Fragatas FREMM franco-italianas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#526 Mensagem por Túlio » Dom Jul 31, 2011 9:15 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Senhores, a 2GM acabou faz tempo. Afundar navios nossos carregados com commodities - diabos as levem - para a China ou Índia poderia dar rabo...
É verdade. A China ou a India iria nos proteger, "o celeiro mundial". Baita desperdicio de recursos ter uma Marinha, sendo que esses países vão nos dar cobertura. Antigamente a gente era protegido dos EUA, agora é deles. Proponho o fim da MB, que não tem função alguma além de torrar dinheiro, junto com FAB e EB. Vou planejar uma Marcha na Avenida Paulista com um milhão de adeptos. Estão convidados. [003]

COMUNA!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#527 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 31, 2011 9:16 pm

Gosto de como essa fragata é armada...

http://en.wikipedia.org/wiki/Shivalik_class_frigate

1x 76mm
32x Barak
24x Buk
2x CIWS
8x Bramhos

É da classe dos 6000 tons e é uma Marinha bem balanceada.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

#528 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 31, 2011 9:16 pm

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu:Aliás, uma escolta indiana é capaz de disparar 8 missis anti-navios supersônicos ao mesmo tempo. E isso será cada vez mais comum.
Oito não, amigo Knigh7, 16 :

http://www.bharat-rakshak.com/NAVY/Ship ... t-15a.html

Os chineses também estão partindo para este número:

http://en.wikipedia.org/wiki/Guangzhou_class_destroyer

Tem gente que não sabe mesmo brincar, leva até a possibilidade de uma guerra a sério. Enquanto isso, nas costas de outro oceano e abaixo da linha do equador estão desenvolvendo um míssil que já foi concebido para ser obsoleto, e sonhando em montar uma marinha inteirinha com navios de 6.000 ton que levam armamento defensivo incompleto :| .

Felizes os países condenados a viver em paz.

Leandro G. Cardoso

Putz :shock:
Obrigado pela correcão, Leandro. Espero que a MB, no projeto das escoltas se atente para esses fatores.

A bem verdade, seria muito bom se nós tivéssemos o RANS delas, de forma mais completa, como o que foi vazado do NaPaOc :mrgreen: .
Ajudaria-nos muito no debate.

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#529 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 31, 2011 10:20 pm

LeandroGCard escreveu:Fico imaginando uma frota ou comboio com vários navios atacada por uma salva (saturação sabe? coisa de militares sérios, não de simples guerrilheiros como o Hizbolah que só disparou dois mísseis) de mísseis realmente modernos que se desviados por ECM FAZEM A VOLTA E RETORNAM PARA UM SEGUNDO ATAQUE (e não peças de museu como Stix e MAN-1). Os navios tentando se desviar dos mísseis que vão e voltam, passsando entre eles, os canhões tentando acompanhar mísseis em trajetória transversal sem ter como formar uma parede de bloqueio e acertando outros navios... (vide Atlantic Conveyor e o cargueiro egípcio atrás da Hanit). Nestas horas fico feliz de não ser um marinheiro.

Mas não acho que este cenário vai durar muito tempo mais. Sistemas IIR e de reconhecimento de imagem já estão começando a complementar os sensores de radar dos mísseis, que estão ficando supersônicos, e aí a única ECM possível será uma emissão holográfica de alta energia, coisa que nem as naves imperiais de guerra nas estrelas conseguem fazer. Este tipo de cenário já é tecnicamente possível (na verdade é até simples), e aí os mísseis não só vão cair direto sobre os navios em alta velocidade ignorando completamente as ECM´s como vão escolher os alvos mais valiosos e os pontos mais sensiveis. Mas aí já estamos falando de coisas que devem entrar em operação nos próximos 5 a 15 anos não é, e as FA´s brasileiras planejam olhando para os 30 anteriores, então acho que a MB vai ficar sem uma camada de defesa mesmo.

É tão bom ser um país sem chances de enfrentar uma guerra!
Cenário de ficção científica que as marinhas da França, Itália e Espanha, entre outras, descartam porque possuem navios aeródromos capazes de de empurrar para longe o perímetro de defesa. A ECM, bem ou mal, salvou a Hanit de levar dois mísseis pelo costado enquanto os sensacionais Baraks, sem contar os Phalanx, não chegaram a ser acionados pelo sistema AUTOMÁTICO do navio (não se esqueça que a eletrônica é mais rápida que a mecânica). Ou seja, hosing e salvas não passaram no teste prático.

Os OTOMAT nas FREMM são acionados quando o alvo está a cerca de 20 km do navio para engajá-lo a cerca de 10km, mais que o alcance do Barak. A melhor, e talvez única, maneira de impedir um ataque de mísseis lançados por aviões é derrubar os aviões atacantes antes que disparem. De todos os equipamentos que vc citou, o que considero mais confiável é o TOR. A propósito, segundo os russos, o Pantsyr tem mais alcance que o TOR, mas não possui capacidade antimíssil.

O grande problema, ao meu ver, são os mísseis lançados de submarinos, a arma mais mortal da guerra no mar...

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#530 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 31, 2011 10:29 pm

knigh7 escreveu:Aliás, uma escolta indiana é capaz de disparar 8 missis anti-navios supersônicos ao mesmo tempo. E isso será cada vez mais comum.
LeandroGCard escreveu:Oito não, amigo Knigh7, 16 :

http://www.bharat-rakshak.com/NAVY/Ship ... t-15a.html

Os chineses também estão partindo para este número:

http://en.wikipedia.org/wiki/Guangzhou_class_destroyer

Tem gente que não sabe mesmo brincar, leva até a possibilidade de uma guerra a sério. Enquanto isso, nas costas de outro oceano e abaixo da linha do equador estão desenvolvendo um míssil que já foi concebido para ser obsoleto, e sonhando em montar uma marinha inteirinha com navios de 6.000 ton que levam armamento defensivo incompleto :| .

Felizes os países condenados a viver em paz.
É só ver onde operam para entender esta necessidade. O Índico e o Mar da China são fechados por ilhas e boa parte das águas está ao alcance de mísseis lançados de terra. É um panorama completamente diferente do Atlântico. SE FÔSSEMOS UM PAÍS CARIBENHO, as necessidades seriam semelhantes.

Pepê

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#531 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jul 31, 2011 10:39 pm

Bolovo escreveu:Gosto de como essa fragata é armada...

1x 76mm
32x Barak
24x Buk
2x CIWS
8x Bramhos

Também gosto bastante das Shivalik, no máximo trocaria o canhão de 76mm por outro maior. E quer saber, acho que até daria para montar uma FREMM com armamento equivalente, com exceção talvez dos Brahmos, que exigem profundidade maior do casco. Vamos ver o que a MB vai colocar nas especificações de seus navios.

Leandro G. Card

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#532 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jul 31, 2011 10:48 pm

Pepê Rezende escreveu:É só ver onde operam para entender esta necessidade. O Índico e o Mar da China são fechados por ilhas e boa parte das águas está ao alcance de mísseis lançados de terra. É um panorama completamente diferente do Atlântico. SE FÔSSEMOS UM PAÍS CARIBENHO, as necessidades seriam semelhantes.

Pepê
Claro, claro, já entendemos,

Nossos navios serão usados somente no Atlântico Sul e contra marinhas menores, como a Venezuelana ou a Argentina, e jamais iremos escoltar nossos comboios de carga para absolutamente nenhum outro oceano por mais que sejam ameaçados, nem nossos fuzileiros jamais atuarão em outro lugar além da costa oriental da AL e ocidental da África, por mais que nos implorem.

Marinhas são para ficar pertinho de casa, jamais para navegar para longe. Aliás, andaram falando em novos petroleiros de esquadra e navios de apoio, me pergunto pra quê?

Leandro G. Card

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#533 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Ago 01, 2011 12:24 am

Bolovo escreveu:Gosto de como essa fragata é armada...

1x 76mm
32x Barak
24x Buk
2x CIWS
8x Bramhos

LeandroGCard escreveu:Também gosto bastante das Shivalik, no máximo trocaria o canhão de 76mm por outro maior. E quer saber, acho que até daria para montar uma FREMM com armamento equivalente, com exceção talvez dos Brahmos, que exigem profundidade maior do casco. Vamos ver o que a MB vai colocar nas especificações de seus navios.

Leandro G. Card
Os Brahmos cabem e estão sob estudo...

Abraços

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#534 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Ago 01, 2011 12:34 am

LeandroGCard escreveu:Nossos navios serão usados somente no Atlântico Sul e contra marinhas menores, como a Venezuelana ou a Argentina, e jamais iremos escoltar nossos comboios de carga para absolutamente nenhum outro oceano por mais que sejam ameaçados, nem nossos fuzileiros jamais atuarão em outro lugar além da costa oriental da AL e ocidental da África, por mais que nos implorem.

Marinhas são para ficar pertinho de casa, jamais para navegar para longe. Aliás, andaram falando em novos petroleiros de esquadra e navios de apoio, me pergunto pra quê?

Leandro G. Card
Em toda a nossa discussão vc não leva em conta um ponto: o avanço da eletrônica. Radares AESA não só detectam como interferem, cancelam ativamente os sinais adversários. Vou repetir, acho que um míssil antiaéreo de curto alcance é necessário para as unidades menores, como as corvetas derivadas da Barroso que SERÃO construídas, mas a principal medida antimíssil deve ser de caráter eletrônico, muito menos afetados pelas limitações impostas pelas leis da física, da mecânica e aerodinâmicas. Até hoje, os principais sucessos foram oferecidos pela ECM, não pelo hardkill. A propósito, faz parte da sensata política brasileira NÃO SE IMISCUIR EM MISSÕES DE IMPOSIÇÃO DE PAZ. Foi a principal razão de nos livrarmos de grandes micos históricos, inclusive a Segunda Guerra do Golfo. Participamos apenas de missões de manutenção de paz. Defesa antimíssil efetiva de curto alcance, apenas quando tivermos armas laser.

A coisa fica ainda mais complicada se adicionarmos um elemento extra inventado pelos chineses, os mísseis antinavio balísticos. Continuo afirmando que sua preocupação é mercadológica. Quanto renderia à sua empresa um contrato de desenvolvimento de um sistema com capacidade de deter um míssil antinavio? US$ 200 milhas? Continuo afirmando: canhões automáticos de médio e grande calibre oferecem uma alternativa mais confiável.

Vale emoticon :twisted:

Abraços

Pepê

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#535 Mensagem por Túlio » Seg Ago 01, 2011 9:48 am

Pepê Rezende escreveu:
LeandroGCard escreveu:Nossos navios serão usados somente no Atlântico Sul e contra marinhas menores, como a Venezuelana ou a Argentina, e jamais iremos escoltar nossos comboios de carga para absolutamente nenhum outro oceano por mais que sejam ameaçados, nem nossos fuzileiros jamais atuarão em outro lugar além da costa oriental da AL e ocidental da África, por mais que nos implorem.

Leandro G. Card
Em toda a nossa discussão vc não leva em conta um ponto: o avanço da eletrônica. Radares AESA não só detectam como interferem, cancelam ativamente os sinais adversários. Vou repetir, acho que um míssil antiaéreo de curto alcance é necessário para as unidades menores, como as corvetas derivadas da Barroso que SERÃO construídas, mas a principal medida antimíssil deve ser de caráter eletrônico, muito menos afetados pelas limitações impostas pelas leis da física, da mecânica e aerodinâmicas. Até hoje, os principais sucessos foram oferecidos pela ECM, não pelo hardkill. A propósito, faz parte da sensata política brasileira NÃO SE IMISCUIR EM MISSÕES DE IMPOSIÇÃO DE PAZ. Foi a principal razão de nos livrarmos de grandes micos históricos, inclusive a Segunda Guerra do Golfo. Participamos apenas de missões de manutenção de paz. Defesa antimíssil efetiva de curto alcance, apenas quando tivermos armas laser.

A coisa fica ainda mais complicada se adicionarmos um elemento extra inventado pelos chineses, os mísseis antinavio balísticos. Continuo afirmando que sua preocupação é mercadológica. Quanto renderia à sua empresa um contrato de desenvolvimento de um sistema com capacidade de deter um míssil antinavio? US$ 200 milhas? Continuo afirmando: canhões automáticos de médio e grande calibre oferecem uma alternativa mais confiável.

Vale emoticon :twisted:

Abraços

Pepê
Vale um Advertência também, Pepê, que é o que estás recebendo, segundo o artigo 7.1.2 do Regulamento. Reflitas sobre a inconveniência de partir para ataques pessoais a quem não concorda com teus pontos de vista.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#536 Mensagem por Luís Henrique » Seg Ago 01, 2011 9:59 am

Esses navios derivados da Barroso que o Pepe disse que vamos construir.....
Como serão???
Serão ainda corvetas ou a vitaminada vai chegar ao nível de uma fragata???
Serão 18 FREMM e 12 Corvetas ou o plano é para 30 navios de 6.000T e as corvetas seriam apenas um PLUS???
:shock: :? [037] [037] [037]

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#537 Mensagem por ciclope » Seg Ago 01, 2011 10:36 am

Eu acho que ele se referia aos patrulhas oceanicos!

Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário

#538 Mensagem por Jonas Rafael » Seg Ago 01, 2011 10:40 am

Acho que o Pepê não confundiria as duas coisas. Se eles estão mesmo pensando em Corvetas eu espero que se comece algum projeto novo, não um remendo da Barroso (se bem que uma ou duas unidades a mais não seriam de todo ruim).

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

#539 Mensagem por knigh7 » Seg Ago 01, 2011 4:09 pm

ciclope escreveu:Eu acho que ele se referia aos patrulhas oceanicos!
É que o Comandante Moura Neto disse há 2 anos atrás que a quantidade pretendida pela MB de escoltas (30) não seria pos'sivel com apenas 6.000 Ton. Haveria de ter algumas Barroso para completar.

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#540 Mensagem por LeandroGCard » Seg Ago 01, 2011 4:36 pm

Pepê Rezende escreveu:Quanto renderia à sua empresa um contrato de desenvolvimento de um sistema com capacidade de deter um míssil antinavio? US$ 200 milhas? Pepê
Só para dirimir qualquer dúvida:

Jamais trabalhei ou tive qualquer envolvimento com empresas da área de defesa ou que tivessem como clientes empresas deste setor. Até gostaria muito de ter tido esta oportunidade, devido ao meu interesse pessoal no assunto, mas isso jamais aconteceu, infelizmente.

Que fique claro portanto que não tenho absolutamente nenhum interesse financeiro nem busco qualquer outra vantagem pessoal ao defender qualquer posição neste fórum. Minha motivação para o debate é devida única e exclusivamente ao meu interesse e curiosidade sobre os assuntos envolvidos.

Leandro G. Card

Responder