Air Power 2011

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Air Power 2011

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 12, 2011 9:29 pm

Mas Thor, precisa ser tão muquirana com essas passagens meia bomba?

Que não se queria repetir um SU-35BM na MAKS 2011 :mrgreen: , mas também não precisa passar uma ou duas vezes sem nem uma curva fazer.

Essa do F-5 nós vimos o vídeo e foi muito triste mesmo. :|
Mas não seria preciso uma decolagem daquelas, bastava uma do tipo que recolhe o trem, segue nivelado acelerando e puxa prá cima com PC no máximo.
Um tounou(?) , meia volta e passa outra vez com PC socado.

Mas as passagens são realmente fracas. :?

Eu já imaginava que deveria haver alguma restrição, e a cutucada talvez anime os responsáveis a liberar umas manobrinhas a mais, quem sabe? :mrgreen: :wink: :D

Deixa gente babar nos Mitinga, pô!!!!!! :x :roll: :lol:




Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Air Power 2011

#17 Mensagem por Operti » Seg Set 12, 2011 9:54 pm

Thor escreveu:
R.A.Barros escreveu:Na minha opnião, os eventos aeronauticos no Brasil seriam mais interessantes se ao invés de apenas rasantes, as aeronaves fizessem demonstrações(displays). Em praticamente todos shows aéreos dos EUA por exemplo a demonstração feita dura de 5 a 10 min, a aeronave faz diversas manobras e não apenas passagens baixas. Vou revelar uma acontecimento que eu nao tinha mencionado antes; há um tempo atrás filmei um pantera pousando para fazer o embarque de soldados durante um treinamento militar na minha cidade. Após a filmagem veio um sargento me perguntar se eu tinha registrado, falei que sim e ele pediu que eu o acompanhasse até o Regimento para prestar declarações para o comandante, perguntei se ele queria que eu apagasse o video ele falou que agora ja era tarde. Chegando la fiquei numa sala de espera por uns 20 min e logo após fui liberado, a explicação do Sgt: Eu deveria, antes de tudo pedir permissão para fazer o tal registro e que isso poderia ser usado por bandidos e inimigos no geral contra o exército. Isso só comprova que as Forças Armadas passam a idéia de que seus equipamentos são super modernos a ponto de se tornar um grande sigilo.

Pra quem quiser ver o video,
Não faz muito tempo atrás, existiam demonstrações nos portões abertos ou eventos dessa natureza.
Quem não se lembra de um "display" com um F-5 em Natal, em 1995, logo após a Operação Tiger com os F-16?
Eu estava lá e vi o piloto que havia treinado essa demonstração cravar na frente de todo mundo e cancelar os shows que vinham na sequencia.
A FAB já perdeu outros pilotos em eventos assim.
Acho que temos isso em vários países. Lembro bem de um acidente com um B-52.
Resumo, unidade operacional não foi feita para fazer acrobacias a baixa altura, quem faz isso na FAB é a Esquadrilha da fumaça.
É diferente de shows aéreos, onde normalmente as empresas têm pilotos que treinam esse tipo de demonstração.
Abraços
Thor,

A situação com o Nalman foi atípica. A manobra que ele executou não era garantida nem pelos pilotos da Northrop. Ele também havia feito a mesma manobra pouco tempo antes, nos Afonsos, com sucesso. Porém, já havia sido aconselhado a não fazê-la novamente, pois é só ver o vídeo para se dar conta de que não era uma manobra simples, principalmente para o F-5. Infelizmente, uma imprudência de um piloto que, segundo as pessoas me comentam, era um grande aviador, alguém que eu gostaria muito de ter conhecido.
O acidente com o B-52 também foi atípico, pois envolveu uma série de fatores, inclusive extra-vôo, do cidadão que estava pilotando o avião.

Não é por isso que as demonstrações devem se resumir apenas a passagens. O display não precisa ser acrobático, como acontece lá fora onde cada tipo de avião (eventualmente até cada unidade) possui pelo menos um piloto dedicado a esses displays. Não custaria nada executar um looping, um tunneau, uma ascenção de alta performance, passagem na faca, em curva, coisas que para um piloto de caça não são nenhum transtorno. A FAB poderia inclusive selecionar uns dois pilotos de cada tipo de aeronave para que treinassem um pouco mais esse tipo de display, menos engessado, pra fazer mais bonito em alguns eventos selecionados. Hoje, graças a Deus, a caça está voando muito melhor do que nos anos tenebrosos, e não seria nenhum absurdo dedicar umas poucas horas por ano para essa atividade. Já vi apresentações de F-5 nos Afonsos que foram simples mas, com a boa vontade do piloto, se destacaram dentre as várias outras que assisti, simplesmente porque ele fez um pouco (bem pouco) mais do que o feijão com arroz.



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Air Power 2011

#18 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Set 12, 2011 9:57 pm

CM,

no Portões Aberto desse ano aqui na BACG teve evoluções na chegada de um AMX do Centauro que foi surpreedente, diria mais, pela primeira vez eu vi pessoalmente o AMX fazendo manobras arrojadas, foi bem legal, valeu a ida a Base só por isso e olha que ja fui muitas vezes(acho que todas :mrgreen: )nesse tipo de evento, o público vibrou muito, teve a passagem de um F-5 sobre a pista em alta velocidade e tal...enfim, o público teve muita sorte pois não é todo ano que isso acontece.

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Air Power 2011

#19 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Set 13, 2011 2:42 am

o lamentável acidente com o F-5 em Natal já foi postado várias vezes aqui, mas para os colegas que ainda não viram a arrojada e fatídica manobra, segue o video. Renovando condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão do Capitão.






Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Air Power 2011

#20 Mensagem por henriquejr » Ter Set 13, 2011 12:51 pm

Eu estava presente no momento da queda do F-5 pilotado pelo Cap Nalman. No momento da apresentação eu estava exatamente tirando algumas fotos do F-16 da Air Guard Force, que estava em exposição. Interessante é que, quando o Cap Nalman se preparava para decolar, todos os pilotos americanos que estavam próximo ao F-16 se deslocaram para trás pra ver a decolagem e a apresentação, alguns com camaras fotograficas!!! Depois do ocorrido, os leigos no assunto demoraram um pouco a entender o que tinha acontecido, enquanto que os americanos já estavam com as mãos sobre suas cabeças, sem acreditar no que tinha ocorrido!!!

Sobre as apresentações aéreas da FAB, a alguns anos atrás 4 AT-26 da BANT sempre treinavam acrobacias em formação, praticamente todos os dias nos finais da tarde! Era muito bonito de se ver!




.
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Air Power 2011

#21 Mensagem por R.A.Barros » Ter Set 13, 2011 3:33 pm

Gerson Victorio escreveu:CM,

no Portões Aberto desse ano aqui na BACG teve evoluções na chegada de um AMX do Centauro que foi surpreedente, diria mais, pela primeira vez eu vi pessoalmente o AMX fazendo manobras arrojadas, foi bem legal, valeu a ida a Base só por isso e olha que ja fui muitas vezes(acho que todas :mrgreen: )nesse tipo de evento, o público vibrou muito, teve a passagem de um F-5 sobre a pista em alta velocidade e tal...enfim, o público teve muita sorte pois não é todo ano que isso acontece.

Gerson
Está a falar disto?


Abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Air Power 2011

#22 Mensagem por R.A.Barros » Ter Set 13, 2011 3:41 pm

Não sei se este A-29 é da Embraer, mas olhem esse mini-display realizado:




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Air Power 2011

#23 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Set 13, 2011 3:42 pm

R.A.Barros escreveu:
Gerson Victorio escreveu:CM,

no Portões Aberto desse ano aqui na BACG teve evoluções na chegada de um AMX do Centauro que foi surpreedente, diria mais, pela primeira vez eu vi pessoalmente o AMX fazendo manobras arrojadas, foi bem legal, valeu a ida a Base só por isso e olha que ja fui muitas vezes(acho que todas :mrgreen: )nesse tipo de evento, o público vibrou muito, teve a passagem de um F-5 sobre a pista em alta velocidade e tal...enfim, o público teve muita sorte pois não é todo ano que isso acontece.

Gerson
Está a falar disto?


Abraços
Esse mesmo Renan...por acaso não achaste o do AMX? :mrgreen:




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Air Power 2011

#24 Mensagem por talharim » Ter Set 13, 2011 3:50 pm

Nesse acidente com o F-5 pq será que o piloto nao ejetou ? Será que passou mal e desmaiou ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Air Power 2011

#25 Mensagem por Justin Case » Ter Set 13, 2011 4:25 pm

talharim escreveu:Nesse acidente com o F-5 pq será que o piloto nao ejetou ? Será que passou mal e desmaiou ?
Talha, boa tarde.

É raro encontrar piloto suficientemente doutrinado e profissional para se ejetar quando ele é que errou.
O mais comum, nesses casos, é vê-lo ir até o chão tentando recuperar/salvar o avião.
É o principal indício, já à primeira vista, de que não houve falha mecânica.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Air Power 2011

#26 Mensagem por R.A.Barros » Ter Set 13, 2011 4:37 pm

Gerson Victorio escreveu:Esse mesmo Renan...por acaso não achaste o do AMX? :mrgreen:
Este?

Abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Air Power 2011

#27 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Set 13, 2011 6:24 pm

Renan,

esse foi no domingo, dia da partida...eu também achei o mesmo vídeo...a "apresentação" a que me referi foi do sábado, dia da chegada...esse ano tivemos dois dias de Portões.

valeu mesmo assim.. [009]

abraços




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 7:17 pm
Agradeceram: 28 vezes

Re: Air Power 2011

#28 Mensagem por Italo Lobo » Ter Set 13, 2011 8:15 pm

henriquejr escreveu:Eu estava presente no momento da queda do F-5 pilotado pelo Cap Nalman. No momento da apresentação eu estava exatamente tirando algumas fotos do F-16 da Air Guard Force, que estava em exposição. Interessante é que, quando o Cap Nalman se preparava para decolar, todos os pilotos americanos que estavam próximo ao F-16 se deslocaram para trás pra ver a decolagem e a apresentação, alguns com camaras fotograficas!!! Depois do ocorrido, os leigos no assunto demoraram um pouco a entender o que tinha acontecido, enquanto que os americanos já estavam com as mãos sobre suas cabeças, sem acreditar no que tinha ocorrido!!!

Sobre as apresentações aéreas da FAB, a alguns anos atrás 4 AT-26 da BANT sempre treinavam acrobacias em formação, praticamente todos os dias nos finais da tarde! Era muito bonito de se ver!
Estudei com o Nalman no CMRJ. Fiquei muito chateado com a morte dele. No caso, segundo me contaram, quando do início da subida já detectaram problemas numa turbina e pediram pra ele ejetar, mas ele resolveu segurar o F5.




Carlos Mathias

Re: Air Power 2011

#29 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 13, 2011 11:13 pm

Olha aí essa do AMX!
Já é bem melhor que aquela passagem fumerenta :mrgreen: do F-5M.

Sobre o Sr. Nalman do F-5, coisa muito triste mesmo. :(




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Air Power 2011

#30 Mensagem por alcmartin » Sáb Set 17, 2011 11:00 am

Eu, como todos, tambem gosto das passagens baixas e exibições. Porém, como aviador não posso deixar de dar razão ao Thor. Deixa isso com quem treina sempre esse tipo de coisa. Mesmo com quem treina, vive dando errado. A adrenalina de agradar e as incontaveis variaveis são ingredientes para a grande M... ! :? Só da minha época de infancia e adolescencia, antes de BQ, lembro de uma passagem baixa de F5 na pista do 2EIA, lá na AFA, o cara tocou o solo, a pista, em uma cabeceira, e a bola de fogo foi parar na outra. :? Em BQ(EPCAR), lá nos anos 70, um sapao bateu uma das pás no mastro, ou arvore, não me lembro, no pátio da escola. Foi pedaço de pá e de sapao para todo lado... :( :( E poucos anos atrás, tambem em encontro de turma em Barbacena, um ex-fabiano, agora piloto de heli comercial, bateu com seu esquilo no pátio do cinema.
Agora, mais um, em show aéreo, lá nos States... :(

http://noticias.uol.com.br/album/110917 ... abrefoto=6

http://noticias.uol.com.br/album/110917 ... abrefoto=6




Responder