É bom ver o EB aplicando novamente o seu tradicional cocar de identificação nos veículos em uso (parece que anteriormente estavam aplicando adesivos com o Brasão do Exército e a bandeira do Brasil). Com relação a pintura camuflada, gostei muito do padrão aplicado aos Leopard's 1A5 BR. Só resta saber se irão padronizar o restante da frota, de veículos, com esse padrão.
Abraços.
Ricardo
O padrão de pintura é do exercito alemão. quanto ao brasão, parece que gradativamente estão sendo pintados nas laterais da torre, assim como o numero de matrícula.
att, binfa DOE VIDA, DOE MEDULA! REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762 UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
É bom ver o EB aplicando novamente o seu tradicional cocar de identificação nos veículos em uso (parece que anteriormente estavam aplicando adesivos com o Brasão do Exército e a bandeira do Brasil). Com relação a pintura camuflada, gostei muito do padrão aplicado aos Leopard's 1A5 BR. Só resta saber se irão padronizar o restante da frota, de veículos, com esse padrão.
Abraços.
Ricardo
O padrão de pintura é do exercito alemão. quanto ao brasão, parece que gradativamente estão sendo pintados nas laterais da torre, assim como o numero de matrícula.
Abraços
Hélio
Boa tarde a todos,
Hélio, vc saberia dizer se esse padrão alemão é o definitivo?
helio escreveu:
Ricardo
O padrão de pintura é do exercito alemão. quanto ao brasão, parece que gradativamente estão sendo pintados nas laterais da torre, assim como o numero de matrícula.
Abraços
Hélio
Boa tarde a todos,
Hélio, vc saberia dizer se esse padrão alemão é o definitivo?
Abraços.
Olá Ricardo
Parece que sim. Um oficial do EB me disse numa ocasião que na reforma realizada pela KMW, o EB solicitou a adição de uma tonalidade terra na camuflagem alemã, mas sinceramente não vi nenhuma diferença entre a camuflagem do exercito alemão e com os recebidos pelo EB.
Sinceramente, acho que a pintura ideal para a região sul do Brasil deveria ser um verde mais claro e terra, tonalidades mais presentes nos pampas, mas isto é apenas uma opiniao de um curiosos no assunto como eu.
Hélio, observando algumas fotos, parece que o tom terra, também está presente na camuflagem original alemã, porém, no padrão adotado pelo EB, acho que a tonalidade ganhou um tom mais forte e uma área de aplicação maior. Estou levantando essa questão devido a grande quantidade de padrões de pintura adotados pelo EB, nas suas viaturas. Concordo com a aplicação do padrão verde-oliva nos veículos administrativos, entretanto, guardadas as proporções (diferentes tipos de emprego, terreno e vegetação), acho que as viaturas ditas operacionais, deveriam ser alvo de algum tipo de padronização nas cores e design de pintura (não consigo entender a eficácia do padrão de pintura aplicado nos Leopards 1A1 (Be). Taí, acho que seria um bom tema para uma possível reportagem.
att, binfa DOE VIDA, DOE MEDULA! REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762 UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
A pintura dos blindados do EB até há pouco tempo era verde-oliva. Somente depois dos anos 80 os M113,EE-9 e EE-11 adotaram o padrão camuflado(verde,terra)
Estas cores distoam com a vegetação dos pampas.
Tambei reparei que aumentou a auperficie pintada com a cor terra nos Leo 1A5 em comparação com os alemães(nas laterais) mas nada significativo. Os Leo não receberam pintura nova, e talvez a aplicação de uma cor(terra) mostraria com facilidade o retoque.
Perceba que tanto os Leo 1BE como os M60 mantiveram as cores originais dos paises que forneceram, entretanto eles nunca passaram por uma manutenção de 5º escalão, periodo aonde geralmente os carros sofrem uma nova pintura.
Tá ai uma coisa que gostaria de fazer antes de partir dessa para uma melhor, saltar de paraquedas....
Somos dois! Na época que estive no Aeroclube do RS (lá pelos anos 90...) tive a oportunidade de fazer um voo em um An-2 (era interno do aeroclube e praticamente dormi debaixo da asas do bixo para não perder a oportunidade!) que foi lançar uns para-quedistas de manhã cedo, num dos EBRAVES (festa de aviação) do ARGS, mas saltar mesmo nunca! O mais perto que cheguei disso foi ir na torre (Turbo Drop) do playcenter de São Paulo:
O Aeroclube aqui de Rio Claro (por sinal moro perto dele), promove cursos de planadores e piloto privado, um pouco mais longe de Rio Claro em Ipeúna (±25km), temos a Edra Aeronautica que promove curso de piloto para helicopteros no Schweizer 300C, hoje o forte da Edra esta sendo a formação de pilotos militares (policias de vários estados).
att, binfa DOE VIDA, DOE MEDULA! REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762 UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Pois é Alexandre
Talvez seja novidade para vc ,mas teve um alemão instrutor de planadores (já falecido) aí de Rio Claro que durante a 2ªGuerra Mundial foi o piloto do Fieseler Stroch que resgatou Benito Mussolini dos Alpes (com certeza vc conhece este capítulo da guerra)