industrial.
Deve-se, no entanto, esperar a atualização das ofertas, mas é verdade que Dassault Aviation poderia ganhar a licitação e oferecer aos nossos dois países uma nova era na cooperação da aviação! A continuar...
Os três candidatos estarão reunidos em DEMONSTRAÇÃO EM SION NESTE FIM DE SEMANA:
Eurofighter: sábado, 17 de setembro, às 16:30; e domingo 18 às 15h05.
Dassault Rafale: sexta-feira, 16 de setembro, às 14:35; e sábado 17 às 15:00.
Gripen: sexta-feira, 16 setembro, às 16:45; e Domingo 18 às 13h30.
Fotos: 1 & 2 O Rafale em Le Bourget @ Paul Marais-Hayer 3 Eurofighter em Le Bourget @ Paul Marais-Hayer 4 Gripen C/D em Emmen @ Hermann Keist
Justin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Dilma nos States, para encontro na ONU. Na agenda, encontro com Obama. Depois, encontro com Sarkosy. Tomara que cobrem decisão...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Srs, acabei de ouvir nos corredores de Brasilia.
O FX-2 está decidido.
Vamos comprar TODOS os F5 "groundeados" de Taiwan e moderniza-los para "fudereitors" F5-M.
Agora vai.
O FX-2 está decidido.
Vamos comprar TODOS os F5 "groundeados" de Taiwan e moderniza-los para "fudereitors" F5-M.
Agora vai.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.