Fragatas FREMM franco-italianas
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- knigh7
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Aliás,
Por um PDF da MB, com os requistos da fragata, ela planeja utilizar canhoes de duplo-emprego. Ou seja, para defesa antiaérea a curta distancia seria utilizado canhões, dispensando os misseis CLOS que são talhados para defesa próxima.
No campo de mísseis, certamente ela irá para o caminho de semi-ativo ou ativo (provavelmente com data-link), ideais para média/grande distancia.
Por um PDF da MB, com os requistos da fragata, ela planeja utilizar canhoes de duplo-emprego. Ou seja, para defesa antiaérea a curta distancia seria utilizado canhões, dispensando os misseis CLOS que são talhados para defesa próxima.
No campo de mísseis, certamente ela irá para o caminho de semi-ativo ou ativo (provavelmente com data-link), ideais para média/grande distancia.
- Penguin
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Radar ativo sem data link, funcionaria apenas dentro do curto alcance do radar ativo do míssil. Creio que todos os sistemas com radar ativo utilizem guiagem de meio curso.knigh7 escreveu:Aliás,
Por um PDF da MB, com os requistos da fragata, ela planeja utilizar canhoes de duplo-emprego. Ou seja, para defesa antiaérea a curta distancia seria utilizado canhões, dispensando os misseis CLOS que são talhados para defesa próxima.
No campo de mísseis, certamente ela irá para o caminho de semi-ativo ou ativo (provavelmente com data-link), ideais para média/grande distancia.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Mísseis anti-aéreos CLOS ou active homing com datalink têm funcionalidade e letalidade semelhante, sendo que os primeiros são mais simples e baratos. Lembrando que, nesses casos, não há necessidade da característica fire-and-forget. Um sistema com guiagem SARH seria suficiente para maiores alcances.
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Alberto -
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Ojo, un sistema SARH hoy por hoy te impone limitaciones para manejar ataques de saturacion debido al requerimiento de iluminacion hasta el impacto. La solucion parcial es el sistema de iluminacion interrumpida ( ICWI) que es bastante compleja e implica un data link bidireccional para el control grueso del misil en vuelo.
Tiendo a creer que un misil IIR activo es la propuesta mas practica para un arma de defensa inmediata. RAM Block II, CAAM, Umkhonto IR, etc son muestras de ese camino
Saludos,
Sut
Tiendo a creer que un misil IIR activo es la propuesta mas practica para un arma de defensa inmediata. RAM Block II, CAAM, Umkhonto IR, etc son muestras de ese camino
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Mas são soluções para médio alcance?SUT escreveu:Ojo, un sistema SARH hoy por hoy te impone limitaciones para manejar ataques de saturacion debido al requerimiento de iluminacion hasta el impacto. La solucion parcial es el sistema de iluminacion interrumpida ( ICWI) que es bastante compleja e implica un data link bidireccional para el control grueso del misil en vuelo.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Em princípio, com um datalink de via única já seriam. O sistema SARH além de limitar a quantidade de mísseis é muito sensível a contramedidas e alerta o alvo de que está sob ataque. Provavelmente será abandonado no futuro.AlbertoRJ escreveu:Mas são soluções para médio alcance?SUT escreveu:Ojo, un sistema SARH hoy por hoy te impone limitaciones para manejar ataques de saturacion debido al requerimiento de iluminacion hasta el impacto. La solucion parcial es el sistema de iluminacion interrumpida ( ICWI) que es bastante compleja e implica un data link bidireccional para el control grueso del misil en vuelo.
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Leandro G. Card
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Não vejo muita diferença em Datalink de missil AHR e SAHR, para esse caso, já que o último usa o mesmo princípio de transmissão de dados para orientação e a guiagem final ativa é usada, geralmente, em limites de segundos do impacto. Isso para mísseis SAM.LeandroGCard escreveu:Em princípio, com um datalink de via única já seriam. O sistema SARH além de limitar a quantidade de mísseis é muito sensível a contramedidas e alerta o alvo de que está sob ataque. Provavelmente será abandonado no futuro.AlbertoRJ escreveu: Mas são soluções para médio alcance?
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Leandro G. Card
Em todo caso, ocorre para aproveitamento de modernos mísseis AAM.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
knigh7 escreveu:Concordo.
Mas é a solucão do Aster, do ESSM, do RIM 174A...
E acho que a MB nao vai optar por outro tipo de guiagem.
Não é a do UMKHONTO. O Barak é mais sério nesse ponto.Penguin escreveu:Guiagem terminal por radar ativo e guiagem intermediária por data link. Tb é o sistema adotado pelo MICA VL e futuro Barak 8 (desenvolvimento conjunto Israel-India: http://defense-update.com/products/b/barak8.htm ).
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Pepê
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Sobre a versão AESA do radar EMPAR, bem como algumas melhorias na FREMM italiana. Publicado em julho do ano passado:
"Ad inizio novembre 2009 un comunicato dell'OCCAR indicava che a settembre 2009 è stato firmato
il 4 emendamento al programma FREMM che prevede per l'Italia l'adozione di SAAM-ESD e
l'upgrade delle capacità C2 del sistema missilistico per utilizzare l'Aster 30. In questa
configurazione le fregate saranno in grado di fornire una difesa d'area locale alle navi scortate.
L'emendamento prevede inoltre l'aggiornamento dell'EMPAR alla versione attiva (MFRA),
aggiornamento già contemplato nelle broschure del procurament 2009 disponibili sul sito del
Ministero della Difesa."
"Ad inizio novembre 2009 un comunicato dell'OCCAR indicava che a settembre 2009 è stato firmato
il 4 emendamento al programma FREMM che prevede per l'Italia l'adozione di SAAM-ESD e
l'upgrade delle capacità C2 del sistema missilistico per utilizzare l'Aster 30. In questa
configurazione le fregate saranno in grado di fornire una difesa d'area locale alle navi scortate.
L'emendamento prevede inoltre l'aggiornamento dell'EMPAR alla versione attiva (MFRA),
aggiornamento già contemplato nelle broschure del procurament 2009 disponibili sul sito del
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Então pelo visto é quase certo que a FREMM italiana terá futuramente uma versão ativa do EMPAR (chamado MFRA).
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
E a nossas, caso compremos, idem ibidem...knigh7 escreveu:Então pelo visto é quase certo que a FREMM italiana terá futuramente uma versão ativa do EMPAR (chamado MFRA).
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Em princípio, com um datalink de via única já seriam. O sistema SARH além de limitar a quantidade de mísseis é muito sensível a contramedidas e alerta o alvo de que está sob ataque. Provavelmente será abandonado no futuro.
Para un sistema de defensa de punto no necesitas link ya que las distancias y tiempos de reaccion son muy cortos.
El SARH para manejo de blancos , tienes los limites mencionados. No tanto al jamming, pues este expone al buque a un ataque con un arma home on jam, pero si al tema de la alerta. Se sabe positivamente que te estan traqueando y designando un misil. ICWI rsuelve parcialmente eso, pero el camino so misiles activos. Mira a la USN que salta al SM 6 full activo con un seeker derivado y mejorado del AIM 120D, o a los europeos con Aster. Los Sudafricanos siguen el mismo camino con Umkhonto R
SARH es un sistema legacy...aunque sigue activo y operativo en los Ticonderogas y los Burkes.
Saludos,
Sut
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Aliás,SUT escreveu:Ojo, un sistema SARH hoy por hoy te impone limitaciones para manejar ataques de saturacion debido al requerimiento de iluminacion hasta el impacto. La solucion parcial es el sistema de iluminacion interrumpida ( ICWI) que es bastante compleja e implica un data link bidireccional para el control grueso del misil en vuelo.
Tiendo a creer que un misil IIR activo es la propuesta mas practica para un arma de defensa inmediata. RAM Block II, CAAM, Umkhonto IR, etc son muestras de ese camino
Saludos,
Sut
Com o desenvolvimento de mísseis anti-navios stealth e supersônicos, acredito que se torne cada vez mais importante para a protencão de escoltas também um míssil de orientacão IIR para curto alcance.
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Os franceses projetaram uma versão da FREDA que além de 32 mísseis Aster na proa, na popa tem mais 24 mísseis MICA (que poderia ser a versão IR. Acho uma boa idéia. A MB poderia ter algo semelhante.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
ECM e flare/chaffs foram as únicas medidas bem-sucedidas a ataques antinavios com mísseis. Os franceses apostam nisso. Podemos lembrar da Hanit e da Stark que estavam dotadas de mísseis e CIWS, o que não as impediu de serem acertadas em cheio. No combate entre lançadoras de mísseis egípcias e israelenses, houve um forte e efetivo uso de ECM e de flare/chaffs. Quanto a mísseis ativos, podem ser uma boa solução para médio e longo alcance, desde que atualizados com datalink. Cá entre nós, os sul-africanos NÃO POSSUEM esta sofisticação tecnológica. Na prática, SUT, a teoria é outra.SUT escreveu:Em princípio, com um datalink de via única já seriam. O sistema SARH além de limitar a quantidade de mísseis é muito sensível a contramedidas e alerta o alvo de que está sob ataque. Provavelmente será abandonado no futuro.
Para un sistema de defensa de punto no necesitas link ya que las distancias y tiempos de reaccion son muy cortos.
El SARH para manejo de blancos , tienes los limites mencionados. No tanto al jamming, pues este expone al buque a un ataque con un arma home on jam, pero si al tema de la alerta. Se sabe positivamente que te estan traqueando y designando un misil. ICWI rsuelve parcialmente eso, pero el camino so misiles activos. Mira a la USN que salta al SM 6 full activo con un seeker derivado y mejorado del AIM 120D, o a los europeos con Aster. Los Sudafricanos siguen el mismo camino con Umkhonto R
SARH es un sistema legacy...aunque sigue activo y operativo en los Ticonderogas y los Burkes.
Saludos,
Sut
Pepê
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Mas num teve uma nação desenvolvida, se nao me engano a Dinamarca ou Noruega, que adquiriu o Unkhunto para seus navios??? Como este míssil pode ser tão ruim, Pepê?
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