Ele não é medio Prick, é leve.PRick escreveu:Caraca! Vou repetir, o helo que mais vi por aqui foi o Pantera, além do pantera só vi H-60 e mais nada. Pode haver outros, mas só vi muitos Panteras e uns dois H-60. Como não moro na Barra não deu para ver a maior parte da movimentação.sapao escreveu:Mas é exatamente por causa do H-60L que o unico helicoptero que estava voando no Rio essa semana era o Pantera...
E advinha qual heli o EB usou quando a carga era grande, quando precisava de mais autonomia ou o numero de passageiros era maior do que o Pantera suporta?
E porque a preferência pelo Pantera? Me parece óbvio, deve ser o helo médio mais barato de operar das FA´s.
[]´s
Esta lá na ICA 100-12:
"7.22.2 As três categorias para uso (ITEM 9) do formulário de Plano de Voo são:
a) PESADA (H) - todos os tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de
136.000 kg (300.000 libras) ou mais;
b) MÉDIA (M) - tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem inferior a
136.000 kg (300.000 libras) e superior a 7000Kg ( 15.500 libras); e
c) LEVE (L) - tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de 7000 kg
(15.500 libras) ou menos."
http://docs.google.com/viewer?url=http: ... hrome=true
Peso Maximo do Pantera: 4250kg
http://vootatico.com.br/archives/4733
Na categoria leve temos ainda o Huey, a diferença é que o Huey além de ser incomparavel ainda é um helicoptero militar...
Além dele ainda teriamos para comparar o Jet Ranger e ao Esquilo, e a hora do Pantera ainda é mais cara que a deles.
A minha conclusão é que ele é um bom helicoptero para a missão que se destina dentro da concepção do EB, pois leva mais gente que o esquilo e menos que o H-60, portanto tem um nicho operacional que é exclusivo dele.
E isso independente do preço da hora de vôo ou capacidade em relação a qualquer outra do EB, porque na verdade estariamos comparando maçãs com laranjas.
Eu pessoalmente acho ele perfeito no EB como aeronave de escolta e reconhecimento, mas
isso já seria para outro topico.