Não existe nenhum jogo sujo, tudo está bem claro, em momento algum os BH´s são mais baratos que os Cougar, isso não existe, os BH´s versão para pobre que foi o oferecido, bem diferente das duas versões mais novas. A Helibras fez o mesmo ofereceu a versão para pobre do Cougar.prp escreveu:Não é por nada não, mas se foi do jeito que você falou ai a incompetência foi toda do EB, se um exercito pede algo e o fabricante entrega outro isso se caracteriza quebra de contrato, simples assim. Se o EB aceitou foi porque nao soube fazer contrato, ou fingiu não saber, ou sofre de sadomazoquismo.Valentim escreveu: A sujeira está no fato da AvEx ter escolhido o S70A ao inves do AS532 Cougar (o verdadeiro e não a versão UE), na avaliação feita nos anos 90, quando recebemos a visita em Taubaté das aeronaves para serem testadas. Para mim são aeronaves bem diferentes e possuem propósitos diferentes, mas o AvEx decidiu que avaliaria as duas aeronaves e se decidiria por uma delas e isso foi feito.
Dentro dos critérios levandos em consideração pelo AvEx, na época o BH venceu em todos os quesitos avaliados, exceto em um deles apenas: O Black hawk não consegue transportar em sua cabine as suas próprias pás do Rotor principal, nos demais deu BH na cabeça.
Acredito que o principal quesito levado em consideração pelo BH era que ele cumpria muito melhor o transporte de um CG equipado (função básica do Panther) e custava muito menos que o AS532 Cougar equipado com motores MK 2 (25.000.000), sua eletronica era mais simples que das aeronaves francesas e eram bem mais rustico, sem falar que era um projeto genuinamente militar, enquanto que o Super Puma/Cougar sempre foi na verdade uma versão civil do AS330 Puma, este sim originariamente militar.
Em 1997 para cumprir a missão de paz MOMEP nos Andes, foram adquiridos os 4 BH. Foi escolhido S70 pq além de ter vencido a avaliação feita em 92, ele possuia maior reserva de potencia que as aeronaves francesas, existentes na fota avex. Quem já voou no panther sabe que em altitudes elevadas e com peso máximo, a aeronave pena para sair do chão e este não é o caso do Falcão Negro. Quando a missão terminou as aeronaves foram deslocadas para Manaus e lá começou a conquistar a confiança de pilotos e de combatentes transportados na amazônia, a aeronave parecia para eles a solução ideal para todas as deficiencias apresentadas pelo Panther na selva amazonica.
Tudo levava a crer que o EB, ouvindo a AvEx e ao CMA, iria solicitar ao Congresso americano a autorização para adquirir, pelo menos mais 6 BH para o 4ºBAvEx.
Aí, a Eurocopter/Helibrás, vendo que seu reinado absoluto no EB começava realmente ser ameaçado, tratou de jogar sujo: criou a versão inédita AS532 UE "Cougar" pela bagatela de 10 milhões de dólares. A avaliação de 92 foi feita com uma aeronave AS532 L2 Cougar equipada com motor Makila 2, uma aeronave com peso max decolagem da ordem de 11 toneladas, seu preço em torno de 25 milhões, ja que era uma "evolução" do AS332 L1 Super Puma de 18 milhões e peso max 9 ton.
Pareceu para o EB uma maravilha adquirir uma aeronave de 25 milhões por 10. Mas o milagre só foi possível pq na prática não de tratava de um Cougar, mas sim de um Super Puma com motorizaçao padrão e aviônica equivalente ao do panther. Acredito até que eles ofereceram direto ao comando do EB, pq na AvEx a compra dos 6 BH já era certa.
Se isso não for uma jogada suja, não sei realmente o que é, até pq isso já tinha acontecido no passado, nos ofereceram o AS365M Panther motor Turbomeca 333 (protótipo militar) e nos entregaram 36 AS365K "Panther" motor Arriel 1M1 ( na verdade o AS365 N Dauphin, aeronave civil de série, sem o acabamento luxuoso de série). Cada um que tire suas conclusões.
Se aconteceu do jeito que vc falou o EB mereceu isso.
Por sinal, como a concorrência do Chile deixou claro os BH´s são mais caros que as versões dos Cougar equivalentes.
No caso dos Dauphins também é muito claro, o EB não comprou Panther mais Dauphins, agora está revendo isso com a troca dos motores e transmissão.
Não é defeito ou qualidade dos helos, mas a versão escolhida, esses são os fatos.
O que o EB tem que fazer agora, é passar os BH´s para a FAB, e ela se virar para dar manutenção a eles, esperando meses para chegada de peças, porque essa versão fajuta dos BH´s que compramos já deixou de ser produzida.
Ainda vem que o MD entrou no circuito e colocou logo a produção dos EC-725, que deixa no chinelo qualquer BH´s em matéria de transporte de tropa.
Sobre os BH´s vencer os Cougar em avaliação, deve ser a mesmo tipo que a avaliação da FAB! Porque os BH´s não levam nada a lugar nenhum, tem um cabine apertada e pouco alcance, é Helo para país rico brincar de guerra, essa papo de levar um CG é coisa da guerra do vietnã, não tem qualquer sentido nos imitarmos o que não tem nada haver com nossa realidade, tem gente que gosta de rabo do dono.
[]´s