NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Moderador: Conselho de Moderação
- cvn73
- Avançado
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
USP terá Engenharia Nuclear em Iperó
AE - Agência Estado
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) iniciou o processo para criar seu primeiro curso de graduação em Engenharia Nuclear. A expectativa é dar início às aulas em março de 2013. O câmpus, com salas de aulas, laboratórios e alojamentos para alunos, será construído ao lado do Centro Experimental Aramar, núcleo de pesquisas da Marinha, em Iperó, a 115 km de São Paulo. A Marinha já desenvolve ali etapas Programa Nuclear Brasileiro, inclusive o sistema de propulsão do submarino atômico nacional. No local também será construído pelo Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen) o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) para a produção de radioisótopos empregados na área médica.
De acordo com o professor José Roberto Castilho Piqueira, vice-diretor da Poli-USP, a Marinha iniciou a demarcação de terreno, ao lado de Aramar, para a universidade criar uma unidade para ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Nuclear, de Materiais e de Computação. "Provavelmente, até o fim do ano o termo de cessão de uso do terreno da Marinha para a USP deverá ser assinado", disse Piqueira.
Urânio. O curso de graduação da USP será o segundo do gênero em universidade pública brasileira. O primeiro já funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a turma pioneira ingressou em 2010. "Nossa estrutura curricular não será voltada somente à construção de plantas de geração, mas também ao processamento de materiais, área de grande futuro para o País, considerando nossa riqueza em urânio. Além disso, as aplicações médicas e a produção de fármacos não serão esquecidas", disse Piqueira.
A aplicação da energia nuclear, estigmatizada pelo uso bélico, é mais corriqueira do que se imagina, tanto na área médica como na geração de energia elétrica, além da agricultura e do meio ambiente. A central nuclear de Angra dos Reis (RJ), por exemplo, responde por grande parte da energia consumida no Rio. Com a retomada do programa nuclear brasileiro, a expectativa é de que aumente a procura por mão de obra especializada. Além do desenvolvimento do submarino nuclear, o programa prevê a construção de Angra 3, a terceira usina termonuclear brasileira. Na falta desse profissional, têm sido requisitados pelo setor engenheiros formados em Física e outras áreas da engenharia.
O Ipen vai precisar de mão de obra para o projeto do RMB. O objetivo principal do reator será suprir a área de saúde de elementos como o molibdênio, usado no diagnóstico do câncer e de doenças cardíacas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
AE - Agência Estado
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) iniciou o processo para criar seu primeiro curso de graduação em Engenharia Nuclear. A expectativa é dar início às aulas em março de 2013. O câmpus, com salas de aulas, laboratórios e alojamentos para alunos, será construído ao lado do Centro Experimental Aramar, núcleo de pesquisas da Marinha, em Iperó, a 115 km de São Paulo. A Marinha já desenvolve ali etapas Programa Nuclear Brasileiro, inclusive o sistema de propulsão do submarino atômico nacional. No local também será construído pelo Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen) o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) para a produção de radioisótopos empregados na área médica.
De acordo com o professor José Roberto Castilho Piqueira, vice-diretor da Poli-USP, a Marinha iniciou a demarcação de terreno, ao lado de Aramar, para a universidade criar uma unidade para ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Nuclear, de Materiais e de Computação. "Provavelmente, até o fim do ano o termo de cessão de uso do terreno da Marinha para a USP deverá ser assinado", disse Piqueira.
Urânio. O curso de graduação da USP será o segundo do gênero em universidade pública brasileira. O primeiro já funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a turma pioneira ingressou em 2010. "Nossa estrutura curricular não será voltada somente à construção de plantas de geração, mas também ao processamento de materiais, área de grande futuro para o País, considerando nossa riqueza em urânio. Além disso, as aplicações médicas e a produção de fármacos não serão esquecidas", disse Piqueira.
A aplicação da energia nuclear, estigmatizada pelo uso bélico, é mais corriqueira do que se imagina, tanto na área médica como na geração de energia elétrica, além da agricultura e do meio ambiente. A central nuclear de Angra dos Reis (RJ), por exemplo, responde por grande parte da energia consumida no Rio. Com a retomada do programa nuclear brasileiro, a expectativa é de que aumente a procura por mão de obra especializada. Além do desenvolvimento do submarino nuclear, o programa prevê a construção de Angra 3, a terceira usina termonuclear brasileira. Na falta desse profissional, têm sido requisitados pelo setor engenheiros formados em Física e outras áreas da engenharia.
O Ipen vai precisar de mão de obra para o projeto do RMB. O objetivo principal do reator será suprir a área de saúde de elementos como o molibdênio, usado no diagnóstico do câncer e de doenças cardíacas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
unanimidade só existe no cemitério
Ah..., como eu queria estar ainda na idade de escolher a graduação!!!
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Pós, meu caro. Faça uma pós decente e dá na mesma. Você tem perfil para se estabelecer na área. A interface com a área de elétrica e instrumentação é enorme! Eu mesmo, sou graduado inicialmente em engenharia química!
University of Michigan - Ann Arbor
530 S State St, Ann Arbor, MI 48109
ou
Massachusetts Institute of Technology
77 Massachusetts Avenue, Cambridge, MA 02139
Para ficar onde nosso rico dinheirinho está valendo mais...
Suíça e França tem ótimas opções também...
Coragem DELTA!
ou
Coragem DELTA!
Até esses dias o debate político estava contaminando vários tópicos, por diversas vezes a moderação interveio e teve até gente expulsa. Agora que a poeira está baixando, qual é o problema em se manter a discussão no tópico adequado?glauberprestes escreveu:GustavoB, quem decide isso por aqui somos nós, da moderação. Se você acha que o assunto não é apropriado para o tópico, diga com educação, e com camaradagem. A moderação está de olho.GustavoB escreveu:Quer debate político vai lá pras gerais.
Fui direto. Tem dia que a gente gosta de poesia, tem dia que não.
Fiquei pensando em argumentar com o colega, mesmo comecei a escrever, mas aí seria off-topic, não? Então se fui ríspido - mal-educado, como você sugere - e reconheço que o fui (ríspido e direto), talvez seja da minha pessoa e aceito a crítica.
Agora, se eu desenvolvesse o assunto nesse tópico também teria chamada a atenção, não? Então, seguindo esse reciocínio, não tenho opção? Ou posso falar aqui sobre o tema proposto, já que o interlocutor não quis continuar?
O que tem a ver ong com submarino? É a mesma coisa que dizer "tirem um pouco do dinheiro da saúde para investir nos submarinos" ou "tirem alguns milhões da merenda escolar para nossos aviões" ou "vamos cortar a ajuda dos pacientes oncológicos do bairro X de São Paulo para pagar nosso combustível". Onde está o nexo disso? "Tirem um pouco do orçamento do Judiciário, tirem um pouco da Previdêcia, da verba dos deputados"...
Ora, se fôssemos adolescentes até aceitaria esse tipo de conversa, mas não é o caso. Todos aqui sabem minimamente como funcionam as relações institucionais. Abordar com simplismo juvenil os problemas orçamentários e operacionais das forças armadas não pode evoluir para soluções, imagine os grandes problemas nacionais. Tem muita gente aqui capaz de sugerir ações concretas, capazes de entender que o particular está inserito num todo. Têm a visão 'macro', sabem que é preciso pressionar, sabem que as coisas não se resolvem como que em sonho. E não estou negando as falcatruas que são feitas pelo Brasil afora e ninguém vai pra cadeia. Aliás, neste país cadeia ainda é lugar de ladrão de galinha, mas isso também já é devaneio.
Ongs não são só panelinhas para defender viado, roubar nossos recursos naturais, desviar dinheiro e mobilizar politicamente os índios. Há organizações assistenciais importantes que contam com o serviço voluntário de abnegados, pessoas que se doam para levar um pouco de conforto ao seu semelhante em situação difícil SEM FINS LUCRATIVOS. Alguém aqui já ouviu falar em 3º Setor? Alguém concordaria em tirar dinheiro de uma Apae ou de pessoas doentes, por exemplo? Ora, por favor, não coloquem tudo num mesmo saco. Então, jogar pra torcida "o orçamento de X programa é Y vezes menor do que gastaram com as ongs" não parece ter mais sentido, não?
Desculpem o desabafo, mas talvez ande mesmo um pouco intolerante.
Estou pensando seriamente!!Hader escreveu:Pós, meu caro. Faça uma pós decente e dá na mesma. Você tem perfil para se estabelecer na área. A interface com a área de elétrica e instrumentação é enorme! Eu mesmo, sou graduado inicialmente em engenharia química!
ou
Coragem DELTA!
Valeu as indicações... Vou dar uma pesquisada!
[]'s!!
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Nao tem nenhum curso superior de ataque nuclear ?
Ou curso tecnico de tecnicas de ataque nuclear ?
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1143 vezes
- Agradeceram: 2869 vezes
Num futuro próximo...talharim escreveu:Nao tem nenhum curso superior de ataque nuclear ?
https://www.mar.mil.br/en/
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Estão pipocando cursos de Engenharia Nuclear... Até a UFABC já está disponibilizando matérias teóricas e de introdução à engenharia.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Talha, esse curso será oferecido na UniTalha, a unica universidade dedicada ao atomo e fissão nucleartalharim escreveu:Nao tem nenhum curso superior de ataque nuclear ?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Degan institute of atomic andean power in the utopic camp of heavy schizophrenia.
-
- Sênior
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
dandolo university oferece o curso prático a distância interativo online presencial esquemático, com direito a kit urânio-plutônico materializável via scanner.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Dandôlo University!!!! HAHAHAHA
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"