NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22651 Mensagem por Enlil » Sex Ago 05, 2011 3:43 am

DELTA22 escreveu:
RenaN escreveu:(...)

Parabéns DELTA! :twisted:
Parabéns Renan!!! :twisted: :wink: :wink: :wink:

Galera... Deem parabéns ao Renan ai também! Mais um "sofredor"! Formamos juntos! [009] :D

[]'s!!!
Parabéns, RenaN e Delta22 [009] Sucesso :!:



[]'s.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7573
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2523 vezes
Agradeceram: 1016 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22652 Mensagem por J.Ricardo » Sex Ago 05, 2011 8:41 am

05/08/2011 - 07h46
Militares criticam escolha de diplomata para Forças Armadas
Publicidade
DE SÃO PAULO

A reação ao nome do embaixador Celso Amorim para a Defesa foi ruim particularmente no Exército, que teve uma relação difícil e conflituosa com um outro ministro da Defesa pinçado da carreira diplomática: o embaixador José Viegas, que ocupou a pasta no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, informa reportagem de Eliane Cantanhêde e Claudia Antunes publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Oficiais que trocaram telefonema na noite de quinta-feira (4) criticaram a escolha de Amorim e um deles foi bem claro em conversa com a Folha: "Desde quando diplomata gosta de guerra? É como botar médico para cuidar de necrotério. Parece brincadeira".

Apesar do temperamento duro de Jobim, ele tinha boa relação e o respeito dos comandantes e dos oficiais-generais (os de maior patente) das três Forças, que reconheciam nele um aliado para reivindicar programas e para reduzir o que consideram "preconceito" do governo de esquerda contra os militares.

A presidente Dilma Rousseff convidou o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a assumir a pasta depois de uma rápida reunião na noite de quinta-feira, quando o ministro Nelson Jobim entregou sua carta de demissão

Amorim aceitou, mas a posse ainda não foi marcada. Ele fez parte da equipe ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando ocupou o ministério das Relações Exteriores.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/9549 ... adas.shtml

Também não gostei da escolha, podem me criticar, mas algo me diz que o Amorim vai ser outro Viegas...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22653 Mensagem por wilsonjsjr » Sex Ago 05, 2011 8:47 am

05/08/2011 às 6:57
O Megalonanico na Defesa: militares reagem entre o escárnio e o desconsolo. A escolha é de Lula
Conversei ontem à noite com um general do Exército, cujo nome não declinarei por motivos óbvios, sobre a indicação de Celso Amorim para o Ministério da Defesa. Suas palavras são uma boa síntese de como os militares receberam a decisão: “Só não vou dizer que se trata de uma provocação, de uma escolha maliciosa, porque pode ser algo ainda pior do que isso: tenho para mim que a presidente Dilma Rousseff não tem noção do que está fazendo nessa área”. Lancei uma pequena provocação: “Chegou-se a falar no deputado Aldo Rebelo, que é do PC do B, o partido que fez a guerrilha do Araguaia. Seria preferível a Amorim?” O general não hesitou: “Seria! Parece-me que o deputado Aldo tem tido um comportamento muito correto na Câmara e tem se tornado notável por defender os interesses nacionais contra certo globalismo que não dá a mínima para o país porque obedece a comandos que não têm pátria”.

A sensação geral é esta: “Dilma exagerou na dose”. Nelson Jobim gozava da confiança dos militares, que viam nele um ministro realmente empenhado na capacitação e na profissionalização das Forças Armadas. Mais: avaliavam que ele se movia com certa independência em relação ao jogo político-partidário mais raso, preservando a área militar de politizações inoportunas. Dada a trajetória de Amorim no Ministério das Relações Exteriores, temem a ideologização dos temas ligados à Defesa. Entre os militares, o novo ministro é visto como um esquerdista arrogante, incompetente e meio doidivanas.

O meu interlocutor não perdoa: “Enquanto se travava por aqui uma batalha insana para rever a Lei da Anistia, estimulada por ministros, o Itamaraty se perfilava com ditadores e protoditadores da América Latina, da África e do Oriente Médio, o que manchou a reputação do Brasil. E o pior é que fez tudo isso para supostamente pôr o nosso país num patamar superior na ordem mundial. Foi um fiasco. Colhemos o resultado contrário. Passaram a nos ver como um povo que faz pouco caso dos direitos humanos.” O general não tem dúvida de que a escolha não é de Dilma, mas de Lula, e lembra: “O curioso é que ele está impondo a ela um nome que ele próprio não indicaria; não para a Defesa ao menos”.

Os militares emitirão algum sinal de protesto? Não! Profissionais, fiéis à hierarquia, vão se subordinar ao chefe, mas certos de que a escolha tem um potencial desastroso.

Acinte
Qual será a política de Defesa do homem que alinhou o Brasil com Hugo Chávez, Daniel Ortega, Manuel Zelaya, os irmãos Castro, Rafael Correa, Evo Morales e, de um modo um tanto oblíquo, com as Farc? Amorim foi um dos protagonistas do esforço para condenar a Colômbia na OEA quando o país destruiu um acampamento do terrorista Raúl Reys no Equador. Quando armas venezuelanas foram encontradas com os narcoterroristas colombianos — o que o próprio Chávez admitiu — , o nosso então chanceler teve o topete de pôr a informação em dúvida. Também submeteu o Brasil a um vexame planetário como arquiteto do tal “acordo” com o Irã.

À frente do Itamaraty (republico a informação no post abaixo), Amorim perdeu rigorosamente todas as batalhas em que se meteu. O Brasil é hoje visto, internacionalmente, como um país que dá de ombros para os direitos humanos. No auge da indigência intelectual e política, este senhor redigiu, em julho de 2010, uma carta, entregue aos países-membros da ONU, defendendo que o organismo evitasse condenar os países por violação dos direitos humanos. Segundo este gigante da diplomacia, a condenação é contraproducente. Deve-se buscar sempre o diálogo. No documento, sustenta o Itamaraty:

“Hoje, o Conselho de Direitos Humanos da ONU vai diretamente para um contencioso (…). Elas [as condenações] servem aos interesses daqueles que estão fechados ao diálogo, já que lhes dá uma espécie de argumento de que há seletividade e politização”.

Essa é a razão por que o país se alinhou com aqueles que defendem uma reação branda aos assassinatos promovidos na Síria por Bashar Al Assad. Mas Amorim tem suas preferências. Se jamais censurou ditaduras facinorosas, não perdeu uma chance de condenar a democracia israelense. Como não tem senso de proporção nem de ridículo, levou o Brasil a defender a inclusão dos terroristas do Hamas numa negociação de paz, mas jamais abriu diálogo com a oposição democrática iraniana, por exemplo. O Brasil nunca disse uma vírgula sobre a cooperação militar da Venezuela com a Rússia e com o Irã, mas tentou impedir a ampliação da presença de americanos em bases na Colômbia para combater o narcotráfico porque julgava uma interferência indevida dos EUA na América do Sul.

Não sei não…
Como vai se comportar, à frente da Defesa, um petista que exercita uma retórica a um só tempo provinciana e megalômana — vale dizer: megalonanica —, que vislumbra um Brasil potência, pronto a arrostar com os gigantes, mas endossa as expressões políticas mais primitivas e antidemocráticas do mundo, muito especialmente as da América Latina, ancorado num antiamericanismo bocó?

Quando alguém é indicado para o ministério, cumpre anaisar a sua obra. Abaixo, segue uma síntese dos serviços prestados por Celso Amorim no Itamaraty. Vocês conhecem a lista, mas preciso, uma vez mais, colar a obra ao homem.

NOME PARA A OMC
Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!! Culpa do Itamaraty, não de Seixas Corrêa.

OMC DE NOVO
O Brasil indicou Ellen Gracie em 2009. Perdeu de novo. Culpa do Itamaraty, não de Gracie.

NOME PARA O BID
Também em 2005, o Brasil tentou João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil - do Mercosul, apenas um: a Argentina. Culpa do Itamaraty, não de Sayad.

ONU
O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.

CHINA
O Brasil concedeu à China o status de “economia de mercado”, o que é uma piada, em troca de um possível apoio daquele país à ampliação do número de vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A China topou, levou o que queria e passou a lutar… contra a ampliação do conselho. Chineses fazem negócos há uns cinco mil anos, os petistas, há apenas 30…

DITADURAS ÁRABES
Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio.

CÚPULA DE ANÕES
Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância… No Irã, agora, ele tentou ser rival de Barack Obama…

ISRAEL E SUDÃO
A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, o país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur - mais de 300 mil mortos! Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?

FARC
O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito.

RODADA DOHA
O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.

UNESCO
Amorim apoiou para o comando da Unesco o egípcio anti-semita e potencial queimador de livros Farouk Hosni. Ganhou a búlgara Irina Bukova. Para endossar o nome de Hosni, Amorim desprezou o brasileiro Márcio Barbosa, que contaria com o apoio tranqüilo dos Estados unidos e dos países europeus. Chutou um brasileiro, apoiou um egípcio, e venceu uma búlgara.

HONDURAS
O Brasil apoiou o golpista Manuel Zelaya e incentivou, na prática, uma tentativa de guerra civil no país. Perdeu! Honduras realizou eleições limpas e democráticas. Lula não reconhece o governo.

AMÉRICA DO SUL
Países sul-americanos pintam e bordam com o Brasil. Evo Morales, o índio de araque, nos tomou a Petrobras, incentivado por Hugo Chávez, que o Brasil trata como uma democrata irretocável. Como paga, promove a entrada do Beiçola de Caracas no Mercosul. A Argentina impõe barreiras comerciais à vontade. E o Brasil compreende. O Paraguai decidiu rasgar o contrato de Itaipu. E o Equador já chegou a seqüestrar brasileiros. Mas somos muito compreensivos. Atitudes hostis, na América Latina, até agora, só com a democracia colombiana. Chamam a isso “pragmatismo”.

CUBA, PRESOS E BANDIDOS
Lula visitou Cuba, de novo, no meio da crise provocada pela morte do dissidente Orlando Zapata. Comparou os presos políticos que fazem greve de fome a bandidos comuns do Brasil. Era a política externa de Amorim em ação.

IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL
Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame com o tal “acordo”, Lula já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinjead e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo. Amorim foi o homem a promover essa parceria…

Por Reinaldo Azevedo




brisa

Re: NOTÍCIAS

#22654 Mensagem por brisa » Sex Ago 05, 2011 9:22 am

Excelente artigo!!!




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22655 Mensagem por NovaTO » Sex Ago 05, 2011 9:25 am

Belo resumo mesmo.

Amorim x Forças Armadas .... Tomara que ele surpreenda pelo lado positivo. Se não, nem vai durar no cargo.

[]'s




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22656 Mensagem por Marino » Sex Ago 05, 2011 9:26 am

Vejo muitos preocupados com hardware:
"O Rafale teve suas chances melhoradas..."
"Trocou seis por meia dúzia..."
Etc.
A questão, para mim, é outra.
Por exemplo: como fica a posição da Defesa em relação a assinatura do Protocolo Adicional ao TNP? O Itamaraty era a favor, a Defesa (NJ) contra.
E agora?
A questão da Política de Defesa é, sempre foi, muito maior que hardware.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22657 Mensagem por Bravo » Sex Ago 05, 2011 10:12 am

Marino escreveu:Vejo muitos preocupados com hardware:
"O Rafale teve suas chances melhoradas..."
"Trocou seis por meia dúzia..."
Etc.
A questão, para mim, é outra.
Por exemplo: como fica a posição da Defesa em relação a assinatura do Protocolo Adicional ao TNP? O Itamaraty era a favor, a Defesa (NJ) contra.
E agora?
A questão da Política de Defesa é, sempre foi, muito maior que hardware.
Isso mesmo Marino, a questão é como fica a Política de Defesa.




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2929
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22658 Mensagem por saullo » Sex Ago 05, 2011 10:38 am

O artigo postado acima faz um resumo muito completo da "contribuição" do Amorim para deixar o Barão do Rio Branco se revirando no túmulo de tanta merda que um sucessor seu fez em 8 anos.
Esperemos que na Defesa essa figura não deixe Caxias, Tamandaré e Barroso a se revirar em seus túmulos por mais porcarias que possam acontecer.
Queria que esse senhor desse certo, mas o prognóstico é ruim e parece que não vai dar liga.

Abraços




PRick

Re: NOTÍCIAS

#22659 Mensagem por PRick » Sex Ago 05, 2011 10:58 am

wilsonjsjr escreveu:05/08/2011 às 6:57
O Megalonanico na Defesa: militares reagem entre o escárnio e o desconsolo. A escolha é de Lula
Conversei ontem à noite com um general do Exército, cujo nome não declinarei por motivos óbvios, sobre a i................................

Por Reinaldo Azevedo
:lol: :lol: :lol: Estão apelando, vocês acham que a opinião desse pustula vale alguma coisa? Esse é o jornalista mais fascista reacionário e mentiroso que existe no Brasil.

Uma crítica desse pustula é a melhor coisa que alguém pode receber, é na verdade um elogio dos melhores sobre o caráter de alguém, esse pustula não é brasileiro, não tem honestidade intelectual, acho incrível que ainda percam tempo lendo essa coisa, dessa coisa!!!

As posições do CA sobre política externa são ótimas!! E dentro do âmbito do MRE, ele vai ter adaptar seus pensamentos e ações para o MD.

[]´s




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22660 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 05, 2011 11:07 am

Nossa alguns jornalistas são mesmo nojentos.

Alguns entregariam o Brasil por um punhadinho de dinheiro.

-----------

Tomara que com CA as coisas acelerem. E como bem lembrou o Marino, tomara que a posição do MD não mude sobre o TNP.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
brisa

Re: NOTÍCIAS

#22661 Mensagem por brisa » Sex Ago 05, 2011 11:10 am

Ué Prick, eu concordo com tudo que ele disse no artigo.....

e reintero......foi a pior escolha que a Dilma poderia ter feito.

O cara é ruim, fraquinho e tem visão deturpada dos novos tempos....digamos que twem uma visão socialista a la Chavez...

Isto é consequencia da tomada de poder marronzista no Itamarati :(




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22662 Mensagem por Alitson » Sex Ago 05, 2011 11:23 am

O problema do PRick com o CA é outro. Pró USA, só isso... :roll:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
PRick

Re: NOTÍCIAS

#22663 Mensagem por PRick » Sex Ago 05, 2011 11:24 am

Enlil escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Olha, a mudança foi rápida e com um nome emblemático.
Acho que o recado/porrada é claro.

A cada Min. que a mídia "derrubar", vai entrar um "pior" (pior para a mídia e quem a manipula).

Se NJ era ~ nacionalista, CA é muito mais, e vai acirrar isso no inDef.
Não duvido que figuras reapareçam na cena, inclusive MU, para desespero do pessoal limpinho. :mrgreen: :lol:

CA tem conhecimento estratégico, Samuel P Guimarães idem e é muito consciente dos envolvimentos geoestratégicos brasileiros, atuais e futuros.

Havia uma entrevista dele no YOUTUBE excelente.

Ambos tem uma boa idéia de BRICSa / IBAs, aproximação destes de maneira mais ampla (ampla mesmo), multipolaridade, multilateralismo...

Lembram que CA batia sempre nesta tecla?????
E lembram quem estava ao lado ??????

E lembram quem "o que estava ao lado" defendia para o FX ???????

Azulados, tremei!!!!
MU vem aí!!!!!!!!

Putz, vai faltar corrimão na Ponte. :lol:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:...

[].
A fila está tão grande que a lotou a ponte, além do cara carregando a cruz de madeira, tem um carequinha com cara de ovo e chapéu de palhaço que se diz jornalista. Mas essa vai boiar, porque como dizem m%&*$ não afunda! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7686
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 106 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22664 Mensagem por FOXTROT » Sex Ago 05, 2011 11:24 am

Esse é o Brasil, o cara nem foi confirmado no cargo e o fogo é intenso, o que desagrada muita gente é que Amorim tem uma “ideologia não alinhada” com os interesses de alguns.

Que NJ foi um grande ministro não há duvida, quem diria que alguém do STF comandaria a defesa com a desenvoltura que o fez?

Tempo ao tempo.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTÍCIAS

#22665 Mensagem por GustavoB » Sex Ago 05, 2011 11:31 am

PRick escreveu:
Creio que essa noticia é a mais equilibrada de todas. Para Dilma seria mais confortável deixar o NJ, mas ele pisou demais na bola. Qualquer outro Ministro da Defesa será um teste.

[]´s
É a política de entendimento guela abaixo.




Responder