Clermont escreveu:Por outro lado, a Força Sindical, que eu saiba, sempre foi contrária ao serviço militar e o seu chefe, Paulinho da Força, pediu publicamente pelo fim desta prática. Segundo a opinião deles, muitos jovens de 17 e 18 anos não conseguem encontrar trabalho, pois as empresas não contratam quem estiver em período de serviço militar. Por esta tese da Força, o fim da obrigatoriedade facilitaria a absorção dessas pessoas pelo mercado de trabalho.Alcantara escreveu:O EB absorve um monte de jovens todos os anos, justamente a faixa etária com maior dificuldade para entrar no mercado de trabalho.
Quando a opinião da CUT sobre este tema, eu não sei.
Vou dar a opinião, a partir do que eu presenciei:J.Ricardo escreveu:E isso é uma realidade, infelizmente o SMO atrapalha e muito o início profissional e até universitário de muita gente, e infelizmente só da galera menos abastada, eu vejo aqui na minha cidade que quando os "filhinhos de papai" chegam para o alistamente já esta tudo combinado para eles cairem fora, aqui só pobre serve o SMO!
Como mudei de cidade, estou com o meu SMO bem embolado e tive que por 2 anos seguidos me apresentar e tive a oportunidade de presenciar algumas situações.
A grande maioria de jovens, já estavam trabalhando e estavam comentando que poderiam perder o emprego (informal) porque não daria para consiliar o serviço e o SMO. Imaginem ir 4 da matina todos os dias para o TG, pegar plantão noturno, ficar fds e ter que trabalhar 10, 12 hrs por dia carregando peso e alguns cuidar de mulher e filho. Alguns chegaram a comentar com o sargento da unidade esse ponto e ele foi bem direto falando ue não tinha nada a ver com isso, era obrigação dele servir e ponto final.
Eu mesmo, não fui dispensado, mesmo estando na faculdade (5°semestre), e sei que iria atrapalhar e muito os estudos. Muitas das minhas práticas não são na cidade e como as práticas são pela manhã, o carro da faculdade sai de madrugada. E como ficaria nessa situação? Falei a mesma coisa para o sargento da unidade e ele falou a mesma merda de cima: não tinha nada a ver com isso, era obrigação servir e ponto final. Imagine ter por volta de 32-34hrs de aula por semana +20hrs de atividade extracurricular. É muito cansativo.
Pra mim, isso só atrapalha o jovem na faculdade e no trabalho. E aliás, qual seria o(s) objetivo(s) do SMO? Porque servir em um TG seria tão importante a ponto de ser comparado com uma carreira de estudos(faculdade) e trabalho remunerado?