LeandroGCard escreveu:Penguin escreveu:Ah, e a Sukhoi, a "injusticada"
ao contrário de vc, diante de supostamente tanta " ïnjustica" não apresentou nenhum protesto, seja por essa tal de antecipacão da SL, seja pela ToT.
Aliás, em outubro de 2008 publicacões estrangeiras ( postadas aqui salvo engano pelo Penguin) relataram fontes da Sukhoi nas quais disseram que as tecnologias solicitadas pela FAB foram consideradas "irrealistas".
E os requerimentos de ToT solicitados de fato eram E AINDA SÃO irrealísticos para apenas 36 unidades de qualquer avião, russo americano ou europeu, pelo menos no que se refere a tecnologias empregadas nos próprios caças. E pelo que sei o governo brasileiro se recusa até agora a colocar qualquer compromisso de aquisição de mais unidades que possam viabilizar de fato as ToT´s, mesmo para os aparelhos da shortlist.
Os russos se queixaram de razões políticas e se queixaram dos requerimentos de offset que eles acharam "unrealistic for the Russian side". Dassault, Saab e Boeing não acharam.
Acharam sim, e ainda acham. Só não dizem com estas palavras, pois eles tem muito mais experiência em vender para clientes esquizofrênicos como nós do que os russos.
Os americanos condicionam qualquer ToT ao seu congresso, que assinou uma carta que não garate nada pois vai contra leis internas deles, os suecos mandaram polidamente os brasileiros irem conversar com seus fornecedores (que já nos deixaram na mão no caso dos torpedos para a MB) e os franceses já deixaram claro que irão transferir apenas o necessário (para operação, manutenção e talvez integração de algumas armas). Se as propostas e declarações forem todas analisadas com cuidado é só isso que se encontra, nada mais.
Na prática, para apenas 36 unidades nenhuma transferência de tecnologia específica aplicável a aviões de caça faz sentido, por absoluta falta de escala de produção (aliás, os aviões sequer seriam produzidos aqui). O que é cogitado (e eu estudei um a um os ítens de ToT que foram divulgados aqui mesmo no DB, principalmente os da Dassault, para verificar bem isso) é o acesso a tecnologias gerais de construção aeronáutica, disponíveis no mercado a preços normais para quem quiser comprar, inclusive para a Embraer, mais um ou outro detalhe de desenvolvimento estrutural DE AVIÕES DE PASSAGEIROS E DE TRANSPORTE, não de caças. Isso provavelmente os russos nem teriam como oferecer, pois a Embraer já fabrica aviões deste tipo mais de acordo com as normas ocidentais do que os próprios modelos russos. Mas o assunto é a compra de caças, não de tecnologia de contrução de aviões civis e de carga.
O problema da desqualificação dos aviões russos da shotlist fica assim reduzido a um problema de comunicação (ou político), a meu ver derivado principalmente da falta de familiaridade das autoridades brasileiras com negociações diretas, claras, sinceras e transparentes. E seria muito estranho que fosse diferente, dados o histórico das nossas autoridades e as transferências de tecnologia bem sucedidas da Rússia para a China e a Índia, que mostram que a Rússia não tem problemas reais neste sentido.
Leandro G. Card
Leandro,
Vc está equivocado em alguns pontos:
1- Segundo o Jobim, os suecos falaram para conversar com os fornecedores quando ele solicitou a transf. de tecnologia de toda a aeronave. Ele disse isso na sessão da CRE em abril do ano passado. Aliás, a SAAB reagiu no dia seguinte lancando uma nota a imprensa no qual ela dizia que era capaz de solicitar a transf. da tecnologia requerida pela fAB.
2-Vc está se baseando na solicitacão de ToT também com o que está na página do Rafale (
http://www.rafale.com.br) onde a'te está escrito transf. irrestrita de tecnologia.A FAB solicitou 10 tecnologias (na verdade são 12), mas vamos ficar com o divulgado. Na página do Rafale consta que eles estào oferecendo cerca de 20.
3-Portanto esse teu julgamento de que a solicitacão de transf. de tecnolgia pela FAB é irrealista está sendo feita sobre bases equivocadas.
4-Estou há 5 anos em Fóruns de Defesa. Não é o seu caso, mas já vi forista, no caso, engenheiro do DCTA, há alguns anos atrás (no BM), dando "surra" argumentativa em forista metido a "sabe tudo de defesa", que aliás é bastante comum em fóruns. De certa forma, é interessante ter um pouco mais de cautela.
5-Legislacão norte-americana impede transf. de tecnologia? Não é bem assim, como por exemplo na década de 80, os EUA transferiram para a Embraer a tecnologia para a producão de FLAPs