Eu não discordo com o seu ponto de vista, por sinal até tenho a mesma opinião sobre a questão não apenas da pena de morte mas também de policiais que espancam, torturam, etc... Infelizmente em algumas situações a própria sociedade quer que a polícia aja às margens da lei!!! Eu sempre digo a meus companheiros de trabalho mais exaltados que nossa função legal não é julgar ninguem nem, tão pouco aplicar qualquer tipo de pena prévia a algum criminoso (é isso que ocorre quando a policia espanca alguém, por exemplo). Nossa função, como policiais, é de apenas apreender o criminoso e conduzi-lo a delegacia para que os procedimentos legais possam ser cumpridos! Se nossas leis são brandas e não punem exemplarmente a quem de direito, isso não tem nada a ver com a policia! A sociedade tem que aprender a cobrar o fim da falta de impunidade aos legisladores, estes sim são os principais responsaveis pela sensação de impunidade que sentimos hoje em dia!ZeRo4 escreveu:Henrique, mas eu não estou falando disso! Eu concordo com você. Há alguns indícios de execução, todavia é complicado analisar o fato para quem não esteve no local... por mim fica ELAS por ELAS. O que eu disse foi o seguinte, quem trabalha na área policial sabe que execuções acontecem a torto e a direito, tanto de bandidos quanto de gente inocente. Então, eu não vou colocar a minha mão no fogo somente porque trabalhei um punhado de vezes com o Sgt. tal, Ten. tal e Cel. tal.
Entretanto, nosso amigo Paulo Bastos ficou indignado porque eu disse que é fanfarronice acreditar que a ROTA é 100% Padrão, porque eu observo as coisas de modo independente. Eu não analiso as coisas com olhar corporativista, pra mim a ação foi excepcional, um monte de bandidos mortos e como eu havia afirmado, bandido bom é aquele morto e enterrado de cabeça para baixo. Agora, falar que a polícia no Brasil está acima de qualquer suspeita? Putz! fanfarronice, gente que não sabe o que fala, que não sabe o que acontece nas madrugadas das grandes cidades.
Só que...
Todos nós sabemos que no Brasil não há Pena de Morte, assim como todos nós sabemos que é dever da Polícia Civil apurar os fatos, então quer tenha ocorrido execução ou não, eu não posso criticar a PCESP por estar fazendo o seu trabalho, foi ai que eu disse que para se fazer as coisas, é necessário saber fazer... caso contrário dá nesse tipo de coisa! Porque se for comprovado que tenha havido execução, os policiais são tão criminosos quanto os assaltantes, pode até ser paradoxal, mas é a verdade, ou não é?
Com relação a noticia em questão, acho errado um profissional, como o médico-legista da reportagem, fazer declarações sobre o caso baseado apenas em fotos, o que só contribui para aumentar o sensacionalismo que nossa imprensa sebosa tanto gosta! Já não basta a turma dos delegados Pop Stars, que não perdem uma oportunidade pra passar a semana toda em programa de televisão falando sobre seus feitos a respeito de alguma investigação de grande repercussão, agora peritos e médicos legistas também vão entrar nessa?! Ta faltando muito profissionalismo na segurança pública de nosso país!!!
A minha opinião sobre o caso e de que pode até ter havido uma ou outra execução no momento da ação, afinal todos deveriam estar com os nervos a flor da pele, como é típico nesses casos o que faz com que alguns excessos sejam até normais, mas isso é uma coisa que deve ser investigado sem expor a ação policial, numa aparente tentativa até de desqualifica-la!!!
Parabéns ao Cel Telhada que, por onde passa na PMESP, faz um trabalho de excelência e muito profissional!!! Talvez venha daí a admiração do Paulo Bastos pelo mesmo, o que não seria nenhum pouco injusta!
Parabéns também a todos os guerreiros da ROTA pela operação, que mesmo não tendo as mugangas de muitas unidades tidas como fodonas, agem como tal, com homens altamente qualificados e treinados!