Missilhouse do Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1786 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 24, 2011 11:04 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Não mesmo.

Meu primo que é coronel disse que seus amigos pilotos de caça queriam o Su-35.
Eu também já ouvi isso: que há pilotos na FAB que preferem o Su 35.
Então. Cada um fala o que quer.
O que importa é que a decisão é política.
Para um aviador o que mais importa é voar no melhor caça.
Para o Juarez o que mais importa é ter as peças baratas, com entregas rápidas e poder fazer o pedido em inglês.
Para o Brasil é a independência na operação, manutenção e em um futuro breve na produção.

Da bost-list o que melhor se encaixa naquilo que é o melhor para o Brasil é o Rafale.
Todos sabem que os americanos não transferem as tecnologias e todos sabem que o Gripen é meio americano e ainda é um projeto de alto risco.

Na questão técnica, por mais que o pessoal da graxa plante contra-informação que é míope que o motor é anêmico, que não funciona, etc. Os exercícios e as avaliações recentes só PROVAM o contrário.
O Rafale vence sucessivamente caças como o F-16 e o Eurofighter e o Rafale é finalista no MMRCA na índia.

Eu quero o Pak Fa, mas se vier o Rafale também ficarei muito feliz.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#1787 Mensagem por Boss » Dom Jul 24, 2011 11:47 pm

Ou vem o Rafale ou o FX-2 será um tapa na cara.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Mathias

#1788 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 25, 2011 11:58 am

o pessoal da graxa plante contra-informação que é míope que o motor é anêmico, que não funciona, etc.
E plantando essas besteiras está se queimando na verdade.
Ou vem o Rafale ou o FX-2 será um tapa na cara.
Não sei bem se é por aí... :|

O FX degringolou faz tempo. :?

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2480 vezes

#1789 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 25, 2011 1:20 pm

Eu já coloquei as minhas barbas de molho no FX2.

zao
Júnior
Júnior

#1790 Mensagem por zao » Ter Jul 26, 2011 12:07 am

FX2 ja era faz tempo

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#1791 Mensagem por sapao » Ter Jul 26, 2011 1:39 am

Carlos Mathias escreveu:Pena que você chegou recentemente aqui cara, uma grande pena. :?
Talvez a imagem da Força para muitos/alguns fosse outra hoje.

Não sei não CM, ai não teria tanta graça o debate!!!! :wink:

Bem, como dizem: antes tarde do que nunca!

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

#1792 Mensagem por sapao » Ter Jul 26, 2011 1:43 am

knigh7 escreveu:
sapao escreveu:Então, para mim ambas as opiniões tem o mesmo peso; e nenhuma delas pode ser considerada como "a opinião da FAB"!
Acho que o debate seria mais produtivo se chamassemos os interlocutores pelo nome:
-O Sapao, que é de FAB disse tal coisa...
-O Fulano, que é da FAB de outro forum disse o contrario, que eles pensam assim...
- O Cel Fulano, em palestra em tal lugar, disse isso...

Porque generalizar acaba banalizando a discussão, na minha opinião.
Porque uma coisa é discutir opiniões, e etnatr embasa-las com fatos; outra e utilizar pretensos fatos (ouvi dizer, tenho um amigo que, ouvi falar) para embasa-los. Pode ser feito, pode; mas acho que temos que dar o peso certo a coisas diferentes.

Mas este é o meu juizo, posso estar completamente errado.

So gostaria de lembrar que a FAB tem cerca de 30.000 pessoas entre civis e militares que trabalham em P&D, logistica, na area operacional, no planejamento e mais em uma infinidade de areas.
Será realmente que a opinião de UMA dessas pessoas vai refletir no consenso geral?

Eu pessoalmente acho dificil de acreditar, por isso sempre repito que a opinião da FAB é a opinião do seu comandante ou superior; o resto são opiniões pessoais...

Mas como diz o CM, essa é a minha opinião!
Não, vc está achando que se considera opiniào de sargento e tenente quanto ao FX2.

Mas quando um Brigadeiro ou Coronel fala (e fala, goste ou não disso, seja em que o Tchelo viu, seja o Leco, moderador do outro forum que vc participa, seja do Pepê, seja de outros, inclusive eu) acho que eu devo levá-las com mais credibilidade. Até porque nao se caiu até o momento em contradicão quanto as informacões.
Mas que informações Knigh?
Vou repetir: alguem, oficialmente, disse em algum lugar que a FAB prefere A, B ou C?
Como vai haver contradição se nunca existiu informação?

sapao
Sênior
Sênior

#1793 Mensagem por sapao » Ter Jul 26, 2011 1:50 am

knigh7 escreveu:
Gerson Victorio escreveu:Knigh7,

será que a opnião do Saito seria suficiente? Ele disse OFICIALMENTE em entrevistas sobre o FX que QUALQUER UM ATENDE PLENAMENTE A FAB, ou seja, não há preferência... para mim a palavra do CA basta.

Gerson
Claro que vale.
Essa resposta foi dada por ele em São José dos Campos em abril do ano passado 1 semana após a reunião do Jobim com a CRE.

ele disse que tecnicamente, as 3 aeronaves atendiam.

Só que pela metodologia da FAB, existe uma hierarquia. :wink:
E o que dizem, mas existe mesmo essa hierarquia?
Alias, alguem já viu esse relatorio com essa hierarquia no site do MD? Da FAB?
Em resumo, de fonte oficial?

Porque eu posso dizer que vi e que estava escrito X, outro que viu um modificado depois do meu e estava Y, outro que viu que no MD foi mudado para W e assim por diante.
Acredita quem quer...

sapao
Sênior
Sênior

#1794 Mensagem por sapao » Ter Jul 26, 2011 1:56 am

knigh7 escreveu:
cb_lima escreveu:

Mas no fim mesmo essas pessoas tem uma opnião e é 100000000% como o sapao disse, não sobem em palanque e não foram eleitos "representantes" oficiais da Força então não deveriam ser tão endeusadas assim.

Mas enfim... cada um acredita no que quer e o que não falta e "desinformação" por aí.

[]s
CB_Lima
eu concordo que tem de ter o pé atras.

Se o emissor for da confianca do receptor, é uma questão pessoal. Isso vai de cada um. Eu discordo completamente de recriminar o emissor, pelo menos para que está fora da FAB e não quer ficar sujeito a apenas informacao de fontes "oficiais" pois esta está nas mãos do Governo, está na mira do Governo. Se eu concordasse com esse tipo de coisa, estaria concordando com as "operacões abafa" que os Governos de plantao impõem. E isso nao refiro apenas na área de Defesa.
Seria terrível para uma sociedade se ela se abastecesse apenas por noticias oficiais :wink:
Se você pensa que o governo tem problemas em lidar com fontes oficiais, talvez devesse pensar em mudar o governo...

Concordo que o vazamento de informações algumas vezes pode ser benefico, mas pelo menos esse vazamento tem que ter algum embasamento: um documento oficial, uma correspondencia diplomatica, um oficio com brasão e ate uma gravação clandestina.

Ficar de ouvido colhendo informação é acreditar na pior das provas: a testemunha ocular!
Neste caso amigo, é a palavra de um contra o outro e cada um vai dar o peso que quiser as palavras de cada um...

sapao
Sênior
Sênior

#1795 Mensagem por sapao » Ter Jul 26, 2011 1:59 am

rcolistete escreveu:
sapao escreveu:Mas voltando a opinião, e com base NESTE fato que surgiu toda a teoria de que a FAB prefere A em detrimento de B ou C?
Porque eu acho muito engraçado alguem comentar que a força prefere isso ou aquilo, como se ela fosse uma pessoa viva e não uma organização formada por pessoas.
Caro sapão,

Estou acompanhando o FX desde 1998 aprox., e ouvi de tudo (de dentro e de fora da FAB) sobre vários concorrentes nas diversas fases do FX. Não foi "NESTE" fato, foram vários.

Abraços,

Roberto
Estou nesta junto com você amigo... :roll:
E nestes anos todos, quantas vezes você ja viu a FAB dizer em nota oficial redigida pelo CECOMSAER que tal aparelho é melhor do que o outro?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1796 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 26, 2011 2:13 am

Bom... até hoje as únicas info's oficiais sobre isso foram:

Eram 6 e passaram para 3.

O Saito dizer que a escolha agora estava no campo político e era a escolha do Pres. porque para ele qualquer um dos 3 servia.

O NJ dando o depoimento no congresso com direito a gravação de vídeo e tudo dizendo o porquê dessas 3 escolhas e as características de cada uma.

O resto... é como o sapao falou, tem para todos os gostos.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
sapao
Sênior
Sênior

#1797 Mensagem por sapao » Ter Jul 26, 2011 2:40 am

AlbertoRJ escreveu:Bom, eu acho que todos têm direito de ter uma opinião e alguns podem emiti-la, outros não. Alguns preferem não faze-lo, o que é justo. Eu penso que, por exemplo, o Thor tenha preferência por um caça, o Sapão talvez tenha também, ...
Já falei aqui Alberto, para mim qualquer um dos concorrentes de 98 serviam, e qualquer um dos apresentados antes da ultima short-list serviam; quase no estilo QUS que o CM criou.

Porque?
Porque hoje voamos aeronaves ultrapassadas e restritas, e TODAS as aeronaves apresentadas são superiores ao que temos hoje.
Umas mais capacidades tecnologicas, outras mais vantagens estrategicas e outras com mais fatores politicos positivos; mas operacionalmente TODAS muito melhores do que temos hoje.

Então para mim, que vejo essa novela se arrastar desde o seculo passado, qualquer uma deles serve.

Mas tal não traria mais projeção?
Tal não seria melhor politicamente?
Tal não seria melhor para o Brasil como nação?
Sinceramente não sei responder a estas perguntas, mas sei com certeza que Napoleão estava certo: o bem mais precioso que temos é o tempo!

E quanto mais essa historia se arrastar, pior vai ser.
E já não me interessa qual linha o Brasil vai escolher (politica, estrategica, industrial) porque, SINCERAMENTE, acho que esta decisão está muito acima das responsabilidades da força!
Cabe a ela dizer se é viavel e satisfatorio a operação de determinado modelo para que a FAB cumpra sua missão, e isto já foi dito OFICIALMENTE.
O resto, na minha opinião, são opiniões...
E quem decide que escute aquela que lhe couber!

Porque ano que vem ou é escolhido logo um vetor e a coisa vai ou então vai se abrir mais um processo com outros atores (F-35, T-50, J-20), que vai gerar mais relatorios, que serão entregues em anos de eleição, e com Copa do Mundo no Brasil e por ai vai...

E enquanto isso os Ex-Jordania estarão bombando!!!!!!

E é isso que as vezes me preocupa, que tenhamos mais gente preocupada no modelo X ou Y do que com o fato de que seja NORMAL que nossa aviação de Caça seja tão obsoleta!
E ainda por cima dizem que é bem feito, porque tudo isso e culpa da propria força!
Alguem aqui acha bem feito a PM ter essas viaturas restritas e armamento capenga?
Que o EB tenha o mesmo fuzil desde a epoca do guarana com rolha?
Qua a MB uma esquadra cujos navios ou são de segunda mão, ou são geriatricos, ou ambos?

Mas e sempre aquele mantra: Culpa da FAB, culpa da FAB, culpa da FAB...
Como se ela fosse uma pessoa e não uma instituição regida por pessoas!
Como se ela defendesse o nosso vizinho e não a nossa casa!

Porque ter F-5M e F-2000 não é castigo para ninguem exceto NÓS brasileiros que vivemos aqui e somos protegidos por eles.

A FAB vai continuar independente de termos um T-50 ou um A-29 como aeronave interceptadora, a diferença só vai ser sentida por NÓS como brasileiros!
Talvez neste dia, quando precisarmos de armamento de verdade, esse papo de "bem feito para a TAB" mude...
Eu sinceramente não entendo essa distancia ao se falar daquilo que envolve a todos nos, que temos interesse em Defesa.

E digo mais, a culpa não é da FAB: a culpa é de todos nós!!!

Sinto muito, mas temos as instituições politicas que merecemos, o judiciario que merecemos, as forças de segurança que merecemos e logicamente as FFAA que merecemos.

Mas deixando as lamurias de lado e voltando ao topico, quem viu os F-5 de defesa aerea nos jogos mundiais?
O pessoal viu o que eles levavam nas asas?

knigh7
Sênior
Sênior

#1798 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 28, 2011 2:08 am

sapao escreveu:
knigh7 escreveu: Claro que vale.
Essa resposta foi dada por ele em São José dos Campos em abril do ano passado 1 semana após a reunião do Jobim com a CRE.

ele disse que tecnicamente, as 3 aeronaves atendiam.

Só que pela metodologia da FAB, existe uma hierarquia. :wink:
E o que dizem, mas existe mesmo essa hierarquia?
Alias, alguem já viu esse relatorio com essa hierarquia no site do MD? Da FAB?
Em resumo, de fonte oficial?

Porque eu posso dizer que vi e que estava escrito X, outro que viu um modificado depois do meu e estava Y, outro que viu que no MD foi mudado para W e assim por diante.
Acredita quem quer...
Putz, na tua ânsia de ser populista, e atirar pra galera, vc até coloca em dúvida se há ou não hierarquia na análise da COPAC.

Que tal se candidatar nas próximas eleicões? :wink:

Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jul 28, 2011 2:37 am, em um total de 1 vez.
knigh7
Sênior
Sênior

#1799 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 28, 2011 2:18 am

sapao escreveu:

Se você pensa que o governo tem problemas em lidar com fontes oficiais, talvez devesse pensar em mudar o governo...

Concordo que o vazamento de informações algumas vezes pode ser benefico, mas pelo menos esse vazamento tem que ter algum embasamento: um documento oficial, uma correspondencia diplomatica, um oficio com brasão e ate uma gravação clandestina.

Ficar de ouvido colhendo informação é acreditar na pior das provas: a testemunha ocular!
Neste caso amigo, é a palavra de um contra o outro e cada um vai dar o peso que quiser as palavras de cada um...
ah, é? Vc só acredita em fontes oficiais?Entào vc não lê jornal, apenas "A Hora do Brasil "o Diário Oficial salvo as declaracões dos políticos em outras mídias.

Hummm...

Vou encerrar esse debate por aqui. Não vou ficar servindo de escada para vc fazer "política" e ficar orientando o discurso, distorcendo-como no caso de metodologia da COPAC- para dizer aquilo que os outros querem ouvir. :wink: E também porque já há várias páginas de off tópic.

Aliás, vc entrou aqui no fórum fazendo críticas de produtos russos. Depois foi amarelando dizendo que nós não compramos por causa de pressão do ocidente...aliás vc acaba se enforcando na própria forca que vc faz: vc passou a atribuir a ausência dos russos na Short List com esse argumento. Não é para se fundamentar em notas oficiais, como vc preconiza????

Paro por aqui.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#1800 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Jul 28, 2011 10:18 am

Knight.

O Batráquio grande (Sapão) é da FAB. Não podemos esperar outro discurso dele, entretanto ele defende bem seus pontos de vista e tem dado uma excelente contribuição ao fórum.

Mas concordo com você. Fui :mrgreen:

Responder