NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23146 Mensagem por alcmartin » Qui Set 08, 2011 11:31 am

Penguin escreveu:
suntsé escreveu:Começaram a cair os migs indianos! :lol:
Dos 900 Mig-21 recebidos pela IAF desde a década de 60, metade foi perdida devido a acidentes. Outro caça problemático neste aspecto foi o F-104G.


Medida recente da IAF:

Only experienced pilots to fly MiG-21s: IAF
Last Updated: Thursday, September 01, 2011, 23:58
http://www.bharat-rakshak.com/NEWS/news ... wsid=15149

New Delhi: In view of a large number of crashes involving the MiG-21s, the Indian Air Force (IAF) on Thursday said it has decided that after December 2012 only experienced pilots will fly the fighter jet aircraft.

IAF Chief Air Chief Marshal (ACM) N A K Browne today said those undergoing training in the ongoing course for trainee pilots would be the last batch of young pilots flying the MiG-21s.

"Their (trainee pilots) course finishes in December next year and thereafter only experienced pilots would be flying the MiG-21s," he told reporters here.

The IAF Chief was replying to a query on the steps taken by the force to reduce the number of accidents in wake of two recent crashes in which two IAF pilots were killed.

Browne added that the decision was taken due to the lack of availability of the aircraft and it would have happened a little earlier in case of an early delivery of Hawk Advance Jet Trainers (AJT).

"We have to do this because there is no other aircraft available. If the Hawk had come two years before as planned, the MiG-21s would have been kept for experienced pilots only," he said.

Observing that the training of young pilots is an area of concern for the force, ACM Browne said he hoped that the new basic trainers would be inducted into the IAF by 2013.

"Training is a big concern for us. At the moment we don't have a basic trainer aircraft and the case is with the government. We hope to get it cleared so that at least we can sign the contract by October, and we get the new trainers by 2013 when we start the new (flying training) course," he said.

The IAF had inducted over 900 MiG-21s in its fleet over a period of 40 years, half of which were lost in different crashes. The MiG-21s are scheduled to be phased out by 2017.

PTI
Acho que o galho não é o avião em si, no caso o Mig21. É a situação em que está inserido, avião velho, já em phased out(saída de serviço), de uma outra geração, com caracteristicas que os aviões modernos já não tem. Na época dele, todos tinham coisas parecidas, mas hoje não. Botar gente nova nele é pedir para dar mer...!
É comum em organizações aéreas, tanto militares quanto civis, locar somente pilotos experientes em aviões que estejam em phased out. Macaco velho não pula em galho ruim! :mrgreen: Voce se resguarda e ainda economiza grana de treinamento duas vezes, do novinho que faria curso para aprender o aviao(no caso o mig21) e depois, certamente, para este novinho aprender um outro aviao. deixa o veterano lá e manda o bicho, manicaca, para um outro de uma vez.

sds! :)




Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: NOTÍCIAS

#23147 Mensagem por Zepa » Qui Set 08, 2011 9:21 pm

EMBRAER Formaliza a HARPIA e adquire Capital da AEL Sistemas

EMBRAER Defesa e Segurança Formaliza a Criação de nova Empresa, HARPIA SISTEMAS S.A., para Desenvolver Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) Nacionais

São José dos Campos, 8 de setembro de 2011 – A Embraer Defesa e Segurança e a AEL
Sistemas, uma subsidiária da empresa israelense Elbit Systems Ltd., formalizaram uma parceria para a criação de uma nova empresa, Harpia Sistemas S.A., que tem como foco a exploração do mercado de veículos aéreos não-tripulados, denominados de VANT. A
Embraer Defesa e Segurança é detentora de 51% do capital social da Harpia, e a AEL 49%.

Com sede em Brasília, Distrito Federal, as atividades da Harpia envolverão marketing, desenvolvimento, integração de sistemas, fabricação, comercialização e suporte pós-venda de VANT, bem como simuladores e atividades de modernização de sistemas aviônicos. A empresa oferecerá soluções mais abrangentes em sistemas complexos, aumentando a oferta de produtos genuinamente brasileiros no mercado de defesa e segurança.

“Entre as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) estão a busca de parcerias para o desenvolvimento e capacitação tecnológica e a fabricação de produtos de defesa
nacionais”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “A criação da Harpia está em perfeito alinhamento com a END e será um importante instrumento para atender às necessidades das forças armadas e de segurança, devendo-se também ressaltar o potencial de aplicação dual do VANT e da tecnologia gerada em sua obtenção.”

O executivo da Embraer Rodrigo Fanton, anteriormente dedicado à área de suprimentos, foi designado CEO da nova empresa. Como parte desta parceria, e com o objetivo de participar no processo de transferência de tecnologia para o Brasil, a Embraer Defesa e Segurança fará a aquisição de 25% do capital social da AEL.

“Estamos muito contentes com a decisão da Embraer Defesa e Segurança em investir na AEL e com o estabelecimento desta sociedade, que é prova do alto nível de satisfação e confiança mútua que nossas duas empresas desenvolveram ao longo de muitos anos de cooperação”, disse Shlomo Erez, Presidente da AEL Sistemas.

A AEL foi uma das primeiras fornecedoras de sistemas para o turboélice de treinamento básico Tucano e o caça subsônico AMX, aeronaves fabricadas pela Embraer nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, a empresa fornece o sistema aviônico do turboélice de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano, bem como dos caças F-5M, modernizados pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Sobre a AEL Sistemas

A AEL Sistemas (www.ael.com.br) é uma empresa brasileira com sede em Porto Alegre. Há mais de duas décadas, dedica-se ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de produtos eletrônicos, militares e civis, para aplicações em veículos aéreos, marítimos e terrestres, tripulados ou não, e em 2001 tornou-se uma subsidiária da Elbit Systems Ltd., a maior empresa privada fabricante de produtos de defesa de Israel.

http://www.defesanet.com.br/defesa/noti ... L-Sistemas




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#23148 Mensagem por Túlio » Qui Set 08, 2011 9:56 pm

Dessa parte eu gostei: a EMBRAER trazendo de volta, aos poucos, a AEL de volta às mãos Nacionais... :D :D :D :D




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23149 Mensagem por Dieneces » Qui Set 08, 2011 10:04 pm

Bom para os dois , ou as duas . Embraer entra com toda a força e tecnologia nos VANTs e a AEL reforça presença no mercado latino-americano e aumenta substancialmente seu lobby e peso político no Brasil .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#23150 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 08, 2011 10:22 pm

Muito bom, muito bom mesmo. :)




gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23151 Mensagem por gral » Sex Set 09, 2011 8:47 am

alcmartin escreveu:Acho que o galho não é o avião em si, no caso o Mig21. É a situação em que está inserido, avião velho, já em phased out(saída de serviço), de uma outra geração, com caracteristicas que os aviões modernos já não tem. Na época dele, todos tinham coisas parecidas, mas hoje não. Botar gente nova nele é pedir para dar mer...!
É comum em organizações aéreas, tanto militares quanto civis, locar somente pilotos experientes em aviões que estejam em phased out. Macaco velho não pula em galho ruim! :mrgreen: Voce se resguarda e ainda economiza grana de treinamento duas vezes, do novinho que faria curso para aprender o aviao(no caso o mig21) e depois, certamente, para este novinho aprender um outro aviao. deixa o veterano lá e manda o bicho, manicaca, para um outro de uma vez.
Esse é certamente um dos problemas por trás do número de quedas do MiG-21 na Índia: a Força Aérea Indiana o usa como LIFT. Some-se a isso o fato de aparentemente o MiG-21 não ser um avião para novatos, e você vê que dá merda.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23152 Mensagem por alcmartin » Sex Set 09, 2011 2:34 pm

Pois é, gral. Na época, ele era o top deles. Quem chegava lá, já era veterano. E deve ser comparado com os seus pares, MIII, F104, F4 e por aí vai. Contra estes, todos com suas "manias" também, dava um caldo e tanto... :wink:

Abs!




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#23153 Mensagem por Paisano » Sáb Set 10, 2011 8:38 pm

Militar de Barra Mansa é selecionado para a Esquadrilha da Fumaça

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias ... z1XavotG54
Conquistar o céu, despertar a admiração e a emoção das pessoas e executar manobras de cabeça para baixo a 70 metros de altura - e a nada menos que 380 quilômetros por hora. Essa tem sido a sensação vivida pelo capitão Eduardo Maia Arantes, que recebeu recentemente - durante um voo - a notícia da admissão como integrante da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

- Eu estava realizando um voo de rotina na Academia da Força Aérea quando fui interceptado por três aviões da Fumaça. O major Alexandre, oficial de operações da Esquadrilha, comunicou o ingresso através do sistema de áudio, dizendo que o povo brasileiro confia na representação da Esquadrilha e que a família fumaceira confia em mim - contou Arantes, emocionado.

Nascido em Barra Mansa, o sonho de ingressar na Aeronáutica surgiu, segundo Eduardo, quando viu na televisão, ainda garoto, programas e comercias que falavam sobre a atuação da aviação brasileira.

- Meu avô era militar e isso me motivou. Mas o que realmente me inspirou era ver as reportagens sobre a Força Aérea atuando em situação de calamidade e ajudando as comunidades em situação difícil. Foi uma emoção muito grande para minha família quando cheguei à vida militar - disse.

O caminho para tornar real o sonho de criança não foi fácil. A primeira dificuldade foi passar no concurso da Escola Preparatória de Cadetes e mudar para a cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ao término do curso, apenas 150 dos 240 estudantes passaram para Academia da Força Aérea e para o curso de piloto.

- Desses 150 apenas 95 se formaram como profissional da Força Aérea. Cada um assume uma função para qual tenha demonstrado maior aptidão. Alguns são designados para pilotarem helicópteros e aviões de transporte. Fiquei quatro anos em Recife e depois fui enviado para Academia como instrutor - destacou.

Conforme disse Arantes, são necessárias 800 horas como instrutor para poder tentar o ingresso na Esquadrilha. Este ano, 50 pessoas tentaram e, destas, apenas três foram convocadas para integrar o grupo.

Os denominados "fumaceiros" têm a função de divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira. Ao que parece, os representantes da Esquadrilha têm cumprido com esmero o papel: prova disso, segundo o militar, é a emoção e admiração do público que prestigia as apresentações.

- A nossa missão é divulgar o trabalho da Força Aérea e despertar nos jovens o interesse em seguir a carreira militar - disse.

O capitão lembrou que a presença da Esquadrilha pode ser solicitada para apresentações em datas festivas como, por exemplo, a comemoração de aniversário de cidades.

Imagem
O céu é o limite: O barramansense Eduardo Arantes (à esq.) é um dos novos
integrantes da Esquadrilha da Fumaça


Cálculos e preparação

Com manobras que tiram o fôlego da plateia, as apresentações da Esquadrilha da Fumaça são, na verdade, resultado de treinamentos incessantes e dedicação.

Segundo o capitão Arantes, durante meia hora são realizadas 55 manobras por sete aviões, todos de fabricação brasileira.

- O difícil é se acostumar ao controle, afinal quando se pilota de cabeça para baixo os comandos são invertidos. Isso significa que você deve fazer o contrário do que faria normalmente. Até que o piloto esteja apto são necessárias 70 horas de voo, fora a parte teórica e a simulação em computador - disse.

Para quem assiste, os sentimentos de admiração e emoção são constantes, principalmente para os familiares. Para a fonoaudióloga Danielle Matoso, mulher de Arantes, o momento tem sido de adaptação.

- Sempre achei lindo o trabalho da Esquadrilha, admiro muito, mas por enquanto estou em fase de adaptação, prefiro só olhar quando ele retorna ao solo. Mas com o tempo irei me acostumar - contou.

Estudo e dedicação

Para o barramansense que ganhou o céu, a dedicação aos estudos foi primordial para a conquista. Segundo ele, o ensino fundamental foi importante para que conseguisse passar no exame da Escola Preparatória de Cadetes e cursar o equivalente ao ensino médio dentro da instituição militar.

- Depois de ingressar na escola militar o esforço deve ser ainda maior, pois lá dentro é exigida a parte física e intelectual. Mesmo os que não se formam como pilotos, por não se adaptarem, têm uma ótima bagagem e conseguem boas oportunidades em outras áreas militares ou fora deste seguimento - disse.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23154 Mensagem por Penguin » Dom Set 11, 2011 12:01 pm

Hunter celebrates 60th anniversary of first flight
By Barbara Cockburn on July 20, 2011 2:38 PM
http://www.flightglobal.com/blogs/fligh ... niver.html

Imagem
The Hawker Hunter (Mk. 3) celebrated its 60th anniversary since the first flight on 20 July.

The painting above by Flight Artist Tim Bicheno-Brown, depicts Hunter WB188, piloted by Neville Duke, establishing the world airspeed record on 7 Sept 1953, who achieved a speed of 727.63mph (1,171.01km/h) in level flight, over a set distance along the south coast of England.

This aircraft is now displayed at the Tangmere Military Aviation Museum, West Sussex.

Flightglobal may well have reported about the first flight of the Hawker Hunter in the magazine at the time but I've not been able to find it in any of the pages. Any help in finding the link to the article where Flight recorded the first flight of the Hawker Hunter will be welcomed.

General arrangement diagram:

Imagem

Imagem

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23155 Mensagem por Hermes » Seg Set 12, 2011 6:28 pm

Paisano escreveu:Militar de Barra Mansa é selecionado para a Esquadrilha da Fumaça

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias ... z1XavotG54
Conquistar o céu, despertar a admiração e a emoção das pessoas e executar manobras de cabeça para baixo a 70 metros de altura - e a nada menos que 380 quilômetros por hora. Essa tem sido a sensação vivida pelo capitão Eduardo Maia Arantes, que recebeu recentemente - durante um voo - a notícia da admissão como integrante da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

- Eu estava realizando um voo de rotina na Academia da Força Aérea quando fui interceptado por três aviões da Fumaça. O major Alexandre, oficial de operações da Esquadrilha, comunicou o ingresso através do sistema de áudio, dizendo que o povo brasileiro confia na representação da Esquadrilha e que a família fumaceira confia em mim - contou Arantes, emocionado.

Nascido em Barra Mansa, o sonho de ingressar na Aeronáutica surgiu, segundo Eduardo, quando viu na televisão, ainda garoto, programas e comercias que falavam sobre a atuação da aviação brasileira.

- Meu avô era militar e isso me motivou. Mas o que realmente me inspirou era ver as reportagens sobre a Força Aérea atuando em situação de calamidade e ajudando as comunidades em situação difícil. Foi uma emoção muito grande para minha família quando cheguei à vida militar - disse.

O caminho para tornar real o sonho de criança não foi fácil. A primeira dificuldade foi passar no concurso da Escola Preparatória de Cadetes e mudar para a cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ao término do curso, apenas 150 dos 240 estudantes passaram para Academia da Força Aérea e para o curso de piloto.

- Desses 150 apenas 95 se formaram como profissional da Força Aérea. Cada um assume uma função para qual tenha demonstrado maior aptidão. Alguns são designados para pilotarem helicópteros e aviões de transporte. Fiquei quatro anos em Recife e depois fui enviado para Academia como instrutor - destacou.

Conforme disse Arantes, são necessárias 800 horas como instrutor para poder tentar o ingresso na Esquadrilha. Este ano, 50 pessoas tentaram e, destas, apenas três foram convocadas para integrar o grupo.

Os denominados "fumaceiros" têm a função de divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira. Ao que parece, os representantes da Esquadrilha têm cumprido com esmero o papel: prova disso, segundo o militar, é a emoção e admiração do público que prestigia as apresentações.

- A nossa missão é divulgar o trabalho da Força Aérea e despertar nos jovens o interesse em seguir a carreira militar - disse.

O capitão lembrou que a presença da Esquadrilha pode ser solicitada para apresentações em datas festivas como, por exemplo, a comemoração de aniversário de cidades.

Imagem
O céu é o limite: O barramansense Eduardo Arantes (à esq.) é um dos novos
integrantes da Esquadrilha da Fumaça


Cálculos e preparação

Com manobras que tiram o fôlego da plateia, as apresentações da Esquadrilha da Fumaça são, na verdade, resultado de treinamentos incessantes e dedicação.

Segundo o capitão Arantes, durante meia hora são realizadas 55 manobras por sete aviões, todos de fabricação brasileira.

- O difícil é se acostumar ao controle, afinal quando se pilota de cabeça para baixo os comandos são invertidos. Isso significa que você deve fazer o contrário do que faria normalmente. Até que o piloto esteja apto são necessárias 70 horas de voo, fora a parte teórica e a simulação em computador - disse.

Para quem assiste, os sentimentos de admiração e emoção são constantes, principalmente para os familiares. Para a fonoaudióloga Danielle Matoso, mulher de Arantes, o momento tem sido de adaptação.

- Sempre achei lindo o trabalho da Esquadrilha, admiro muito, mas por enquanto estou em fase de adaptação, prefiro só olhar quando ele retorna ao solo. Mas com o tempo irei me acostumar - contou.

Estudo e dedicação

Para o barramansense que ganhou o céu, a dedicação aos estudos foi primordial para a conquista. Segundo ele, o ensino fundamental foi importante para que conseguisse passar no exame da Escola Preparatória de Cadetes e cursar o equivalente ao ensino médio dentro da instituição militar.

- Depois de ingressar na escola militar o esforço deve ser ainda maior, pois lá dentro é exigida a parte física e intelectual. Mesmo os que não se formam como pilotos, por não se adaptarem, têm uma ótima bagagem e conseguem boas oportunidades em outras áreas militares ou fora deste seguimento - disse.
Quem sabe a Fumaça não dá um showzinho por aqui agora.




...
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#23156 Mensagem por Paisano » Seg Set 12, 2011 10:02 pm

hmundongo escreveu:
Paisano escreveu:Militar de Barra Mansa é selecionado para a Esquadrilha da Fumaça

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias ... z1XavotG54
Quem sabe a Fumaça não dá um showzinho por aqui agora.
Estou na torcida!!! :wink:




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23157 Mensagem por alcmartin » Seg Set 12, 2011 10:18 pm

[009] [009] uhuu, mais um filho de Barra mansa!! 8-] 8-]




hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceram: 85 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23158 Mensagem por hades767676 » Ter Set 13, 2011 1:38 pm

Japão pede que Rússia pare de realizar voos “provocativos” com seus bombardeiros
O Ministro de Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba pediu a Rússia nessa sexta-feira que parem de realizar ações militares “provocativas”, um dia depois de seus bombardeiros voarem mais uma vez ao redor do Japão.

Gemba disse que expressou preocupação do Japão em relação ao voo de dois bombardeiros russos Tupolev Tu-95MS na quinta-feira, quando falou por telefone com seu colega russo, Sergei Lavrov.

“Pedi que se abstenha (Rússia) de tomar medidas provocativas”, disse Gemba em uma entrevista coletiva.

Embora notando que o vôo não violou o direito internacional, Lavrov disse que a Rússia está pronta para fornecer informações para o Japão, se necessário, de acordo com Gemba.

No começo do dia, o chefe de Gabinete Osamu Fujimura disse que não é a primeira vez que aviões russos voaram ao redor do Japão, mas observou que o incidente de quinta-feira foi incomum porque os bombardeiros sobrevoaram uma longa distância e foram reabastecidos no ar.

O Ministério da Defesa russo reconheceu que os bombardeiros sobrevoaram o Oceano Pacífico e outras áreas por cerca de 19 horas, mas disseram que não violaram o espaço aéreo estrangeiro, segundo um relatório da agência de notícias Interfax.

Durante a conversa telefônica de 30 minutos, Gemba, que se tornou o novo ministro de relações exteriores do Japão na semana passada, também disse que é “essencial para resolver as questões territoriais e assinar um tratado de paz do pós-guerra” para o desenvolvimento de laços entre os dois países.

Lavrov respondeu que a Rússia vai “continuar o diálogo” com o Japão sobre o tratado.

A disputa territorial sobre as ilhas de Etorofu, Kunashiri e Shikotan, bem como o grupo de ilhotas Habomai, que foram tomadas pela União Soviética após a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial em 15 de agosto de 1945, tem impedido os dois países de assinarem um tratado de paz pós-guerra.

As ilhas são conhecidas no Japão como Territórios do Norte e na Rússia como as Kurils do sul.

No final do dia, o Ministério da Defesa russo disse que quatro navios militares passaram por águas internacionais, passando pelo Estreito de Hokkaido para o Mar do Japão com destino ao Mar de Okhotsk.

É raro para tais navios rumarem em conjunto através do estreito.

Cerca de 20 outros navios também seguiram para o estreito do Mar do Japão, informou o ministério.

As embarcações são esperadas para realizarem exercícios no mar de Okhotsk.

Fonte: Mainichi Japan – Tradução: Cavok




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23159 Mensagem por joao fernando » Ter Set 13, 2011 2:06 pm

Oloko, nem o padrinho faliu bem, e já vão pegar a parte deles no Japão??? :mrgreen:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
lubra
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 11:49 pm
Localização: Espírito Santo - Brasil

Re: NOTÍCIAS

#23160 Mensagem por lubra » Ter Set 13, 2011 2:46 pm

Não é Barra Mansa, mas é RJ.

http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/a ... genda.html

quarta-feira, 12 de outubro
Rio de Janeiro/RJ

domingo, 23 de outubro
Rio de Janeiro/RJ




Saudações,
Luciano.

__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
Responder