Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

Re: Sobre o KC-390

#2356 Mensagem por PRick » Sáb Jul 30, 2011 11:50 am

LeandroGCard escreveu:
cb_lima escreveu:- Quem viu SJC antes dos ERJ/E-Jets da vida e depois disso sabe quantos fornecedores foram criados que não somente fornecem à Embraer, mas Boeing e Airbus da vida... e é essa a chave... criar empresas que sejam capazes de servir não só a Embraer, mas outras empresas... mas isso demora... e em um país com deficiência crônica de técnicos e Engenheiros... é pior ainda.
Post extremamenete lúcido, a questão é esta mesma.

Existindo o sistemista local (a Embraer no caso) surge a POSSIBILIDADE de que apareçam também os fornecedores diretos, os fornecedores dos fornecedores, e por aí vai. Mas isso não tem nada a ver com a vontade do sistemista, depende de que a cadeia produtiva tenha condições de investir continuamente na sua qualificação, em tecnologias próprias (senão são só revendas, e voltamos à condição inicial com mais um intermediário no meio para complicar mais o que já era complicado), em produtividade, etc..., a ponto de poder competir com todos os fornecedores já existentes lá fora em condições de igualdade.

E para isso é preciso um ambiente de negócios favorável, infra-estrutura adequada, mão de obra qualificada, impostos razoáveis, preços locais competitivos, etc.... ou seja, tudo o que o governo brasileiro teima em achar que não é importante, pois basta a política monetária ortodoxa (se é que alguém acredita que ela possa ser chamada assim) e o preço das commodities para tudo o mais se resolver sozinho.


Então tá, vamos ver no que vai dar.


Leandro G. Card
Falam de utopia e depois disso acima. Bem, utopia foi o que falaram para o Ozires quando convidou capitalistas brasileiros para fundar a Embraer.

Sobre o ambiente econômico, eu diria que o atual é muito melhor do que qualquer época passada no Brasil.

Então a reacionalidade de vocês é que tem problemas, o mais díficil já está criado, que é a Embraer, a Petrobras, a Vale.

Tudo isso foi criação do Estado e do Governo Brasileiro, que sempre foi muito melhor na área empresarial que a esmagadora maioria de nossos capitalistas. Que sempre viveram encostados no Governo, reclamando, mas nunca fizeram nada de decente peloa País, a única coisa que eles fazem bem é encher seus bolsos de dinheiro. Não querem risco algum. É por isso que a Embraer tem que incentivar.

[]´s




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Re: Sobre o KC-390

#2357 Mensagem por Cassio » Sáb Jul 30, 2011 4:28 pm

PRick escreveu:
LeandroGCard escreveu:Post extremamenete lúcido, a questão é esta mesma.

Existindo o sistemista local (a Embraer no caso) surge a POSSIBILIDADE de que apareçam também os fornecedores diretos, os fornecedores dos fornecedores, e por aí vai. Mas isso não tem nada a ver com a vontade do sistemista, depende de que a cadeia produtiva tenha condições de investir continuamente na sua qualificação, em tecnologias próprias (senão são só revendas, e voltamos à condição inicial com mais um intermediário no meio para complicar mais o que já era complicado), em produtividade, etc..., a ponto de poder competir com todos os fornecedores já existentes lá fora em condições de igualdade.

E para isso é preciso um ambiente de negócios favorável, infra-estrutura adequada, mão de obra qualificada, impostos razoáveis, preços locais competitivos, etc.... ou seja, tudo o que o governo brasileiro teima em achar que não é importante, pois basta a política monetária ortodoxa (se é que alguém acredita que ela possa ser chamada assim) e o preço das commodities para tudo o mais se resolver sozinho.


Então tá, vamos ver no que vai dar.


Leandro G. Card
Falam de utopia e depois disso acima. Bem, utopia foi o que falaram para o Ozires quando convidou capitalistas brasileiros para fundar a Embraer.

Sobre o ambiente econômico, eu diria que o atual é muito melhor do que qualquer época passada no Brasil.

Então a reacionalidade de vocês é que tem problemas, o mais díficil já está criado, que é a Embraer, a Petrobras, a Vale.

Tudo isso foi criação do Estado e do Governo Brasileiro, que sempre foi muito melhor na área empresarial que a esmagadora maioria de nossos capitalistas. Que sempre viveram encostados no Governo, reclamando, mas nunca fizeram nada de decente peloa País, a única coisa que eles fazem bem é encher seus bolsos de dinheiro. Não querem risco algum. É por isso que a Embraer tem que incentivar.

[]´s
Sim... nossos governos são ótimos mesmo. Por isso vivemos nesta josta que é nosso país.

Não temos educação pública decente, segurança pública decente, assistência médica pública decente,... quase nada público decente. E pagamos os mais altos importos do mundo. Alguém discorda?

Somos um país abençoado, temos recursos minerais, hídricos, vegetais... temos um solo maravilhoso para agricultura, temos reservas de minérios e petróleo, temos capacidade intelectual, temos muita coisa... Só não temos são enormes tragédias naturais (vulcões, terremotos, etc)...

Mesmo assim patinamos na história e ainda somos uma nação do futuro. Aliás desde que nasci somos a nação do futuro... que nunca chega. Haaa pode ser que agora chegue, afinal quem tá na nossa frente tá tropeçando... só assim pra gente chegar neles.

No economia melhorou muito, fruto de um trabalho que começou lá no Governo do Itamar. Só que não crescemos mais porque o nosso próprio governo põe freios no país. Nossa política econômica é responsável demais... e tá é de olho nas urnas.

Quanto ao que vc disse... sim, nosso governo foi visionário ao criar estatais estratégticas... Foi visionário ao investir dinheiro público em empresas que hoje geram riquezas para o país. Mas foi visionário também em privatizá-las, pois se por um lado tem plena capacidade de criar empresas e tocar seu início de vida, é incapaz (na maioria dos casos) de administrá-las de modo eficiente... A Vale, a Embraer e a própria Petrobrás são exemplos disso.

A Petrobrás seria muito mais hoje se fosse privada. Falando apenas pelo lado empresarial, a gestão da Petrobrás é uma desgraça. Não quebram ela simplesmente porque não conseguem, mas bem que tentam.

Todos aqui queremos a mesma coisa...queremos ver nosso país produzindo mais componentes de nossas aeronaves, certo? Não é isso que queremos?

O ponto aqui é que alguns acham que os fabricantes nacionais atuais estão "cagando para isso", e não incentivam em nada o surgimento de fornecedores nacionais. Acham ainda que o Governo não deveria investir nada e que já fez sua parte. Não é?

Bem a minha opinião é exatamente a oposta.

1- Acho que empresas como a Embraer já fazem muito. Ela ajudou a criar (quando digo isso estou dizendo que "carregou no colo") muitos de seus fornecedores atuais que se situam no Vale do Paraíba... e alguns até em outros estados.
2- Ela contribui para a formação de mão-de-obra especializada, mantendo um colégio e uma "universidade" próprias.
3- Nosso GF teve visão estratégica no passado sim... tanto é que criou empresas como a Embraer, a Vale, entre outras.
4- Só que esta visão estratégica ficou lá mesmo... na passado. Porque este mesmo processo não teve sequência para empresas de motores, aviônicos, sistemas, etc...
5- Se o GF tem planos para isso... mas então que os coloque em prática.

Muitos reclamam que os empresários (ou capitalistas) só querem encher os próprios bolsos... Ora, HELLOOOW!! Capitalistas significa capital, money, dindin... ou seja, sua função básica é gerar negócios que se perpetuem, gerando ganhos financeiros para os sócios (acionistas). Isso é bem claro e funciona assim no mundo inteiro.
Só que nesse processo de geração de capital geram empregos, geram tecnologia, geram impostos.... ou sejam contribuem muito mais do que muitos no crescimento do país.
Eles criam estratégias, planos de longo prazo para que seus negócios sobrevivam no cenário desafiador atual e futuro.

Agora quem deve olhar mais do alto, para o país como um todo... traçar estratégias de crescimento e desenvolvimento da nação é o GF.

Falando do KC-390... quem é o dono do projeto? O GF.
Quem indica fornecedores: quem está projetando, a Emb.
Quem aprova tudo o que foi selecionado? o GF.

Questões que gostaria de ver respondidas... (para o KC)
Como escolher fornecedores se não existem, e criá-los não seria viável do ponto de vista de prazo?
Como montar empresas de fornecimento se isso não faz sentido do ponto de vista empresarial?
Como a Embraer poderia fornecer tal incentivo, tão proclamado por alguns?

O papo de alguns foristas aqui é igualzinho a ladainha de sindicalista no todo de carro de som...

Os empresários são satânicos, malévolos, ... Deveriam triplicar salários, reduzir jornadas de trabalho, etc, etc...
Só que não dão uma proposta de como isso poderia ser feito. Nada.

AS reclamações todos já conhecemos... então porque não partimos para as propostas???

Cassio




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Re: Sobre o KC-390

#2358 Mensagem por Luiz Bastos » Sáb Jul 30, 2011 8:04 pm

Cassio

como se cria fornecedor interno sem encomendas? Eu gostaria de saber..... Até os bancos dos aviões são importados.

Essa da Petrobras estar quase quebrando foi meio forte. Se o amigo falar que na época do FHC(o Traíra) eles cagaram para a empresa(lembra que queriam mudar o nome para petrobrax?) para vende-la a preço de banana com fizeram com a Vale eu concordo(Falando nisso o amigo deve saber onde foi parar o dinheiro das privatizações do FHC, acertadíssimas segundo seu próprio texto, porque quando mudou o governo o caixa estava zerado.), mas dizer isso hoje, é delírio demais. A empresa bater record atras de record de produção e lucro acionário e ainda investe uma boa grana no país. Meu camarada. Que você não goste dos ocupantes do planalto eu concordo. É direito seu, agora mais devagar com o ardor que eu também leio jornais e sabemos muito bem a quem eles prestam serviço. Fui :wink:




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Re: Sobre o KC-390

#2359 Mensagem por P. K. Liulba » Sáb Jul 30, 2011 10:15 pm

Houve uma época em que fabricávamos poltronas de aviões. Exportávamos as poltronas para vários países.
Agora...




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Re: Sobre o KC-390

#2360 Mensagem por Justin Case » Sáb Jul 30, 2011 10:26 pm

P. K. Liulba escreveu:Houve uma época em que fabricávamos poltronas de aviões. Exportávamos as poltronas para vários países.
Agora...
Amigos, boa noite.

Agora...
... exportamos aviões.
O "filé" é ser dono do projeto e do conhecimento. As poltronas podemos terceirizar para quem possa produzir com custo menor.
É só uma opinião.
Abraços,

Justin




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Re: Sobre o KC-390

#2361 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 30, 2011 10:36 pm

P. K. Liulba escreveu:Houve uma época em que fabricávamos poltronas de aviões. Exportávamos as poltronas para vários países.
Agora...
Por que paramos?!




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Re: Sobre o KC-390

#2362 Mensagem por JT8D » Sáb Jul 30, 2011 10:50 pm

Penguin escreveu:
P. K. Liulba escreveu:Houve uma época em que fabricávamos poltronas de aviões. Exportávamos as poltronas para vários países.
Agora...
Por que paramos?!
Vai ver que os chineses têm um preço mais competitivo.

[]´s,

JT




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Re: Sobre o KC-390

#2363 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 30, 2011 11:30 pm

JT8D escreveu:
Penguin escreveu: Por que paramos?!
Vai ver que os chineses têm um preço mais competitivo.

[]´s,

JT
Quem devia resolver o problema de falta de competitividade do fabricante nacional de estofados para aeronaves? A Embraer ou o GF?

[]s




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Re: Sobre o KC-390

#2364 Mensagem por JT8D » Sáb Jul 30, 2011 11:34 pm

Penguin escreveu: Quem devia resolver o problema de falta de competitividade do fabricante nacional de estofados para aeronaves? A Embraer ou o GF?

[]s
É claro que sua pergunta é retórica, certo?. Afinal, todos sabemos a resposta ...

[]´s,

JT




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Re: Sobre o KC-390

#2365 Mensagem por Cassio » Sáb Jul 30, 2011 11:48 pm

Quem devia resolver o problema de falta de competitividade do fabricante nacional de estofados para aeronaves? A Embraer ou o GF?

[]s[/quote]

Em primeiro lugar quem deveria resolver o problema da competitividade seria a própria empresa. O GF teria de ficar atento e, no caso de se tratar de uma empresa estratégica, ajudar. Ou no caso de ser uma conjuntura que esteja afetando todo um setor industrial... também ajudar.

A Embraer cabe escolher, para suas aeronaves os melhores assentos, aqueles que sejam técnica e comercialmente melhores.

Veja, eu sou de SJC, não trabalho na Embraer, mas já fiz trabalhos em fornecedoras desta... Ela praticamente criou muitas empresas aqui da região. Ela forneceu ferramentais, ensinou a fazer, forneceu os projetos e gerou demanda. Mas fez isso primeiro porque eram peças que ela própria fabricava, então tinha condições de repassar a tecnologia. Depois, porque conseguiria assim redução de custos e maior poder de concentração de esforços em atividades core.

Hoje boa parte delas já projeta e produz inclusive para fora (para a Airbus, por exemplo).

No caso das poltronas, a Embraer não domina a sua tecnologia de fabricação... então não tem como repassar. E não teria nenhum benefício em custo... Poltronas aeronáuticas são muito mais complexas do que muitos imaginam.

Cassio




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Re: Sobre o KC-390

#2366 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 30, 2011 11:52 pm

JT8D escreveu:
Penguin escreveu: Quem devia resolver o problema de falta de competitividade do fabricante nacional de estofados para aeronaves? A Embraer ou o GF?

[]s
É claro que sua pergunta é retórica, certo?. Afinal, todos sabemos a resposta ...

[]´s,

JT
:wink:

O Cassio mais uma vez respondeu com muita didatica.

[]s




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Re: Sobre o KC-390

#2367 Mensagem por Cassio » Dom Jul 31, 2011 12:03 am

:lol:

Cassio




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Re: Sobre o KC-390

#2368 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Jul 31, 2011 4:33 am

impressionante. Fiquei curioso agora. Que tecnologia pode ser esta tao difícil de se produzir aqui ? Um produto que já foi fabricado aqui, que utiliza palha de coco Babaçu entre outros? Pelas fotos que pude ver da Laad os bancos do EC-725 e do Guarani são de excelente qualidade e ergonomia. Estou me referindo a bancos de passageiro da aviação comercial da Embraer. Bancos militares não estão em discussão.
Realmente parei de voar ha algum tempo, mas quando o fazia, eram uns bancos muquiranas, altamente desconfortáveis e que de diferente de um de ônibus de cidade, :mrgreen: o assento cumpria o papel de um Salva-vidas. E eram aeronaves importadas.

No meu entender a diferença é que a China e proximidades tem preços imbatíveis porque usam mão de obra escrava, muitas vezes o individuo trabalhando por uma refeição. Aí meu camarada. Não dá pra competir. Até os americanos que são muito espertos e nacionalistas estão mandando suas fabricas para lá.




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Re: Sobre o KC-390

#2369 Mensagem por Cassio » Dom Jul 31, 2011 11:21 am

Luiz Bastos escreveu:impressionante. Fiquei curioso agora. Que tecnologia pode ser esta tao difícil de se produzir aqui ? Um produto que já foi fabricado aqui, que utiliza palha de coco Babaçu entre outros? Pelas fotos que pude ver da Laad os bancos do EC-725 e do Guarani são de excelente qualidade e ergonomia. Estou me referindo a bancos de passageiro da aviação comercial da Embraer. Bancos militares não estão em discussão.
Realmente parei de voar ha algum tempo, mas quando o fazia, eram uns bancos muquiranas, altamente desconfortáveis e que de diferente de um de ônibus de cidade, :mrgreen: o assento cumpria o papel de um Salva-vidas. E eram aeronaves importadas.

No meu entender a diferença é que a China e proximidades tem preços imbatíveis porque usam mão de obra escrava, muitas vezes o individuo trabalhando por uma refeição. Aí meu camarada. Não dá pra competir. Até os americanos que são muito espertos e nacionalistas estão mandando suas fabricas para lá.
Não é questão de que a tecnologia não possa ser reproduzida aqui... é questão de ser a Embraer responsável por repassar esta tecnologia ou incentivar alguém daqui a produzir assentos. Se tiver vantagem comercial com certeza o faria.

Quanto aos assentos... bem assentos de passageiros não são mais o que foram um dia... meros bancos duros e desconfortáveis.

Hoje os assentos tem que prover níveis de conforto adequados (procurando ser superiores aos dos seus concorrentes), ser fabricados em materiais resistente a chamas e que não produzam gases tóxicos quando queimados, tem que resistir a forças de 9G (que snme já subiu para 16G), tem que ter recíclio, devem possuir sistema de entretenimento integrado, pórtico para PC, som, monitores... O encosto deve ser ajustável... ou seja, são muito diferentes dos assentos da sua época.

Vcs falam em China, mas não é ela que produz assentos. Os grandes fornecedores autais são:

Recaro Aircraft Seating (Alemanha); Aviointeriors (Itália); B/E Aerospace (EUA); Weber Aircraft (Zodiac Aerospace) (EUA); Koito Industries (Japão); Contour Aeropace Limited (UK)...

Sendo que a Koito parece que saiu dos negócios depois que ficou comprovada fraude em ensaios de certificação de seus assentos.

Veja bem, acredito que temos plena capacidade de ter aqui uma empresa pra concorrer com estas aí... Mas vale lembrar também que, em muitos casos, a escolha dos assentos pax é da empresa aérea. O fabricante instala os assentos que escolhidos pela empresa aérea (desde que estejam entre as opções já ensaiadas e aprovadas pelo fabricante).

Sds,
Cassio




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Re: Sobre o KC-390

#2370 Mensagem por NovaTO » Dom Jul 31, 2011 11:30 am

Cassio escreveu:Quem devia resolver o problema de falta de competitividade do fabricante nacional de estofados para aeronaves? A Embraer ou o GF?

[]s
Em primeiro lugar quem deveria resolver o problema da competitividade seria a própria empresa. O GF teria de ficar atento e, no caso de se tratar de uma empresa estratégica, ajudar. Ou no caso de ser uma conjuntura que esteja afetando todo um setor industrial... também ajudar.

A Embraer cabe escolher, para suas aeronaves os melhores assentos, aqueles que sejam técnica e comercialmente melhores.

Veja, eu sou de SJC, não trabalho na Embraer, mas já fiz trabalhos em fornecedoras desta... Ela praticamente criou muitas empresas aqui da região. Ela forneceu ferramentais, ensinou a fazer, forneceu os projetos e gerou demanda. Mas fez isso primeiro porque eram peças que ela própria fabricava, então tinha condições de repassar a tecnologia. Depois, porque conseguiria assim redução de custos e maior poder de concentração de esforços em atividades core.

Hoje boa parte delas já projeta e produz inclusive para fora (para a Airbus, por exemplo).

No caso das poltronas, a Embraer não domina a sua tecnologia de fabricação... então não tem como repassar. E não teria nenhum benefício em custo... Poltronas aeronáuticas são muito mais complexas do que muitos imaginam.

Cassio[/quote]

Belo comentário, parabéns ao Cassio pela exposição.

[]'s




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