AlbertoRJ escreveu:Bom, eu acho que todos têm direito de ter uma opinião e alguns podem emiti-la, outros não. Alguns preferem não faze-lo, o que é justo. Eu penso que, por exemplo, o Thor tenha preferência por um caça, o Sapão talvez tenha também, ...
Já falei aqui Alberto, para mim qualquer um dos concorrentes de 98 serviam, e qualquer um dos apresentados antes da ultima short-list serviam; quase no estilo QUS que o CM criou.
Porque?
Porque hoje voamos aeronaves ultrapassadas e restritas, e TODAS as aeronaves apresentadas são superiores ao que temos hoje.
Umas mais capacidades tecnologicas, outras mais vantagens estrategicas e outras com mais fatores politicos positivos; mas operacionalmente TODAS muito melhores do que temos hoje.
Então para mim, que vejo essa novela se arrastar desde o seculo passado, qualquer uma deles serve.
Mas tal não traria mais projeção?
Tal não seria melhor politicamente?
Tal não seria melhor para o Brasil como nação?
Sinceramente não sei responder a estas perguntas, mas sei com certeza que Napoleão estava certo: o bem mais precioso que temos é o tempo!
E quanto mais essa historia se arrastar, pior vai ser.
E já não me interessa qual linha o Brasil vai escolher (politica, estrategica, industrial) porque, SINCERAMENTE, acho que esta decisão está muito acima das responsabilidades da força!
Cabe a ela dizer se é viavel e satisfatorio a operação de determinado modelo para que a FAB cumpra sua missão, e isto já foi dito OFICIALMENTE.
O resto, na minha opinião, são opiniões...
E quem decide que escute aquela que lhe couber!
Porque ano que vem ou é escolhido logo um vetor e a coisa vai ou então vai se abrir mais um processo com outros atores (F-35, T-50, J-20), que vai gerar mais relatorios, que serão entregues em anos de eleição, e com Copa do Mundo no Brasil e por ai vai...
E enquanto isso os Ex-Jordania estarão bombando!!!!!!
E é isso que as vezes me preocupa, que tenhamos mais gente preocupada no modelo X ou Y do que com o fato de que seja NORMAL que nossa aviação de Caça seja tão obsoleta!
E ainda por cima dizem que é bem feito, porque tudo isso e culpa da propria força!
Alguem aqui acha bem feito a PM ter essas viaturas restritas e armamento capenga?
Que o EB tenha o mesmo fuzil desde a epoca do guarana com rolha?
Qua a MB uma esquadra cujos navios ou são de segunda mão, ou são geriatricos, ou ambos?
Mas e sempre aquele mantra: Culpa da FAB, culpa da FAB, culpa da FAB...
Como se ela fosse uma pessoa e não uma instituição regida por pessoas!
Como se ela defendesse o nosso vizinho e não a nossa casa!
Porque ter F-5M e F-2000 não é castigo para ninguem exceto NÓS brasileiros que vivemos aqui e somos protegidos por eles.
A FAB vai continuar independente de termos um T-50 ou um A-29 como aeronave interceptadora, a diferença só vai ser sentida por NÓS como brasileiros!
Talvez neste dia, quando precisarmos de armamento de verdade, esse papo de "bem feito para a TAB" mude...
Eu sinceramente não entendo essa distancia ao se falar daquilo que envolve a todos nos, que temos interesse em Defesa.
E digo mais, a culpa não é da FAB: a culpa é de todos nós!!!
Sinto muito, mas temos as instituições politicas que merecemos, o judiciario que merecemos, as forças de segurança que merecemos e logicamente as FFAA que merecemos.
Mas deixando as lamurias de lado e voltando ao topico, quem viu os F-5 de defesa aerea nos jogos mundiais?
O pessoal viu o que eles levavam nas asas?